Maria de Fátima Almeida Martins http://lattes.cnpq.br/4326942915444667

Última atualização do Lattes: 22.04.2019

Nome de citação: MARTINS, Maria de Fátima Almeida
  • Produto Tecnológico (3)+
    • Ano
      2017
      Título
      OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
    • Ano
      2016
      Título
      CARTOGRAFIAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES E PROFESSORAS DO CAMPO NO CONTEXTO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES.
    • Ano
      2016
      Título
      LETRAMENTO DIGITAL E A PRÁTICA DE ALUNOS DO LECAMPO EM SALA DE AULA: Estudo sobre possíveis repercussões do ensino de informática básica na educação do campo
  • Trabalho Técnico (5)+
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Técnico PIBID Diversidade LECampo (ano base: 2016).
    • Ano
      2016
      Título
      Relatório Técnico PIBID Diversidade LECAmpo (ano base: 2015).
    • Ano
      2015
      Título
      Programa Nacional do Livro Didático Campo 2016
    • Ano
      2013
      Título
      Reunião de Trabalho implementação da licenciatura em Educação do Campo
    • Ano
      2013
      Título
      Programa Nacional do Livro Didático - Campo 2013
Maria Isabel Antunes Rocha Álida Alves Leal Ana Maria Simões Coelho Jose Alfredo Debortoli Ana Maria Simões Coelho Sérgio Martins José Alfredo de Oliveira Debortoli Penha Souza Silva Adriana Angélica Ferreira Jennifer Gonçalves Aires Pimenta Ana Maria Simões Coelho Gilcinei Teodoro Carvalho Alida AngélicAlves Leal Cristhianne David Oliveira Amanda Elias Arruda Marina da Silva Teixeira Rogata Soares Del Gaudio Raquel Souza Babosa Vanessa de Almeida Neves Eliano de Souza Martins Freitas Mônica Castagna Molina Nayara Cristine Carneiro do Carmo Wagner Ahmad Auarek Aracy Alves Martins Maria Zélia Versiani Machado Monica. D.V Araujo Leandro Luciano da Silva Sônia da Silva Rodrigues Camila Zucon Ramos de Siqueira Márcia Maria Martins Parreiras Raquel Souza Barbosa Mário Henrique França Mourthé Leandro Luciano Silva Ana Paula Soares da Silva LUAN SOUZA DE PAULA GOMES Flávia Maria Galizoni Maria Isabel Antunes Rocha Júlio Emílio Diniz Pereira Anna Christina de Almeida Isabel de Oliveira e Silva João Batista Pereira de Queiroz Ellen Vieira Santos. Bruno César de Resende. Maria da Conceição Fonseca Anderson de Souza Santos MARLANDES DE FÁTIMA EVARISTO RODRIGUES GALVÃO Claudio Barbosa Ventura Wesley dos Reis Mesquita Adrielle Ferreira da Silva Valmir Alcantara Alves Túlio Lopes Manoel Marcus Pereira João Batista Begnami Adriana Piva Maria das Graças Campolina Cunha Maísa Pereira Sanches Fernando Veiga Conde William Rosa Alves MARTINS, Aracy Alves MIRANDA, Shirley Aparecida Estevão Benfica Senra AlanVieira Marques Leandro Luciano da Slva
Educação do Campo Geografia ensino de geografia Eduacção do campo Educação Cidade Metropolização Formaçao de educdores do campo trabalho Escola Família Agrícola livro didático Formação de Professores território espaço urbano infância representações sociais Educação da Campo Educação Ambiental Alternancia Escola do Campo Trabalho Docente migração Licenciatura em Educação do Campo Cotidiano educação de jovens e adultos encontro nacional Metrópole de Belo Horizonte formação em alternancia Ensino formação de Professor Urbanização e reprodução social Escola Protagonismo jovem moradores de rua protagonismo Pedagogia Alternancia Reforma Agrária Trabalho e Educação cultura Produção do espaço Conjunto Habitacional espaco Estado Belo Horioznte Egressos formação continuada Pibid Diversidade Assentamento de reforma agrária Urbanização Reprodução social ENCONTRO geraizeiros, criança alfabetizaçao Luta pela Terra Formação docente Juventude Saberes e fazeres do campo turismo Letramento Belo Horizonte Tempo livre centralidade campo Territorialização Agricultura jovem cidadania Políticas Públicas Movimentos sociais Vale do Jequitinhonha Juventude do campo Campesinato jogos esocla do campo Educação e Trabalho Currículo Vida Cotidiana Tempo Comunidade Classes multisseriadas Conjuntos Habitacionais saberes Fortaleza Ensino Médio espaço escolar habitação social Metropolização de Belo Horizonte Habitação Popular Cartografias da formação PRONERA Gestão Democrática Ensino de Língua Portuguesa Burocracia trabalho improdutível semi-árido experiência professores Escola Familia Crise ecologica Ensino Aprendizagem Movimento Hip Hop formação do professor Pedagogia da Terra desigualdade social Ensino Médio Técnico tempo escola e tempo comunidade inclusao Músico política Laços sociais Tempo Escola Deficiência visual e ensino de geografia area de conhecimento territorialidade camponesa identidade Globalização Educar para a prática Ensino de informática Práticas pedagógicas metrópole Praticas Urbanas prostituição Práticas Artisticas Experiências de Gestão Desigualdade social nos livros didáticos Economia Solidária letramento digital Comunidade tradiconal Formação de educadores Territórios Educativos Processo de produção do espaço Escola de assentamento Questão agrária agricultura familiar Programa Bolsa Família sistema de avaliação pratica pedagogica habitação Minas Gerais educação rural Transamazónica Escola Rural Modos de vida tradicionais sustentabilidade infancia no campo organicidade Cidades médias Trabalho do músico política pública bordados Fundação Vale diversidade cooperativa zona rural Evolução biológica conhecimento geográfico Modernidade Escola de tempo integral Monocultura do Eucalipto Escola e trabalho Educação Indígena/Ameríndia Conflito no campo Participação Política Sindicato e Educação folia de reis bolsa-familia Superintendencia de ensino Pensamento geográfico Seca Segregação urbana Educação sindical mediação de conflito Iconografia Ideologia Democratização do Ensino Geografia e Matemática Provão Relação teoria e pratica transformações espaciais Quilombo industria Processo histórico Arteterapia - Língua Portuguesa Egresso Planos de Ação Pedagógica Projeto de reforma agrária Educação popular Cinema inclusão social desenvolvimento escolar Material didático Processos de trabalho música Trabalho produtível Nordeste SUJEITOS E PRATICAS Linguagens Princípios da Educação do Campo urbano contemporâneo Pesquisa Multiletramento Redes de Assitência Velho Cultura afro- brasileira novas tecnologias mudanças nas condições vida Relação família-escola Pensamento complexo Convivência com o semi-árido Segregação Trabalho e Emancipação Redes de Assistência produção e cultura hidronegócio pecuária Reestruturação produtiva Pós-Graduação publico privado emancipação Pertencimento Dinâmicas territoriais Ordem Musical Mutum Pedagogia Marxista Violência urbana TRANSPOSIÇÃO intervenção urbana Congado Lógica das competencias pofisionais engenheiro lider Matemática Escolar Espaço geográfico Escrita e formação de professores professores de georgafia Profissionalização Escolas Mutisseriadas Ecologia Humana Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra Prática ambiental Redução da pobreza Qualidade e Permanencia Lugar Etnomatemática áreas centrais História de Minas Gerais Construção de Brasil no livro didático Cursos Pré-vestibulares Identidade camponesa Companhia Vale do Rio Doce Tecnologia infornacional Teoria da Dependência sentidos do trabalho tecnologias digitais Educação para o trânsito Jogos de aprendizagem MST administração publica escolar Financiamento da Educação Area de risco Circuito Mercantil Pedagogia da alternância Populações tradicionais família e escola Encontro Universitário Jovens do campo Politica Educacional em Cuba práticas educativas Saberes experienciais classes médias corpo Encontro Nacional de Estudante Ensino de Geografia, Encontro, Educação Banco Mundial metrópoles Encontro Estadual Encontro Internacional nucleação história da cidade Praxis Letramento Crítico População de Rua Reforma Urbana Perspectivas geográficas Profissionalidade Encontro Local Jovem migrante Associativismo no campo Práticas de trabalho Encontro de Estudante desenvolvimento econômico EJA no campo Jornada Sócio-territorial Bolsa Família Competencias de liderança renda da terra parceiros Nova Geografia Indivíduo espaço virtual Pedagogias emancipatórias Saberes em Movimento água Trabalho Prescrito Epistemologia aprendizagem discurso científico Setor público Violência na Escola jovens Paulo Freire inclusão digital Escolas do Campo Programa Nacional do Livro Didático do Campo Programa Nacional do Livro Didático Campo A dupla função da pausa Lazer no campo Uso e ocupação do solo transporte escolar no Campo trabalhadoras do campo politicas compensatórias organiciade Formação profissional e Técnica uso de si Ensino de Ciências Ensino Ambiental Informalidade dialética campo-cidade Geografia comunitária Práxis formativa Público e privado Ergonomia Trabalho como Princípio Educativo desigualdades sociais frequência escolar desenvolvimento regional Cultura na escola geografia agraria Iniciação científica Plano Diretor teoria crítica engenheiro de contrato projetos sociais Drogas na escola Campo- cidade Conteúdos Curriculares Questão Agrária na AL Representações socioterritoriais Dialética produção-consumo Fundações Setor Privado Trabalho Real Ensino de História Regional leitura e escrita no ensino de ciencias Educação profissional Juvntude rural Fragmentação Urbanismo Luta e resistencia Infancias no campo Sertão Oficina Geografia Urbana Exclisão social aprendizagem docente Geografia Física semana Informações Cartográficas redes sociais Espaço agrário Sociedade periferia narrativas modernização Aproveitamento acadêmico Reunião Anual Lazer CONSTITUINTE Ensino superior paisagens Nação Simpósio ecologia urbana Congresso Capitalismo Agrário produção capitalista campo - cidade saberes do campo Territorialidade
CTIT UFMG