Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 04.07.2020

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 5
Doutorado: 1
Pos-Doutorado: 1
Outras: 72
  • Trabalho Técnico (34)+
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Jussara de Loiola Araújo André Augusto Deodato Maria da Penha Lopes Maria Gorete Neto Josiley Francisco de Souza Airton Carrão Machado Lucio F. C. Maxakali Paulo Henrique Nogueira Eduardo Sarquis Soares Diva Silva Terezinha Kawasaki Maria Inês Goulart Mariza Góes Isabela Silva Costa Diego dos Santos Pinheiro Josiley Francisco de Souza Rafael Andrés Urrego Posada Maria Cristina Costa Ferreira Paula Cristina Pereira Silva Amagilda P. de Souza Leidiane da Silva Souza Jessia Braz de Jesus Everton Braz dos Santos Erilsa Braz dos Santos Alex Pinheiro Adriele Braz Poncada Werly P. de Abreu Maria Manuela David Ana Rafaela Correia Ferreira Giovanna Cotta Carvalho Maria Elasir Seabra Gomes Júlio Emílio Diniz-Pereira Shirley Aparecida Miranda Samira Zaidan Paulo Vinícius Baptista da Silva Juarez Melgaço Valadares Augusta Aparecida Neves de Mendonça Paula Resende Adelino Maria das Graças Gomes Barbosa Márcia Maria Fusaro Pinto Eni de Faria Iracema Campos Cusati Renata Cristina Soares Silva Ilaine Campos Ilaine Silva Campos Celio Silveira Junior Clarisse Alvarenga Cristina Frade Geraldo Magela Magmani Nilton Francisco Cardoso Carlos Sandro Campos Ozirlei Teresa Marcilino Plinio Cavalcanti Moreira Luciana Pereira de Sousa Mariane Dias Araújo Lucia Pereira de Souza Gelsa Knijinik Ilaine da Silva Campos FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA DAVID, MARIA MANUELA Pollayne L. da Mota Neuza R. S. Oliveira Manoel Antônio de O. Silva Maiane G. de Oliveira Edilene dos S. Araújo Dario Lopo de Oliveira Alípio F. da Cruz Abedias P. de Sousa Leandro K. M. M. Chamorro
Educação matemática aprendizagem matematica Práticas Escolares aprendizagem situada interdisciplinaridade CURRÍCULO Teoria da Atividade Educação Escolar Indígena EDUCAÇÃO INDÍGENA transferência de aprendizagem sala de aula Atividade modelagem educação de jovens e adultos interculturalidade Activity Theory Professor Geometria sistematização Multimodalidade educação básica Educação Matemática Crítica contextualização Projeto Etnomatemática Educação Infantil práticas de numeramento Língua Maxakali Práticas culturais indígenas significados matemática do cotidiano Pesquisa expansive cycles Números Racionais licenciatura Formação de professores Indígenas Interação Pesquisa de autoria indigena Expansive learning Processo Seletivo Indígena perspectiva histórico-cultural da atividade Formação de Professores terceiro ciclo do ensino fundamental Escola Integrada da RME-BH comunidades de prática aprendizagem Proporcionalidade Povo Indigena Xakriaba avaliação Aritmética: operações com números naturais Concepções Oficinas Resolução de Problemas Ensino de Geometria historicity reformulação curricular etnografia Ensino de Física concurso professor Licenciatura em Educação do Campo Formação Intercultural Indígena Tecnociência Geometry PIBID Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Tensions and contradictions divisão do trabalho Professores Maxakali Indigenous Mathematics Education formação de engenheiros Matemática Escolar Educação intercultural indígena Formação Profissional à Distância Práticas matemáticas escolares drawings Historicidade números reais Apropriação NEPSO coteaching avaliação em matematica Arquitetura vernacular africana Matemática Financeira Formação de Educadores Indígenas matemática maxakali Educação para relações etnico-raciais Estatística Atividade Matemática Escolar Simetria Formação Continuada de Professores Professores indígenas Estágio Supervisionado modelagem matemática Experiências praticas culturais Maxakali Linguagem matemática Egressos Pertencimento Aprendizagem em grupo pesquisa acadêmica Movimento Financeiro conteúdos de matemática frações Teoria Histórico-cultural da Atividade Educação Integral em tempo integral Gestos jogos de linguagem Probabilidades práticas sociais Contabilidade Problemas narrativas Literacia Estatística relação professor,aluno rebelde e matemática Projeto político pedagógico Imaginação pedagógica expérience percentage performance Educação Matemática Escolar Alunos Surdos ciclo da lua Discurso sobre curriculo escola indígena práticas matemáticas indígenas Linguagem Demografia Patrimônio Decolonialismo numbers Aprendizagem Expansiva probability Educação Estatística Trabalho em grupo Estratégias de cálculo Pibid Diversidade analise da pratica pedagogica Visualizaton in mathematics education mobilidade e mudanças de regras Proportional reasoning Bolsa Permanência Resolução de problemas conceituais Dispositivo de governamentalidade algorithm Jogos de Linguagem matemáticos agência Licenciatura Intercultural comunicação políticas educacionais Cultura escrita UNIFEI Escolas de Tempo Integral Metodologia para intervenção em sala de aula saberes profissionais Artesanato de Madeira deslocamento Apropriação de práticas de numeramento Avalia BH Licenciatura em Matemática Matemática Afetividade Territorios de formação docente economy sistemas numéricos formação para cidadania Formação intercultural de professores indígenas perfil de alunos iniciantes e concluintes Proposta metodológica affective Escolas do Campo Magnitudes and Measurement resistência Pensamento Narrativo Ciclagem Educação Conhecimento matemático para o ensino Prática como Componente Curricular Sala de aula de Matemática Zero Projetos sociais Xakriabá Trigonometria território Educação matemática. Formação de professores. Mate Atividade de trabalho de professoras jovens representações sociais gestão escolar Professor Adjunto Roça Maxakali Escola Maxakali Atividade Docente Zabumba Xariabá Educação Integral Interações em sala de aula cultura africana; aprendizagem; geometria ENEM; Contextualização; Numeramento aprendizagem docente Indigenous education Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triangulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas jogos Conceito de numero Medida de comprimento School Mathematical Activity Everyday situations visual representation ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Ensino Superior Educação do Campo história de vida Brincadeiras História da Matemática Etnodesign Indígena Maxakali Maxakali People Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas LASEB - Formação Continuada Laseb Tensionamentos Licenciatura Intercultural Indigena Indigenização dos projetos Festas Tradicionais Programa Ciência Sem Fronteiras Ensino Fundamental pós-modernidade Ensino Médio Técnico Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo Análise Microgenética metáforas conceituais reflexão sobre a prática Tecnologia Multilinguismo Paulo Freire Artes indigena Iniciação científica formação continuada Relações interdisciplinares TouchCounts macro-scaffolding Escolas Maxakali Números Inteiros potenciação numeros MILHO primeiro ciclo do ensino fundamental leitura e escrita orientação sistema de numeração decimal Pensamento algébrico medidas de comprimento Tratamento da informação censo populacional indígena perspectiva desenvolvimental
CTIT UFMG