Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 20.04.2023

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 11
Doutorado: 10
Pos-Doutorado: 1
Outras: 28
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (57)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Educação em Revista
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer Plano de Trabalho Pós-Doc
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2019
      Título
      I Seminário de Estudos Interações Discursivas em Sala de Aula: a produção do conheicmento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Findamental
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-Hoc GT 20 ANPEd
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-hoc CNPq Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana Prazeres Silva Luciana da Silva de Oliveira Marcelo Ricardo Pereira Maria Inês Mafra Goulart Maria Lucia Castanheira Judith Lee Green Isael de Jesus Sena Isabela Costa Dominici Patricia Guimarães Vargas Sara Mourão Monteiro Danusa Munford Eduardo Fleury Mortimer Ângela Dalben Denise Alves de Araujo Maria Helena Canhici Chocolate Adão Brás Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Carol Dixon Sergio Dias Cirino Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Isabela Dominici Costa Inês Assunção Teixeira Nlandu Balenda Sebastião Guilherme Congo Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Debora Barbosa dos Reis Fernando Francisco Pereira Alexander Ruiz Silva Luciano Mendes de Faria Filho GREGORY J. KELLY Maria Cristina de Soares Gouvea Ângela Rabelo Barreto Isabel de Oliveira e Silva Alessandra Correa Priscila Augusta Lima ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Elizabeth Yeager RAMOS, JOAQUIM Zoia Ribeiro Prestes GOULART, MARIA INÊS MAFRA NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA Samira Zaidan Holbrook Mahn Katia de Souza AMORIM Louise Jennings Kely Cristina Nogueira Souto Francisco Chocolate Vanessa Luisa Ferreira Guilherme PEREIRA, MARCELO RICARDO Heather Thomlinson Elizabeth Grace Cláudia Starling Bosco KATZ, LAURIE DIAS, ELAYNE CRISTINA ROCHA NEVES, ANESSA FERRAZ ALMEIDA Eliza Bartolozzi Ferreira SILVA, ALEXANDER RUIZ Zilma Maria Ramos Oliveira Maria das Graças de Castro Sena José Simões de Almeida Júnior ARAÚJO, DENISE ALVES Marlene Maria Machado da Silva DOMINICI, ISABELA COSTA Elayne Cristina Rocha Dias Vera Lúcia Nogueira DOS REIS, DÉBORA BARBOSA Cleuzilaine Vieira da Silva Leonor Bezerra Guerra CANHICI, MARIA HELENA Luciano Campos da Silva Andrea Barbosa Gouveia Alice de Paiva Macário DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO TATYANE ANDRADE ALMEIDA VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Joaquim Ramos Leandro de Lajonquière David Bloome Luís Simão Balo Brian Street Katiane Santos Oliveira Aline Karla do Carmo Almeida Silva Luciana Moro Maria das Graças Bregunci Laurie Katz Ana Maria de Castro Rocha Adriana Duarte Isabela Costa Dominici Mônica Correia Baptista Sabrina Moreira Francisca maciel Maria José Meireles Lorena Gouveia Meireles Thayrine Carla Fernandes Oliveira Vanessa Ferreira de Faria Tatyane Andrade Adail Sebastiaõ Rodrigues Junior Miriam Lucia Jorge Luísa Teixeira Andrade Virgínia Ávila Clotilde Rossetti-Ferreira João Batista Carvalho Nunes Mara Regina Martins Jacomeli Carlos Eduardo Ferraço Marcos Evangelista Alves Yolanda López Contrera Francisco Coutinho José Alberto Peña Echezuria Maria Alice Nogueira Rosa Maria Torres Kely Cristina Souto Nogueira Maria Elisa de Araújo Grossi Lana Mara Siman Castro Mario Elkin Mario Azevedo Inacio Mambona Giovanna carvalho Bernardo Jefferson Oliveira Denise Araújo José Gondra Tatiana Camargos Silvestre Gomes Maria Clotilde ROSSETTI-FERREIRA Paula Reis Miranda Daiane Silva Débora Barbosa Reis Domingos Sebastião Congo Isabela Costa Dominici Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves Gabriel Meira Mitsuko Aparecida Makino Antunes Adriana Dickel Raquel Martins de Assis Aracy Martins Cecília Araújo dos Santos Ralph Cordova
Psicologia Histórico-cultural Etnografia em Educação Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Abordagem histórico-cultural Formação continuada de professores Psicologia da Educação ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA Educação Infantil laboratório psicologia, psicanálise e educação HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL Alfabetização e letramento Interações Discursivas processo de ensino e aprendizagem - inclusão alfabetização, inclusão, crianças e adultos Linguagem, cultura e Conhecimento Alfabetização, Letramento, Sala de Aula avaliação mediações semióticas Perfil Egressos Pedagogia Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita Educação de Jovens e Adultos Linguagem, Cultura e Identidade cultura, linguagem, cognição social situada COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA sala de aula de química Psicologia Históricocultural parecerista; artigo linguagem em uso, sala de aula, leitura fracasso escolar Educação Inclusiva Educação Matemática EJA; leitura; identidades Formação Continuada - docentes - Educação Básica inclusão processos de ensino aprendizagem Ensino Fundamental Educação Básica dificuldades de aprendizagem Cabinda Angola Vigotski estágio probatório Ad-hoc interação discursiva em sala de aula CAPES; AULP vivências socioculturais práticas sociais de leitura jovens e adultos - EJA Teoria histórico-cultural Alfabetização Docência Básica - Lato Sensu Avaliação Alfabetização Livrodidático indisciplina, violência, escolar Etnografia Interacional Etnografia da sala de aula Monografias avaliação e processos de inclusão sentidos e significados cultura, linguagem e cognição Construção do Conhecimento vivências e afecções cognição social situada práticas sociais de escrita Angola - Brasil crianças de 5 anos debates; GEPSA; áreas do conhecimento quebrando círculo da língua sentidos da escrita leitura como atividade humana Robótica Educacional Prática pedagógica MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM subjetividade bebês-crianças pequenas EJA, letramento, numeramento psicologia, psicanálise e educação formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango Educação coerência teórico-metodológica Brincar constituição do humano APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS Argumentação EDUCAÇÃO EM ANGOLA GEPSA Bebês; educação; cuidado Planos de Ação, escolas sala de aula - culturas - Psicologia da Educação SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO ensino psicologia toddlers perejivanie cultura; linguagem DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG pratica de escrita da rotina cultural historical psychology APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA ISCED UOn Cabinda Angola cultura, linguagem em uso Linguagem escrita avaliação estágio probatório Professor Associado Psicologia Escolar e Educacional AFETO-COGNIÇÃO SOCIAL SITUADA Ciências Biológicas Concepcoes de ensino e aprendizagem deficiência intelectual Leitura interpretações de professores de moçambique Escrita aprendizagem língua escrita Instrução/atividade criadora Literacy events inclusão; exclusão; sala de química Cabinda, Angola aluno surdo Dificuldades Escolares dificuldades aprendizagem alfabetização Psicologia Histórico-cultural; Etnografia em Educa Pandemia COVID-19 Memória bebês; educadoras, creche ensino; música; educação básica indisciplina escolar histórico-cultural; etnografia interacional psicologia da educação; formação de professores expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so Psicologia Históriuco-cultural teoria histórico-cultural; reflexologia soviética INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE visão dos professores; alunos FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA Currículo psicólogo escolar CIÊNCIAS EJA - CONTRASTES Especializacao INCLUSÃO -PROFESSOR Creche unidade afeto-cognição cuidado América Latina e Caribe pesquisa - educação Social Surakarta religião católica jovens - táticas retóricas psicanálise; Cabinda ; Angola bebês e educadoras representações sociais Teoria da Atividade EJA ; escolarização sentidos e significados -Educação infiantil Bacia do Vale do Rio Doce significação de mundo Anos Iniciais do Ensino Fundamental Licenciaturas socio crítico; subjetividad política acesso, fundos de conhecimento bebês - subjetividades tensões; contribuições cidadania responsável Justiça Social ACPP Análise da Prática Pedagógica LABORATÓRIO Lei nº 13935/2019 ISCED - UON infants/toddlers pereshivanie, infants educadores school concepts appropration processes letramento; educação infantil Eventos de Letramento inclusão e interações discursivas análise crítica do discurso significação do mundo ponto de vista do aluno autonomia-proteção cultural PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO Cabinda, ISCED ensino pesquisa extensão ESTUDANTES crianças seis anos;aprendizagem mudanças sociais e históricas SALA DE AULA DE MÚSICA Ethnography in Education universidade brasileira sujeitos contemporâneos Crianças América Latina ensino de português conceitos bakhtinianos professores, escolas Moçambique parquinho; Educação Infantil Brazilian Early Childhood Education Center aspectos psicológicos e socioculturais estudantes psicologia ISCED coordenadores Forpred regional contextos de sucesso escolar formação expansão, qualidade prática democrática políticas; resistências RELAÇÕES MULTICULTURAIS atos ler escrever HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA Letramento Literário, crianças pequenas Colômbia ethnogrphy in education Traduções; obra biológico rede de docentes Brasil; Green - Mahn UON/UFMG Didática clínica laboratório psicologia psicanálise e educação aulas matemática logic-for-inquiry crianças; eventos de letramento escolar e não escolar affect and situated social cognition Sociologia da infância Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte polêmicas Angola Brasil-Colômbia Perspectiva Histórico-cultural Inclusão sucesso escolar escrita; crianças; adultos polêmica - Cabinda apropriação; trajetórias Pós-Graduação pedagogia criatividade roda de história culturas educacionais Jornais Mineiros século XIX plano trabalho pós doc artigo - revistas Violência escolar Pedagogia da Alternância constituição histórico-cultural do ser humano praticas de escrita Produção de sentidos contrastando crianças rurais e urbanas Trajetória escolar professores egressos licenciatura em Ciências Biológicas EMEI-Tupi Licenciatura Infâncias práticas de leitura literária aprendizagem matematica Educação em saúde; aprendizagem aluno surdo bimodal eventos de letramentos identidades Elaboração Conceitual Javanese - Chinese Barragem Fundão conhecimentos matemáticos Angola Brasil Pós-Graduação em Educação ARTIGO Abordagem transdisciplinar Ciência e imaginação Teoria Histórico-cultural - Etnografia em Educação Educação de Jovens e Adultos - EJA língua, subjetividade, alfabetização professor ouvinte, intérprete Libras Egressos professor ouvinte - surdos aluno Bi-Modal Análise discursiva surdos ensino fundamental atividade criadora, instrução escolar Moçambique educação de bebês e crianças pequenas dissolução; modelos; TCC modos de pensamentos motivos envolvimento letramento, escrita, disponibilidade práticas discursivas adolescente; álcool; subjetividade educação em ciência modelación matemática bebês - brincadeira Desenho Infantil educação, representações sociais Professores Homens Vivências unidade de análise OFICINA - LIBRAS early childhood education Ortografia conhecimentos prévios Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança emoção; interação; discurso; sala de aula letramentos - atividades humanas vínculos sociais e afetivos - Yara interprete de Libras Trajetória; aluno; escrita processos de ensino/aprendizagem sentidos; iniciação científica; química Mediação Mediação, leitura, produlção de sentidos Formação Inicial Docente currículo; educação infantil autonimia, movimentos psicomotores música; escola diálogo;cultura autoridade; vínculo educativo formação inicial professores de ciências representações sociais; educação; psicanálise Licenciado Psicologia campos de atuação Alfabetização, discurso docente, polifonia EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais História da Enfermagem; Ensino de Psicologia Deficiência visual; políticas de inclusão escolar Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo inclusão; deficiência visual; diferença cultura paz currículo escolar BEBÊS; subjetividade desenho infantl Método da Unidade de análise DCNEIs práticas de leitura; EJA perejivanie adults PEREZHIVANIE intersubjetividade entre docentes-discente processos de ensino e parendizagem Educação Infantil - Brasil; Colômbia mediação semiótica Dislexia cognição escolar e não escolar cursos técnicos - licenciado - Psicologia linguagem, leitura, crianças e adultos EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS trajetoria aluno Medicalização e patologização da Educação Música; escola; diálogos; cultura modos de pensamento Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico percepção; professores;estudantes Lev Vigotski - discussões históricas EJA; cultura, linguagem, cognição APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO crianças seis anos; desenvolvimento oportunidades de aprendizagem Práticas culturais afeto - cognição Dialética Teoria e Método cooperação Brasil-Angola memória aprendizagem Carreira acadêmica internacionalização, PPGE UFMG professores ISCED/UON Angola language, culture, situated social cognition escola pública; Angola; Brasil regulação-resistência Literacy; Infants sentidos; brincar psicologia educacional Psicologia Cognitiva PNA escolarização; EJA ; modos de pensamento aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula childhood ; schooling educação pública, laica gratuita avaliação pós-graduação interactional ethnography escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil gênero ciências sala de aula relações Pavlovianismo produção Vigotski etnografia - metodologia - sala de aula doutorado latinoamericano Teses Pesquisa educacional educação infantil; fundamentos crianças, jovens, aprendizagem Interational Ethnography; Discourse of Inquiry interational ethnography; video analysis Seminário LAPED desenvolvimemto humano Educação Superior PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO práticas de leitura - EJA - identidade prática discursiva; EJA BRINCADEIRAS; ALUNAS proposta avaliação TEORIA; MÉTODO gabinetes psico-pedagógicos infância; escolarização fala - ser humano - historico-cultural Psicologia Bebês, educação; cuidado pesquisa; ambiente escolar contrastes formação continuada - LASEB aproriação, escrita EJA aprendizagem, desenvolvimento, EJA inclusão; exclusão; modernidade linguagem; cultura; crianças; adultos ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO programa de doutorado latinoamericano diagnóstico sala de leitura sala de aula diálogo culturas pós-graduação; Brasil Práticas pedagógicas relações discursivas ensino e aprendizagem de surdos progressão vertical Educação Matemática - Alfabetização - Letramento Seleção Mestrado e Doutorado carreira magistério superior avaliação mestrado recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS motivação em sala de aula dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização Pedagogo perfil formação diferenças cognitivas significados, crianças, desenho Jovens; uso; conhecimento matemático ciência; imaginação apropriação cultura na educação infantil brincadeiraa; bebês Anos Finais do Ensino Fundamental subjetividade - surdos Formação de professores avaliação ciclo inicial relation, knowing, formation parecerista ad-hoc CNPq Educação do Campo ethnocultural empathy, parecer ad-hoc Ad-hoc Estudo de bebês jogo; dialética Historia da Psicologia da Educacao cooperação internacional sul-sul Colaboração Pró mobilidade internacional parecerista. artigo sistema acadêmcio, situação de alunos especialização, ensino de ciências Plano de Trabalho avaliação relatórios INA inclusão; crianças deficientes CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA rede latinoamericana consultoria ad-hoc parecerista, artigo Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem
CTIT UFMG