Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 21.03.2023

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 5
Doutorado: 4
Pos-Doutorado: 1
Outras: 83
  • Trabalho Técnico (44)+
    • Ano
      2021
      Título
      DECORATIVE AND REPRESENTATIONAL PICTURES IN MODELLING PROBLEMS
    • Ano
      2021
      Título
      REASONING ACROSS THE CURRICULUM WITH A MEASUREMENT UNIT THAT VARIES IN SIZE
    • Ano
      2021
      Título
      STUDENTS SQUARE-ROOT FROM SQUARED THINGS: COMMOGNITIVE ACCOUNT FOR SEEMING CONFLICTS WITHIN STUDENTS? DISCOURSES
    • Ano
      2021
      Título
      Delineamento das Etapas e dos Procedimentos da Teoria Fundamentada em Pesquisas e Investigações em Educação Matemática
    • Ano
      2021
      Título
      Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      SUBALTERNAÇÃO COMERCIAL EM CENÁRIOS INDÍGENAS: A BIOPIRATARIA E EXPLORAÇÕES OCORRIDAS NA AMAZÔNIA
    • Ano
      2021
      Título
      Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang paranaense
    • Ano
      2021
      Título
      Projeto Piloto de Conectividade Internet para Áreas Indígenas e Quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      GLOBAL REVIEW OF ARTICLES
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2020
      Título
      The Mathematisation Process as Object-oriented Actions of a Modelling Activity System
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Luciana Pereira de Sousa Lucio F. C. Maxakali Maria da Penha Lopes Maria Gorete Neto Josiley Francisco de Souza Jussara de Loiola Araújo Airton Carrão Machado André Augusto Deodato Ilaine da Silva Campos Paula Cristina Pereira Silva Rafael Andrés Urrego Posada Carolina Tamayo-Osorio Paulo Henrique Nogueira Ozirlei Teresa Marcilino Paula Cristina Pereira Silva Louis Botha Maria Cristina Costa Ferreira Eduardo Sarquis Soares Diva Silva Terezinha Kawasaki Maria Inês Goulart Josiley Francisco de Souza Mariza Góes Isabela Silva Costa Diego dos Santos Pinheiro Valdemar Ferreira dos Santos Badé Maxakali Joviel Maxakali Damião Maxakali Antônio Maxakali Alenildo Maxakali Adolfo Maxakali Tuilá Maxakali Tevassouro Maxakali Reginaldo Maxakali Nobinho Maxakali Marquinhos Maxakali Manoel Kelé Maxakali Glorinha Maxakali Diolina Maxakali Dina Maxakali Carlos Alexandre Maxakali Basilio Maxakali Fabinho Maxakali Major Maxakali DAVID, MARIA MANUELA FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA Shirley Aparecida Miranda Amagilda P. de Souza Paulo Vinícius Baptista da Silva Leidiane da Silva Souza Jessia Braz de Jesus Augusta Aparecida Neves de Mendonça Everton Braz dos Santos Renata Cristina Soares Silva Erilsa Braz dos Santos Eni de Faria Alex Pinheiro Iracema Campos Cusati Adriele Braz Poncada Anna Boross Werly P. de Abreu Victor Miranda Maria Manuela David Ana Rafaela Correia Ferreira Juarez Melgaço Valadares Ilaine Campos Nilton Francisco Cardoso Júlio Emílio Diniz-Pereira Yrjö Engeström Celio Silveira Junior Júnia Maísa Oliveira Pereira Analisa Sannino Clarisse Alvarenga Jose Marcos Silva Nogueira Cristina Frade Cassio Goncalves do Rego Giovanna Cotta Carvalho Marcia Maria Fusaro Pinto Pedro Rocha Geraldo Magela Magmani Paulo Roberto Figueiredo Maia Carlos Sandro Campos Lucia Pereira de Souza Mariane Dias Araújo Gelsa Knijinik Maria Elasir Seabra Gomes Plinio Cavalcanti Moreira Paula Resende Adelino Maria das Graças Gomes Barbosa Samira Zaidan Zezinho Maxakali Airton Carrrão Machado Pollayne L. da Mota Neuza R. S. Oliveira Manoel Antônio de O. Silva Maiane G. de Oliveira Suyhê Pataxó Edilene dos S. Araújo Diana Pereira de Araújo Rocha Dario Lopo de Oliveira Rodrigo Ednilson de Jesus Alípio F. da Cruz Margarida Maxakali Abedias P. de Sousa João Bidé Maxakali Leandro K. M. M. Chamorro Jami Maxakali
Educação Matemática aprendizagem matematica Educação Escolar Indígena aprendizagem situada práticas escolares Interdisciplinaridade Educação Indígena Currículo Teoria da Atividade transferência de aprendizagem sala de aula Atividade Interculturalidade Educação de Jovens e Adultos Activity Theory modelagem Professor Pesquisa de autoria indigena Etnomatemática Geometria sistematização Multimodalidade perspectiva histórico-cultural da atividade Formação Intercultural de professores indigenas Educação Básica Educação Matemática Crítica projeto contextualização Educação Infantil significados Expansive learning Educação intercultural indígena Língua Maxakali Práticas de numeramento matemática do cotidiano Práticas culturais indígenas Pesquisa Indigenas Maxakali expansive cycles Teoria Histórico-cultural da Atividade Ensino de Física Licenciatura Formação de professores Formação de professores Indígenas terceiro ciclo do ensino fundamental Interação Processo Seletivo Indígena Números Racionais Povo Indigena Xakriaba comunidades de prática Indigenous education historicity saberes tradicionais Aprendizagem notorio Saber Aprendizagem Expansiva etnografia Resolução de Problemas ensino de geometria Aritmética: operações com números naturais Proporcionalidade concepções Formação Intercultural Indígena reformulação curricular Escola Integrada da RME-BH Atividade de trabalho Ensino de Matemática Educação do Campo oficinas Escola Maxakali avaliação Nepso Indigenous Mathematics Education Licenciatura em Educação do Campo Formação Profissional à Distância Tecnociência praticas culturais Maxakali Historicidade Povo Pataxó Bahia números reais geometry Metodologias de pesquisa indigenas Apropriação matemática maxakali avaliação em matematica Licenciatura Intercultural Indigena comunicação Tensions and contradictions Epistemologias indigenas Egressos Professores Maxakali concurso professor Arquitetura vernacular africana Pibid Matemática Financeira Indígena Pataxó Divisão do trabalho Metodologias de pesquisa Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Linguagem matemática Memorial coteaching Formação continuada de professores cultural-historical activity Experiências Maxakali People Matemática escolar história de vida Formação de engenheiros simetria Formação de Educadores Indígenas Estatística Estágio supervisionado Atividade Matemática Escolar modelagem matemática Professores Indígenas drawings Educação para relações etnico-raciais Práticas matemáticas escolares Metodologia para intervenção em sala de aula percentage teachers Estratégias de cálculo experience Imaginação pedagógica performance deslocamento Construção de casas Educação de Surdos Educação Estatística ciclo da lua analise da pratica pedagogica Educação Matemática Escolar Pibid Diversidade Interdisciplinary Projeto político pedagógico Trabalho em grupo práticas matemáticas indígenas Licenciatura em Matemática conteúdos de matemática Povo Xakriabá praticas educativas maxakali relação professor,aluno rebelde e matemática Literacia Estatística mídias digitais frações resistência pesquisa acadêmica Magnitudes and Measurement Problemas narrativas Escola Indigena medicina tradicional Pataxó Contabilidade Escolas do Campo Movimento Financeiro Demografia Matemática Políticas educacionais neoliberais Patrimônio Ritual da Lua Cheia Aprendizagem em grupo Pertencimento Educação Integral em tempo integral Gestos Professores dos anos iniciais Jogos de linguagem slave work Probabilidades Decolonialismo Apropriação de práticas de numeramento Práticas sociais Indigenas Xakriabá Avalia BH Afetividade atuação do professor ambiente de modelagem Fazer juntos Alunos Surdos Water consumption Escola Indígena Maxakali Calendário Sociocultural Regulação do trabalho docente Linguagem Trabalho escravo infantil Mathematics Education Saberes matemáticos Discurso sobre curriculo probability numbers Mathematics knowlegde Educação Bilingue para Surdos Xakriabá práticas educativas Mãe-Terra Territorios de formação docente modelagem matemática na educação matemática UNIFEI Tikmu'un - Maxakali Educação Ambiental Escolas de Tempo Integral Pensamento Narrativo Cultura escrita agência Práticas Socioculturais políticas educacionais Licenciatura Intercultural Jogos de Linguagem matemáticos algorithm Bolsa Permanência Proportional reasoning mobilidade e mudanças de regras Assédio Moral Dispositivo de governamentalidade Resolução de problemas conceituais economy sistemas numéricos formação para cidadania perfil de alunos iniciantes e concluintes Proposta metodológica affective transdisciplinary Instituto Nacional de Educação de Surdos Floresta Maxakali Violação de direitos Saberes Tradicionais Pataxó covid-19 Artesanato de Madeira material didático Educação financeira Saberes Profissionais Visualizaton in mathematics education Educação cultura africana; aprendizagem; geometria ENEM; Contextualização; Numeramento Interações em sala de aula gestão escolar representações sociais Meio Ambiente Contradições Conhecimento matemático para o ensino Prática como Componente Curricular jovens sala de aula de matemática zero Projetos sociais Xakriabá Trigonometria educação matemática; Espiritualidade Professor Adjunto Roça Maxakali Tikmu'un-Maxakali Educação Maxakali praticas escolares Maxakali Infecções por Coronavírus Zabumba Xariabá Educação Inclusiva Povo Indigena Akwê Xerente Pessoas surdas Indigenas Pataxó Tikmũ?ũn Educação Integral Educação etnico-racial Aprendizagem Docente Escola Tikmũ?ũn Radio Xakriabá Brincadeiras Medida de comprimento Conceito de numero Jogos Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triangulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas Caça Maxakali Artesanato Atividade de trabalho de professoras território School Mathematical Activity Everyday situations Educação matemática. Formação de professores. Mate visual representation Transfer Processos Cognitivos ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Ethnomatematics indigenous knowlegde Atividade docente Ensino Superior História da Matemática praticas de escrita Economia Tikmũ?ũn Tensionamentos Indígena Maxakali Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas boundary crossing ZDP LASEB - Formação Continuada Laseb reflexão sobre a prática curriculum Indigenização dos projetos Metáforas Conceituais Enfermagem Festas Tradicionais Docência Lingua de sinais Programa Ciência Sem Fronteiras escrevivência intervenção docente Ensino Fundamental pós-modernidade curriculo intercultural indígena Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo Ensino Médio Técnico análise microgenética elementary school Modos Comunicacionais Números Inteiros Pesquisas indigenas Etnomatematiica Multilinguismo Lançamento de livro pandemia de Covid-19 Paulo Freire Artes indigena Iniciação Científica Conectividade Formação continuada Relações interdisciplinares TouchCounts Escolas Maxakali potenciação números Etnodesign Tecnologia Maxakali macro-scaffolding Ciclagem milho primeiro ciclo do ensino fundamental Leitura e escrita orientação sistema de numeração decimal pensamento algébrico medidas de comprimento Tratamento da Informação censo populacional indígena perspectiva desenvolvimental
CTIT UFMG