Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 07.06.2018

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (47)+
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana da Silva de Oliveira Luciana Prazeres Silva Maria Inês Mafra Goulart Maria Lucia Castanheira Judith Lee Green Patricia Guimarães Vargas Danusa Munford Sara Mourão Monteiro Isabela Costa Dominici Marcelo Ricardo Pereira Eduardo Fleury Mortimer Angela Dalben Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Rita de Cássia Cândido Carol Dixon Isael de Jesus Sena Maria Helena Canhici Carmem Lúcia Eiterer Sergio Dias Cirino Chocolate Adão Brás Eustáquio José de Souza Junior Sebastião Guilherme Congo Inês Assunção Teixeira Nlandu Balenda Luciano Mendes de Faria Filho GREGORY J. KELLY Maria Cristina de Soares Gouvea Isabela Dominici Costa Samira Zaidan Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Denise Alves de Araujo Alessandra Correa Elizabeth Yeager ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI Zoia Ribeiro Prestes Francisco Chocolate Kely Cristina Nogueira Souto Gioconda Machado Campos Vanessa Luisa Ferreira Guilherme Michele Lopes da Silva Priscila Augusta Lima Holbrook mahn Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Louise Jennings Débora Barbosa dos Reis Ana Maria de Castro Rocha Adriana Dickel Adriana Duarte Gabriel Meira Fernando Francisco Pereira Elizabeth Grace Maria das Graças Bregunci Domingos Sebastião Congo Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves Débora Barbosa Reis Daiane Silva Paula Reis Miranda Silvestre Gomes Tatiana Camargos Denise Araújo Leonor Bezerra Guerra Bernardo Jefferson Oliveira Raquel Martins de Assis TATYANE ANDRADE ALMEIDA DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO Maria Elisa de Araújo Grossi CANHICI, MARIA HELENA NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA KATZ, LAURIE GOULART, MARIA INÊS MAFRA Isabela Costa Dominici Marcos Evangelista Alves Maria Alice Nogueira Heather Thomlinson Ralph Cordova Francisca Maciel VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Giovanna carvalho Inacio Mambona Aracy Martins Francisco Coutinho Miriam Lucia Jorge Adail Sebastiaõ Rodrigues Junior Luísa Teixeira Andrade Luciana Moro Aline Karla do Carmo Almeida Silva Cecília Araújo dos Santos Tatyane Andrade Vanessa Ferreira de Faria Thayrine Carla Fernandes Oliveira Lorena Gouveia Meireles Maria José Meireles Mitsuko Aparecida Makino Antunes Mário Azevedo José Gondra Yolanda López Contrera José Alberto Peña Echezuria Alexander Ruiz Silva Mario Elkin Lana Mara Siman Castro Maria das Graças de Castro Sena José Simões de Almeida Júnior BRIAN STREET Mônica Correia Baptista David Bloome Cláudia Starling Bosco Virgínia Ávila Marlene Maria Machado da Silva Rosa Maria Torres Katiane Santos Oliveira Kely Cristina Souto Nogueira
Psicologia Histórico-cultural Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Formação Continuada de Professores ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL Psicologia da Educação laboratório psicologia, psicanálise e educação HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA processo de ensino e aprendizagem - inclusão interações discursivas alfabetização, inclusão, crianças e adultos Linguagem, cultura e Conhecimento Alfabetização, Letramento, Sala de Aula Alfabetização e Letramento educação infantil Perfil Egressos Pedagogia Educação de Jovens e Adultos Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita mediações semióticas Avaliação Formação Continuada - docentes - Educação Básica cultura, linguagem, cognição social situada parecerista; artigo Linguagem, Cultura e Identidade inclusão processos de ensino aprendizagem COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA linguagem em uso, sala de aula, leitura sala de aula de química EJA; leitura; identidades educação matemática monografias Cabinda Angola práticas sociais de escrita Estágio Probatório debates; GEPSA; áreas do conhecimento práticas sociais de leitura Alfabetização Etnografia Interacional Vigotski Ensino Fundamental CAPES; AULP interação discursiva em sala de aula avaliação e processos de inclusão cultura, linguagem e cognição Avaliação Alfabetização Livrodidático Educação Básica vivências e afecções Construção do conhecimento crianças de 5 anos vivências socioculturais Etnografia em Educação cognição social situada leitura como atividade humana Educação Inclusiva APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango educação Angola - Brasil Prática Pedagógica coerência teórico-metodológica bebês; educadoras, creche avaliação estágio probatório sentidos da escrita constituição do humano EJA, letramento, numeramento quebrando círculo da língua fracasso escolar cultura; linguagem APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA Planos de Ação, escolas GEPSA sala de aula - culturas - Psicologia da Educação ensino psicologia Linguagem escrita Docência Básica - Lato Sensu interpretações de professores de moçambique cultural historical psychology Professor Associado Psicologia Escolar e Educacional concepções de ensino e aprendizagem pratica de escrita da rotina Psicologia Históricocultural escrita ISCED UOn Cabinda Angola DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO Brincar inclusão; exclusão; sala de química memoria sentidos e significados Dificuldades de aprendizagem Dificuldades escolares ensino; música; educação básica Currículo histórico-cultural; etnografia interacional indisciplina, violência, escolar psicologia, psicanálise e educação expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so aprendizagem língua escrita FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA dificuldades aprendizagem alfabetização teoria histórico-cultural; reflexologia soviética indisciplina escolar psicologia da educação; formação de professores Etnografia da Sala de Aula INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE EDUCAÇÃO EM ANGOLA visão dos professores; alunos EJA ; escolarização significação de mundo ethnography in education Licenciaturas religião católica contrastes culturais Teoria da Atividade Educação em saúde; aprendizagem socio crítico; subjetividad política América latina e Caribe tensões; contribuições bebês e educadoras justiça social aprendizagem matemática psicanálise; Cabinda ; Angola jovens - táticas retóricas acesso, fundos de conhecimento afeto especialização Laboratório eventos de letramento inclusão e interações discursivas Moçambique Cabinda, Angola pereshivanie, infants jovens e adultos - EJA ISCED/Cabinda/Angola educadores cultural PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO coordenadores Forpred regional SALA DE AULA DE MÚSICA mudanças sociais e históricas EJA - CONTRASTES estudantes cidadania responsável significação do mundo crianças seis anos;aprendizagem Universidade Brasileira contextos de sucesso escolar Cabinda, ISCED ACPP Análise da Prática Pedagógica Crianças anos iniciais do ensino fundamental social prática democrática Pós-Graduação criatividade culturas educacionais escolar e não escolar surdos ensino fundamental infâncias eventos de letramentos pedagogia da alternância RELAÇÕES MULTICULTURAIS HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA américa latina Letramento Literário, crianças pequenas polêmica - Cabinda sucesso escolar ciência e imaginação crianças; eventos de letramento roda de história ethnogrphy in education pedagogia escrita; crianças; adultos Polêmicas Psicologia Históriuco-cultural Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Sociologia da Infância Didática Clínica aulas matemática cultura, linguagem em uso Traduções; obra rede de docentes Brasil; Green - Mahn Cognição situada regras; identidades egressos Deficiência intelectual crianças; comunidades escolares violência escolar constituição histórico-cultural do ser humano práticas de escrita contrastando crianças rurais e urbanas Leitura representações sociais Educação do Campo; Licenciatura em Matemática território feminino Educação de Jovens e Adultos - EJA UON/UFMG Produção de sentidos biológico laboratório psicologia psicanálise e educação pós-graduação em educação licenciatura Angola Brasil artigo Ciências biológicas conhecimentos matemáticos Abordagem transdisciplinar Jornais Mineiros século XIX práticas de leitura literária dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização inclusão; deficiência visual; diferença Deficiência visual; políticas de inclusão escolar História da Enfermagem; Ensino de Psicologia desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento Alfabetização, discurso docente, polifonia Licenciado Psicologia campos de atuação representações sociais; educação; psicanálise formação inicial professores de ciências modelación matemática educação em ciência adolescente; álcool; subjetividade práticas discursivas letramento, escrita, disponibilidade Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo autoridade; vínculo educativo música; escola diálogo;cultura significados, crianças, desenho Formação de Professores ciência; imaginação Jovens; uso; conhecimento matemático diferenças cognitivas Práticas Pedagógicas escolarização; EJA ; modos de pensamento Trajetória; aluno; escrita Mediação, leitura, produlção de sentidos Mediação sentidos; iniciação científica; química processos de ensino/aprendizagem MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM interprete de Libras motivos envolvimento modos de pensamentos Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico processos de ensino e parendizagem práticas de leitura; EJA DCNEIs mediação semiótica modos de pensamento desenho infantl EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS trajetoria aluno Música; escola; diálogos; cultura linguagem, leitura, crianças e adultos cursos técnicos - licenciado - Psicologia cognição escolar e não escolar DISLEXIA percepção; professores;estudantes Psicologia Cognitiva carreira acadêmica dissolução; modelos; TCC Desenho infantil educação, representações sociais emoção; interação; discurso; sala de aula Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança conhecimentos prévios ortografia Early childhood education oportunidades de aprendizagem crianças seis anos; desenvolvimento APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO EJA; cultura, linguagem, cognição Lev Vigotski - discussões históricas memória aprendizagem cultura paz currículo escolar Pedagogo perfil formação Bebês, educação; cuidado aprendizagem, desenvolvimento, EJA aproriação, escrita EJA prática discursiva; EJA práticas de leitura - EJA - identidade etnografia - metodologia - sala de aula relações Pavlovianismo produção Vigotski gênero ciências sala de aula escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil childhood ; schooling doutorado latinoamericano teses PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO intersubjetividade entre docentes-discente fala - ser humano - historico-cultural inclusão; exclusão; modernidade linguagem; cultura; crianças; adultos Bebês; educação; cuidado pós-graduação; Brasil PSICOLOGIA gabinetes psico-pedagógicos TEORIA; MÉTODO proposta avaliação BRINCADEIRAS; ALUNAS contrastes formação continuada - LASEB diálogo culturas SALA DE AULA diagnóstico sala de leitura programa de doutorado latinoamericano ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO educação superior desenvolvimemto humano avaliação relatórios INA plano de trabalho especialização, ensino de ciências sistema acadêmcio, situação de alunos relation, knowing, formation Historia da Psicologia da Educacao avaliação ciclo inicial motivação em sala de aula recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS carreira magistério superior avaliação mestrado SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Educação Matemática - Alfabetização - Letramento progressão vertical inclusão; crianças deficientes CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA consultoria ad-hoc Seminário LAPED interational ethnography; video analysis Interational Ethnography; Discourse of Inquiry crianças, jovens, aprendizagem pesquisa educacional educação infantil; fundamentos aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem Colaboração cooperação internacional sul-sul rede latinoamericana Pró mobilidade internacional parecerista. artigo parecerista, artigo professores homens
CTIT UFMG