UFMG
Somos UFMG
Última atualização do sistema: 10.12.2022
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Palavra-chave:
Ensino de Ciências
utilizada 707 vezes por 50 professores
Utilizada por 50 professores
Por ordem de relevância (total: 50)
Silvania Sousa do Nascimento
Santer Alvares de Matos
Arnaldo de Moura Vaz da Silva
Rosária da Silva Justi
Eduardo Fleury Mortimer
Júlio Emílio Diniz-Pereira
Helder de Figueiredo e Paula
Adlane Vilas-Boas Ferreira
Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus
Ana Cristina Ribeiro Vaz
Marina de Lima Tavares
Alexandre Benvindo de Sousa
Carlos Eduardo Porto Villani
Célio da Silveira Júnior
Francisco Ângelo Coutinho
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Denise Maria Trombert de Oliveira
Sergio Dias Cirino
Alexandre Fagundes Faria
Katia Pedroso Silveira
Nilma Soares da Silva
Bernardo Jefferson de Oliveira
Elaine Soares França
Eucidio Pimenta Arruda
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Carlos Alberto Lombardi Filgueiras
Cláudia Starling Bosco
Fernando César Silva
Frederico Assis Cardoso
Gilberto do Vale Rodrigues
Josiley Francisco de Souza
Leôncio José Gomes Soares
Lúcia Maria Pôrto de Paula
Marcilaine Soares Inácio Gomes
Maria Isabel Antunes Rocha
Maurício Silva Gino
Rosy Mary dos Santos Isaias
Jacqueline Aparecida Takahashi
Josiane Pereira Torres
Juliana Carvalho Tavares
Kirstern Lica Follmann Haseyama
Lilian Borges Brasileiro
Marcos Vinicius Bortolus
Maria de Fátima Almeida Martins
Michele Aparecida de Sá
Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Raquel Oliveira Prates
Rogério Correia da Silva
Ronaldo Alves Pinto Nagem
Shirlei Rezende Sales
Palavras-chave relacionadas
Palavra-chave relacionada é aquela que foi utilizada juntamente com "Ensino de Ciências"
AVALIAÇÃO
Abordagem Comunicativa
Ambiente de aprendizagem
Ano da luz
Anomalias
Análise Retórica
Análise de discurso
Análise do Comportamento
Análise do discurso em aulas de ciências
Aprendizagem Colaborativa
Argumentação
Atividades Investigativas
Atividades de Ensino Aprendizagem
Atividades lúdicas
Avaliação de aprendizagem
Ação Mediada
Ação docente
BNCC
Bruno Latour
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CTSA
Calor
Categorização
Caverna
Ciclo de vida
Ciencia Em Sala de Aula
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Competências socioemocionais
Concepções Pedagógicas
Concepções Pedagógicas de Ciências
Conhecimento epistemológico dos estudantes
Conhecimento físico
Conhecimento prévio
Construtivismo
Conteúdo de Biologia
Conteúdo de Física
Conteúdo de Química
Cores
Cotidiano
Criacionismo
Crianças
Currículo de Ciências
DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
Desenvolvimento de habilidades
Design Inteligente
Dialogia
Dificuldade de aprendizagem
Dilemas profissionais
Dinamica Discursiva
Discurso Em Sala de Aula
Domínio social da Ciência
EDUCAÇÃO INDÍGENA
ENSINO DE QUÍMICA
EXPERIMENTOS
Educação
Educação Ambiental
Educação Especial
Educação Infantil
Educação Química
Educação Sexual
Educação e Tecnologia
Educação não formal
Elaboração Conceitual
Engajamento escolar
Ensino Fundamental
Ensino Fundamental - 1º ciclo
Ensino Fundamentall
Ensino Médio
Ensino Remoto Emergencial e COVID-19
Ensino Superior
Ensino de 1? Grau
Ensino de Astronomia
Ensino de Biologia
Ensino de Ciências
Ensino de Ecologia
Ensino de Física
Ensino de História
Ensino de Psicologia
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamentado em modelagem
Ensino por Investigação
Epistemologia
Escolarizacao
Espaços não-formais de educação
Etnografia em Educação
Evolução
Explicação
Ferramenta metodológica
Filosofia da Ciência
Formação Intercultural de professores indigenas
Formação de Professores
Formação de monitores
Fungos
Grupos Colaborativos
Grupos de Aprendizagem
Habilidades argumentativas
História da Ciência
Inclusão Escolar
Interações Discursivas
Interações em Grupo
Interculturalidade
Jogo dos Quatis
Letramento científico
Ligação iônica
Linguagem
Linguagem Cientifica
Linguagem Cotidiana
Livros Didáticos
Luz
MUDANÇA CONCEITUAL
Maxakali
Metodologia da Pesquisa Educacional
Metodologia de ensino
Metodos de Investigacao
Microanálise
Modelos e modelagem
Museologia
Museus
NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Natureza da ciência
Natureza das Ciências
Nutrição
Organização escolar do ensino fundamental
PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
Paleontologia
Pandemia COVID-19
Papel do Professor
Paradigmas
Paulo Freire
Pensamento de Professores
Perfil Conceitual
Perturbacoes e Compensacoes
Pesquisa Crítica
Pesquisa aplicada ao desenvolvimento de curriculo
Piaget
Professores de Ciências
Publicações
Química
Química Quântica
Recurso pedagógico
Relação professor/aluno
Representação de apoio ao aprendizado
Ressignificações
SABERES INDÍGENAS
Saber Docente
Saber Estratégico de Professores
Sala de Aula de Ciências
Seminário Virtual
TIC
Tecnologias Digitais
Teoria Ator-Rede
Teoria da Equilibracao
Teoria dos Constructos Pessoais
Teoria e evidência.
Trabalhos em Grupo
Transformação
Visao de Mundo
Vygotsky
Zoobotânica
abordagem CTSA
alfabetização científica
alfabetização e letramento científico
analogias
antropoceno
cafés científicos
cibercultura
cidadania
comunicação científica
comunicação em ônibus
comunicação não-verbal
concepções
concepções de ciência e cientista
concepções de professores
conflito
conhecimento dos alunos
conhecimentos prévios
controvérsias
currículo
demonstrações de experimentos
desenvolvimento profissional de professores
discurso
discussões em grupo
divulgação científica
educação de jovens e adultos
educação não-formal
educação sociocientífica
engajamento
ensino aprendizagem
ensino de ciências por investigação
ensino de geografia
ensino-aprendizagem
estratégias enunciativas
etnografia
evolucionismo
experimentação
feiras de ciências
formação continuada
fotossíntese, respiração, ensino de botânica
física quântica
fósseis
gêneros de discurso
história da genética
imagens
internet
investigação
jogo didático
jogo educacional
jogos
laboratório
licenciatura
livro didático
llivro didático
lúdico
materialidade da cognição
mediação
meios mediacionais
metafísica
metodologia científica
metodologia de pesquisa
modelagem
modelo teórico
modelos
morte
museus de ciências
professores
prática de ensino
prática profissional
práticas discursivas
qualidade do ensino
questões sócio-científicas
realidades colaterais
reforma curricular
relações pedagógicas
representações
revisão de literatura
saberes docentes
sala de aula
sequência didática
tecnologias de informação e comunicação
tema gerador
teoria ator- rede
teoria crítica
teoria sociocultural
tomada de consciência
tomada de decisão
CTIT UFMG