Maria de Fátima Almeida Martins http://lattes.cnpq.br/4326942915444667

Última atualização do Lattes: 03.02.2020

Nomes de citação: MARTINS, Maria de Fátima Almeida / MARTINS, MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA
  • Produto Tecnológico (3)+
    • Ano
      2017
      Título
      OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
    • Ano
      2016
      Título
      LETRAMENTO DIGITAL E A PRÁTICA DE ALUNOS DO LECAMPO EM SALA DE AULA: Estudo sobre possíveis repercussões do ensino de informática básica na educação do campo
    • Ano
      2016
      Título
      CARTOGRAFIAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES E PROFESSORAS DO CAMPO NO CONTEXTO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES.
  • Trabalho Técnico (5)+
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Técnico PIBID Diversidade LECampo (ano base: 2016).
    • Ano
      2016
      Título
      Relatório Técnico PIBID Diversidade LECAmpo (ano base: 2015).
    • Ano
      2015
      Título
      Programa Nacional do Livro Didático Campo 2016
    • Ano
      2013
      Título
      Reunião de Trabalho implementação da licenciatura em Educação do Campo
    • Ano
      2013
      Título
      Programa Nacional do Livro Didático - Campo 2013
Maria Isabel Antunes Rocha Álida Alves Leal Ana Maria Simões Coelho Jose Alfredo Debortoli Ana Maria Simões Coelho Sérgio Martins José Alfredo de Oliveira Debortoli Alida AngélicAlves Leal Cristhianne David Oliveira Penha Souza Silva Adriana Angélica Ferreira Mônica Castagna Molina Jennifer Gonçalves Aires Pimenta Ana Maria Simões Coelho Gilcinei Teodoro Carvalho Aracy Alves Martins Maria Zélia Versiani Machado Monica. D.V Araujo Valmir Alcantara Alves Leandro Luciano da Silva Sônia da Silva Rodrigues Camila Zucon Ramos de Siqueira Amanda Elias Arruda Marina da Silva Teixeira Rogata Soares Del Gaudio Raquel Souza Babosa Vanessa de Almeida Neves Eliano de Souza Martins Freitas Nayara Cristine Carneiro do Carmo Wagner Ahmad Auarek Isabel de Oliveira e Silva João Batista Pereira de Queiroz ANTUNES-ROCHA, MARIA ISABEL Eliene Novaes Rocha Eliene Novaes Rocha Ellen Vieira Santos. Bruno César de Resende. Maria da Conceição Fonseca Claudio Barbosa Ventura MARLANDES DE FÁTIMA EVARISTO RODRIGUES GALVÃO Anderson de Souza Santos Wesley dos Reis Mesquita Adrielle Ferreira da Silva Túlio Lopes Manoel Marcus Pereira João Batista Begnami Adriana Piva Maria das Graças Campolina Cunha Maísa Pereira Sanches Fernando Veiga Conde William Rosa Alves MARTINS, Aracy Alves MIRANDA, Shirley Aparecida Estevão Benfica Senra AlanVieira Marques Leandro Luciano da Slva Márcia Maria Martins Parreiras Raquel Souza Barbosa Mário Henrique França Mourthé Leandro Luciano Silva Maria Isabel Antunes Rocha Ana Paula Soares da Silva LUAN SOUZA DE PAULA GOMES Flávia Maria Galizoni Anna Christina de Almeida Júlio Emílio Diniz Pereira
Educação do Campo Eduacção do campo Geografia ensino de geografia Educação Cidade Formaçao de educdores do campo Metropolização Trabalho Licenciatura em Educação do Campo Alternancia Formação de Professores livro didático Escola Família Agrícola espaço urbano território Educação da Campo representações sociais infância Educação Ambiental Escola do Campo migração Trabalho Docente Cotidiano Metrópole de Belo Horizonte Ensino Formação de professor formação em alternancia educação de jovens e adultos encontro nacional Urbanização e reprodução social trabalho e educação protagonismo Escola Protagonismo jovem Egressos moradores de rua Pedagogia Alternancia Formação de educadores Reforma Agrária Assentamento de reforma agrária Urbanização Conjunto habitacional espaço cultura ENCONTRO alfabetizaçao criança Pibid Diversidade geraizeiros, Belo Horioznte Reprodução social Luta pela Terra juventude formação continuada Formação docente Estado Produção do espaço saberes Tempo Comunidade cidadania vida cotidiana Vale do Jequitinhonha turismo Tempo livre campo jovem Belo Horizonte Agricultura Juventude do campo centralidade Educação e Trabalho Músico Campesinato Letramento Conjuntos Habitacionais CURRÍCULO Saberes e fazeres do campo Políticas Públicas Classes multisseriadas esocla do campo movimentos sociais Fortaleza jogos Territorialização Circuito Mercantil Formação do Professor Movimento Hip Hop Globalização Práticas pedagógicas Ensino de língua portuguesa Ensino Médio Técnico gestão democrática Burocracia Escola Familia semi-árido habitação social desigualdade social Tempo Escola Laços sociais política inclusao Metropolização de Belo Horizonte Pedagogia da Terra area de conhecimento metrópole Ensino Médio Cartografias da formação tempo escola e tempo comunidade Ensino Aprendizagem Deficiência visual e ensino de geografia Ensino de informática PRONERA territorialidade camponesa Habitação Popular identidade Educar para a prática espaço escolar trabalho improdutível pratica pedagogica Praticas Urbanas Experiência Crise ecológica Escola de assentamento Comunidade tradiconal sistema de avaliação Ordem Musical Economia solidária letramento digital Processo de produção do espaço Territórios Educativos Experiências de Gestão Desigualdade social nos livros didáticos mundo rural Questão agrária Programa Bolsa Família professores prostituição agricultura familiar habitação Práticas Artisticas sustentabilidade Provão Dinâmicas territoriais Democratização do Ensino emancipação industria Processo histórico Ideologia musica Educação Pública Mutum Conteúdos Curriculares infancia no campo organicidade Cidades médias Drogas na escola Trabalho produtível Geografia e Matemática projetos sociais Conflito no campo Pedagogia Marxista Língua Portuguesa desenvolvimento escolar Egresso Relação teoria e pratica Sindicato e Educação produção e cultura Folia de Reis bolsa-familia Educação sindical Superintendencia de ensino Pensamento geográfico pecuária Seca Segregação urbana transformações espaciais Pós-Graduação Ensino Ambiental Planos de Ação Pedagógica Pertencimento Iconografia reestruturação produtiva publico privado Educação popular Cinema mediação de conflito inclusão social Redes de Assistência material didático hidronegócio MST Companhia Vale do Rio Doce professores de georgafia Identidade camponesa Cursos Pré-vestibulares Construção de Brasil no livro didático profissionalização Escolas Mutisseriadas Congado Ecologia Humana Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra intervenção urbana Prática ambiental Redução da pobreza Qualidade e Permanencia Tecnologia infornacional Escrita e formação de professores Financiamento da Educação Evolução biológica Jogos de aprendizagem Area de risco História de Minas Gerais áreas centrais Etnomatemática tecnologias digitais Lógica das competencias pofisionais Sentidos do trabalho engenheiro lider administração publica escolar Matemática Escolar Teoria da Dependência Lugar TRANSPOSIÇÃO Pensamento complexo zona rural Escola de Tempo Integral Monocultura do Eucalipto urbano contemporâneo Escola e trabalho Princípios da Educação do Campo política pública Linguagens Educação Indígena/Ameríndia SUJEITOS E PRATICAS Nordeste Convivência com o semi-árido Transamazónica Escola Rural Fundação Vale Trabalho do músico Modos de vida tradicionais Relação família-escola mudanças nas condições vida novas tecnologias educação rural Cultura afro- brasileira Minas Gerais Redes de Assitência bordados multiletramento modernidade Pesquisa Cooperativa diversidade Trabalho e Emancipação Questão Agrária na AL Programa Nacional do Livro Didático Campo Trabalho Prescrito Indivíduo Competencias de liderança jovens uso de si Formação profissional e Técnica trabalhadoras do campo Lazer no campo A dupla função da pausa Bolsa Família Encontro de Estudante Encontro Estadual Encontro Nacional de Estudante Encontro Universitário discurso científico ENSINO DE CIÊNCIAS Setor público Uso e ocupação do solo transporte escolar no Campo politicas compensatórias organiciade Violência na Escola renda da terra parceiros Nova Geografia espaço virtual Pedagogias emancipatórias Saberes em Movimento água Epistemologia aprendizagem Encontro Local dialética campo-cidade Ensino de Geografia, Encontro, Educação paisagens desenvolvimento regional Público e privado Dialética produção-consumo Processos de trabalho Projeto de reforma agrária Arteterapia - Quilombo Participação Política conhecimento geográfico Espaço geográfico Educação para o trânsito Velho Segregação modernização Luta e resistencia Produção do Conhecimento metrópoles Encontro Internacional População de Rua Perspectivas geográficas história da cidade Reforma Urbana Geografia Física semana Sociedade Informações Cartográficas Geografia Urbana Exclisão social oficina Infancias no campo Violência urbana Programa Nacional do Livro Didático do Campo Campo- cidade Cultura na escola Iniciação científica geografia agrária Urbanismo Plano Diretor Fragmentação Aproveitamento acadêmico Ensino Superior CONSTITUINTE Reunião Anual Lazer Simpósio Nação ecologia urbana desigualdades sociais frequência escolar Trabalho como Princípio Educativo Fundações Representações socioterritoriais setor privado Trabalho Real Ensino de História Regional leitura e escrita no ensino de ciencias educação profissional Juvntude rural engenheiro de contrato teoria crítica Informalidade Geografia comunitária Práxis formativa Ergonomia Congresso Capitalismo Agrário produção capitalista EJA no campo nucleação Populações tradicionais família e escola Jovens do campo Politica Educacional em Cuba práticas educativas Saberes experienciais classes médias corpo Banco Mundial Jornada Sócio-territorial Paulo Freire Escolas do Campo Desenvolvimento Econômico Associativismo no campo Práticas de trabalho campo - cidade saberes do campo Narrativas Sertão aprendizagem docente redes sociais Espaço agrário periferia Pedagogia da alternância Territorialidade Praxis Letramento Crítico profissionalidade Jovem migrante inclusão digital
CTIT UFMG