Henrique Rodrigues Leroy http://lattes.cnpq.br/3180371724022378

Última atualização do Lattes: 05.02.2021

Nomes de citação: LEROY, Henrique Rodrigues / LEROY, HENRIQUE RODRIGUES
  • Trabalho Técnico (69)+
    • Ano
      2021
      Título
      Correção da Parte Escrita - Tarefa 02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliação-correção dos textos da tarefa escrita 02 do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2020
      Título
      CURADORIA DE TEXTOS PARA O GRUPO DE PESQUISA 'DECOLONIZAR A AMÉRICA LATINA' (DALE)
    • Ano
      2020
      Título
      A translinguagem pelas brechas: uma proposta de ensino crítico e decolonial de inglês
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Artigo: Práticas de Ensino, mediadas por tecnologias digitais, e Formação de Professores de Línguas
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Avaliação do ensino de L2/Ln a surdos utilizando a Libras ma interação
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: As atividades sociais como possibilidade para construção do currículo de português para imigrantes
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: Contando histórias: Categorização de Pertencimento e Instruções-em-ação em um ambiente de ensino e aprendizagem de PLA
    • Ano
      2019
      Título
      Português do Brasil e Celpe-Bras: Língua, Aprendizagem, Exame e Preparação nas Representações de Hispanofalantes Latino-Americanos
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 - Parte Escrita da edição 2019/01 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras) 2019-2
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/02)
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/01)
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 (Parte Escrita) da edição 2019/02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Ensino de língua portuguesa em escolas regulares e em ambientes de privação de liberdade
    • Ano
      2018
      Título
      Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2018
      Título
      Coordenação da Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Examinador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2017
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador da Parte Escrita da Primeira Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Escrita e da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita da Segunda Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS)
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação da Aplicação do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-2
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-MEC)
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Oral e da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2015
      Título
      Comissão Assessora para o Processo de Nivelamento para o Primeiro Semestre Letivo de 2015-UNILA
    • Ano
      2015
      Título
      Evento de Correção das Provas da Parte Oral da Segunda Edição do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras))
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2015
      Título
      Parceria entre Grupos de Pesquisa da UNILA e do CEFET-MG
    • Ano
      2014
      Título
      Evento de Credenciamento e Curso de Formação de Avaliadores para o Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS 2014/01 Partes Escrita e Oral - Coordenador e Entrevistador
    • Ano
      2014
      Título
      Capacitação e Elaboração de Itens para o Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Geral do Programa Inglês sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2013
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras - Entrevistador
    • Ano
      2013
      Título
      Correção presencial do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2013/1
    • Ano
      2013
      Título
      Oficina de Elboração de Itens do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras
    • Ano
      2013
      Título
      Evento para o Recredenciamento de Postos Aplicadores do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), no Brasil.
    • Ano
      2013
      Título
      Avaliação CELPE-BRAS - Parte Oral
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras 1/2012
    • Ano
      2012
      Título
      Evento de Correção do Celpe-Bras 2012\1
    • Ano
      2012
      Título
      Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros-Celpe Bras\14 a 17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Capacitação para Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros\Celpe-Bras\17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame CELPE-BRAS - Entrevistador
    • Ano
      2012
      Título
      Correção Presencial do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros - Celpe-Bras 2012/2
    • Ano
      2011
      Título
      Correção Presencial do Exame Celpe-Bras (1/2011)
    • Ano
      2011
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (1/2010)
    • Ano
      2010
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2010)
    • Ano
      2009
      Título
      Correção on line das tarefas do Exame CELPE-BRAS
    • Ano
      2009
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2009)
    • Ano
      2008
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2007
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros)
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
Jerônimo Coura Sobrinho Leonardo Name Alexandre Cadilhe Mariana Malheiros Isaac Palma Camila Ortíz Patrícia Lânes Oswaldo Freitez Carrillo Marcela Lindarte Teresa Maria Spyer Dulci Lucía Castillo INEP-MEC Natália Moreira Tosatti Ariane Braga Rodrigo Nogueira Maria Auxiliadora Fonseca Leal João Soares Pena Tereza Maria Spyer Dulci Maria Elena Pires Santos Regina Lúcia Péret Dell´Isola MEC (Ministério da Educação) Liliane Oliveira Neves Mônica Oliveira Pereira Mayara Nicolau Gabriel Cunha Edleise Mendes Adriana Silvina Pagano Santiago Mendez Milena Maria Ferreira de Paula Camila de Sousa Santos André de Souza Figueiredo Freitas Leandro Rodrigues Alves Diniz Centro Cebraspe Maria Eta Vieira Murad Vaz Silvana Maria Mamani Priscila Dorella Anna Karolina de Sousa Bernardes Luísa de Castro Fajardo Érika Amâncio Caetano Andréa Machado de Almeida Mattos Laura Fortes Maria Cristina Moura Viviane Aparecida Baggio Furtoso Mônica Baêta Neves Pereira Diniz Pedro Paulo Gomes Pereira Luisa Andrade Gomes Godoy Zulma Palermo Mariana de Camargo Bessa Carlos Henrique Silva de Castro Tatiana Pereira Carvalhal TV UFMG Repórter Narriman Sible Rede Globo Minas Rede Globo de Televisão Anelise Scotti Scherer Adriane Teresinha Sartori Elidéa Lúcia Almeida Bernardino Phelippe Nathaniel Ribeiro Oliveira Christian Jean-Marie Régis Degache Marina de Paulo Nascimento Simone Carvalho MEC (Ministério da Educação) Augusto da Silva Costa Francisca Paula Maia Laura Janaína Dias Amato Laura Márcia Luíza Ferreira Maricélia Nunes dos Santos Lígia Karina Martins de Andrade Juliana Roquele Schoffen Matilde Scaramucci Jairo Venício Carvalhais Oliveira SOUZA, Patrícia Martins de Jorgelina Ivana Tallei Fernanda Farencena Kraemer Everton Vargas da Costa CESPE-UnB (Universidade de Brasília) Bruna Morelo Flávia Rodrigues Idalena Chaves de Oliveira Evelyne Dogliani Marcos de Jesus Oliveira BERNARDES, ANNA KAROLINA SOUSA Ana Elisa Ribeiro PAULA, MILENA MARIA FERREIRA DE PAULA CARVALHO, Heitor Garcia MARIA MAMANI, SILVANA GALLEGOS, Fabian SANTOS, CAMILA DE SOUZA PEREIRA, Mayla Santos JORGE, Míriam Lúcia dos Santos Maria Ceres Pereira Frank Davies Mariana F. Valentin da Silva Daniel Alves Vilela Alfredo Levi José Guerra João Pena Gracieli Silva Oscar Melendez Juan Camilo Rocancio Escobar Ana Lage Federico Hernán Garrido de León Tania Marín Perez Rejane Escoto Bueno
Exame CELPE-BRAS ensino, português, estrangeiros Língua Portuguesa Adicional Avaliação cultura aspectos interculturais Formação Ampliada de professores transculturalidades ensino, língua inglesa material didático translinguagens Aplicação CELPE-BRAS decolonialidade Formação de Avaliadores Celpe-Bras UNILA Formação de Professores pré-PEC-G Português Língua Adicional Estudos Decoloniais Pedagogias Decoloniais Língua Portuguesa Avaliação do Exame Celpe-Bras (Parte Oral) Giro Decolonial PEC-G Formação de prof de português para estrangeiros abordagens de ensino de cultura em PLE livro didático Avaliação da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras Elaboração de materiais didáticos em PLE correção identidades performativas ensino-aprendizagem de línguas Ensino-aprendizagem de língua portuguesa contexto transfronteiriço práticas translíngues contextos de imersão e de não-imersão Internacionalização das IES Cursinho Pré-Vestibular Políticas Linguisticas percepções interculturais Epistemologias do Sul Curso popular preparatório ENEM Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) interculturalidade Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Unila) DRI/UFMG competência intercultural ensino de inglês PIBID - Língua Inglesa verbos de elocução, corpora Prática Docente contexto de imersão português como língua estrangeira PLA Elaboração de Itens Celpe-Bras linguagens e educação Intercâmbio de estudantes extensão universitária Coordenação Aplicação Celpe-Bras Aplicação Parte Oral PPPLE Linguística Aplicada Crítica Habilidades Orais Proficiência Português para Hispano-falantes ensino e aprendizagem de L2 Letramento Crítico Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Internacionalização português brasileiro como língua estrangeira reportagem, matéria jornalística, mídia televisiva abordagem intercultural análise do discurso Curso preparatório Celpe-Bras aperfeiçoamento, certificado de proficiência compreensão textual Competência Comunicativa Núcleo de Idiomas (Nucli-UNILA) Ensino Remoto língua-cultura PLE aprendizagem informal de PLE ambientes de aprendizagem Abordagem Comunicativa unidades didáticas Tecnologias Digitais Programa de Iniciação à Formação Docente (PIFD) Programa de Estudantes Convênio de Graduação PEC-G racismo Crenças Tarefas processo ensino e aprendizagem descolonialidades Opção Decolonial Multimodalidade sulear material autêntico interlíngua atos diretivos de pedido Experiências seleção de bolsistas Literatura Brasileira Aplicação Parte Escrita Ensino de Português como Segunda Língua paraSurdos Narrativas de Vida Pedagogia das Encruzilhadas Lutas Sociais Pós-memória Fronteiras corazonar Interação Libras Linguística Aplicada Indisciplinar práticas de multiletramentos atos diretivos de ordem Redação Programa Mais Médicos para o Brasil prosódia trabalhos de extensão estereótipos sentipensar contexto pandêmico Metodologias Ativas Hipermídia, Gêneros Textuais Digitais didática integrada das línguas português como língua de acolhimento Gênero Discursivo Portfólio estratégias de leitura gêneros discursivos Módulo de Acolhimento e Avaliação ambiente leitor Formação docente produção de texto hispanofalantes escola pública regular Programa de Leitorado critérios de avaliação de proficiência oral representação corpos decoloniais Regionalismos Orlando Fals Borda identidades culturais competências participação perguntas autenticidade variação linguística conceitos e temas Summer School Course refugiados capacitação de professores Tecnologia Programa PEC-G autoavaliação ações de acolhimento huayno Ideologias Linguísticas Affordances apresentação oral leitura como prática social imaginários sócio-discursivos ensino de leitura Saberes locais interdisciplinaridade Português Língua Não-Materna feijoada estudantes africanos francófonos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Falantes estrangeiros cultura afro-brasileira Literatura Inglesa América Latina Sotaques grupos minoritarizados jornalismo crítico, crítica de mídia CEFET_MG Confiabilidade TOEFL-iBT cholificação textos expositivos Decolonial Portal do Professor de Português LínguaEstrangeira Feminismos negros Espacialidades Decoloniais preconceito linguístico multiterritorialidade Queer Decolonial Feminismos decoloniais ambiente de privação de liberdade LGBTTQIA+ Ser Tão Timor Leste competência cultural sala de aula de língua estrangeira validade construto Mitos Legislação chicha Estigma Língua Adicional Direitos Humanos estratégias de escrita Tecnologias Semana do conhecimento Capacitação para Elaboração de Itens chicheficação educação a distância Democracia Racial Identidades Perspectiva Ecológica motivação construção de acervo narrativa Geografia Escritorxs Mineirxs Hipermídia, Hipertexto, Gêneros Textuais Feminização das Migrações sequência didática Era digital educação tecnológica, pesquisa, mestrado Programa Escolas Interculturais de Fronteira Especialização em Ensino de Línguas Adicionais atividades sociais Nivelamento Lígua Portuguesa Adicional-UNILA UEMG artigo de opinião imaginários nacionais CEFET-MG Brasil Travessias conceito de proficiência vocabulário ensino, lingua espanhola PLE/PL2 generalização cultural imagem cristalizada Formatura 2020 UDs aplicabilidade dos construtos avaliativos CELU colonialidades linguísticas CAPLE testes de proficiência ensino de léxico Exposição Oral Concurso Público léxico Faculdade de Letras Gênero Oral Estudo e ensino Diferentes Diferenças Perspectiva Crítica lugar outro de pensamento Teoria Queer Letramento língua estrangeira Veredas relação entre nota e certificação Ensino Desempenho IELTS língua tétum percepções Ensino de Língua Portuguesa a imigrantes Argentina culturas peruanas surdez Transletramento reportagem jornalística PLAc Paulo Freire Teoria da Metáfora Conceptual cosmologias outras Pedagogias Criativas Insurgentes Amefricanidades Globalização contexto digital geopolítica do conhecimento gêneros musicais gêneros acadêmicos AMMPLIE analise linguística Cultura Brasileira Aprendizagem Móvel ensino-aprendizagem em L2
CTIT UFMG