Eduardo Fleury Mortimer http://lattes.cnpq.br/3488369448766844

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 1A

Última atualização do Lattes: 15.07.2021

Nomes de citação: MORTIMER, E. F. / Mortimer, Eduardo Fleury / MORTIMER, EDUARDO F. / Eduardo F. Mortimer / Eduardo Mortimer / MORTIMER, EDUARDO
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 16
Doutorado: 27
Pos-Doutorado: 8
Outras: 22
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      1998
      Título
      Foco - Kit Para O Ensino de Química
  • Trabalho Técnico (38)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer a artigo submetido a Cultural Studies of Science Education
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer a projeto submetido ao CNPq para concorrer a bolsa de produtividade em pesquisa
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer a artigo submetido a International Journal of Science Education
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer a artigo submetido a 'Física na Escola'
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer a artigo submetido a 'Ciência & Educação'
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer a artigo para 'Science Education'
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer a artigo para o "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer a artigo para o periódico "Science Education"
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer para "Química Nova na Escola"
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer a artigo para o periódico "Ciência & Educação"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer a artigo do "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer ao artigo de "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer a artigo de "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer a artigo de "Science Education"
    • Ano
      2010
      Título
      Pareceres a 3 projetos submetidos ao CNPq
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer a artigo de "Science Education"
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer a artigo de "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2008
      Título
      Dialogia, interatividade e aprendizagem: correlacionando diferentes estilos de ensinar com a aprendizagem dos alunos
    • Ano
      2008
      Título
      Recursos Multimídia para o Ensino de Química e Ciências: Ampliação e Consolidação de um Programa Nacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer a artigo submetido a Science Education
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer a conjunto de 6 artigos submetidos como número especial do International Journal of Educational Research
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer a projeto científico submetido à Fapesp
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer a artigo submetido a Science Education
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer a artigo submetido a Science Education
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer a artigo submetido para publicacao ao periodico Science Education
    • Ano
      2004
      Título
      Membro do Comitê Assessor da área de Educação no CNPq
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer a artigo submetido ao International Journal of Research in Education
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer a artigo submetido a publicação em Science Education
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer a solicitação de auxilio para participação em evento (Capes)
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer a solicitação de auxílio para organização de evento (Fapesp)
    • Ano
      2003
      Título
      Dimensões Discursivas e Conceituais do Processo de Ensino e Aprendizagem de Química e Ciências
    • Ano
      2003
      Título
      Dialogia, interatividade e aprendizagem: correlacionando diferentes estilos de ensinar com a aprendizagem dos alunos
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer a artigo submetido ao períodico "Science Education"
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico "Mind, Culture and Activity"
    • Ano
      2002
      Título
      Construindo significados em salas de aula de ciências
    • Ano
      2001
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico "Science Education"
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico "Science Education"
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Ana Luiza de Quadros Luciana Moro Penha Souza Silva Charbel Niño El-Hani Philip H. Scott Andréa Horta Machado Eliane Ferreira de Sá Edenia Maria Ribeiro do Amaral renata reis pereira F. M. T. Santos Francisco Ângelo Coutinho Wildson Pereira dos Santos Marcelo Giordan Adjane da C. Tourinho e Silva Scott, Phil SILVA, ARIANE SUELEN FREITAS Andrée Tiberghien Maria do Socorro de Alencar Nunes Macedo Reane Fonseca Martins Aline Andréia Nicolli Andréa Horta Machado Orlando Aguiar Junior Fábio Augusto Rodrigues e Silva Claudia Sepúlveda Angélica Oliveira de Araújo V. T. ALVARENGA Christian Buty A. M. P. CARVALHO Isabel Martins Ana Carolina Araújo da SIlva Marina de Lima Tavares Heslley Machado Silva Lilavate I Romanelli Tânia Afonso Chaves OLIVEIRA, LEANDRO ANTONIO L. O. F. AMARAL Murilo Cruz Leal A. L. Smolka El-Hani, Charbel N. Luciana Lemos de Azevedo Gregory Kelly A. N. CHAGAS Luiz Roberto Liza Curi R. S. CASTRO C. E. LABURU Sheylla C.M. Oliveira PEREIRA, RENATA REIS Maria Pilar Jiménez-Aleixandre FREITAS, JÚLIA CAMPOS Willian H Scanferla Rita de Cássia Reis Tomas Massicame Débora Alois de Abreu Martins H. L. C. BARROS Santer Alvares de Matos SILVA, HESLLEY MACHADO Ana Luiza Bustamante Smolka Ana Clara F. R. Vieira F. Mortimer Eduardo Rosária Justi L. A. K. Gomes R. R. ITACARAMBI O. P. B. TEIXERA Eneida P. Santos Antônio César Russi Callegari D. SILVA Jaume Ametller Selma Ambrozina de Moura Braga QUADROS, ANA LUIZA Maria de Fátima Cardoso Gomes Waldomiro José da Siva-Filho Katia Pedroso Silveira Judith L Green Vanessa Chierici dos Santos Maria do Pilar Jimenez Aleixandre J. LEACH H. ASOKO R. DRIVER I. J. L. PEREIRA SEPULVEDA, CLAUDIA H. Machado Ad N. S. Silva DIAZ, MARTIN ANDRES K. P. Silveira Jaqueline Ritter Michael Byram Leornardo Fábio Martinez Pérez DOS SANTOS, BRUNO FERREIRA D. L. Castilho Antonio R. Bartolomé Luiz Otávio F. Amaral Idália Sá-Chaves MARTINS, REANE FONSECA C. L. F. Martins Line Ingulfsen Graça S. Carvalho A. D. A. Ornelas Sami Lehesvuori Claudia von Aufschnaiter Gabriela Varela Belloso Martín Andrés Diaz R. M. Mingote Anne Solli Patrice Venturini SILVA, ARIANE P. S. Alen Miranda Rocksén GOMES, ANA MARIA RABELO Patrice Potvin SILVEIRA, KATIA PEDROSO Michel Bélanger SILVA, PENHA SOUZA H. Machado Andréa Stephen Horst Jonathan Emberton SÁ, ELIANE FERREIRA DE Andrew Shtulman David F. Treagust Itamar Miranda da Silva Amaury Gomes da Silva Kim Chwee Daniel Tan Ana Carolina Lopes Souza Ivan Cláudio Pereira Siqueira Paloma Rodrigues da Silva Carlos Alexandre Netto Richard K. Coll Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Araújo Marcelo Marcos Morales Nada Souassy AMARAL, EDÊNIA MARIA RIBEIRO DO Genin Guerra Anderson Stevens Leonidas Gomes Layal Malkoun Priscila Campos Martins Andreia Guerra de Moraes Fernanda Santos José Francisco Soares C. Tsatsarelis MACEDO, ANDREA MARA Rosanne Evangelista Dias Jonathan Osborne Ametller, Jaume Jailson Bittencourt de Andrade Ricardo C. Takahashi Oriane M. Neto César Zucco Jaime Arturo Ramírez Paulo Figueiredo Lima M. E. R. GONCALVEZ Ricardo Falzetta Jiménez-Aleixandre, María-Pilar José Fernandes de Lima Rogério Parentoni Martins Nelson de Luca Pretto Marie Jane Soares Carvalho Ademir de Jesus Silva Júnior Roseli de Deus Lopes Bruno Ferreira dos Santos OLIVEIRA, LEANDRO Jonanthan Osborne Paul Webb Damien Givry Sérgio Luiz Talim Justin Dillon Russel Tytler Alexandre Leal Wen-Hua Chang Silvia Trivelato Patrícia Barragán Eliane Alves Lacerda Neves TALIM, SÉRGIO LUIZ Cristiano Rodrigues de Mattos Fernanda Costa dos Santos Elione Soraia Cavalcanti Linda Keen-Rocha Naymme Barbosa Simasiku Siseho Leal, Murilo Cruz SILVA, PENHA DE SOUZA Audrey Msimanga Adriana Soares Buty, Christian FELIX, MATHEUS AUGUSTO CAMPELO Marissa Rollnick Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães Kristianne Lina Figueiredo DE ALMEIDA, LAILA THAYANNE GOMES Mariana G. Hewson Ricardo Luiz Adriano Richard Durán DE OLIVEIRA, GIORDANNA CAMILLA BIÉ Julie A. Luft Frederico Gadelha Guimarães John Reveles RODRIGUES, ADRIANA ARAÚJO DUTRA Peter Hewson Yew-Jin Lee BARRETO, LUCAS PASSOS Otávio Aloísio Maldaner Ritva Engeström Maria Inês F P Rosa James V. Wertsch Joaquin Diaz Nuba Rodrigues Princigalli Nilma Soares Ronaldo Gonçalves Pires Aik Lin Tan Lucienir Pains Duarte Kok-Sing Tang Gerson Mol Ana Maria Rabelo Gomes Maria Tereza Mendes de Castro Júlio Emílio Diniz-Pereira Maria José P. M. de Almeida Silvania S. Nascimento Dário Moura J. Bernardino Lopes Suzani Cassiani Juliana Maria Sampaio Furlani A. M. MACHADO Maria Clara Pinto Cruz M. E. R. GONCALVES Valéria VIeira Moura Paixão Maria Rita Otero TAN, AIK-LING Maurício Pietrocola TANG, KOK-SING Aline A. Mendes TIBERGHIEN, ANDRÉE Luciene A. Silva J. D. SOUZA FILHO SEVIAN, HANNAH ORDUÑA PICÓN, RAÚL L. A. C. Gomas REIS, RITA DE CÁSSIA Monique Aline Ribeiro dos Santos DE SÁ, ELIANE FERREIRA Débora Godinho CARVALHO, GRAÇA S. I. Karine M. V. Hermeto do Amaral, Edenia Maria Ribeiro GIBRAM, DAIANA EVILIN A. E. Resende Cavalcanti Neto, Ana Lucia Gomes TOMASCO, IVANNA H.
ENSINO DE QUÍMICA sala de aula Perfil Conceitual DISCURSO EM SALA DE AULA Ensino Superior Ensino de Ciências Classroom Discourse Dinamica Discursiva Formação de Professores Educação em Ciências Conceptual Profile Dialogia Multimodalidade Análise de discurso Ensino Médio Science Education Interações Discursivas Gestos Linguagem Cientifica Ensino de Biologia professores science classroom Livro Didatico de Quimica Química discursive dynamic Linguagem Interatividade Ensino Fundamental meaning making morte estratégias enunciativas Livros Didáticos interações professor-aluno Metodos de Investigacao Letramento chemistry education aprendizagem cientifica Vygotsky química do ensino médio modos semióticos Construtivismo Formação Continuada de Professores comunicação não-verbal expressividade Práticas epistêmicas Termoquimica Linguagem Cotidiana Linguagem Comum Vestibular evolution Ação Mediada Análise Microgenética Qualidade da água Curriculo de Química relações pedagógicas MUDANÇA CONCEITUAL dialogism Elaboração Conceitual estratégias de ensino discoursive dynamics Gêneros de discurso Ciclo de vida perfil conceptual Concepcoes dos Estudantes Vida tradição Maxakali Escrita gestos recorrentes projetos temáticos professional development of teachers interaction CONHECIMENTO CIENTÍFICO Ciência, Tecnologia e Sociedade espontaneidade de processo químicos Science and Religion teoria sociocultural Sociocultural Analysis Teoria da evolução aspectos expressivos da fala multimodality formação continuada licenciatura Meio Ambiente adaptação evolutiva Inovação aspectos sócio-científicos microgenetic analysis Letramento científico entropia Argumentação Ensino de evolução ondas semânticas Piaget Conceitos científicos Pesquisa Radiação pratica pedagogica tipos de texto students questions spontaneity link-making Cognição Molecule Adaptation Perturbacoes e Compensacoes Química Orgânica Apropriação resistência communicative approach Abordagem CTS science teaching internalização Ensino por Investigação cidadania Molecular Structure Interação learning Conflito optics Teoria thermochemistry prática de ensino primeiro ciclo Aula Atividade investigativa turning point referential perspective comunicação verbal Ensino de Física perfil sociocultural thinking temas sociais speaking Brazil scientific literacy classroom atividade discursiva tensões language of science and classrooms science, technology and society Entropy discurso en el aula Conflict TRANSFORMACOES QUIMICAS educação superior tomada de decisão Latin America Ligação Química Teoria dos códigos de legitimação exclusão Modelling Escolarizacao Transformação conceptual knowledge laicism research program epistemological commitments Atividade theory methodological base life tomada de consciência Semiótica Social KIT significados speech genres Brasil ontological commitments Heterogeneidade Escola Media Sequências didáticas Teoria da Equilibracao aulas de graduação Interdisiciplinaridade Ciencia Em Sala de Aula harmonia productive disciplinary engagement Atomismo socio-scientific issues construção de conhecimento Ensino de música substance axiological commitments inclusao Bakhtin águas urbanas Ensino Secundario de Quimica concepções alternativas Heterogeneity Calor e Temperatura Formação inicial de professores Anomalias Teoria da Atividade ensino experimental mediação semiótica biology teaching Ensino de Engenharia linguagem musical concepções molécula ideias informais eye-tracker ensino de patologia high school Anomalies meios mediacionais esteriótipos Agenda pluralism internet publicações Universidade Knowledge-Building complexity Inclusion Área de Educação secondary science História Materia Formação de cientístas percepção pública heterogeneity of verbal thinking monitoring high school chemistry metafísica engajamento disciplinar produtivo questões sócio-científicas oralidade laicismo óleo de cozinha professores experientes pharmacy students goals aprendizagem organic chemistry espontaneidade Leitura questionnaire Physics Education caminhos de leitura dialogue Perfil Epistemológico alunos teacher's dilemma uso James Wertsch Reverse Anthropology time scale Introducao A Quimica CAPES modes of thinking biological concept Estrutura Conceitual redundância nazismo Química Nova na Escola Cosmopolitics Engenharia de Sistemas aprendizagem situada modelos tridimensionais desenvolvimento profissional de professores PIBID State Educação indígena teacher's performance terra jovem methodological issues musicalização infantil Pragmatism biografia exclusion CIÊNCIAS modos incorporados Área de Ensino high school teachers Darwinismo água em foco docentes referencial teórico justificativas aulas práticas Network science biology classroom sustentabilidade embodied modes Human Origin Human Evolution dimensão epistêmica chemistry classroom environmental education Religion Maxakali Metafunctions Sequências perspectivismo amerindio biological students educação da atenção artefato mediador Ciências Biológicas Sistemas de notação sócio-interacionismo formação de engenheiros Argentina teaching sequence rememoração coletiva domínio sociocultural domínios genéticos física moderna Planejamento de ensino neutralidade infinite representação molecular uso do tempo Higiene Pessoal Educação Ambiental Fracasso Escolar teoria cinético-molecular teorias ácido-base Divulgação Científica perguntas dos estudantes atividades experimentais Legitimation code theory Biology Teachers Ressignificações Transposição didática ciência e religião Educação matemática international perspective enseignement de physique Cinema Ensino de 1? Grau sistemas tecnológicos complexos bases epistemológicas Vigotski decision making Epistemologia Atividades Investigativas Review espécie Interacoes Afetivas Biological Evolution Voz Categorização répresentation research quality échelles de temps História da Ciência Rhetoric problemas abertos inquiry based teaching ação comunicativa Microanálise Contexto Social Professores indígenas Rastreamento Ocular visualização molecular unit of analysis relaciones pedagógicas teaching and learning practices argumentation aspectos sociocientíficos multiculturalism Emotion Atomos Abordagem Comunicativa avaliação catchments Reciclagem prosódia gestos dêiticos metodologia teaching strategies Clube de Ciencias Teoria da Materia Estrutura Atomica energia comunidades situadas evolução conceitual Semantic density Valores Discourse Analysis Recursos educacionais joint action Ciências da Natureza CURRICULUM Indigenous Knowledge Estratégias Pedagógicas Qualidade de Vida Manipulação de alimentos percepções laboratório de projetos Objetos university engajamento teoria sintética da evolução Silêncio Regras Paulo Freire tecnologia da informação conhecimento escolar TUTORIA livro inovador Uruguai Criacionismo Acústica da fala estilo de ensinar Programa de Pós-Graduação teaching perceptions diálogo gestures ESTUDANTES aula de química ação conjunta questionário Darwinism death Statistical tools sociocultural domain modes of speaking epistemological grounds Ensino Secundario research epistemic practices modelos recursos não verbais operações epistêmicas mediated activity intersubjectivity Calor Currículo Contextual Cultura Escolar Reações químicas Estrutura Molecular Historia do Ensino de Quimica Papel do Professor valor pragmático
CTIT UFMG