Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 15.07.2023

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 11
Doutorado: 12
Pos-Doutorado: 1
Outras: 28
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (57)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Educação em Revista
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer Plano de Trabalho Pós-Doc
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2019
      Título
      I Seminário de Estudos Interações Discursivas em Sala de Aula: a produção do conheicmento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Findamental
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-Hoc GT 20 ANPEd
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-hoc CNPq Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana Prazeres Silva Luciana da Silva de Oliveira Maria Inês Mafra Goulart Maria Lucia Castanheira Marcelo Ricardo Pereira Judith Lee Green Isael de Jesus Sena Isabela Costa Dominici Patricia Guimarães Vargas Danusa Munford Sara Mourão Monteiro Ângela Dalben Eduardo Fleury Mortimer Chocolate Adão Brás Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Carol Dixon Maria Helena Canhici Denise Alves de Araujo Sergio Dias Cirino Isabela Dominici Costa Sebastião Guilherme Congo Inês Assunção Teixeira Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Nlandu Balenda Débora Barbosa dos Reis Alessandra Correa Fernando Francisco Pereira RAMOS, JOAQUIM Alexander Ruiz Silva ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI Luciano Mendes de Faria Filho Ângela Rabelo Barreto Isabel de Oliveira e Silva Zoia Ribeiro Prestes Priscila Augusta Lima Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Elizabeth Yeager Francisco Chocolate Vanessa Luísa Ferreira Guilherme GOULART, MARIA INÊS MAFRA NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Samira Zaidan Holbrook Mahn Katia de Souza AMORIM Louise Jennings Kely Cristina Nogueira Souto GREGORY J. KELLY Maria Cristina de Soares Gouvea Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Lorena Gouveia Meireles Thayrine Carla Fernandes Oliveira Vanessa Ferreira de Faria Cleuzilaine Vieira da Silva Eliza Bartolozzi Ferreira Tatyane Andrade Luciano Campos da Silva José Simões de Almeida Júnior Vera Lúcia Nogueira Adail Sebastiaõ Rodrigues Junior Andrea Barbosa Gouveia Miriam Lucia Jorge Alice de Paiva Macário Joaquim Ramos Luísa Teixeira Andrade Leandro de Lajonquière Virgínia Ávila Luís Simão Balo Clotilde Rossetti-Ferreira Leonor Bezerra Guerra João Batista Carvalho Nunes Katiane Santos Oliveira David Bloome Mara Regina Martins Jacomeli Aline Karla do Carmo Almeida Silva Brian Street Carlos Eduardo Ferraço Yolanda López Contrera Ana Maria de Castro Rocha Luciana Moro Laurie Katz José Alberto Peña Echezuria Isabela Costa Dominici Adriana Duarte Rosa Maria Torres Kely Cristina Souto Nogueira Mônica Correia Baptista Lana Mara Siman Castro Francisca maciel Mario Elkin Inacio Mambona Giovanna carvalho Denise Araújo Tatiana Camargos Silvestre Gomes Paula Reis Miranda Daiane Silva Débora Barbosa Reis Domingos Sebastião Congo Gabriel Meira Adriana Dickel Marlene Maria Machado da Silva Aracy Martins Marcos Evangelista Alves Ralph Cordova Francisco Coutinho Heather Thomlinson Maria Alice Nogueira Elizabeth Grace Maria Elisa de Araújo Grossi KATZ, LAURIE NEVES, ANESSA FERRAZ ALMEIDA SILVA, ALEXANDER RUIZ Mario Azevedo Zilma Maria Ramos Oliveira ARAÚJO, DENISE ALVES Bernardo Jefferson Oliveira DOMINICI, ISABELA COSTA José Gondra DOS REIS, DÉBORA BARBOSA CANHICI, MARIA HELENA Kelly Jessie Queiroz Penafiel Maria Clotilde ROSSETTI-FERREIRA DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO TATYANE ANDRADE ALMEIDA VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Isabela Costa Dominici DIAS, ELAYNE CRISTINA ROCHA Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves Maria das Graças Bregunci Mitsuko Aparecida Makino Antunes Maria das Graças de Castro Sena Raquel Martins de Assis Elayne Cristina Rocha Dias Cecília Araújo dos Santos PEREIRA, MARCELO RICARDO Sabrina Moreira Maria José Meireles Cláudia Starling Bosco
Psicologia Histórico-cultural Etnografia em Educação Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Abordagem histórico-cultural Formação continuada de professores Educação Infantil Psicologia da Educação HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL laboratório psicologia, psicanálise e educação ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA alfabetização, inclusão, crianças e adultos processo de ensino e aprendizagem - inclusão interações discursivas Alfabetização e letramento Alfabetização, Letramento, Sala de Aula Linguagem, cultura e Conhecimento mediações semióticas Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita Psicologia Históricocultural Avaliação Educação de Jovens e Adultos Perfil Egressos Pedagogia cultura, linguagem, cognição social situada Educação Matemática Educação Inclusiva Linguagem, Cultura e Identidade EJA; leitura; identidades fracasso escolar linguagem em uso, sala de aula, leitura inclusão processos de ensino aprendizagem Formação Continuada - docentes - Educação Básica COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA Ensino Fundamental parecerista; artigo dificuldades de aprendizagem sala de aula de química Educação Básica Etnografia Interacional Vigotski Psicologia Históriuco-cultural práticas sociais de leitura cognição social situada cultura, linguagem e cognição vivências e afecções Ad-hoc interação discursiva em sala de aula Teoria histórico-cultural debates; GEPSA; áreas do conhecimento Angola - Brasil Estágio Probatório vivências socioculturais Construção do Conhecimento jovens e adultos - EJA Alfabetização Docência Básica - Lato Sensu avaliação e processos de inclusão Cabinda Angola Etnografia da sala de aula CAPES; AULP crianças de 5 anos Monografias indisciplina, violência, escolar Avaliação Alfabetização Livrodidático práticas sociais de escrita subjetividade Bebês; educação; cuidado Prática pedagógica histórico-cultural; etnografia interacional GEPSA EJA, letramento, numeramento Educação avaliação estágio probatório bebês-crianças pequenas sala de aula - culturas - Psicologia da Educação sentidos da escrita Planos de Ação, escolas constituição do humano leitura como atividade humana coerência teórico-metodológica formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango ensino; música; educação básica psicologia, psicanálise e educação expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so EDUCAÇÃO EM ANGOLA aprendizagem língua escrita Argumentação Psicologia Histórico-cultural; Etnografia em Educa subjetividade - surdos Professor Associado bebês; educadoras, creche Psicologia Escolar e Educacional AFETO-COGNIÇÃO SOCIAL SITUADA Leitura Ciências Biológicas deficiência intelectual interpretações de professores de moçambique Instrução/atividade criadora MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM cultural historical psychology sentidos e significados APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA quebrando círculo da língua ISCED UOn Cabinda Angola APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS cultura, linguagem em uso Concepcoes de ensino e aprendizagem dificuldades aprendizagem alfabetização visão dos professores; alunos Literacy events inclusão; exclusão; sala de química INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE toddlers perejivanie Robótica Educacional cultura; linguagem Memória DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG indisciplina escolar Pandemia COVID-19 Linguagem escrita Currículo psicólogo escolar psicologia da educação; formação de professores teoria histórico-cultural; reflexologia soviética Brincar SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO Escrita Dificuldades Escolares ensino psicologia pratica de escrita da rotina Cabinda, Angola FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA práticas de leitura literária sentidos e significados -Educação infiantil bebês e educadoras Lei nº 13935/2019 Ensino de Português psicanálise; Cabinda ; Angola Licenciaturas socio crítico; subjetividad política significação do mundo Laboratório autonomia-proteção aluno surdo bimodal cuidado mudanças sociais e históricas SALA DE AULA DE MÚSICA cultural coordenadores Forpred regional Educação em saúde; aprendizagem representações sociais PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO Moçambique Anos Iniciais do Ensino Fundamental bebês - subjetividades aprendizagem matematica jovens - táticas retóricas acesso, fundos de conhecimento professores, escolas Moçambique ISCED - UON ponto de vista do aluno pereshivanie, infants educadores ACPP Análise da Prática Pedagógica Cabinda, ISCED universidade brasileira estudantes psicologia ISCED aspectos psicológicos e socioculturais sujeitos contemporâneos Brazilian Early Childhood Education Center contextos de sucesso escolar parquinho; Educação Infantil Justiça Social análise crítica do discurso crianças seis anos;aprendizagem infants/toddlers Teoria da Atividade EJA ; escolarização inclusão e interações discursivas eventos de letramento significação de mundo ensino pesquisa extensão religião católica Especializacao INCLUSÃO -PROFESSOR Creche unidade afeto-cognição pesquisa - educação school concepts appropration processes EJA - CONTRASTES cidadania responsável conceitos bakhtinianos criatividade polêmicas Angola Brasil-Colômbia Surakarta Perspectiva Histórico-cultural Inclusão escrita; crianças; adultos apropriação; trajetórias Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte América Latina e Caribe Sociologia da Infância Pós-Graduação polêmica - Cabinda sucesso escolar Social ethnogrphy in education subjetividade aluno surdo bimodal affect and situated social cognition formação pedagogia roda de história crianças; eventos de letramento eventos de letramentos Pedagogia da Alternância Produção de sentidos Trajetória escolar professores egressos EMEI-Tupi Licenciatura atividade criadora, instrução escolar surdos ensino fundamental Bacia do Vale do Rio Doce Teoria Histórico-cultural - Etnografia em Educação prática democrática atos ler escrever Colômbia ACCL Didática Clínica aulas matemática conhecimentos matemáticos Ciência e imaginação CIÊNCIAS culturas educacionais licenciatura em Ciências Biológicas aluno Bi-Modal professor ouvinte - surdos Episódios Simpsons educação língua, subjetividade, alfabetização Educação de Jovens e Adultos - EJA Abordagem transdisciplinar ARTIGO Pós-Graduação em Educação Análise discursiva Elaboracao Conceitual Ethnography in Education crianças rurais e urbanas contrastando Práticas de Escrita constituição histórico-cultural do ser humano Violência Escolar Egressos crianças identidades Angola Brasil Barragem Fundão Javanese - Chinese Letramento Literário, crianças pequenas América Latina HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA RELAÇÕES MULTICULTURAIS políticas; resistências expansão, qualidade logic-for-inquiry Infâncias Traduções; obra biológico rede de docentes estudantes artigo - revistas plano trabalho pós doc Jornais Mineiros século XIX tensões; contribuições laboratório psicologia psicanálise e educação UON/UFMG Brasil; Green - Mahn escolar e não escolar PNA educação, representações sociais Desenho infantil dissolução; modelos; TCC modos de pensamentos motivos envolvimento letramento, escrita, disponibilidade práticas discursivas adolescente; álcool; subjetividade educação em ciência emoção; interação; discurso; sala de aula Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança educação de bebês e crianças pequenas Professores Homens vivências unidade de análise OFICINA - LIBRAS vivências-letramentos early childhood education Ortografia conhecimentos prévios modelación matemática bebês - brincadeira autoridade; vínculo educativo música; escola diálogo;cultura interprete de Libras Trajetória; aluno; escrita processos de ensino/aprendizagem sentidos; iniciação científica; química Mediação Mediação, leitura, produlção de sentidos Formação Inicial Docente Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo Deficiência visual; políticas de inclusão escolar letramentos - atividades humanas vínculos sociais e afetivos - Yara formação inicial professores de ciências representações sociais; educação; psicanálise Licenciado Psicologia campos de atuação Alfabetização, discurso docente, polifonia EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais História da Enfermagem; Ensino de Psicologia currículo; educação infantil cooperação Brasil-Angola cultura paz currículo escolar BEBÊS; subjetividade Letramentos - Educação Infantil desenho infantl Método da Unidade de análise DCNEIs práticas de leitura; EJA perejivanie adults PEREZHIVANIE intersubjetividade entre docentes-discente Educação Infantil - Brasil; Colômbia mediação semiótica Dislexia cognição escolar e não escolar cursos técnicos - licenciado - Psicologia linguagem, leitura, crianças e adultos EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS trajetoria aluno Medicalização e patologização da Educação Música; escola; diálogos; cultura modos de pensamento processos de ensino e parendizagem Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico Carreira acadêmica memória aprendizagem Lev Vigotski - discussões históricas EJA; cultura, linguagem, cognição APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO crianças seis anos; desenvolvimento oportunidades de aprendizagem Práticas culturais afeto - cognição Psicologia Cognitiva psicologia educacional percepção; professores;estudantes internacionalização, PPGE UFMG professores ISCED/UON Angola language, culture, situated social cognition escola pública; Angola; Brasil regulação-resistência Literacy; Infants sentidos; brincar aluno surdo Dialética Teoria e Método autonimia, movimentos psicomotores aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula childhood ; schooling educação pública, laica gratuita avaliação pós-graduação interactional ethnography escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil gênero ciências sala de aula relações Pavlovianismo produção Vigotski etnografia - metodologia - sala de aula doutorado latinoamericano Teses Pesquisa educacional educação infantil; fundamentos crianças, jovens, aprendizagem Interational Ethnography; Discourse of Inquiry interational ethnography; video analysis Seminário LAPED desenvolvimemto humano Educação Superior PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO práticas de leitura - EJA - identidade prática discursiva; EJA BRINCADEIRAS; ALUNAS proposta avaliação TEORIA; MÉTODO gabinetes psico-pedagógicos infância; escolarização fala - ser humano - historico-cultural Psicologia Bebês, educação; cuidado pesquisa; ambiente escolar contrastes formação continuada - LASEB aproriação, escrita EJA aprendizagem, desenvolvimento, EJA inclusão; exclusão; modernidade linguagem; cultura; crianças; adultos ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO programa de doutorado latinoamericano diagnóstico sala de leitura Sala de Aula diálogo culturas pós-graduação; Brasil Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem inclusão; deficiência visual; diferença Pedagogo perfil formação dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização ensino e aprendizagem de surdos Progressão Vertical Educação Matemática - Alfabetização - Letramento Seleção Mestrado e Doutorado carreira magistério superior avaliação mestrado recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS imaginação criação Anos Finais do Ensino Fundamental escolarização; EJA ; modos de pensamento Práticas pedagógicas diferenças cognitivas significados, crianças, desenho Jovens; uso; conhecimento matemático ciência; imaginação Formação de professores apropriação cultura na educação infantil brincadeiraa; bebês motivação em sala de aula avaliação ciclo inicial Pró mobilidade internacional parecerista ad-hoc CNPq Educação do Campo ethnocultural empathy, parecer ad-hoc Ad-hoc Estudo de bebês jogo; dialética Historia da Psicologia da Educacao cooperação internacional sul-sul parecerista. artigo parecerista, artigo relation, knowing, formation sistema acadêmcio, situação de alunos especialização, ensino de ciências Plano de trabalho avaliação relatórios INA inclusão; crianças deficientes CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA rede latinoamericana consultoria ad-hoc Colaboração
CTIT UFMG