Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 07.06.2021

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 5
Doutorado: 2
Pos-Doutorado: 1
Outras: 76
  • Trabalho Técnico (34)+
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Lucio F. C. Maxakali Jussara de Loiola Araújo André Augusto Deodato Maria Gorete Neto Josiley Francisco de Souza Airton Carrão Machado Maria da Penha Lopes Luciana Pereira de Sousa Paula Cristina Pereira Silva Rafael Andrés Urrego Posada DAVID, MARIA MANUELA Maria Cristina Costa Ferreira Eduardo Sarquis Soares Diva Silva Terezinha Kawasaki Paula Cristina Pereira Silva Maria Inês Goulart Mariza Góes Isabela Silva Costa Diego dos Santos Pinheiro Paulo Henrique Nogueira Ilaine da Silva Campos Josiley Francisco de Souza Plinio Cavalcanti Moreira Juarez Melgaço Valadares Badé Maxakali Márcia Maria Fusaro Pinto Joviel Maxakali Damião Maxakali Antônio Maxakali Alenildo Maxakali Adolfo Maxakali Zezinho Maxakali Tuilá Maxakali Tevassouro Maxakali Reginaldo Maxakali Nobinho Maxakali Marquinhos Maxakali Shirley Aparecida Miranda Manoel Kelé Maxakali Paulo Vinícius Baptista da Silva Glorinha Maxakali Diolina Maxakali Augusta Aparecida Neves de Mendonça Dina Maxakali Renata Cristina Soares Silva Carlos Alexandre Maxakali Eni de Faria Basilio Maxakali Iracema Campos Cusati Fabinho Maxakali Carolina Tamayo-Osorio Major Maxakali Pollayne L. da Mota Neuza R. S. Oliveira Manoel Antônio de O. Silva Maiane G. de Oliveira Edilene dos S. Araújo Dario Lopo de Oliveira Alípio F. da Cruz Abedias P. de Sousa Leandro K. M. M. Chamorro Amagilda P. de Souza Leidiane da Silva Souza Jessia Braz de Jesus Everton Braz dos Santos Erilsa Braz dos Santos Alex Pinheiro Adriele Braz Poncada Werly P. de Abreu Maria Manuela David Ana Rafaela Correia Ferreira Giovanna Cotta Carvalho Ilaine Campos Celio Silveira Junior Clarisse Alvarenga Cristina Frade Geraldo Magela Magmani Nilton Francisco Cardoso Maria Elasir Seabra Gomes Carlos Sandro Campos Maria das Graças Gomes Barbosa Lucia Pereira de Souza Ozirlei Teresa Marcilino Paula Resende Adelino Mariane Dias Araújo Gelsa Knijinik Júlio Emílio Diniz-Pereira FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA Samira Zaidan
Educação matemática aprendizagem matematica Práticas Escolares Interdisciplinaridade aprendizagem situada CURRÍCULO Educação indígena Educação Escolar Indígena Teoria da Atividade sala de aula Transferência de aprendizagem Atividade modelagem educação de jovens e adultos interculturalidade Professor Activity Theory Geometria sistematização Etnomatemática Multimodalidade Pesquisa de autoria indigena Contextualização Educação Matemática Crítica educação básica Projeto Educação Infantil Língua Maxakali Práticas culturais indígenas Formação intercultural de professores indígenas práticas de numeramento Pesquisa significados Expansive learning matemática do cotidiano Formação de Professores perspectiva histórico-cultural da atividade terceiro ciclo do ensino fundamental Formação de Professores Indigenas Números Racionais Interação expansive cycles licenciatura Processo Seletivo Indígena comunidades de prática aprendizagem Ensino de Física Povo Indigena Xakriaba Educação intercultural indígena Indigenas Maxakali historicity etnografia Resolução de Problemas Aritmética: operações com números naturais concepções Ensino de Geometria Escola Integrada da RME-BH Teoria Histórico-cultural da Atividade Proporcionalidade reformulação curricular avaliação Oficinas drawings Matemática Financeira avaliação em matematica Licenciatura em Educação do Campo Historicidade Geometry números reais Tecnociência Indigenous Mathematics Education Divisão do Trabalho Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Arquitetura vernacular africana Tensions and contradictions NEPSO Professores Maxakali PIBID Formação Intercultural Indígena concurso professor egressos matemática maxakali Memorial Apropriação praticas culturais Maxakali modelagem matemática Professores indígenas Práticas matemáticas escolares Atividade Matemática Escolar estatística simetria coteaching Aprendizagem Expansiva formação de engenheiros Experiências Matemática escolar história de vida Formação de Educadores Indígenas Educação do Campo Formação Continuada de Professores Educação para relações etnico-raciais Formação Profissional à Distância Indígena Pataxó Linguagem matemática comunicação Estágio Supervisionado expérience Educação Matemática Escolar resistência metodologias de pesquisa percentage Metodologia para intervenção em sala de aula Pibid Diversidade performance Imaginação pedagógica Magnitudes and Measurement Projeto político pedagógico Educação Estatística práticas matemáticas indígenas Trabalho em grupo Literacia Estatística Problemas narrativas Contabilidade Movimento Financeiro conteúdos de matemática frações Escolas do Campo relação professor,aluno rebelde e matemática Licenciatura em Matemática pesquisa acadêmica Demografia Estratégias de cálculo Escola indígena deslocamento Alunos Surdos Patrimônio Gestos Aprendizagem em grupo pertencimento Educação Integral em tempo integral jogos de linguagem cultural-historical activity Ensino de Matemática Probabilidades Apropriação de práticas de numeramento práticas sociais Avalia BH Afetividade atuação do professor Water consumption Políticas educacionais neoliberais Escola Indígena Maxakali ambiente de modelagem Linguagem Regulação do trabalho docente Mathematics Education Discurso sobre curriculo probability numbers decolonialismo Indigenas Xakriabá Xakriabá Fazer juntos Territorios de formação docente economy sistemas numéricos Pensamento Narrativo Escolas de Tempo Integral Cultura escrita agência Práticas Socioculturais políticas educacionais Licenciatura Intercultural Jogos de Linguagem matemáticos algorithm Bolsa Permanência Proportional reasoning mobilidade e mudanças de regras Visualizaton in mathematics education UNIFEI modelagem matemática na educação matemática formação para cidadania perfil de alunos iniciantes e concluintes Proposta metodológica affective matemática Saberes Tradicionais Pataxó Notório Saber mídias digitais Artesanato de Madeira covid-19 saberes profissionais Resolução de problemas conceituais Dispositivo de governamentalidade análise da prática pedagógica ciclo da lua perspectiva desenvolvimental ENEM; Contextualização; Numeramento Interações em sala de aula representações sociais Zero Contradições Conhecimento matemático para o ensino Prática como Componente Curricular jovens sala de aula de matemática Projetos sociais Xakriabá Trigonometria cultura africana; aprendizagem; geometria educação matemática; Educação Professor Adjunto Escola Maxakali Roça Maxakali Indígenas Javaé Radio Xakriabá Zabumba Xariabá infecções por coronavírus Tikmũ?ũn Educação Integral gestão escolar aprendizagem docente Escola Tikmũ?ũn Atividade de trabalho de professoras Conceito de numero jogos Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triangulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas Medida de comprimento Brincadeiras território Indigenous education School Mathematical Activity Everyday situations Educação matemática. Formação de professores. Mate visual representation Transfer ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Atividade docente Ensino Superior História da Matemática Escolas Maxakali Etnodesign Indigenização dos projetos Economia Tikmũ?ũn Licenciatura Intercultural Indigena Tensionamentos Indígena Maxakali Maxakali People Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas Análise Microgenética Ensino Médio Técnico saberes tradicionais Festas Tradicionais Enfermagem Programa Ciência Sem Fronteiras intervenção docente Ensino Fundamental pós-modernidade metáforas conceituais Atividade de trabalho Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo boundary crossing LASEB - Formação Continuada Laseb censo populacional indígena números potenciação Números inteiros Multilinguismo Pandemia de COVID-19 Paulo Freire Artes indigena Iniciação científica formação continuada Relações interdisciplinares Tratamento da informação medidas de comprimento reflexão sobre a prática Modos Comunicacionais macro-scaffolding Tecnologia Ciclagem MILHO primeiro ciclo do ensino fundamental leitura e escrita orientação sistema de numeração decimal Pensamento algébrico TouchCounts
CTIT UFMG