Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 19.04.2020

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
Numero de Citações: 51 Fonte: SCOPUS
Numero de Citações: 32 Fonte: Outras
Numero de Citações: 100 Fonte: SciELO
Mestrado: 10
Doutorado: 8
Pos-Doutorado: 0
Outras: 28
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (55)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer avaliativo de artigo para Educação em Revista
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2019
      Título
      I Seminário de Estudos Interações Discursivas em Sala de Aula: a produção do conheicmento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Findamental
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-Hoc GT 20 ANPEd
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-hoc CNPq Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana Prazeres Silva Luciana da Silva de Oliveira Maria Inês Mafra Goulart Maria Lucia Castanheira Marcelo Ricardo Pereira Isael de Jesus Sena Patricia Guimarães Vargas Judith Lee Green Danusa Munford Sara Mourão Monteiro Isabela Costa Dominici Eduardo Fleury Mortimer Angela Dalben Denise Alves de Araujo Chocolate Adão Brás Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Carol Dixon Nlandu Balenda Inês Assunção Teixeira Sergio Dias Cirino Maria Helena Canhici Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Sebastião Guilherme Congo Isabela Dominici Costa Kely Cristina Nogueira Souto Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Débora Barbosa dos Reis NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA GREGORY J. KELLY Luciano Mendes de Faria Filho Francisco Chocolate Maria Cristina de Soares Gouvea Vanessa Luisa Ferreira Guilherme Isabel de Oliveira e Silva Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Priscila Augusta Lima Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Elizabeth Yeager GOULART, MARIA INÊS MAFRA Alessandra Correa ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI Samira Zaidan Zoia Ribeiro Prestes Holbrook Mahn Louise Jennings Mara Regina Martins Jacomeli Carlos Eduardo Ferraço Yolanda López Contrera Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves José Alberto Peña Echezuria Alexander Ruiz Silva Mitsuko Aparecida Makino Antunes Rosa Maria Torres Raquel Martins de Assis Kely Cristina Souto Nogueira Virgínia Ávila Lana Mara Siman Castro Mario Elkin Inacio Mambona Isabela Costa Dominici KATZ, LAURIE Giovanna carvalho Maria Alice Nogueira CANHICI, MARIA HELENA Denise Araújo Maria Elisa de Araújo Grossi Tatiana Camargos DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO Silvestre Gomes José Simões de Almeida Júnior TATYANE ANDRADE ALMEIDA Paula Reis Miranda Vera Lúcia Nogueira VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Daiane Silva Leonor Bezerra Guerra Débora Barbosa Reis Domingos Sebastião Congo Andrea Barbosa Gouveia Fernando Francisco Pereira Gabriel Meira Bernardo Jefferson Oliveira David Bloome Brian Street Maria das Graças Bregunci Adriana Dickel Maria das Graças de Castro Sena Aracy Martins Luciana Moro Ralph Cordova Adriana Duarte Luís Simão Balo Heather Thomlinson Ângela Rabelo Barreto Elizabeth Grace Katiane Santos Oliveira Mônica Correia Baptista ARAÚJO, DENISE ALVES Francisca maciel Ana Maria de Castro Rocha DOMINICI, ISABELA COSTA PEREIRA, MARCELO RICARDO DOS REIS, DÉBORA BARBOSA Cláudia Starling Bosco Cecília Araújo dos Santos Aline Karla do Carmo Almeida Silva Marlene Maria Machado da Silva Marcos Evangelista Alves Maria José Meireles Francisco Coutinho Lorena Gouveia Meireles Adail Sebastião Rodrigues Junior Thayrine Carla Fernandes Oliveira Mário Azevedo Vanessa Ferreira de Faria Eliza Bartolozzi Ferreira Tatyane Andrade Luísa Teixeira Andrade José Gondra Miriam Lucia Jorge Clotilde Rossetti-Ferreira Katia de Souza AMORIM João Batista Carvalho Nunes
Psicologia Histórico-cultural Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Formação Continuada de Professores Abordagem histórico-cultural Psicologia da Educação HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL laboratório psicologia, psicanálise e educação alfabetização, inclusão, crianças e adultos Alfabetização e letramento ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA Interações Discursivas processo de ensino e aprendizagem - inclusão Alfabetização, Letramento, Sala de Aula Educação Infantil Linguagem, cultura e Conhecimento Etnografia em Educação mediações semióticas AVALIAÇÃO Perfil Egressos Pedagogia Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita educação de jovens e adultos Educação matemática inclusão processos de ensino aprendizagem Linguagem, Cultura e Identidade cultura, linguagem, cognição social situada COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA educação básica Ensino Fundamental linguagem em uso, sala de aula, leitura parecerista; artigo sala de aula de química Formação Continuada - docentes - Educação Básica EJA; leitura; identidades Estagio probatório cultura, linguagem e cognição interação discursiva em sala de aula práticas sociais de escrita Construção do conhecimento práticas sociais de leitura Etnografia Interacional debates; GEPSA; áreas do conhecimento Vigotski jovens e adultos - EJA CAPES; AULP Monografias sentidos e significados Etnografia da sala de aula Educação Inclusiva alfabetizaçao Angola - Brasil Psicologia Históricocultural Cabinda Angola crianças de 5 anos Docência Básica - Lato Sensu avaliação e processos de inclusão vivências e afecções Avaliação Alfabetização Livrodidático EJA, letramento, numeramento ISCED UOn Cabinda Angola APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango pratica pedagogica Ad-hoc Argumentação APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS Psicologia Escolar e Educacional Professor Associado avaliação estágio probatório Concepcoes de ensino e aprendizagem EDUCAÇÃO EM ANGOLA Bebês; educação; cuidado Planos de Ação, escolas GEPSA cultural historical psychology interpretações de professores de moçambique LEITURA deficiência intelectual quebrando círculo da língua Educação psicologia, psicanálise e educação constituição do humano sentidos da escrita Linguagem escrita toddlers perejivanie sala de aula - culturas - Psicologia da Educação SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO ensino psicologia cultura; linguagem DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG Fracasso escolar cognição social situada pratica de escrita da rotina Escrita coerência teórico-metodológica vivências socioculturais Cabinda, Angola dificuldades escolares histórico-cultural; etnografia interacional aprendizagem língua escrita dificuldades aprendizagem alfabetização bebês; educadoras, creche indisciplina, violência, escolar psicologia da educação; formação de professores Indisciplina Escolar FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA visão dos professores; alunos Memória teoria histórico-cultural; reflexologia soviética expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so inclusão; exclusão; sala de química ensino; música; educação básica brincar CURRÍCULO Literacy events leitura como atividade humana INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE psicólogo escolar Ciências Biológicas trajetoria aluno crianças rurais e urbanas contrastando licenciatura em Ciências Biológicas EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS desenho infantl representações sociais práticas de leitura literária aprendizagem matematica Educação em saúde; aprendizagem Práticas de escrita constituição histórico-cultural do ser humano Abordagem transdisciplinar Jornais Mineiros século XIX Educação de Jovens e Adultos - EJA professor ouvinte, intérprete Libras língua, subjetividade, alfabetização cognição situada regras; identidades análise crítica do discurso Elaboração Conceitual identidades Egressos Música; escola; diálogos; cultura violência escolar Eventos de Letramento ARTIGO ISCED - UON perejivanie adults Educação Infantil - Brasil; Colômbia EJA - CONTRASTES práticas de leitura; EJA cidadania responsável DCNEIs crianças seis anos;aprendizagem mudanças sociais e históricas jovens - táticas retóricas ACPP Análise da Prática Pedagógica universidade brasileira Cabinda, ISCED contextos de sucesso escolar estudantes psicologia ISCED pesquisa - educação unidade afeto-cognição socio crítico; subjetividad política Anos iniciais do ensino fundamental modos de pensamento bebês e educadoras Mediação Semiótica psicanálise; Cabinda ; Angola school concepts appropration processes acesso, fundos de conhecimento Teoria da Atividade EJA ; escolarização significação de mundo Licenciaturas religião católica Especializacao ensino pesquisa extensão Pós-Graduação em Educação cultural licenciatura professores egressos Trajetória escolar Produção de sentidos Pedagogia da alternância eventos de letramentos surdos ensino fundamental Ciência e imaginação conhecimentos matemáticos aulas matemática Didática Clínica Psicologia Históriuco-cultural cultura paz currículo escolar atos ler escrever Dislexia ethnogrphy in education Educação do Campo; Licenciatura em Matemática aluno surdo PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO autonomia-proteção ponto de vista do aluno educadores pereshivanie, infants Laboratório coordenadores Forpred regional SALA DE AULA DE MÚSICA crianças Ethnography in Education ESTUDANTES Justiça Social tensões; contribuições Social América Latina e Caribe Surakarta Bacia do Vale do Rio Doce prática democrática crianças; eventos de letramento expansão, qualidade políticas; resistências linguagem, leitura, crianças e adultos RELAÇÕES MULTICULTURAIS HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA América Latina Letramento Literário, crianças pequenas biológico rede de docentes Brasil; Green - Mahn UON/UFMG laboratório psicologia psicanálise e educação artigo - revistas Javanese - Chinese Barragem Fundão escolar e não escolar Traduções; obra Infâncias cursos técnicos - licenciado - Psicologia roda de história pedagogia escrita; crianças; adultos Angola polêmicas Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Sociologia da Infância formação intersubjetividade entre docentes-discente cultura, linguagem em uso cognição escolar e não escolar sucesso escolar polêmica - Cabinda Pós-Graduação criatividade culturas educacionais Angola Brasil rede latinoamericana PNA Dialética Teoria e Método progressão vertical ortografia relações discursivas letramento; educação infantil ensino e aprendizagem de surdos patologização da educação Método da Unidade de análise dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização Pedagogo perfil formação significados, crianças, desenho brincadeiraa; bebês conhecimentos prévios apropriação cultura na educação infantil Formação de Professores cooperação Brasil-Angola Seleção Mestrado e Doutorado CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA inclusão; crianças deficientes avaliação relatórios INA Plano de trabalho Especialização, Ensino de Ciências sistema acadêmcio, situação de alunos Práticas culturais relation, knowing, formation Historia da Psicologia da Educacao avaliação ciclo inicial motivação em sala de aula recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS Educação Matemática - Alfabetização - Letramento afeto - cognição carreira magistério superior avaliação mestrado ciência; imaginação Jovens; uso; conhecimento matemático Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança dissolução; modelos; TCC Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo inclusão; deficiência visual; diferença História da Enfermagem; Ensino de Psicologia modos de pensamentos desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento Alfabetização, discurso docente, polifonia Licenciado Psicologia campos de atuação representações sociais; educação; psicanálise formação inicial professores de ciências motivos envolvimento Modelación matemática educação em ciência letramento, escrita, disponibilidade adolescente; álcool; subjetividade autoridade; vínculo educativo música; escola diálogo;cultura diferenças cognitivas Práticas pedagógicas escolarização; EJA ; modos de pensamento Deficiência visual; políticas de inclusão escolar currículo; educação infantil emoção; interação; discurso; sala de aula formação inicial docente educação, representações sociais Mediação, leitura, produlção de sentidos Mediação sentidos; iniciação científica; química processos de ensino/aprendizagem Trajetória; aluno; escrita MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Desenho infantil Intérprete de libras Práticas discursivas inclusão e interações discursivas contrastes formação continuada - LASEB diálogo culturas sala de aula diagnóstico sala de leitura Psicologia Cognitiva programa de doutorado latinoamericano ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO inclusão; exclusão; modernidade fala - ser humano - historico-cultural carreira acadêmica aprendizagem, desenvolvimento, EJA aproriação, escrita EJA prática discursiva; EJA práticas de leitura - EJA - identidade etnografia - metodologia - sala de aula BRINCADEIRAS; ALUNAS proposta avaliação Moçambique significação do mundo processos de ensino e parendizagem dificuldades de aprendizagem Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico percepção; professores;estudantes internacionalização, PPGE UFMG professores ISCED/UON Angola Bebês, educação; cuidado pós-graduação; Brasil Psicologia linguagem; cultura; crianças; adultos infância; escolarização gabinetes psico-pedagógicos language, culture, situated social cognition TEORIA; MÉTODO relações Pavlovianismo produção Vigotski gênero ciências sala de aula memória aprendizagem aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO Colaboração cooperação internacional sul-sul crianças seis anos; desenvolvimento Ad-hoc Estudo de bebês parecer ad-hoc oportunidades de aprendizagem ethnocultural empathy, Educação do Campo parecerista ad-hoc CNPq Pró mobilidade internacional parecerista. artigo parecerista, artigo early childhood education EJA; cultura, linguagem, cognição educação infantil; fundamentos escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil avaliação pós-graduação educação pública, laica gratuita childhood ; schooling doutorado latinoamericano teses PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO Lev Vigotski - discussões históricas educação superior desenvolvimemto humano Seminário LAPED interational ethnography; video analysis Interational Ethnography; Discourse of Inquiry crianças, jovens, aprendizagem Pesquisa educacional consultoria ad-hoc
CTIT UFMG