Maria de Fátima Almeida Martins http://lattes.cnpq.br/4326942915444667

Última atualização do Lattes: 12.04.2019

Nome de citação: MARTINS, Maria de Fátima Almeida
  • Produto Tecnológico (3)+
    • Ano
      2017
      Título
      OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
    • Ano
      2016
      Título
      CARTOGRAFIAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES E PROFESSORAS DO CAMPO NO CONTEXTO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES.
    • Ano
      2016
      Título
      LETRAMENTO DIGITAL E A PRÁTICA DE ALUNOS DO LECAMPO EM SALA DE AULA: Estudo sobre possíveis repercussões do ensino de informática básica na educação do campo
  • Trabalho Técnico (5)+
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Técnico PIBID Diversidade LECampo (ano base: 2016).
    • Ano
      2016
      Título
      Relatório Técnico PIBID Diversidade LECAmpo (ano base: 2015).
    • Ano
      2015
      Título
      Programa Nacional do Livro Didático Campo 2016
    • Ano
      2013
      Título
      Reunião de Trabalho implementação da licenciatura em Educação do Campo
    • Ano
      2013
      Título
      Programa Nacional do Livro Didático - Campo 2013
Maria Isabel Antunes Rocha Álida Alves Leal Ana Maria Simões Coelho Jose Alfredo Debortoli Ana Maria Simões Coelho José Alfredo de Oliveira Debortoli Sérgio Martins Cristhianne David Oliveira Penha Souza Silva Adriana Angélica Ferreira Jennifer Gonçalves Aires Pimenta Ana Maria Simões Coelho Gilcinei Teodoro Carvalho Aracy Alves Martins Maria Zélia Versiani Machado Monica. D.V Araujo Leandro Luciano da Silva Alida AngélicAlves Leal Sônia da Silva Rodrigues Camila Zucon Ramos de Siqueira Amanda Elias Arruda Marina da Silva Teixeira Rogata Soares Del Gaudio Raquel Souza Babosa Vanessa de Almeida Neves Eliano de Souza Martins Freitas Mônica Castagna Molina Nayara Cristine Carneiro do Carmo Wagner Ahmad Auarek João Batista Pereira de Queiroz Ellen Vieira Santos. Bruno César de Resende. Maria da Conceição Fonseca Anderson de Souza Santos MARLANDES DE FÁTIMA EVARISTO RODRIGUES GALVÃO Claudio Barbosa Ventura Valmir Alcantara Alves Wesley dos Reis Mesquita Adrielle Ferreira da Silva Túlio Lopes Manoel Marcus Pereira João Batista Begnami Adriana Piva Fernando Veiga Conde Maria das Graças Campolina Cunha Maísa Pereira Sanches William Rosa Alves MARTINS, Aracy Alves MIRANDA, Shirley Aparecida Estevão Benfica Senra AlanVieira Marques Leandro Luciano da Slva Márcia Maria Martins Parreiras Raquel Souza Barbosa Maria Isabel Antunes Rocha Ana Paula Soares da Silva Mário Henrique França Mourthé Luan Souza de Paula Gomes Leandro Luciano Silva Flávia Maria Galizoni Júlio Emílio Diniz Pereira Anna Christina de Almeida Isabel de Oliveira e Silva
Educação do Campo Geografia ensino de geografia Eduacção do campo Educação Cidade Metropolização Formaçao de educdores do campo Trabalho livro didático Escola Família Agrícola território Formação de Professores espaço urbano Educação Ambiental representações sociais infância Educação da Campo Alternancia Escola do Campo migração Trabalho Docente Cotidiano Licenciatura em Educação do Campo Educação de Jovens e Adultos encontro nacional Formação de professor Metrópole de Belo Horizonte formação em alternancia Ensino Pedagogia Alternancia Urbanização e reprodução social Protagonismo jovem Escola moradores de rua Reforma Agrária Trabalho e Educação Produção do espaço cultura conjunto habitacional espaço Egressos Belo Horioznte protagonismo Estado alfabetizaçao PIBID DIVERSIDADE criança Urbanização Reprodução social ENCONTRO geraizeiros, Assentamento de reforma agrária Luta pela Terra Formação docente Juventude formação continuada Saberes e fazeres do campo Belo Horizonte Movimentos sociais jovem centralidade campo territorialização Agricultura turismo cidadania Tempo livre Letramento Políticas Públicas Vale do Jequitinhonha Juventude do campo Classes multisseriadas campesinato esocla do campo Currículo saberes Educação e Trabalho Conjuntos Habitacionais Fortaleza Tempo Comunidade Vida Cotidiana jogos Movimento Hip Hop espaço escolar Ensino Médio Metropolização de Belo Horizonte Ensino de informática PRONERA Educar para a prática gestão democrática ensino de lingua portuguesa Burocracia trabalho improdutível Semi-árido Experiência professores Escola Familia habitação social Crise ecologica Praticas Pedagogicas formação do professor desigualdade social Pedagogia da Terra inclusao àrea de conhecimento Músico tempo escola e tempo comunidade política Laços sociais Tempo Escola Ensino aprendizagem Deficiência visual e ensino de geografia Habitação Popular territorialidade camponesa identidade Globalização Ensino Médio Técnico Cartografias da formação metrópole Escola de assentamento Experiências de Gestão Práticas Artisticas prostituição Territórios Educativos Economia Solidária Questão agrária letramento digital Comunidade tradiconal Formação de educadores Processo de produção do espaço Práticas Urbanas Desigualdade social nos livros didáticos agricultura familiar sistema de avaliação pratica pedagogica habitação Programa Bolsa Família Trabalho do músico política pública Educação Indígena/Ameríndia educação rural Transamazónica escola rural sustentabilidade infancia no campo organicidade Cidades médias Escola e trabalho Minas Gerais Monocultura do Eucalipto diversidade Cooperativa conhecimento geográfico Fundação Vale História de Minas Gerais Modernidade zona rural Escola de tempo integral bordados Conflito no campo Participação Política Quilombo Sindicato e Educação Folia de Reis bolsa-familia Superintendencia de ensino Pensamento geográfico Seca Segregação urbana educação sindical Iconografia Ideologia Democratização do Ensino Geografia e Matemática Provão Relação teoria e pratica transformações espaciais Processos de trabalho industria Processo histórico Arteterapia - Língua Portuguesa Egresso Planos de Ação Pedagógica Projeto de reforma agrária Educação popular Cinema inclusão social Desenvolvimento escolar material didático mediação de conflito musica Modos de vida tradicionais Trabalho produtível Nordeste SUJEITOS E PRATICAS linguagens Princípios da Educação do Campo urbano contemporâneo Pesquisa Multiletramento Redes de Assitência Velho Cultura afro- brasileira novas tecnologias mudanças nas condições vida Relação família-escola pensamento complexo Convivência com o semi-árido segregação Trabalho e Emancipação Redes de Assistência produção e cultura hidronegócio pecuária Pós-Graduação publico privado reestruturação produtiva Pertencimento emancipação Dinâmicas territoriais Ordem Musical Mutum Pedagogia Marxista Violência urbana TRANSPOSIÇÃO intervenção urbana Congado Sentidos do trabalho engenheiro lider Matemática escolar Espaço geográfico Escrita e formação de professores professores de georgafia profissionalização Escolas Mutisseriadas Ecologia Humana Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra Prática ambiental Redução da pobreza Qualidade e Permanencia Lugar Lógica das competencias pofisionais Etnomatemática Areas centrais Construção de Brasil no livro didático Cursos Pré-vestibulares Identidade camponesa Companhia Vale do Rio Doce Tecnologia infornacional teoria da dependência tecnologias digitais Educação para o trãnsito Jogos de aprendizagem MST administração publica escolar Financiamento da Educação Evolução biológica Area de risco Circuito Mercantil Territorialidade família e escola Encontro Universitário Jovens do campo Politica Educacional em Cuba práticas educativas Saberes experienciais classes médias Encontro Estadual corpo Encontro Local Encontro de Estudante Banco Mundial Encontro Nacional de Estudante Ensino de Geografia, Encontro, Educação Populações tradicionais metrópoles praxis Sociedade Letramento Crítico história da cidade Perspectivas geográficas Profissionalidade Reforma Urbana Jovem migrante Associativismo no campo Práticas de trabalho População de Rua Desenvolvimento Econômico EJA no campo nucleação Encontro Internacional Jornada Sócio-territorial jovens Competencias de liderança renda da terra parceiros Nova Geografia Indivíduo espaço virtual Pedagogias emancipatórias Saberes em Movimento água Trabalho Prescrito Epistemologia aprendizagem discurso científico uso de si Formação profissional e Técnica ENSINO DE CIÊNCIAS Paulo Freire inclusão digital escolas do campo Programa Nacional do Livro Didático do Campo Programa Nacional do Livro Didático Campo Bolsa Família A dupla função da pausa Uso e ocupação do solo transporte escolar no Campo Lazer no campo politicas compensatórias organiciade trabalhadoras do campo Setor público Ensino Ambiental Violência na Escola Informalidade Geografia comunitária Práxis formativa Ergonomia Trabalho como Princípio Educativo desigualdades sociais frequência escolar dialética campo-cidade Cultura na escola GEOGRAFIA AGRÁRIA Iniciação científica Plano Diretor Fragmentação teoria crítica engenheiro de contrato projetos sociais Drogas na escola Campo- cidade Conteúdos Curriculares Questão Agrária na AL Representações socioterritoriais Dialética produção-consumo Fundações setor privado Trabalho Real Ensino de História Regional leitura e escrita no ensino de ciencias Educação profissional Juvntude rural Urbanismo Reunião Anual modernização Sertão Luta e resistencia Infancias no campo aprendizagem docente oficina Exclisão social Geografia Urbana semana redes sociais Espaço agrário Informações Cartográficas periferia Pedagogia da alternância Narrativas paisagens Ensino superior Aproveitamento acadêmico CONSTITUINTE Lazer Simpósio público e privado Nação ecologia urbana Congresso desenvolvimento regional campo - cidade Capitalismo Agrário produção capitalista saberes do campo Geografia Física
CTIT UFMG