Ângela Maria Vieira Pinheiro http://lattes.cnpq.br/1536933456079689

Última atualização do Lattes: 19.03.2019

Nomes de citação: PINHEIRO, A. M. V. / PINHEIRO, ÂNGELA M. V. / PINHEIRO, ÂNGELA / PINHEIRO, Angela Maria Vieira / PINHEIRO, ÂNGELA MARIA V. / PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA
  • Processos ou Técnicas (1)+
    • Ano
      2016
      Título
      Suporte aos usuários do site DislexiaBrasil
  • Produto Tecnológico (4)+
    • Ano
      2015
      Título
      Frequência de ocorrências de palavras em livros escolares expostos a crianças brasileiras nos anos iniciais do ensino fundamental
    • Ano
      2015
      Título
      Novo site DislexiaBrasil
    • Ano
      2012
      Título
      Site DislexiaBrasil
    • Ano
      2010
      Título
      Cartilha: Formando um bom leitor desde o Nascimento
  • Software (3)+
    • Ano
      2011
      Título
      Slides-dicas para pais: como estimular a linguagem de seus filhos (Versão Reflexão)
    • Ano
      2011
      Título
      Vídeo-dicas para pais: como estimular a linguagem de seus filhos (Versão Impacto)
    • Ano
      1996
      Título
      Contagem de Freqüência de Ocorrência de Palavras Expostas a crianças na faixa pré-escolar e séries iniciais do 1º grau. Publicado pela Associação Brasileira de Dislexia (ABD).
  • Trabalho Técnico (60)+
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer para Journal of Research in Reading
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer para o periódico Psicologia: Teroria e Prática
    • Ano
      2016
      Título
      Implementação e diagramação da Seção 1 do site DislexiaBrasil para Ambiente Virtual de Aprendizagem, tipo moodle.
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para a Revista 'Dyslexia - An International Journal of Research and Practice'
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para a Revista 'Avaliação Psicológica'
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para o periódico PsicoUSF
    • Ano
      2016
      Título
      Membro honorário do corpo de diretores da Dyslexia-International
    • Ano
      2016
      Título
      Membro do painel de organização dos Fóruns Mundiais de Dislexia
    • Ano
      2015
      Título
      Consultora da Dyslexia International (Membro do Painel de Consultores Científicos da Dyslexia International)
    • Ano
      2015
      Título
      Outcomes of the Second World Dylexia Forum in Brazil
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para a Revista 'Dyslexia - An International Journal of Research and Practice'
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para a Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2014
      Título
      Press Coverage Report of the II World Dyslexia Forum (Relatório da Cobertura de Imprensa do II World Dyslexia Forum)
    • Ano
      2014
      Título
      Upgrade de linguagem de programação do dislexiabrasil
    • Ano
      2014
      Título
      Consultora da Dyslexia International (Membro do Painel de Consultores Científicos da Dyslexia International)
    • Ano
      2013
      Título
      Consultora da Dyslexia International (Membro do Painel de Consultores Científicos da Dyslexia International)
    • Ano
      2012
      Título
      Consultora da Dyslexia International (Membro do Painel de Consultores Científicos da Dyslexia International)) www.dyslexia-international.org/en/about-us#eTeam
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer para a REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer para REVISTA PSICOLOGIA EM PESQUISA
    • Ano
      2012
      Título
      Avaliação do repertório auditivo e vocal em crianças usuárias de implante coclear
    • Ano
      2012
      Título
      A habilidade de leitura e escrita e seus correlatos em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer Psicologia: teoria e pesquisa
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer: Aquisição e generalização de mandos aprendidos através do PECS
    • Ano
      2011
      Título
      RELATÓRIO INA DEPARTAMENTAL - ANÁLISE GLOBAL - ANO BASE 2010
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer: Revista Psico-USF
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer: Psicologia Reflexão e Crítica
    • Ano
      2009
      Título
      Relação pais e filhos - desenvolvendo uma atenção diferencial - programa de orientação psicoeducaional para pais
    • Ano
      2008
      Título
      Emissão de parecer da obra "Desenvolvimento da linguagem oral e escrita: estudos com crianças brasileiras"
    • Ano
      2007
      Título
      Avaliação de competências psicológicas da população infanto-juvenil de Belo Horizonte: inteligência e habilidades de leitura e de escrita
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer: Paidéia: cadernos de Psicologia e Educação
    • Ano
      2006
      Título
      Relatorio sobre supervisão de estágio probatório de Professor Assistente
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer para a Congregação da FAFICH/UFMG
    • Ano
      2006
      Título
      Consultoria para a prova de Leitura de Palavras e Pseudopalavras desenvolvida por mestanda da Universidade de Évora
    • Ano
      2006
      Título
      Análise sobre teste produzido pelo CEALE - FAE/UFMG - para aferir o nivel de alfabetização de crianças para o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais - GAME/UFMG.
    • Ano
      2006
      Título
      Análise de matriz e texto sobre Competências de Alfabetização de Crianças para o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais - GAME/UFMG.
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer: Revista Interamericana de Psicologia/International Journal of Psychology
    • Ano
      2004
      Título
      RELATÓRIO TÉCNICO: Avaliação cognitiva das capacidades de leitura e de escrita de crianças no ensino fundamental - AVACLE
    • Ano
      2003
      Título
      RELATÓRIO TÉCNICO: Avaliação Cognitiva das Capacidades de Leitura e de Escrita de Crianças nas séries Iniciais do 1º grau
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer sobre tese de doutorado: Orthographic and phonological processes in reading
    • Ano
      2003
      Título
      Relator ad hoc da CPPD - UFMG
    • Ano
      2003
      Título
      Projeto de Curso de Extensão: Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica: Alcances e limites no contexto Profissional
    • Ano
      2002
      Título
      PARTICIPAÇÃO DE COMISSÃO ORGANIZADORA do VII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia - I Congresso Intenacional de Fonética e Fonologia
    • Ano
      2002
      Título
      PROJETO DE ENSINO: Grupo PAE (Programa de Bolsas Acadêmicas Especiais para Alunos da Graduação): Laboratório Computadorizado de Ensino e de Pesquisa em PGE
    • Ano
      2001
      Título
      PARECER: Revista Psicologia: Relexão e crítica
    • Ano
      2001
      Título
      PARECER: Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2001
      Título
      CONSULTORIA: Criação de Laboratório Computadorizado de Pesquisa e de Ensino de Processos Básicos
    • Ano
      2001
      Título
      PARTICIPAÇÃO COMISSISÃO MEC\SESu: Avaliação das condições iniciais de oferta de Curso de Psicologia
    • Ano
      2000
      Título
      RELATÓRIO TÉCNICO: Implementação de Métodos de Pesquisa nos Cursos de Psicologia do Estado de Minas Gerais através de Computadores
    • Ano
      2000
      Título
      PARECER: Revista Psicologia: Reflexão e Crítica
    • Ano
      2000
      Título
      PARTICIPAÇÃO COMISSÃO MEC\SESu: Avaliação de condições iniciais de oferta de Curso de Psicologia
    • Ano
      2000
      Título
      PARTICIPAÇÃO COMISSÃO MEC\SESu: Avaliação das condições de oferta de Cursos de Graduação
    • Ano
      2000
      Título
      COOPERAÇÃO lNTERNACIOANL: Caracterização do Funcionamento Cognitivo e Familiar de Irmãos de Crianças com Dístúrbios de Desenvolvimento: uma comparação intercultural.
    • Ano
      2000
      Título
      PROJETO DE ENSINO: Grupo PAD (Programa de aprimoramento discente): Psicologia do Desenvolvimento e da Família
    • Ano
      1999
      Título
      RELATÓRIO TÉCNICO: Avaliação Cognitiva das Capacidade de Leitura e de Escrita de Crianças nas Séries Iniciais do 1º Grau
    • Ano
      1999
      Título
      PARECER: Revista Psicologia: Reflexão e Crítica
    • Ano
      1998
      Título
      RELATÓRIO TÉCNICO: Contagem de Frequência de Ocorrência de Palavras Expostas a Crianças na Faixa Pré-escolar e Séries Iniciais do 1º Grau
    • Ano
      1998
      Título
      PARECER nº 1: Revista Psicologia: Reflexão e Crítica
    • Ano
      1998
      Título
      PARECER nº 2: Revista Psicologia: Reflexão e Crítica
    • Ano
      1998
      Título
      PARECER nº 1: Revista Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação
    • Ano
      1998
      Título
      PARECER nº 2: Revista Ciência Cognitiva: Teoria Pesquisa e Aplicação
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Patricia Silva Lúcio Douglas de Araújo Vilhena Karina de Almeida Marques Fernanda Mara do Nascimento César Augusto da Conceição Reis Karl Christoph Käppler Rita de Cássia Duarte Leite Leonor Scliar-Cabral Lucas Henrique Braga Marimilia Rodrigues Lambertucci Luciana Mendonça Alves Isadora Adjuto Teixeira Ludimila Regina Rosenthal Caetano de Oliveira Elizabeth do Nascimento Marina Brandão Rodrigues Dalva Maria Alves Godoy Simone Aparecida Capellini Janine Marinho Dagnoni Anna Edith Bellico da Costa Amanda Nobre de Souza Ana Luíza de Carvalho Araújo Ricardo José de Moura Cristiane Maria dos Santos Rocha Francis Ricardo dos Reis Justi Juliana Barbosa Firmes Ricardo Queiroz Guimarães Márcia Fernanda da Costa Reis Guimarães Raquel Cristina Teixeira Freitas Sérgio Luiz Evangelista Santos Eni de Faria Sena Débora Iraci Melane Neves Maycoln Leôni Martins Teodoro Ângelo Eucário Brito Mariana Verdolin Guilherme Froeseler Pedro Saulo Rocha Martins Tomás Almeida Costa Ângela Raquel de Araújo Valle Corrêa Christopher John Patrick Hudson Cristiano Wander de Carvalho Felipe Figueiredo Lattanzio Amanda Cristina Pereira Carolina Rezende da Cunha Marcos Emanoel Pereira Hugo Cogo-Moreira Paula Cristina Barbosa de Carvalho Tavares Paula Sampaio Parreiras Sara Edith Souza de Assis Leão Filipe Oliveira Falcone José Junca de Morais Marilene Tavares Cortez Rayssa Santos Lima Sylvia Hiromi Oswald Rebeca Pereira Valadares Juliana Amorim Castro Kiefer de Oliveira Cristiano Mauro Assis Gomes Andreia Chagas Rocha Daniel Marcio Rodrigues Silva Patricia Lima Chagas Luiz Felipe dos Santos Hudson Fernandes Golino Humberto Monteiro Lodder Lisboa Rodrigo Vianna de Almeida Larissa Regina Martins de Brito Túlio Marcus Trevisan Borges Cláudia Nascimento Guaraldo Justi Isabela de Vasconcelos Teixeira Orestes Diniz Neto Adélia Maria Santos Teixeira Peter Wilhelm Carolina Martuscelli Bori Luciana Karine de Souza Helton Rocha Campos Graziela Alves Amaral Vincent Goetry Jair de Jesus Mari Clara Regina Brandão de Ávila Claude Antilla Kristian Erik Markon Robert Frederick Krueger Maria Alice de Mattos Pimenta Parente Tatiana de Deus Corrêa Ana Paula Pereira Sabino Renata Costa de Sá Bonotto Vitor Geraldi Haase Guilherme M. Lage Drielle Barbosa Pereira Ana Luíza Gomes Pinto Navas Stewart Sanson Léa Dutra Costa Marizete Torquato de Araujo Ana Luísa dAlessandro Lucas Pinto Silveira Elidéa Lúcia Almeida Bernardino Renata Alves de Souza Carlos Augusto Costa Maria Eugênia Ferreira Fonseca Sim WebSites Lucas Silveira Michele Mariano Rodrigues Viviane Cristina Janoni França Judith Sanson Cláudia Lúcia Carazza Charles Morse Armoogum Parsuramen Rosilene Oliveira de Carvalho Walter Camargos Junior Claudia Cardoso Martins Marcela Almeida Sousa de Morais Claudia Lins Cardoso Maria Isabel Pinheiro Priscila de Farias Quintão Renan Filgueiras Lemos Adelinda Maria Araújo Candeias Nazaré Trindade Ana Cristina Rosário Flávia Gotelip Corrêa Veloso Ana Maria Lé Senéchal Machado Wiliam Barbosa Gomes Anna Carolina Lo Bianco Clementino Vanessa de Oliveria Martins-Reis Adriana de Souza Batista Kida Freitas, SILMARA DEISE SILMARA DEISE ALVES GODOY, DALVA MARIA Cíntia Yoshihara SANTOS, MARCOS ANTÔNIO C. Sávia Duarte de Menezes BERNARDINO, ELIDÉA LÚCIA ALMEIDA Samantha de Toledo Martins Sylvia Ana Citoler Defior São Luis de Castro Ana Sucena Sônia Andrade Machado Renato Serra Juan L. Luque Carlos VitalTavares Corrêa Lima Angela Fawcett Luiz Henrique Miranda Jerome Baron Maryana Pereira Jácome Débora Rosário Barbosa Marco Tulio de Mello LÚCIO, PATRÍCIA S. Luciana Barreto de Lima Dyslexia International TOFFOLO, ANDREIA CHAGAS ROCHA Isabella Fernandes de Oliveira Stanilas Dehaene Andreia Chagas Rocha TOFFOLO Raphael André Moura Mantovani Paula Teles Thais Porlan de Oliveira George B. Ploubidis Meinrad Perrez Annelise Julio Fernanda Rocha de Freitas Silvia Delfior Letícia Corrêa Celeste Roberto Colom Marañon Rui Rothe-Neves Eduardo José Wense Dias Corrêa, Antônio Carlos de Oliveira Dulce Amélia de Brito Neves Lorena Gabrielle Ribeiro Bicalho Marcos Antonio da Cunha Santos Fernanda Leopoldina Parente Viana Fábio Torres José Moraes Tatiana de Deus Corrêa Linhares Gabriela dos Santos Pimenta Lima Philip H. K. Seymour Márcia Reis Guimarães Cláudia de Almeida Ferreira Diniz Aline Moreira Lucena Tatiana Cury Pollo Camila Oliveira Cardoso
Avaliação cognitiva da leitura Alfabetização de crianças típicas e atípicas reconhecimento de palavras Dislexia do Desenvolvimento Processamento da linguagem falada e escrita Formação Continuada de Professores desenvolvimento da Linguagem Adaptação de testes Treinamento de Pais Desenvolvimento da leitura Avaliação cognitiva da leitura e da escrita Frequência de ocorrência de palavras consciência fonológica Teoria de resposta ao item Regularidade ortográfica Qualidade da educação brasileira ambiente virtual de aprendizagem Formação inicial e continuada de professores Processamento de informação Métodos pedagógicos Desenvolvimento infantil Comparações translinguísticas Formação a distância de professores Psicologia Cognitiva avaliação psicológica Multi e interdisciplinaridade Interação pais e filhos Ensino de Psicologia Externalização Memória Dislexia: identificação e intervenção avaliação computadorizada avaliação cognitiva Transtorno Específico da Aprendizagem Psicologia do Desenvolvimento Banco de dados transtorno do déficit de atenção e hiperatividade psicopatologia Psicologia da Família Dislexia Avaliação e ensino de surdos Políticas Públicas Uso de substâncias Psicometria Acurácia empática Teste de Desempenho Escolar (TDE) Psicologia Experimental síndrome de Irlen Prevenção das dificuldades de leitura análise acústica Avaliação cognitiva da linguagem metacognição Dislexia: causas e consequências revisão de literatura O que é dislexia? DislexiaBrasil Causas e consequências da dislexia Psicologia do Trabalho Prevenção da violência doméstica Psicologia Comportamental Psicologia Transpessoal Curso a distancia autointrucional Estagio probatório Curso on-line Dislexia: Causas e Consequências Validação de curso a distancia Psicologia Geral e Experimental Linguagem de programação Questionários eletrônicos Teste Grooved Pegboard estresse visual, Ensino Básico educação a distância Formação de Professores personalidade Intervenção nas dificuldades de leitura distúrbio neurovisual alfabetizaçao critérios de acertos Neurociência Ensino_Aprendizagem a distância aprendizagem Análise de sujeito transtorno do espectro autista Prevenção de problemas de linguagem ensino a distância Síndrome de Meares-Irlen Prova de Reconhecimento de Palavras Transtorno específico de aprenizagem Diagnóstico de dislexia Envelhecimento Leitura e Dislexia Cubos de Corsi Tarefa N-Back The regularity effect in reading saúde pública Infartos Silenciosos Tecnologias em desenvolvimento web: HTML5, ASP.NET As melhores práticas de alfabetização Predomínio do padrão superficial Distúrbio Específico de Linguagem Psicanálise A ótica da coordenação Plantão psicológico Avaliação de projetos sociais na área edu Epidemiologia Estratégia de imagem mental Déficit magnocelular Intervenção bilingual children Atendimento a usuários do DislexiaBrasil Autismo Família educação básica Prova de Leitura e de Escrita de Pseudopalavras (P Nossa percepção de nosso trabalho Dislexia Adquirida Feedback consistency effect capacitação a distância de professores Fatores sociais IMTAP Cognição Avaliação da leitura de surdos Evasão escolar Psicologia Política ferramenta de mídia Psicologia da Emergências tarefas de avaliação de habilidades na matemática serial recall English and Portuguese speaking children Ensino-aprendizagem a distância Diagnóstico da Síndrome de Irlen Diagnóstico de TDAH Feedbacks de nosso público Teaching method. Psicopedagogia, teaching method Educação de surdos Lexical route multidisciplinaridade Inteligência desempenho escolar Neurociências Brazilian Portuguese Linguagem psicolingüística políticas educacionais Taxonomia Materiais educativos e de divulgação Identificação precoce da dislexia acolhimento Analfabetismo funcional decoding internalização Ensino de consciência fonológica Aquisição e generalização de mandos Sistema Scliar de Alfabetização Alfabetização incial Musicoterapia Psicologia Clínica Área clínica Psicologia Escolar Escrita em contexto teoria de traços difusos Estratégia de tomar notas Progressão para a classe de professor associado TDAH TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM Intervenção Psicopedagógica Processos de leitrua e dislexia Teoria da mente Reabilitação de Processos Periféricos Levantamento de publicações usadas no 1º grau structural equation modeling processamento fonológico Coordenação motora Destreza manual em disléxicos transtornos de desenvolvimento school children Avaliação indireta de leitura phonemic awareness Oralização Reading processing Spelling in young bilingual children Prova de Leitura e de Escrita de Palavras (PLEP) formation of tutors Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) latent class analysis Tipicidade Avaliação de leitura pelo professor Literacy leitura labial Phonological route avaliação Funções Cognitivas métodos de alfabetização Item Response Theory Ensino das correspondências grafema-fonema Relações pais-filhos Narrativas multimodais memória de trabalho Acessibilidade Linguística Desenvolvimento Auditivo Orthographic Regularity/Irregularity Versão Moodle da Seção 1 do site DislexiaBrasil psicólogo escolar early identification of dyslexia Análise de programas sociais Síndrome do X Frágil Curso preparatório para pré-vestibular anemia falciforme Teste de Vocabulário Auditivo ? A33r Psicologia interpessoal Crença falsa DSM-IV nível sócio-econômico identificações familiares Musicalidade
CTIT UFMG