Henrique Rodrigues Leroy http://lattes.cnpq.br/3180371724022378

Última atualização do Lattes: 10.04.2023

Nomes de citação: LEROY, Henrique Rodrigues / LEROY, HENRIQUE RODRIGUES / RODRIGUES LEROY, HENRIQUE
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 0
Doutorado: 0
Pos-Doutorado: 0
Outras: 35
  • Trabalho Técnico (97)+
    • Ano
      2023
      Título
      Montagem e Elaboração do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião da Comissão Técnico-científica do Exame Celpe-bras com servidores do Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE)
    • Ano
      2022
      Título
      O desenvolvimento das habilidades orais e escritas: um estudo de caso no curso online preparatório Celpe-bras
    • Ano
      2022
      Título
      Comissão Científica do livro: ?Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad?
    • Ano
      2022
      Título
      Revista Brasileira de Linguística Aplicada
    • Ano
      2022
      Título
      LIVRO: Não confunda prosódia com pronúncia: fundamentos de prosódia para PLE
    • Ano
      2022
      Título
      Revista de Estudos da Linguagem
    • Ano
      2022
      Título
      Revista Linguagem e Ensino
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa UNILA
    • Ano
      2022
      Título
      Artigo REVISTA CALIDOSCÓPIO
    • Ano
      2022
      Título
      1 Seminário de Teses do 13 CBLA
    • Ano
      2022
      Título
      Comissão Científica do livro 'Percursos acadêmicos e debates interinstitucionais: pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG'
    • Ano
      2022
      Título
      ARTIGO REVISTA RBLA
    • Ano
      2022
      Título
      Projeto de Doutorado POSLIN - UFMG
    • Ano
      2022
      Título
      Avaliação-correção dos textos da tarefa escrita 02 do Exame Celpe-bras 2021
    • Ano
      2021
      Título
      Correção da Parte Escrita - Tarefa 02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliação-correção dos textos da tarefa escrita 02 do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão de Heteroidentificação para seleção de cotistas raciais
    • Ano
      2021
      Título
      A professora de inglês trans: um estudo de caso à luz da psicanálise e da teoria queer
    • Ano
      2021
      Título
      Membro da Comissão Científica do III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional (III SINEPLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Conecta Leitores: diversidade e cooperação no ensino de língua e literatura do Brasil no exterior
    • Ano
      2021
      Título
      Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC), volume 'Linguagem e Tecnologia'
    • Ano
      2021
      Título
      Artigo sobre translinguagens e tecnologias digitais para a Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para capítulo de e-book submetido ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    • Ano
      2021
      Título
      Revisão de relatórios de cursos da pós-graduação da UFMG
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão Científica da IV Jornada Mundial sobre o Ensino e Aprendizado do Português
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão Acadêmica do I Conecta Leitores: Diversidade e Cooperação no Ensino de Língua e Literatura do Brasil no Exterior
    • Ano
      2021
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras 2021)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer de texto para a Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer de texto para a Revista Calidoscópio
    • Ano
      2020
      Título
      CURADORIA DE TEXTOS PARA O GRUPO DE PESQUISA 'DECOLONIZAR A AMÉRICA LATINA' (DALE)
    • Ano
      2020
      Título
      A translinguagem pelas brechas: uma proposta de ensino crítico e decolonial de inglês
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Artigo: Práticas de Ensino, mediadas por tecnologias digitais, e Formação de Professores de Línguas
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Avaliação do ensino de L2/Ln a surdos utilizando a Libras ma interação
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: As atividades sociais como possibilidade para construção do currículo de português para imigrantes
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: Contando histórias: Categorização de Pertencimento e Instruções-em-ação em um ambiente de ensino e aprendizagem de PLA
    • Ano
      2019
      Título
      Português do Brasil e Celpe-Bras: Língua, Aprendizagem, Exame e Preparação nas Representações de Hispanofalantes Latino-Americanos
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 - Parte Escrita da edição 2019/01 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras) 2019-2
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/02)
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/01)
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 (Parte Escrita) da edição 2019/02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Ensino de língua portuguesa em escolas regulares e em ambientes de privação de liberdade
    • Ano
      2018
      Título
      Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2018
      Título
      Coordenação da Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Examinador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2017
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador da Parte Escrita da Primeira Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Escrita e da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita da Segunda Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS)
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação da Aplicação do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-2
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-MEC)
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Oral e da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2015
      Título
      Comissão Assessora para o Processo de Nivelamento para o Primeiro Semestre Letivo de 2015-UNILA
    • Ano
      2015
      Título
      Evento de Correção das Provas da Parte Oral da Segunda Edição do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras))
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2015
      Título
      Parceria entre Grupos de Pesquisa da UNILA e do CEFET-MG
    • Ano
      2014
      Título
      Evento de Credenciamento e Curso de Formação de Avaliadores para o Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS 2014/01 Partes Escrita e Oral - Coordenador e Entrevistador
    • Ano
      2014
      Título
      Capacitação e Elaboração de Itens para o Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Geral do Programa Inglês sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2013
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras - Entrevistador
    • Ano
      2013
      Título
      Correção presencial do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2013/1
    • Ano
      2013
      Título
      Oficina de Elboração de Itens do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras
    • Ano
      2013
      Título
      Evento para o Recredenciamento de Postos Aplicadores do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), no Brasil.
    • Ano
      2013
      Título
      Avaliação CELPE-BRAS - Parte Oral
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras 1/2012
    • Ano
      2012
      Título
      Evento de Correção do Celpe-Bras 2012\1
    • Ano
      2012
      Título
      Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros-Celpe Bras\14 a 17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Capacitação para Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros\Celpe-Bras\17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame CELPE-BRAS - Entrevistador
    • Ano
      2012
      Título
      Correção Presencial do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros - Celpe-Bras 2012/2
    • Ano
      2011
      Título
      Correção Presencial do Exame Celpe-Bras (1/2011)
    • Ano
      2011
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (1/2010)
    • Ano
      2010
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2010)
    • Ano
      2009
      Título
      Correção on line das tarefas do Exame CELPE-BRAS
    • Ano
      2009
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2009)
    • Ano
      2008
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2007
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros)
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
Jerônimo Coura Sobrinho Leonardo Name Alexandre Cadilhe Camila Ortíz Mariana Malheiros Isaac Palma PATRÍCIA LÂNES Oswaldo Freitez Carrillo Marcela Lindarte Teresa Maria Spyer Dulci INEP-MEC Lucía Castillo Natália Moreira Tosatti Rodrigo Nogueira Ariane Braga Érika Amâncio Caetano Regina Lúcia Péret Dell´Isola Maria Auxiliadora Fonseca Leal João Soares Pena Tereza Maria Spyer Dulci Maria Elena Pires Santos MEC (Ministério da Educação) Mayara Nicolau Liliane Oliveira Neves Mônica Oliveira Pereira Gabriel Cunha André de Souza Figueiredo Freitas Adriana Silvina Pagano Carlos Henrique Silva de Castro Edleise Mendes Andréa Machado de Almeida Mattos Santiago Mendez Anna Karolina de Sousa Bernardes Milena Maria Ferreira de Paula Camila de Sousa Santos Maria Eta Vieira Leina Cláudia Viana Jucá Idalena Chaves de Oliveira Murad Vaz Priscila Dorella Silvana Maria Mamani Luísa de Castro Fajardo Leandro Rodrigues Alves Diniz Centro Cebraspe Augusto da Silva Costa Carla Viana Coscarelli Maria Cristina Moura Viviane Aparecida Baggio Furtoso Pedro Paulo Gomes Pereira Anelise Scotti Scherer Luisa Andrade Gomes Godoy Mônica Baêta Neves Pereira Diniz Rubens Lacerda de Sá Laura Janaína Dias Amato Mariana de Camargo Bessa Gracieli Silva Zulma Palermo Tatiana Pereira Carvalhal Guilherme Lentz Bárbara Mano de Faria Rafaela Pascoal Coelho Laura Fortes Hércules Tolêdo Corrêa Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Silvane Gomes Everton Vargas da Costa Eduardo Amaral Bruna Morelo Aziz Tuffi Saliba Juliana Roquele Schoffen Sheila Mejlachowicz Matilde Scaramucci Junot de Oliveira Maia Marcos de Jesus Oliveira SOUZA, Patrícia Martins de Ana Elisa Ribeiro CARVALHO, Heitor Garcia PEREIRA, Mayla Santos CESPE-UnB (Universidade de Brasília) JORGE, Míriam Lúcia dos Santos GALLEGOS, Fabian Maria Ceres Pereira Evelyne Dogliani FRAZATTO, BRUNA Frank Davies GABAS, TATIANA MARTINS CHAVES, IDALENA OLIVEIRA Osmara de Oliveira Portilho Elisa Soares Almada Daniela Sofia Fernandes de Assis Bárbara Menezes Amorim Bárbara Durães Batista João Pena Ana Luisa de Moura Silva DE ABREU GOMES, MILENY Oscar Melendez CARLA RIBEIRO, CASSIA Ana Lage CAROLINA ALBERGARIA DE SOUZA, ANA Mileny de Abreu Gomes Marcos Paulo Araújo BERNARDES, ANNA KAROLINA SOUSA PAULA, MILENA MARIA FERREIRA DE PAULA MARIA MAMANI, SILVANA SANTOS, CAMILA DE SOUZA Graziela Naclério Forte Bruna Frazatto Adriana Nascimento Bodolay Magnun Rochel Madruga Mariana F. Valentin da Silva Tatiana Martins Gabas Maralice de Sousa Neves Daniel dos Santos Rafael de Sousa Lopes Nascimento Daniel Alves Vilela Ruberval Maciel Adriane Teresinha Sartori Alfredo Levi José Guerra Eduardo Figueiredo Elidéa Lúcia Almeida Bernardino Alan Carneiro Phelippe Nathaniel Ribeiro Oliveira Georg Otte Sueli Maria Coelho Ânia Karina Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Leila Maria Passos de S. Bezerra Altaci Rubim Kokama Juan Camilo Rocancio Escobar Diomira Maria Faria Federico Hernán Garrido de León Claudia Campos Soares Andreza Carvalho Tania Marín Perez Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome Christian Jean-Marie Régis Degache Rejane Escoto Bueno Marina de Paulo Nascimento Simone Carvalho TV UFMG Repórter Narriman Sible Vanderlice Sól MEC (Ministério da Educação) Rede Globo Minas Rede Globo de Televisão Solange Campos Francisca Paula Maia DOS SANTOS, DANIEL Jairo Venício Carvalhais Oliveira Laura Márcia Luíza Ferreira Jorgelina Ivana Tallei Maricélia Nunes dos Santos Flávia Rodrigues Fernanda Farencena Kraemer Lígia Karina Martins de Andrade
Língua Portuguesa Adicional Exame CELPE-BRAS Formação Ampliada de professores ensino, português, estrangeiros avaliação decolonialidade translinguagens Estudos decoloniais transculturalidades cultura Giro Decolonial ensino-aprendizagem de línguas Pedagogias Decoloniais aspectos interculturais Português Língua Adicional práticas translíngues material didático ensino, língua inglesa Formação de professores Ensino-aprendizagem de língua portuguesa Aplicação CELPE-BRAS pré-PEC-G PEC-G Formação de Avaliadores Celpe-Bras UNILA Língua Portuguesa Internacionalização Intercâmbio de estudantes Avaliação do Exame Celpe-Bras (Parte Oral) Ensino-Aprendizagem de Português Língua Adicional Políticas Linguisticas Avaliação da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras contexto transfronteiriço Epistemologias do Sul Formação de prof de português para estrangeiros Fronteiras Programa de Estudantes Convênio de Graduação PEC-G Internacionalização das IES Interculturalidade Letramento Crítico política de cotas raciais identidades performativas abordagens de ensino de cultura em PLE Elaboração de materiais didáticos em PLE Translinguagem Livro didático correção Curso preparatório Celpe-Bras Cursinho Pré-Vestibular linguagens e educação Letramento Racial Crítico seleção cotistas raciais Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) percepções interculturais contextos de imersão e de não-imersão Ensino de Português como Língua Adicional; Sertões Curso popular preparatório ENEM Pós-memória cotistas raciais Linguística Aplicada Crítica heteroidentificação Gênero Discursivo Portfólio corazonar PIBID - Língua Inglesa Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Unila) competência intercultural DRI/UFMG verbos de elocução, corpora ensino de inglês PLA extensão universitária Habilidades Orais contexto pandêmico João Guimarães Rosa análise do discurso português como língua estrangeira Aplicação Parte Oral Língua Portuguesa - Ensino Prática Docente contexto de imersão Summer School Course Literatura Brasileira Tecnologias Digitais Proficiência Coordenação Aplicação Celpe-Bras PPPLE Língua Portuguesa Materna Elaboração de Itens Celpe-Bras português como língua de acolhimento Português para Hispano-falantes ensino-aprendizagem de língua portuguesa materna Língua Portuguesa - Estudo seleção de bolsistas identidade sulear Estudantes Internacionais colonialidades das linguagens língua-cultura reportagem, matéria jornalística, mídia televisiva português brasileiro como língua estrangeira avaliação humanizadora sentipensar Ensino Remoto linguagem inclusiva Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) colonialidades ensino e aprendizagem de L2 Programa de Iniciação à Formação Docente (PIFD) Experiências Fronteira - Brasil - Paraguai - Argentina Ensino-aprendizagem de língua inglesa abordagem intercultural práticas de letramentos decoloniais pretuguês imigração Crenças Ensino de Português como Segunda Língua paraSurdos Educação Básica aprendizagem informal de PLE trabalhos de extensão colonialidades linguísticas PLE aperfeiçoamento, certificado de proficiência unidades didáticas Ensino Remoto Emergencial prosódia Formação Docente compreensão textual Ambientes de aprendizagem Psicanálise Competência Comunicativa associações de professores de português LE Abordagem Comunicativa Núcleo de Idiomas (Nucli-UNILA) narrativas de vida Linguística Aplicada Indisciplinar Faculdade de Letras gêneros discursivos Preconceito Linguistico Concurso Público Programa de Leitorado racismo esperançar letramentos decoloniais Trabalho Docente políticas educacionais Ações Afirmativas Decolonial Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tarefas Semana do conhecimento processo ensino e aprendizagem Globalização atos diretivos de pedido cosmologias outras Pedagogia das Encruzilhadas Estudos Queer Multimodalidade ambiente leitor artigo acadêmico ensino de leitura sujeito gay 300 anos Minas Gerais Libras Sequencia Didática interlíngua América Latina práticas de multiletramentos reportagem jornalística Letramentos Descoloniais Lingüística Aplicada descolonialidades Metodologías Ativas CEFET-MG Aplicação Parte Escrita material autêntico identidades mídias digitais narrativa Leitura letramentos de reexistência disciplinas regulares de PLA Opção Decolonial Interação produção de texto Programa Mais Médicos para o Brasil parecer atos diretivos de ordem transsexualidades redação contexto digital ações de acolhimento Língua Inglesa pós-graduação UFMG Literatura negra/afro-brasileira Letramento Hipermídia, Gêneros Textuais Digitais didática integrada das línguas Ensino de Língua Portuguesa a imigrantes PLAc estereótipos Módulo de Acolhimento e Avaliação estratégias de leitura ensino, lingua espanhola teoria queer Lutas Sociais Materiais Didáticos. literatura brasileira (homo)erótica e afetiva Fronteira escola pública regular Pandemia histórias em quadrinho Espanhol como língua de herança na Zona da Mata Mi cenas de enunciação Propaganda Orlando Fals Borda Affordances Heteronormatividade homenagem à Raquel Fiad Formação de professores de língua inglesa Português Língua Não-Materna Ideologias Linguísticas gêneros textuais Letramento Acadêmico Cursinho pré-vestibular Dom Quixote - Fale-UFMG 2021 Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex) ethos discursivo Diversidade Linguística e Cultural leitura como prática social representação UFT Professora Trans Saberes locais apresentação oral Interdisciplinaridade huayno Multiletramentos teleaulas Caribe afroperuanidades Base Nacional Comum Curricular (BNCC) AMPPLIE grupos minoritarizados Sotaques Literatura Inglesa Cultura afro-brasileira Queer Decolonial Feminismos decoloniais racializações ambiente de privação de liberdade Capacitação para Elaboração de Itens instagram Instituto Federal do Paraná (IFPR) Lei 10.639/2003 CEFET_MG Confiabilidade TOEFL-iBT produções escritas chicheficação multiterritorialidade UFMG peruanidades Espacialidades Decoloniais Feminismos negros habilidades escritas discurso Portal do Professor de Português LínguaEstrangeira textos expositivos cholificação Soft Power Tríplice Fronteira surdos mulher preta Grindr sala de aula de língua estrangeira competência cultural Timor Leste Ser Tão formação inicial de professoras LGBTTQIA+ Falantes estrangeiros decolonizar o "decolonial" colação de grau hispanofalantes identidades culturais Regionalismos conceitos e temas participação Elaboração Parte Oral Celpe-bras validade construto Comunidades de línguas de sinais brecha Tecnologias estratégias de escrita cultura e ensino de línguas Plano de Estudos Tutorado Polêmica Discursiva Direitos Humanos Língua Adicional Estigma chicha Legislação Saberes Docentes representações linguistica de corpus Práticas de Letramento Torto Arado ensino de léxico imaginários nacionais Escritorxs Mineirxs Hipermídia, Hipertexto, Gêneros Textuais educação tecnológica, pesquisa, mestrado Programa Escolas Interculturais de Fronteira Seminário de Tese negritudes atividades sociais Nivelamento Lígua Portuguesa Adicional-UNILA cotas raciais seleçaõ de professores estudantes estágio probatório poemas imaginários sócio-discursivos Formatura 2020 Novo Ensino Médio testes de proficiência CAPLE CELU aplicabilidade dos construtos avaliativos UDs imagem cristalizada generalização cultural PLE/PL2 vocabulário conceito de proficiência Travessias Democracia Racial Brasil Educação Linguística Linguagem Análise discursiva letramento literário língua estrangeira Programa PEC-G autoavaliação perguntas feijoada critérios de avaliação de proficiência oral Competências autenticidade léxico variação linguística portfólios educacionais corpos decoloniais mitos jornalismo crítico, crítica de mídia escrita acadêmica performances identitárias consciência linguística gênero do discurso identidades sexuais Transletramento Teoria da Metáfora Conceptual descolonização sujeitos plurilíngues plurilinguismo Currículo Aprendizagem Móvel Surdez culturas peruanas Argentina Gênero Oral gênero textual Tecnologia ancestralidades ontológica e epistemológica visibilidade Trans linguagem "neutra" formatura 2022 Ensino Médio - Educação Básica Formação de professores de línguas ethos democrático analise linguística Cultura Brasileira AMMPLIE gêneros acadêmicos geopolítica do conhecimento Amefricanidades Pedagogias Criativas Insurgentes Estudo e ensino Diferentes Diferenças capacitação de professores refugiados estudantes africanos francófonos educação a distância ensino-aprendizagem em L2 percepções língua tétum IELTS Desempenho Ensino relação entre nota e certificação Veredas lugar outro de pensamento Perspectiva Crítica Paulo Freire Elaboração Parte Escrita Celpe-bras paisagem linguística Geografia língua de herança superdiversidade infográfico digital Escola construção de acervo motivação Perspectiva Ecológica artigo de opinião gêneros musicais Exposição Oral Português para Estrangeiros mulheres migrantes facebook Feminização das Migrações Era digital pronúncia Leitorado em PLA texto, revisão, edição seleção UEMG Mestrado PROFLETRAS Educação Popular Especialização em Ensino de Línguas Adicionais ethos letramento racial direito linguístico Ensino de Português como Língua de Acolhimento (PL masculinidades sexualidades Educação Superior
CTIT UFMG