Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 02.09.2019

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
Numero de Citações: 51 Fonte: SCOPUS
Numero de Citações: 20 Fonte: Outras
Numero de Citações: 95 Fonte: SciELO
Mestrado: 10
Doutorado: 8
Pos-Doutorado: 0
Outras: 28
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (54)+
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2019
      Título
      I Seminário de Estudos Interações Discursivas em Sala de Aula: a produção do conheicmento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Findamental
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-Hoc GT 20 ANPEd
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-hoc CNPq Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana da Silva de Oliveira Luciana Prazeres Silva Maria Lucia Castanheira Maria Inês Mafra Goulart Marcelo Ricardo Pereira Isael de Jesus Sena Patricia Guimarães Vargas Judith Lee Green Danusa Munford Sara Mourão Monteiro Isabela Costa Dominici Eduardo Fleury Mortimer Ângela Dalben Denise Alves de Araujo Chocolate Adão Brás Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Carol Dixon Sergio Dias Cirino Maria Helena Canhici Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Inês Assunção Teixeira Isabela Dominici Costa Sebastião Guilherme Congo Nlandu Balenda Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Debora Barbosa dos Reis Alessandra Correa ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA GREGORY J. KELLY Luciano Mendes de Faria Filho Maria Cristina de Soares Gouvea Zoia Ribeiro Prestes Isabel de Oliveira e Silva Francisco Chocolate Vanessa Luisa Ferreira Guilherme Priscila Augusta Lima Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Elizabeth Yeager Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH GOULART, MARIA INÊS MAFRA Samira Zaidan Holbrook Mahn Louise Jennings Kely Cristina Nogueira Souto Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves Mitsuko Aparecida Makino Antunes Raquel Martins de Assis Cecília Araújo dos Santos Tatyane Andrade Maria José Meireles Virgínia Ávila Lorena Gouveia Meireles Maria Alice Nogueira Thayrine Carla Fernandes Oliveira Vanessa Ferreira de Faria Cláudia Starling Bosco Maria Elisa de Araújo Grossi Luísa Teixeira Andrade KATZ, LAURIE CANHICI, MARIA HELENA Miriam Lucia Jorge Kátia de Souza Amorim José Simões de Almeida Júnior DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO Clotilde Rossetti-Ferreira Vera Lúcia Nogueira TATYANE ANDRADE ALMEIDA João Batista Carvalho Nunes VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Mara Regina Martins Jacomeli Andrea Barbosa Gouveia Carlos Eduardo Ferraço Yolanda López Contrera José Alberto Peña Echezuria Leonor Bezerra Guerra Fernando Francisco Pereira Alexander Ruiz Silva Bernardo Jefferson Oliveira Rosa Maria Torres David Bloome Kely Cristina Souto Nogueira Brian Street Maria das Graças Bregunci Maria das Graças de Castro Sena Luciana Moro Lana Mara Siman Castro Adriana Duarte Katiane Santos Oliveira Francisco Coutinho Ângela Rabelo Barreto Luís Simão Balo Mario Elkin Inacio Mambona Mônica Correia Baptista Giovanna carvalho Francisca maciel Ana Maria de Castro Rocha Denise Araújo Tatiana Camargos Silvestre Gomes Paula Reis Miranda Daiane Silva Débora Barbosa Reis Domingos Sebastião Congo Gabriel Meira Adriana Dickel Aracy Martins Ralph Cordova Heather Thomlinson Elizabeth Grace Aline Karla do Carmo Almeida Silva DOMINICI, ISABELA COSTA Marlene Maria Machado da Silva ARAÚJO, DENISE ALVES Marcos Evangelista Alves PEREIRA, MARCELO RICARDO Adail Sebastião Rodrigues Junior DOS REIS, DÉBORA BARBOSA Mário Azevedo Eliza Bartolozzi Ferreira José Gondra Isabela Costa Dominici
Psicologia Histórico-cultural Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Formação Continuada de Professores Abordagem histórico-cultural Psicologia da Educação HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL laboratório psicologia, psicanálise e educação alfabetização, inclusão, crianças e adultos Interações Discursivas ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA processo de ensino e aprendizagem - inclusão Educação Infantil Linguagem, cultura e Conhecimento alfabetização e letramento Alfabetização, Letramento, Sala de Aula Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita Avaliação educação de jovens e adultos mediações semióticas Etnografia em Educação Perfil Egressos Pedagogia COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA Linguagem, Cultura e Identidade cultura, linguagem, cognição social situada educação básica EJA; leitura; identidades parecerista; artigo sala de aula de química Ensino Fundamental linguagem em uso, sala de aula, leitura Educação matemática Formação Continuada - docentes - Educação Básica inclusão processos de ensino aprendizagem vivências e afecções práticas sociais de escrita debates; GEPSA; áreas do conhecimento Educação Inclusiva Estagio probatório cultura, linguagem e cognição práticas sociais de leitura Vigotski avaliação e processos de inclusão Etnografia Interacional interação discursiva em sala de aula crianças de 5 anos sentidos e significados Monografias Cabinda Angola Etnografia da sala de aula alfabetizaçao Angola - Brasil Psicologia Históricocultural Avaliação Alfabetização Livrodidático Construção do conhecimento Docência Básica - Lato Sensu CAPES; AULP ISCED UOn Cabinda Angola quebrando círculo da língua Educação Concepcoes de ensino e aprendizagem Psicologia Escolar e Educacional pratica pedagogica Professor Associado APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS EJA, letramento, numeramento Cabinda, Angola APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA sentidos da escrita avaliação estágio probatório coerência teórico-metodológica Argumentação psicologia, psicanálise e educação formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango Deficiência Intelectual fracasso escolar GEPSA cognição social situada pratica de escrita da rotina Escrita Planos de Ação, escolas vivências socioculturais toddlers perejivanie DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG cultural historical psychology cultura; linguagem LEITURA EDUCAÇÃO EM ANGOLA constituição do humano Bebês; educação; cuidado interpretações de professores de moçambique sala de aula - culturas - Psicologia da Educação SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO ensino psicologia Linguagem Escrita psicologia da educação; formação de professores Indisciplina Escolar teoria histórico-cultural; reflexologia soviética ensino; música; educação básica dificuldades aprendizagem alfabetização histórico-cultural; etnografia interacional visão dos professores; alunos FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA aprendizagem língua escrita expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so inclusão; exclusão; sala de química bebês; educadoras, creche Memória Currículo leitura como atividade humana Literacy events Dificuldades Escolares Brincar INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE indisciplina, violência, escolar psicólogo escolar práticas de leitura literária desenho infantl EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS socio crítico; subjetividad política Educação em saúde; aprendizagem aprendizagem matematica licenciatura em Ciências Biológicas crianças rurais e urbanas representações sociais contrastando práticas de escrita ARTIGO Pós-Graduação em Educação Abordagem transdisciplinar Jornais Mineiros século XIX Educação de Jovens e Adultos - EJA cognição situada professor ouvinte, intérprete Libras regras; identidades Elaboração Conceitual Identidades trajetoria aluno Egressos VIOLÊNCIA ESCOLAR constituição histórico-cultural do ser humano Angola Brasil Anos iniciais do ensino fundamental crianças seis anos;aprendizagem mudanças sociais e históricas universidade brasileira Eventos de Letramento contextos de sucesso escolar estudantes psicologia ISCED ensino pesquisa extensão Cabinda, ISCED ACPP Análise da Prática Pedagógica DCNEIs práticas de leitura; EJA perejivanie adults school concepts appropration processes cidadania responsável EJA - CONTRASTES modos de pensamento mediação semiótica bebês e educadoras psicanálise; Cabinda ; Angola jovens - táticas retóricas acesso, fundos de conhecimento Teoria da Atividade EJA ; escolarização significação de mundo Licenciaturas religião católica Especializacao pesquisa - educação Educação Infantil - Brasil; Colômbia ISCED - UON PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO aluno surdo Ciências Biológicas Licenciatura professores egressos Trajetória escolar Produção de sentidos Pedagogia da alternância eventos de letramentos surdos ensino fundamental Ciência e imaginação conhecimentos matemáticos aulas matemática Didática Clínica Psicologia Históriuco-cultural Dislexia ethnogrphy in education Educação do Campo; Licenciatura em Matemática cultura paz currículo escolar CULTURAL ponto de vista do aluno educadores pereshivanie, infants Laboratório coordenadores Forpred regional SALA DE AULA DE MÚSICA crianças Ethnography in Education ESTUDANTES Justiça Social tensões; contribuições Social América Latina e Caribe Surakarta Bacia do Vale do Rio Doce prática democrática crianças; eventos de letramento linguagem, leitura, crianças e adultos Infâncias expansão, qualidade políticas; resistências RELAÇÕES MULTICULTURAIS HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA América Latina Letramento Literário, crianças pequenas Traduções; obra biológico rede de docentes Brasil; Green - Mahn UON/UFMG laboratório psicologia psicanálise e educação Javanese - Chinese Barragem Fundão escolar e não escolar culturas educacionais roda de história pedagogia escrita; crianças; adultos Angola polêmicas Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Sociologia da Infância formação cognição escolar e não escolar intersubjetividade entre docentes-discente cultura, linguagem em uso cursos técnicos - licenciado - Psicologia sucesso escolar polêmica - Cabinda Pós-Graduação criatividade Música; escola; diálogos; cultura inclusão e interações discursivas early childhood education Educação Matemática - Alfabetização - Letramento cooperação Brasil-Angola afeto - cognição ortografia progressão vertical conhecimentos prévios letramento; educação infantil relações discursivas patologização da educação dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização Pedagogo perfil formação Formação de Professores Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança apropriação cultura na educação infantil ciência; imaginação Seleção Mestrado e Doutorado avaliação mestrado carreira magistério superior consultoria ad-hoc rede latinoamericana CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA inclusão; crianças deficientes avaliação relatórios INA Plano de trabalho Especialização, Ensino de Ciências sistema acadêmcio, situação de alunos práticas culturais relation, knowing, formation Historia da Psicologia da Educacao avaliação ciclo inicial motivação em sala de aula recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS Dialética Teoria e Método Jovens; uso; conhecimento matemático emoção; interação; discurso; sala de aula inclusão; deficiência visual; diferença Deficiência visual; políticas de inclusão escolar História da Enfermagem; Ensino de Psicologia modos de pensamentos desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento Alfabetização, discurso docente, polifonia Licenciado Psicologia campos de atuação representações sociais; educação; psicanálise formação inicial professores de ciências motivos envolvimento Modelación matemática educação em ciência letramento, escrita, disponibilidade adolescente; álcool; subjetividade Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo dissolução; modelos; TCC autoridade; vínculo educativo significados, crianças, desenho diferenças cognitivas Práticas pedagógicas escolarização; EJA ; modos de pensamento formação inicial docente educação, representações sociais Mediação, leitura, produlção de sentidos Mediação sentidos; iniciação científica; química processos de ensino/aprendizagem Trajetória; aluno; escrita MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM desenho infantil interprete de Libras música; escola diálogo;cultura práticas discursivas jovens e adultos - EJA diálogo culturas sala de aula diagnóstico sala de leitura Psicologia Cognitiva programa de doutorado latinoamericano ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO linguagem; cultura; crianças; adultos inclusão; exclusão; modernidade fala - ser humano - historico-cultural carreira acadêmica aprendizagem, desenvolvimento, EJA aproriação, escrita EJA prática discursiva; EJA práticas de leitura - EJA - identidade etnografia - metodologia - sala de aula formação continuada - LASEB contrastes BRINCADEIRAS; ALUNAS Moçambique PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO significação do mundo dificuldades de aprendizagem processos de ensino e parendizagem Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico internacionalização, PPGE UFMG Bebês, educação; cuidado pós-graduação; Brasil professores ISCED/UON Angola Psicologia gabinetes psico-pedagógicos percepção; professores;estudantes TEORIA; MÉTODO proposta avaliação relações Pavlovianismo produção Vigotski gênero ciências sala de aula APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem crianças seis anos; desenvolvimento Colaboração cooperação internacional sul-sul oportunidades de aprendizagem Ad-hoc Estudo de bebês parecer ad-hoc Ad-hoc ethnocultural empathy, Educação do Campo parecerista ad-hoc CNPq Pró mobilidade internacional parecerista. artigo educação infantil; fundamentos Pesquisa educacional crianças, jovens, aprendizagem memória aprendizagem escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil Teses avaliação pós-graduação educação pública, laica gratuita childhood ; schooling doutorado latinoamericano Lev Vigotski - discussões históricas educação superior desenvolvimemto humano Seminário LAPED interational ethnography; video analysis Interational Ethnography; Discourse of Inquiry EJA; cultura, linguagem, cognição parecerista, artigo
CTIT UFMG