Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 21.07.2021

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 10
Doutorado: 9
Pos-Doutorado: 0
Outras: 28
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (57)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Educação em Revista
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer Plano de Trabalho Pós-Doc
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2019
      Título
      I Seminário de Estudos Interações Discursivas em Sala de Aula: a produção do conheicmento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Findamental
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-Hoc GT 20 ANPEd
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-hoc CNPq Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana Prazeres Silva Luciana da Silva de Oliveira Maria Ines Mafra Goulart Maria Lucia Castanheira Marcelo Ricardo Pereira Isael de Jesus Sena Judith Lee Green Isabela Costa Dominici Patricia Guimarães Vargas Danusa Munford Sara Mourão Monteiro Eduardo Fleury Mortimer Ângela Dalben Denise Alves de Araujo Maria Helena Canhici Chocolate Adão Brás Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Carol Dixon Sebastião Guilherme Congo Nlandu Balenda Sergio Dias Cirino Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Isabela Dominici Costa Inês Assunção Teixeira Francisco Chocolate GOULART, MARIA INÊS MAFRA Vanessa Luisa Ferreira Guilherme Samira Zaidan Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Holbrook Mahn Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Katia de Souza AMORIM Louise Jennings Kely Cristina Nogueira Souto Débora Barbosa dos Reis GREGORY J. KELLY NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA Maria Cristina de Soares Gouvea Luciano Mendes de Faria Filho Alexander Ruiz Silva Alessandra Correa Ângela Rabelo Barreto Isabel de Oliveira e Silva ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI Zoia Ribeiro Prestes Priscila Augusta Lima Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Elizabeth Yeager Silvestre Gomes Marlene Maria Machado da Silva Paula Reis Miranda Marcos Evangelista Alves Daiane Silva Francisco Coutinho Débora Barbosa Reis Mário Azevedo Domingos Sebastião Congo Maria Alice Nogueira Cláudia Starling Bosco Eliza Bartolozzi Ferreira Gabriel Meira Adriana Dickel Andrea Barbosa Gouveia Aracy Martins Ralph Cordova Heather Thomlinson José Gondra Elizabeth Grace Maria Clotilde ROSSETTI-FERREIRA DOMINICI, ISABELA COSTA Alice de Paiva Macário SILVA, ALEXANDER RUIZ RAMOS, JOAQUIM Zilma Maria Ramos Oliveira ARAÚJO, DENISE ALVES Isabela Costa Dominici DOS REIS, DÉBORA BARBOSA KATZ, LAURIE Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves CANHICI, MARIA HELENA Mitsuko Aparecida Makino Antunes Raquel Martins de Assis DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO PEREIRA, MARCELO RICARDO TATYANE ANDRADE ALMEIDA Bernardo Jefferson Oliveira VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Maria Elisa de Araujo Grossi José Simões de Almeida Júnior Fernando Francisco Pereira Vera Lúcia Nogueira LEONOR BEZERRA GUERRA Sabrina Moreira Maria das Graças Bregunci Maria José Meireles Maria das Graças de Castro Sena Lorena Gouveia Meireles David Bloome Thayrine Carla Fernandes Oliveira Elayne Cristina Rocha Dias Brian Street Vanessa Ferreira de Faria Tatyane Andrade Joaquim Ramos Luciana Moro Cecília Araújo dos Santos Leandro de Lajonquière Adriana Duarte Luís Simão Balo Adail Sebastiaõ Rodrigues Junior Katiane Santos Oliveira Miriam Lucia Jorge Aline Karla do Carmo Almeida Silva Mônica Correia Baptista Francisca maciel Luísa Teixeira Andrade Ana Maria de Castro Rocha Virgínia Ávila Clotilde Rossetti-Ferreira João Batista Carvalho Nunes Mara Regina Martins Jacomeli Carlos Eduardo Ferraço Yolanda López Contrera José Alberto Peña Echezuria Rosa Maria Torres Kely Cristina Souto Nogueira Lana Mara Siman Castro Mario Elkin Inacio Mambona Giovanna carvalho Denise Araújo Tatiana Camargos
Psicologia Histórico-cultural Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Formação Continuada de Professores Abordagem histórico-cultural Etnografia em Educação Psicologia da Educação HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA laboratório psicologia, psicanálise e educação alfabetização, inclusão, crianças e adultos Interações Discursivas processo de ensino e aprendizagem - inclusão Alfabetização e letramento Educação Infantil Alfabetização, Letramento, Sala de Aula Linguagem, cultura e Conhecimento Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita Perfil Egressos Pedagogia educação de jovens e adultos avaliação mediações semióticas inclusão processos de ensino aprendizagem EJA; leitura; identidades COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA educação básica cultura, linguagem, cognição social situada Ensino Fundamental Linguagem, Cultura e Identidade linguagem em uso, sala de aula, leitura Formação Continuada - docentes - Educação Básica Educação matemática parecerista; artigo sala de aula de química Avaliação Alfabetização Livrodidático Monografias sentidos e significados Vigotski crianças de 5 anos práticas sociais de escrita CAPES; AULP Cabinda Angola Angola - Brasil Docência Básica - Lato Sensu Construção do Conhecimento Teoria histórico-cultural debates; GEPSA; áreas do conhecimento Etnografia da sala de aula vivências e afecções Psicologia Históricocultural avaliação e processos de inclusão Ad-hoc alfabetização interação discursiva em sala de aula práticas sociais de leitura jovens e adultos - EJA Etnografia Interacional vivências socioculturais Estágio Probatório cultura, linguagem e cognição Educação Inclusiva EDUCAÇÃO EM ANGOLA UNIDADE DIALÉTICA (ACCL) GEPSA sentidos da escrita Bebês; educação; cuidado leitura como atividade humana cultural historical psychology coerência teórico-metodológica pratica pedagogica deficiencia intelectual Leitura quebrando círculo da língua Argumentação APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS Ciências Biológicas Concepcoes de ensino e aprendizagem interpretações de professores de moçambique avaliação estágio probatório ISCED UOn Cabinda Angola Professor Associado Educação MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA EJA, letramento, numeramento Psicologia Escolar e Educacional psicologia, psicanálise e educação constituição do humano FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA Escrita Literacy events psicólogo escolar CURRÍCULO Brincar INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE Linguagem escrita toddlers perejivanie ensino psicologia aluno surdo ensino; música; educação básica histórico-cultural; etnografia interacional aprendizagem língua escrita visão dos professores; alunos cognição social situada teoria histórico-cultural; reflexologia soviética Fracasso Escolar expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so pratica de escrita da rotina DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG bebês; educadoras, creche indisciplina, violência, escolar cultura; linguagem formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango psicologia da educação; formação de professores Planos de Ação, escolas Dificuldades Escolares SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO Indisciplina Escolar inclusão; exclusão; sala de química Memória sala de aula - culturas - Psicologia da Educação Cabinda, Angola dificuldades aprendizagem alfabetização dificuldades de aprendizagem crianças seis anos;aprendizagem Educação em saúde; aprendizagem Moçambique Brazilian Early Childhood Education Center representações sociais práticas de leitura literária aprendizagem matematica Ensino de Português psicanálise; Cabinda ; Angola universidade brasileira Violência Escolar constituição histórico-cultural do ser humano Práticas de Escrita mudanças sociais e históricas contrastando contextos de sucesso escolar crianças rurais e urbanas cidadania responsável bebês-crianças pequenas bebês - subjetividades significação do mundo EJA ; escolarização pesquisa - educação significação de mundo school concepts appropration processes Licenciaturas unidade afeto-cognição ISCED - UON ACPP Análise da Prática Pedagógica religião católica Especializacao Cabinda, ISCED Teoria da Atividade acesso, fundos de conhecimento socio crítico; subjetividad política EJA - CONTRASTES Anos iniciais do Ensino Fundamental aspectos psicológicos e socioculturais bebês e educadoras estudantes psicologia ISCED inclusão e interações discursivas Eventos de Letramento ensino pesquisa extensão jovens - táticas retóricas creche Angola aulas matemática conhecimentos matemáticos Ciência e imaginação surdos ensino fundamental eventos de letramentos Pedagogia da alternância Produção de sentidos Trajetória escolar professores egressos Didática Clínica Psicologia Históriuco-cultural inclusao apropriação; trajetórias pedagogia roda de história crianças; eventos de letramento prática democrática ethnogrphy in education atos ler escrever Colômbia EMEI-Tupi licenciatura Crianças SALA DE AULA DE MÚSICA coordenadores Forpred regional Laboratório pereshivanie, infants educadores ponto de vista do aluno autonomia-proteção CULTURAL Ethnography in Education ESTUDANTES atividade criadora, instrução escolar CIÊNCIAS Educação do Campo; Licenciatura em Matemática Bacia do Vale do Rio Doce Surakarta América Latina e Caribe Social tensões; contribuições Justiça Social PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO polêmicas Identidades Pós-Graduação em Educação Angola Brasil Barragem Fundão Javanese - Chinese artigo - revistas plano trabalho pós doc Jornais Mineiros século XIX laboratório psicologia psicanálise e educação UON/UFMG ARTIGO Abordagem transdisciplinar Elaboração Conceitual Análise discursiva escrita; crianças; adultos egressos análise crítica do discurso cognição situada professor ouvinte, intérprete Libras língua, subjetividade, alfabetização Educação de Jovens e Adultos - EJA Brasil; Green - Mahn rede de docentes culturas educacionais criatividade Pós-Graduação polêmica - Cabinda sucesso escolar cultura, linguagem em uso licenciatura em Ciências Biológicas formação Sociologia da Infância escolar e não escolar Infâncias biológico Traduções; obra Letramento Literário, crianças pequenas América Latina HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA RELAÇÕES MULTICULTURAIS políticas; resistências expansão, qualidade logic-for-inquiry Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança Modelación matemática bebês - brincadeira formação inicial professores de ciências representações sociais; educação; psicanálise Licenciado Psicologia campos de atuação Alfabetização, discurso docente, polifonia EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais educação em ciência intersubjetividade entre docentes-discente adolescente; álcool; subjetividade emoção; interação; discurso; sala de aula educação, representações sociais Desenho Infantil dissolução; modelos; TCC modos de pensamentos motivos envolvimento letramento, escrita, disponibilidade práticas discursivas História da Enfermagem; Ensino de Psicologia Deficiência visual; políticas de inclusão escolar autonimia, movimentos psicomotores inclusão; deficiência visual; diferença escolarização; EJA ; modos de pensamento Práticas pedagógicas diferenças cognitivas significados, crianças, desenho Jovens; uso; conhecimento matemático ciência; imaginação currículo; educação infantil formação inicial docente Mediação, leitura, produlção de sentidos Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo autoridade; vínculo educativo música; escola diálogo;cultura interprete de Libras Trajetória; aluno; escrita processos de ensino/aprendizagem sentidos; iniciação científica; química Mediação apropriação cultura na educação infantil cultura paz currículo escolar desenho infantl DCNEIs práticas de leitura; EJA perejivanie adults processos de ensino e parendizagem Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico percepção; professores;estudantes internacionalização, PPGE UFMG BEBÊS; subjetividade Educação Infantil - Brasil; Colômbia mediação semiótica Dislexia cognição escolar e não escolar cursos técnicos - licenciado - Psicologia linguagem, leitura, crianças e adultos EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS trajetoria aluno Música; escola; diálogos; cultura modos de pensamento professores ISCED/UON Angola language, culture, situated social cognition Práticas culturais Dialética Teoria e Método cooperação Brasil-Angola PNA educação de bebês e crianças pequenas Professores Homens afeto - cognição ortografia Early Childhood Education oportunidades de aprendizagem crianças seis anos; desenvolvimento escola pública; Angola; Brasil Literacy; Infants Psicologia Cognitiva Carreira acadêmica memória aprendizagem Lev Vigotski - discussões históricas EJA; cultura, linguagem, cognição APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO conhecimentos prévios brincadeiraa; bebês educação infantil; fundamentos avaliação pós-graduação interactional ethnography escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil gênero ciências sala de aula relações Pavlovianismo produção Vigotski etnografia - metodologia - sala de aula práticas de leitura - EJA - identidade educação pública, laica gratuita childhood ; schooling doutorado latinoamericano crianças, jovens, aprendizagem Interational Ethnography; Discourse of Inquiry interational ethnography; video analysis Seminário LAPED desenvolvimemto humano educação superior PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO Teses prática discursiva; EJA aproriação, escrita EJA proposta avaliação TEORIA; MÉTODO gabinetes psico-pedagógicos infância; escolarização fala - ser humano - historico-cultural Psicologia Bebês, educação; cuidado pesquisa; ambiente escolar BRINCADEIRAS; ALUNAS contrastes formação continuada - LASEB aprendizagem, desenvolvimento, EJA inclusão; exclusão; modernidade linguagem; cultura; crianças; adultos ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO programa de doutorado latinoamericano diagnóstico sala de leitura sala de aula diálogo culturas pós-graduação; Brasil Anos Finais do Ensino Fundamental Seleção Mestrado e Doutorado carreira magistério superior avaliação mestrado recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS motivação em sala de aula avaliação ciclo inicial relation, knowing, formation sistema acadêmcio, situação de alunos Educação Matemática - Alfabetização - Letramento Progressão Vertical bebês; crianças pequenas Formação de Professores Pedagogo perfil formação dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização Método da Unidade de análise patologização da educação relações discursivas letramento; educação infantil ensino e aprendizagem de surdos especialização, ensino de ciências Plano de Trabalho parecer ad-hoc Ad-hoc Estudo de bebês jogo; dialética Historia da Psicologia da Educacao cooperação internacional sul-sul Colaboração Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula ethnocultural empathy, Educação do Campo parecerista ad-hoc CNPq avaliação relatórios INA inclusão; crianças deficientes CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA rede latinoamericana consultoria ad-hoc parecerista, artigo parecerista. artigo Pró mobilidade internacional Pesquisa educacional
CTIT UFMG