Shirley Aparecida de Miranda http://lattes.cnpq.br/3847776763284981

Última atualização do Lattes: 12.04.2023

Nomes de citação: MIRANDA, S. A. / MIRANDA, SHIRLEY APARECIDA DE / MIRANDA, SHIRLEY APARECIDA
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 13
Doutorado: 6
Pos-Doutorado: 0
Outras: 29
  • Processos ou Técnicas (3)+
    • Ano
      2020
      Título
      Perspectivas Anticoloniais e Educação
    • Ano
      2016
      Título
      Formação Transversal em Relações Étnico-Raciais: história da África e cultura afro-brasileira
    • Ano
      2014
      Título
      História e Cultura Africana e Afro-brasileira - Livro do Professor
  • Trabalho Técnico (38)+
    • Ano
      2020
      Título
      Participação juvenil, ações coletivas e ocupações estudantis: processos de construção de identidades políticas de jovens mulheres negras militantes da RMBH
    • Ano
      2020
      Título
      Núcleos de Estudos de Relações Etnico-raciais: da formação de professores à construção de práticas educacionais antirracistas nas escolas da RMBH
    • Ano
      2020
      Título
      Os ?outros? na escola e a escola dos ?outros?: projetos (anti)coloniais de educação
    • Ano
      2018
      Título
      Representações sobre as religiões de matriz africana e a escola: narrativas dos mestres em saberes tradicionais, pertencentes ao Candomblé, Congado e Umbanda, sobre a educação
    • Ano
      2018
      Título
      Projeto de doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação
    • Ano
      2018
      Título
      Políticas de evaluación de aprendizaje en la Educación Intercultural Bilingüe (EIB) en la Amazonia central peruana.
    • Ano
      2018
      Título
      Intelectualidade Negra e os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros em Minas Gerais: perspectivas teóricas e políticas
    • Ano
      2018
      Título
      POR UMA PEDAGOGIA DA RESISTÊNCIA ? OS SABERES QUILOMBOLAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE IRARÁ ? BAHIA
    • Ano
      2018
      Título
      A AUTOAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA RACIAL DOCENTE A EVIDENCIAR A CORPOREIDADE AFRO-BRASILEIRA NEGRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: O SER E O SABER NA PRODUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO CONTEXTO ESCOLAR
    • Ano
      2017
      Título
      Educação e Relações Étnico-Raciais: o estado da arte
    • Ano
      2016
      Título
      Processos de Aprendizagem das Mulheres Pajé Yawanawá: uma exploração das especificidades da educação indígena no contexto ritual
    • Ano
      2016
      Título
      Relatório de atividades OEEI 2015
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório de atividades OEEI 2014
    • Ano
      2014
      Título
      REINSCRIÇÕES NOS ESTUDOS DAS RELAÇÕES RACIAIS: BRANQUITUDE, CONTRANARRATIVAS E OUTRAS EPISTEMOLOGIAS' a Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      Revista Teoria & Sociedade
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório de atividades OEEI 2013
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista de Projeto de Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista de Projeto de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG
    • Ano
      2013
      Título
      Revista Teoria E Sociedade (ISSN 1518-4471)
    • Ano
      2013
      Título
      Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
    • Ano
      2013
      Título
      'Processos de cura guarani: contribuições na educação e na psicologia' Psicologia & Sociedade
    • Ano
      2013
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      Educação & Sociedade
    • Ano
      2013
      Título
      GT 21 (Educação e relações étnico-raciais) da ANPED
    • Ano
      2012
      Título
      Educação & Sociedade
    • Ano
      2012
      Título
      Psicologia & Sociedade
    • Ano
      2012
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2012
      Título
      VIII Seminário Racismo e Educação & VII Seminário Gênero, Raça e Etnia
    • Ano
      2012
      Título
      GT 21 (Educação e relações étnico-raciais) da ANPED
    • Ano
      2012
      Título
      X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo (Parecerista ad hoc)
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista de Projeto de Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Comissão Científica do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista ad hoc de Educação em Revista
    • Ano
      2010
      Título
      Membro da Equipe de Elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Equipe Cultura, Educação, Segurança Alimentar e Trabalho. Coordenação da equipe de elaboração de Política Integrada de Educação e Cultura. Período: 11/2009 a 12/2010. Coordenação Geral: CEDEPLA/FACE
    • Ano
      2010
      Título
      Grupo de Trabalho Técnico Multidisciplinar da SECAD/MEC para elaboração das Diretrizes da Educação Escolar Indígena
    • Ano
      2009
      Título
      Os jovens de 15 a 17 anos: características e especificidades educativas
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão Organizadora da Semana Intercursos
    • Ano
      2006
      Título
      Elaboração de Provas em Concurso Público da FUNEC
Ana Maria Rabelo Gomes Paulo Henrique de Queiroz Nogueira Gilmara Silva Souza Nilma Lino Gomes Margareth Diniz Vanessa Sena Tomaz Vanda Lúcia Praxedes paulo roberto maia de figueiredo JUAREZ MELGAÇO VALADARES José Eustáquio de Brito Karenina Vieira Andrade Kátia Evangelista Regis Paulo Vinícius B da Silva Eloisa Helena Santos Tatiane Campos dos Santos Paula Cristina Silva de Oliveira Carmem Lúcia Eiterer Maria Raquel Dias Sales Ferreira Renata Nunes Vasconcelos Suelen Alves dos Santos Mônica Maria Farid Rahme Rodrigo Ednilson de Jesus Franz Galvão Piragibe Sílvia Maria de Miranda Susy Rocio Contendo Carmem Regina Gonçalvez Jaqueline Cardoso Zeferino Márcia Maria Spyer Resende Rogério Cunha Campos Cláudia lemos Vóvio Fúlvia Rosemberg Geovânia Lúcia dos Santos Célia Nunes Corrêa Marina de Lima Tavares FERREIRA, MARIA RAQUEL DIAS SALES Lúcia Helena Alvares Leite Bárbara Bruna Moreira Ramalho Lucia Helena Alvarez Leite DANIELY ROBERTA DOS REIS FLEURY Paulo Cesar de Oliveira Dayane Ketelen Silva Araújo Karina Fonseca Soares Rezende Analise de Jesus da Silva Tiago Fávero de Oliveira Adriano José de Paula Gil Amancio Geniana Guimarães Faria Maria Paula Meneses Elane Alves de Souza Claudia Andréa Mayorga Borges Lúcia Helena Bernardes Junia Sales Joaze Bernardino Costa Bernardo Arantes N Teixeira Ana Carolina Machado Ferrari Ione da Silva Jovino Antônia Vitória Soares Aranha Silvani Valentin Thiago Tobias Adir Casaro Nascimento Maurilane de Souza Bicas Natalino Neves da Silva Maria Gorette Neto Antonio Anderson Ribeiro Maria Raquel Sales Ferreira Regina Couto de Melo Carmem Regina Teixeira Gonçalves Juarez Tarcísio Dayrell Ilza Gualberto Cristiane de Castro e Almeida Suzy Rocio Contendo Lozano EITERER, CARMEM LÚCIA LOZANO, SUSY ROCÍO CONTENDO REGIS, KÁTIA SILVA, PAULO VINICIUS BAPTISTA DA SILVA, Paulo Vinícius Baptista PEIXOTO, Jaime Regina Lúcia Couto de Melo
Gênero Formação Docente educação das relações raciais Raça Educação Indígena território comunidades quilombolas Ações Afirmativas educação quilombola cultura RELAÇÃO COM O SABER juventude movimentos sociais Sexualidade Política Educacional Docência Relações étnico-raciais movimento sindical identidade gênero, relação com o saber, trabalho docente Educação e diversidade Ensino Superior subjetivação conhecimentos educacionais identidade racial Lei 10.639/04 metodologia Ensino Fundamental educação e cultura saber-poder EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA Diversidade Sexual Currículo Epistemologia Poder-Saber trabalho Educação de Jovens e Adultos Políticas de diversidade Pós-Graduação Quilombo Educação Infantil Aprendizagem Interculturalidade Adolescência gestão escolar Pataxó prática de letramento SABER-PODER; POLÍTICA DE GÊNERO; SUBJETIVIDADE especificidades educativas Quilombola Mulheres Indígenas Quilombos Direito Gestão modalidades de educação tradição ética Escola diferenciada desenvolvimento academico Educação intercultural educação e inclusão Culturas do Escrito Religiosidade política Desigualdade social etnografia África Cultura afro-brasileira mulheres quilombolas cultura africana Educação saberes tradicionais Educação Popular LGBTQIA+ Educação escolar Educação do Campo tradução de saberes Xakriabá Memória saberes Conselho top model brincadeiras de rua Reconhecimento Concurso Público teorias anticoloniais evento de letramento UPMS Afirmação na Pós agência Trabalho Docente Políticas Públicas Pataxó/Pataxoop História Afro-brasielira NEAB racismo Participação Social Organização escolar descolonização teorias pós-coloniais Práticas pedagógicas Educadores Indígenas resistência Serviço Social Teorias decoloniais homosexualidade masculina Mídia Trajetória Povo Xakriabá AIDS liderança indígena Filosofia da diferença palenques oralidade afrodiáspora Neoconservadorismo Laço Social Lei 10.639/2003 Natureza situação de pobreza Educação Escolar Indígena Epistemologias do Sul Filosofia contemporânea identidades conhecimentos gerais função social da escola Ensino Política de Identidade des-re-territorialização universidades populares saber sujeitos coletivos História da África Transformação Social Lei 11.645/2008 Indígena Transmissão vertical FIEI pobreza e escola Orientação sexual professoras indígenas Escola Educação Especial escrita indígena subjetividade Estilo de Pensamento Matemática movimentos sociais negros politica de diversidade
CTIT UFMG