Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 21.02.2019

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
Numero de Citações: 51 Fonte: SCOPUS
Numero de Citações: 20 Fonte: Outras
Numero de Citações: 51 Fonte: SciELO
Mestrado: 10
Doutorado: 8
Pos-Doutorado: 0
Outras: 28
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (51)+
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana da Silva de Oliveira Luciana Prazeres Silva Maria Lucia Castanheira Maria Inês Mafra Goulart Patricia Guimarães Vargas Judith Lee Green Marcelo Ricardo Pereira Isabela Costa Dominici Isael de Jesus Sena Danusa Munford Sara Mourão Monteiro Eduardo Fleury Mortimer Ângela Dalben Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Carol Dixon Denise Alves de Araujo Chocolate Adão Brás Sebastião Guilherme Congo Nlandu Balenda Sergio Dias Cirino Maria Helena Canhici Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Inês Assunção Teixeira Francisco Chocolate Vanessa Luisa Ferreira Guilherme Priscila Augusta Lima Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Elizabeth Yeager GOULART, MARIA INÊS MAFRA Samira Zaidan Holbrook Mahn Louise Jennings Kely Cristina Nogueira Souto Débora Barbosa dos Reis Alessandra Correa ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Luciano Mendes de Faria Filho GREGORY J. KELLY Zoia Ribeiro Prestes Maria Cristina de Soares Gouvea Isabel de Oliveira e Silva Isabela Dominici Costa Gabriel Meira Adriana Dickel Aracy Martins Ralph Cordova Heather Thomlinson Elizabeth Grace Aline Karla do Carmo Almeida Silva Marlene Maria Machado da Silva Marcos Evangelista Alves Maria Alice Nogueira Adail Sebastião Rodrigues Junior Mário Azevedo José Gondra Andréa Barbosa Gouveia Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves Mitsuko Aparecida Makino Antunes Raquel Martins de Assis Bernardo Jefferson Oliveira Maria José Meireles Lorena Gouveia Meireles Tatyane Andrade Thayrine Carla Fernandes Oliveira Virgínia Ávila Vanessa Ferreira de Faria Eliza Bartolozzi Ferreira Cecília Araújo dos Santos Cláudia Starling Bosco DOMINICI, ISABELA COSTA Maria Elisa de Araújo Grossi PEREIRA, MARCELO RICARDO DOS REIS, DÉBORA BARBOSA Luísa Teixeira Andrade KATZ, LAURIE Miriam Lucia Jorge CANHICI, MARIA HELENA João Batista Carvalho Nunes Mara Regina Martins Jacomeli José Simões de Almeida Júnior DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO Carlos Eduardo Ferraço Vera Lúcia Nogueira TATYANE ANDRADE ALMEIDA Yolanda López Contrera VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES José Alberto Peña Echezuria Alexander Ruiz Silva Rosa Maria Torres Leonor Bezerra Guerra Kely Cristina Souto Nogueira David Bloome Fernando Francisco Pereira Brian Street Lana Mara Siman Castro Luciana Moro Maria das Graças de Castro Sena Francisco Coutinho Adriana Duarte Maria das Graças Bregunci Mario Elkin Inacio Mambona Mônica Correia Baptista Luís Simão Balo Giovanna carvalho Francisca maciel Denise Araújo Katiane Santos Oliveira Tatiana Camargos Silvestre Gomes Ana Maria de Castro Rocha Paula Reis Miranda Daiane Silva Débora Barbosa Reis Domingos Sebastião Congo
Psicologia Histórico-cultural Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Formação Continuada de Professores Abordagem histórico-cultural Psicologia da Educação laboratório psicologia, psicanálise e educação HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL processo de ensino e aprendizagem - inclusão Interações Discursivas alfabetização, inclusão, crianças e adultos ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA Alfabetização, Letramento, Sala de Aula Alfabetização e letramento Educação Infantil Linguagem, cultura e Conhecimento Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita Avaliação educação de jovens e adultos mediações semióticas Perfil Egressos Pedagogia Linguagem, Cultura e Identidade educação básica cultura, linguagem, cognição social situada Formação Continuada - docentes - Educação Básica parecerista; artigo EJA; leitura; identidades sala de aula de química inclusão processos de ensino aprendizagem EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA linguagem em uso, sala de aula, leitura Etnografia da sala de aula vivências e afecções ensino fundamental debates; GEPSA; áreas do conhecimento avaliação e processos de inclusão alfabetizaçao Cabinda Angola práticas sociais de leitura Estagio probatório Vigotski interação discursiva em sala de aula Educação Inclusiva Angola - Brasil Psicologia Históricocultural CAPES; AULP Avaliação Alfabetização Livrodidático práticas sociais de escrita Etnografia Interacional Construção do conhecimento cultura, linguagem e cognição crianças de 5 anos Monografias etnografia em educação DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG Educação cultura; linguagem APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS Planos de Ação, escolas Fracasso Escolar Escrita formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango cognição social situada pratica pedagogica constituição do humano coerência teórico-metodológica pratica de escrita da rotina EJA, letramento, numeramento psicologia, psicanálise e educação avaliação estágio probatório quebrando círculo da língua GEPSA APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA sala de aula - culturas - Psicologia da Educação interpretações de professores de moçambique ISCED UOn Cabinda Angola cultural historical psychology SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO Docência Básica - Lato Sensu ensino psicologia Leitura deficiencia intelectual Linguagem escrita sentidos da escrita vivências socioculturais Concepcoes de ensino e aprendizagem Psicologia Escolar e Educacional Professor Associado EDUCAÇÃO EM ANGOLA psicólogo escolar indisciplina escolar expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE ensino; música; educação básica Brincar Memória bebês; educadoras, creche indisciplina, violência, escolar dificuldades escolares leitura como atividade humana aprendizagem língua escrita histórico-cultural; etnografia interacional inclusão; exclusão; sala de química CURRÍCULO formação continuada - LASEB Pós-Graduação em Educação teoria histórico-cultural; reflexologia soviética dificuldades aprendizagem alfabetização psicologia da educação; formação de professores Cabinda, Angola sentidos e significados visão dos professores; alunos FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA Social religião católica psicanálise; Cabinda ; Angola ESTUDANTES teoria e método Especializacao significação de mundo EJA ; escolarização Anos iniciais do ensino fundamental bebês e educadoras Surakarta América Latina e Caribe jovens - táticas retóricas acesso, fundos de conhecimento Bacia do Vale do Rio Doce socio crítico; subjetividad política Teoria da Atividade Educação em saúde; aprendizagem aprendizagem matematica Licenciaturas tensões; contribuições SALA DE AULA DE MÚSICA PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO coordenadores Forpred regional Eventos de Letramento inclusão e interações discursivas Moçambique Laboratório pereshivanie, infants educadores jovens e adultos - EJA significação do mundo ponto de vista do aluno ISCED - UON crianças ethnography in education EJA - CONTRASTES cidadania responsável Justiça Social crianças seis anos;aprendizagem mudanças sociais e históricas universidade brasileira culturas educacionais contextos de sucesso escolar estudantes psicologia ISCED ensino pesquisa extensão Cabinda, ISCED ACPP Análise da Prática Pedagógica CULTURAL roda de história Pós-Graduação Didática clínica criatividade aulas matemática escolar e não escolar conhecimentos matemáticos Ciência e imaginação Infâncias expansão, qualidade políticas; resistências surdos ensino fundamental RELAÇÕES MULTICULTURAIS HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA América Latina polêmica - Cabinda sucesso escolar pedagogia escrita; crianças; adultos Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Angola crianças; eventos de letramento prática democrática polêmicas Sociologia da Infância ethnogrphy in education formação licenciatura em Ciências Biológicas Psicologia Históriuco-cultural cultura, linguagem em uso Dialética Letramento Literário, crianças pequenas Traduções; obra Educação de Jovens e Adultos - EJA regras; identidades cognição situada contrastando Identidades licenciatura Egressos Violência escolar constituição histórico-cultural do ser humano práticas de escrita crianças rurais e urbanas práticas de leitura literária Ciências Biológicas Educação do Campo; Licenciatura em Matemática Jornais Mineiros século XIX Abordagem transdisciplinar UON/UFMG rede de docentes Brasil; Green - Mahn biológico laboratório psicologia psicanálise e educação eventos de letramentos Javanese - Chinese Barragem Fundão Pedagogia da alternância Produção de sentidos Trajetória escolar professores egressos Angola Brasil ARTIGO representações sociais dificuldades de aprendizagem ciência; imaginação História da Enfermagem; Ensino de Psicologia desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento Alfabetização, discurso docente, polifonia Licenciado Psicologia campos de atuação representações sociais; educação; psicanálise formação inicial professores de ciências modelación matemática educação em ciência adolescente; álcool; subjetividade Práticas discursivas intersubjetividade entre docentes-discente letramento, escrita, disponibilidade motivos envolvimento modos de pensamentos Deficiência visual; políticas de inclusão escolar inclusão; deficiência visual; diferença Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo Jovens; uso; conhecimento matemático significados, crianças, desenho diferenças cognitivas Práticas pedagógicas escolarização; EJA ; modos de pensamento formação inicial docente Mediação, leitura, produlção de sentidos Mediação sentidos; iniciação científica; química processos de ensino/aprendizagem Trajetória; aluno; escrita MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM interprete de Libras música; escola diálogo;cultura autoridade; vínculo educativo dissolução; modelos; TCC desenho infantil educação, representações sociais percepção; professores;estudantes Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico práticas de leitura; EJA DCNEIs Educação Infantil - Brasil; Colômbia mediação semiótica modos de pensamento desenho infantl trajetoria aluno EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS Música; escola; diálogos; cultura linguagem, leitura, crianças e adultos cursos técnicos - licenciado - Psicologia cognição escolar e não escolar Dislexia internacionalização, PPGE UFMG professores ISCED/UON Angola processos de ensino e parendizagem emoção; interação; discurso; sala de aula Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança conhecimentos prévios Ortografia afeto - cognição Práticas culturais Early Childhood Education oportunidades de aprendizagem crianças seis anos; desenvolvimento APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO EJA; cultura, linguagem, cognição Lev Vigotski - discussões históricas memória aprendizagem carreira acadêmica Psicologia Cognitiva cultura paz currículo escolar Formação de Professores Bebês; educação; cuidado prática discursiva; EJA práticas de leitura - EJA - identidade etnografia - metodologia - sala de aula relações Pavlovianismo produção Vigotski gênero ciências sala de aula escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil avaliação pós-graduação educação pública, laica gratuita childhood ; schooling doutorado latinoamericano Teses PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO educação superior desenvolvimemto humano aproriação, escrita EJA aprendizagem, desenvolvimento, EJA fala - ser humano - historico-cultural Bebês, educação; cuidado pós-graduação; Brasil Psicologia gabinetes psico-pedagógicos TEORIA; MÉTODO proposta avaliação BRINCADEIRAS; ALUNAS contrastes diálogo culturas sala de aula diagnóstico sala de leitura programa de doutorado latinoamericano ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO linguagem; cultura; crianças; adultos inclusão; exclusão; modernidade Seminário LAPED interational ethnography; video analysis Interational Ethnography; Discourse of Inquiry Plano de trabalho Especialização, Ensino de Ciências sistema acadêmcio, situação de alunos relation, knowing, formation Historia da Psicologia da Educacao avaliação ciclo inicial motivação em sala de aula recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS carreira magistério superior avaliação mestrado Seleção Mestrado e Doutorado Educação Matemática - Alfabetização - Letramento progressão vertical Pedagogo perfil formação dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização avaliação relatórios INA inclusão; crianças deficientes CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA crianças, jovens, aprendizagem Pesquisa educacional educação infantil; fundamentos aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem cooperação internacional sul-sul Colaboração ethnocultural empathy, Educação do Campo parecerista ad-hoc CNPq Pró mobilidade internacional parecerista. artigo parecerista, artigo consultoria ad-hoc rede latinoamericana apropriação cultura na educação infantil
CTIT UFMG