Henrique Rodrigues Leroy http://lattes.cnpq.br/3180371724022378

Última atualização do Lattes: 14.07.2020

Nome de citação: LEROY, Henrique Rodrigues
  • Trabalho Técnico (61)+
    • Ano
      2020
      Título
      CURADORIA DE TEXTOS PARA O GRUPO DE PESQUISA 'DECOLONIZAR A AMÉRICA LATINA' (DALE)
    • Ano
      2019
      Título
      Português do Brasil e Celpe-Bras: Língua, Aprendizagem, Exame e Preparação nas Representações de Hispanofalantes Latino-Americanos
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 - Parte Escrita da edição 2019/01 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras) 2019-2
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/02)
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/01)
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 (Parte Escrita) da edição 2019/02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2018
      Título
      Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2018
      Título
      Coordenação da Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Examinador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2017
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador da Parte Escrita da Primeira Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Escrita e da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita da Segunda Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS)
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação da Aplicação do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-2
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-MEC)
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Oral e da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2015
      Título
      Comissão Assessora para o Processo de Nivelamento para o Primeiro Semestre Letivo de 2015-UNILA
    • Ano
      2015
      Título
      Evento de Correção das Provas da Parte Oral da Segunda Edição do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras))
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2015
      Título
      Parceria entre Grupos de Pesquisa da UNILA e do CEFET-MG
    • Ano
      2014
      Título
      Evento de Credenciamento e Curso de Formação de Avaliadores para o Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS 2014/01 Partes Escrita e Oral - Coordenador e Entrevistador
    • Ano
      2014
      Título
      Capacitação e Elaboração de Itens para o Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Geral do Programa Inglês sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2013
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras - Entrevistador
    • Ano
      2013
      Título
      Correção presencial do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2013/1
    • Ano
      2013
      Título
      Oficina de Elboração de Itens do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras
    • Ano
      2013
      Título
      Evento para o Recredenciamento de Postos Aplicadores do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), no Brasil.
    • Ano
      2013
      Título
      Avaliação CELPE-BRAS - Parte Oral
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras 1/2012
    • Ano
      2012
      Título
      Evento de Correção do Celpe-Bras 2012\1
    • Ano
      2012
      Título
      Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros-Celpe Bras\14 a 17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Capacitação para Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros\Celpe-Bras\17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame CELPE-BRAS - Entrevistador
    • Ano
      2012
      Título
      Correção Presencial do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros - Celpe-Bras 2012/2
    • Ano
      2011
      Título
      Correção Presencial do Exame Celpe-Bras (1/2011)
    • Ano
      2011
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (1/2010)
    • Ano
      2010
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2010)
    • Ano
      2009
      Título
      Correção on line das tarefas do Exame CELPE-BRAS
    • Ano
      2009
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2009)
    • Ano
      2008
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2007
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros)
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
Jerônimo Coura Sobrinho Alexandre Cadilhe Patrícia Lânes Camila Ortíz Teresa Maria Spyer Dulci Leonardo Name Oswaldo Freitez Carrillo Marcela Lindarte Lucía Castillo Mariana Malheiros Isaac Palma INEP-MEC Natália Moreira Tosatti Maria Elena Pires Santos Maria Auxiliadora Fonseca Leal Mônica Oliveira Pereira MEC (Ministério da Educação) Liliane Oliveira Neves Regina Lúcia Péret Dell´Isola Adriana Silvina Pagano Edleise Mendes Rodrigo Nogueira Gabriel Cunha Ariane Braga Leandro Rodrigues Alves Diniz Centro Cebraspe Maria Eta Vieira Silvana Maria Mamani Tatiana Pereira Carvalhal Luisa Andrade Gomes Godoy Érika Amâncio Caetano Laura Fortes Maria Cristina Moura Viviane Aparecida Baggio Furtoso André de Souza Figueiredo Freitas Mariana F. Valentin da Silva Daniel Alves Vilela Alfredo Levi José Guerra Fernanda Farencena Kraemer Juan Camilo Rocancio Escobar Everton Vargas da Costa Federico Hernán Garrido de León Bruna Morelo Tania Marín Perez Ana Elisa Ribeiro Rejane Escoto Bueno CARVALHO, Heitor Garcia PEREIRA, Mayla Santos JORGE, Míriam Lúcia dos Santos Repórter Narriman Sible GALLEGOS, Fabian Rede Globo Minas Rede Globo de Televisão Maria Ceres Pereira TV UFMG Ana Lage Anelise Scotti Scherer Carlos Henrique Silva de Castro Andréa Machado de Almeida Mattos Christian Jean-Marie Régis Degache Marina de Paulo Nascimento Simone Carvalho MEC (Ministério da Educação) Augusto da Silva Costa Francisca Paula Maia Laura Janaína Dias Amato Laura Márcia Luíza Ferreira Maricélia Nunes dos Santos Lígia Karina Martins de Andrade Juliana Roquele Schoffen Matilde Scaramucci SOUZA, Patrícia Martins de CESPE-UnB (Universidade de Brasília) Mônica Baêta Neves Pereira Diniz Evelyne Dogliani Milena Maria Ferreira de Paula Camila de Sousa Santos
Exame CELPE-BRAS ensino, português, estrangeiros avaliação Língua Portuguesa Adicional cultura aspectos interculturais ensino, língua inglesa Aplicação CELPE-BRAS material didático transculturalidades Formação de Avaliadores Celpe-Bras UNILA Formação de Professores translinguagens Estudos Decoloniais Avaliação do Exame Celpe-Bras (Parte Oral) abordagens de ensino de cultura em PLE Formação de prof de português para estrangeiros Pedagogias Decoloniais Formação Ampliada de professores Elaboração de materiais didáticos em PLE livro didático correção contextos de imersão e de não-imersão Português Língua Adicional Avaliação da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras percepções interculturais identidades performativas ensino-aprendizagem de línguas práticas translíngues interculturalidade Políticas Linguisticas Ensino-aprendizagem de língua portuguesa contexto transfronteiriço PIBID - Língua Inglesa competência intercultural verbos de elocução, corpora Epistemologias do Sul Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Unila) contexto de imersão Internacionalização das IES ensino de inglês português como língua estrangeira PLA Língua Portuguesa Proficiência Elaboração de Itens Celpe-Bras Coordenação Aplicação Celpe-Bras Aplicação Parte Oral PPPLE abordagem intercultural Letramento Crítico Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) análise do discurso Português para Hispano-falantes reportagem, matéria jornalística, mídia televisiva DRI/UFMG Internacionalização Linguística Aplicada Crítica Núcleo de Idiomas (Nucli-UNILA) língua-cultura Intercâmbio de estudantes linguagens e educação aperfeiçoamento, certificado de proficiência Programa de Iniciação à Formação Docente (PIFD) ambientes de aprendizagem extensão universitária aprendizagem informal de PLE PLE Abordagem Comunicativa português brasileiro como língua estrangeira ensino e aprendizagem de L2 compreensão textual Programa de Estudantes Convênio de Graduação PEC-G Competência Comunicativa unidades didáticas seleção de bolsistas produção de texto Linguística Aplicada Indisciplinar Gênero Discursivo Portfólio interlíngua Tarefas material autêntico Cursinho Pré-Vestibular racismo Curso preparatório Celpe-Bras descolonialidades Redação Hipermídia, Gêneros Textuais Digitais Fronteiras Programa Mais Médicos para o Brasil Lutas Sociais prosódia atos diretivos de ordem Pedagogia das Encruzilhadas Módulo de Acolhimento e Avaliação estratégias de leitura Aplicação Parte Escrita Interação atos diretivos de pedido estereótipos didática integrada das línguas gêneros discursivos interdisciplinaridade ensino-aprendizagem em L2 percepções língua tétum IELTS Português Língua Não-Materna Desempenho Summer School Course Ensino de Português como Segunda Língua paraSurdos educação a distância huayno Ideologias Linguísticas Affordances Tecnologia capacitação de professores refugiados ações de acolhimento estudantes africanos francófonos representação TOEFL-iBT estratégias de escrita Narrativas de Vida Direitos Humanos Língua Adicional Decolonial textos expositivos Estigma Portal do Professor de Português LínguaEstrangeira Capacitação para Elaboração de Itens Habilidades Orais Feminismos decoloniais Confiabilidade CEFET_MG cholificação grupos minoritarizados América Latina Sotaques Literatura Inglesa cultura afro-brasileira Feminismos negros chicha Legislação LGBTTQIA+ Falantes estrangeiros hispanofalantes identidades culturais Regionalismos Programa de Leitorado decolonialidade participação PEC-G Ser Tão Formação docente preconceito linguístico construto multiterritorialidade validade chicheficação sala de aula de língua estrangeira competência cultural Timor Leste Orlando Fals Borda jornalismo crítico, crítica de mídia Teoria da Metáfora Conceptual ambiente leitor PLAc Concurso Público Nivelamento Lígua Portuguesa Adicional-UNILA Programa Escolas Interculturais de Fronteira educação tecnológica, pesquisa, mestrado Hipermídia, Hipertexto, Gêneros Textuais imaginários nacionais ensino, lingua espanhola Brasil Democracia Racial Travessias conceito de proficiência vocabulário PLE/PL2 português como língua de acolhimento Globalização Mitos Metodologias Ativas variação linguística autenticidade competências critérios de avaliação de proficiência oral feijoada imaginários sócio-discursivos perguntas autoavaliação Programa PEC-G Gênero Oral Argentina culturas peruanas surdez Aprendizagem Móvel Multimodalidade generalização cultural imagem cristalizada Geografia Especialização em Ensino de Línguas Adicionais UEMG Paulo Freire cosmologias outras Pedagogias Criativas Insurgentes Amefricanidades Pós-memória gêneros acadêmicos Cultura Brasileira analise linguística Estudo e ensino Diferentes Diferenças Perspectiva Crítica Veredas relação entre nota e certificação Feminização das Migrações Libras UDs aplicabilidade dos construtos avaliativos CELU processo ensino e aprendizagem CAPLE testes de proficiência Literatura Brasileira léxico Exposição Oral gêneros musicais artigo de opinião Identidades Perspectiva Ecológica motivação narrativa CEFET-MG Ensino
CTIT UFMG