Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 16.01.2021

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 5
Doutorado: 1
Pos-Doutorado: 1
Outras: 75
  • Trabalho Técnico (34)+
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Jussara de Loiola Araújo André Augusto Deodato Maria da Penha Lopes Maria Gorete Neto Josiley Francisco de Souza Airton Carrão Machado Luciana Pereira de Sousa Lucio F. C. Maxakali Paulo Henrique Nogueira Maria Cristina Costa Ferreira Eduardo Sarquis Soares Diva Silva Terezinha Kawasaki Maria Inês Goulart Mariza Góes Isabela Silva Costa Diego dos Santos Pinheiro Rafael Andrés Urrego Posada Paula Cristina Pereira Silva Josiley Francisco de Souza Amagilda P. de Souza Leidiane da Silva Souza Jessia Braz de Jesus Everton Braz dos Santos Erilsa Braz dos Santos Alex Pinheiro Adriele Braz Poncada Werly P. de Abreu Giovanna Cotta Carvalho Shirley Aparecida Miranda Paulo Vinícius Baptista da Silva Maria Elasir Seabra Gomes Augusta Aparecida Neves de Mendonça Paula Resende Adelino Renata Cristina Soares Silva Maria das Graças Gomes Barbosa Eni de Faria Iracema Campos Cusati Samira Zaidan Juarez Melgaço Valadares Ilaine Campos Júlio Emílio Diniz-Pereira Celio Silveira Junior Clarisse Alvarenga Cristina Frade Marcia Maria Fusaro Pinto Geraldo Magela Magmani Nilton Francisco Cardoso Carlos Sandro Campos Paula Cristina Pereira Silva Ozirlei Teresa Marcilino Mariane Dias Araújo Lucia Pereira de Souza Gelsa Knijinik Ilaine da Silva Campos FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA DAVID, MARIA MANUELA Plinio Cavalcanti Moreira Maria Manuela David Ana Rafaela Correia Ferreira Pollayne L. da Mota Neuza R. S. Oliveira Manoel Antônio de O. Silva Maiane G. de Oliveira Edilene dos S. Araújo Dario Lopo de Oliveira Alípio F. da Cruz Abedias P. de Sousa Leandro K. M. M. Chamorro
Educação matemática aprendizagem matematica práticas escolares interdisciplinaridade aprendizagem situada Currículo Teoria da Atividade Educação indígena sala de aula transferência de aprendizagem Educação Escolar Indígena Atividade educação de jovens e adultos modelagem Professor Activity Theory interculturalidade sistematização Geometria Multimodalidade educação básica Etnomatemática Educação Matemática Crítica Projeto contextualização Pesquisa Língua Maxakali Formação Intercultural de professores indigenas Práticas culturais indígenas significados matemática do cotidiano Pesquisa de autoria indigena Práticas de numeramento Educação Infantil Formação de Professores Formação de Professores Indigenas Processo Seletivo Indígena Interação terceiro ciclo do ensino fundamental Expansive learning licenciatura perspectiva histórico-cultural da atividade expansive cycles Números Racionais Ensino de Física aprendizagem Educação intercultural indígena Escola Integrada da RME-BH Proporcionalidade reformulação curricular comunidades de prática Povo Indigena Xakriaba Avaliação Aritmética: operações com números naturais oficinas Resolução de Problemas etnografia ensino de geometria concepções historicity Historicidade Teoria Histórico-cultural da Atividade Formação de Educadores Indígenas Matemática escolar geometry Práticas matemáticas escolares concurso professor Formação de engenheiros Divisão do trabalho Nepso Tecnociência Licenciatura em Educação do Campo Professores Maxakali Tensions and contradictions Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM avaliação em matematica drawings Matemática Financeira Arquitetura vernacular africana Indigenous Mathematics Education Formação Profissional à Distância coteaching números reais Apropriação Formação Intercultural Indígena Pibid Professores Indígenas matemática maxakali praticas culturais Maxakali Atividade Matemática Escolar Estatística modelagem matemática simetria Educação para relações etnico-raciais Formação Continuada de Professores Experiências Estágio Supervisionado Linguagem matemática Egressos Probabilidades práticas matemáticas indígenas Aprendizagem em grupo relação professor,aluno rebelde e matemática Problemas narrativas frações conteúdos de matemática Contabilidade Apropriação de práticas de numeramento Pertencimento Gestos Movimento Financeiro Jogos de linguagem Ensino de Matemática Literacia Estatística pesquisa acadêmica percentage performance Discurso sobre curriculo Metodologias de pesquisa Educação Matemática Escolar Ciclagem Linguagem Alunos Surdos experience Imaginação pedagógica Projeto político pedagógico Educação Integral em tempo integral Demografia Patrimônio Decolonialismo Aprendizagem Expansiva numbers Escola Indigena probability ciclo da lua Trabalho em grupo Estratégias de cálculo Proportional reasoning Dispositivo de governamentalidade mobilidade e mudanças de regras Visualizaton in mathematics education Resolução de problemas conceituais analise da pratica pedagogica Metodologia para intervenção em sala de aula Pibid Diversidade UNIFEI Bolsa Permanência Cultura escrita Pensamento Narrativo Escolas de Tempo Integral comunicação políticas educacionais Licenciatura Intercultural agência Jogos de Linguagem matemáticos Saberes Profissionais Práticas Socioculturais licenciatura em Matemática Territorios de formação docente Afetividade Matemática Avalia BH Práticas sociais Educação Estatística deslocamento economy sistemas numéricos Artesanato de Madeira resistência Magnitudes and Measurement Escolas do Campo affective Proposta metodológica perfil de alunos iniciantes e concluintes formação para cidadania algorithm Etnodesign Professor Adjunto Prática como Componente Curricular jovens zero Projetos sociais Xakriabá Trigonometria Indigenous education Escola Tikmũ?ũn Atividade de trabalho de professoras território Conhecimento matemático para o ensino sala de aula de matemática representações sociais Escola Maxakali Roça Maxakali Atividade docente Zabumba Xariabá Educação Integral cultura africana; aprendizagem; geometria ENEM; Contextualização; Numeramento Interações em sala de aula gestão escolar Aprendizagem Docente School Mathematical Activity Everyday situations Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triangulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas jogos Conceito de numero Medida de comprimento Educação matemática. Formação de professores. Mate visual representation ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Indigenas Maxakali Educação do Campo Ensino Superior história de vida Brincadeiras História da Matemática Educação Festas Tradicionais Tensionamentos Indígena Maxakali Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas LASEB - Formação Continuada Laseb Licenciatura Intercultural Indigena Economia Tikmũ?ũn Maxakali People Programa Ciência Sem Fronteiras Ensino Fundamental pós-modernidade Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo Ensino Médio Técnico análise microgenética Metáforas Conceituais Indigenização dos projetos reflexão sobre a prática Modos Comunicacionais Tecnologia Multilinguismo Paulo Freire Artes indigena Iniciação científica formação continuada Relações interdisciplinares TouchCounts macro-scaffolding Escolas Maxakali Números inteiros potenciação números milho primeiro ciclo do ensino fundamental leitura e escrita orientação sistema de numeração decimal pensamento algébrico medidas de comprimento Tratamento da Informação censo populacional indígena perspectiva desenvolvimental
CTIT UFMG