Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 19.06.2022

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
Numero de Citações: Não informado

Fator H: Não informado

Mestrado: 5
Doutorado: 3
Pos-Doutorado: 1
Outras: 79
  • Trabalho Técnico (44)+
    • Ano
      2021
      Título
      DECORATIVE AND REPRESENTATIONAL PICTURES IN MODELLING PROBLEMS
    • Ano
      2021
      Título
      REASONING ACROSS THE CURRICULUM WITH A MEASUREMENT UNIT THAT VARIES IN SIZE
    • Ano
      2021
      Título
      STUDENTS SQUARE-ROOT FROM SQUARED THINGS: COMMOGNITIVE ACCOUNT FOR SEEMING CONFLICTS WITHIN STUDENTS? DISCOURSES
    • Ano
      2021
      Título
      Delineamento das Etapas e dos Procedimentos da Teoria Fundamentada em Pesquisas e Investigações em Educação Matemática
    • Ano
      2021
      Título
      Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      SUBALTERNAÇÃO COMERCIAL EM CENÁRIOS INDÍGENAS: A BIOPIRATARIA E EXPLORAÇÕES OCORRIDAS NA AMAZÔNIA
    • Ano
      2021
      Título
      Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang paranaense
    • Ano
      2021
      Título
      Projeto Piloto de Conectividade Internet para Áreas Indígenas e Quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      GLOBAL REVIEW OF ARTICLES
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2020
      Título
      The Mathematisation Process as Object-oriented Actions of a Modelling Activity System
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Luciana Pereira de Sousa Lucio F. C. Maxakali Maria Gorete Neto Josiley Francisco de Souza Airton Carrão Machado Jussara de Loiola Araújo André Augusto Deodato Paula Cristina Pereira Silva Maria da Penha Lopes Louis Botha Maria Cristina Costa Ferreira Eduardo Sarquis Soares Diva Silva Terezinha Kawasaki Josiley Francisco de Souza Maria Inês Goulart Mariza Góes Isabela Silva Costa Diego dos Santos Pinheiro Ilaine da Silva Campos Badé Maxakali Joviel Maxakali Damião Maxakali Antônio Maxakali Alenildo Maxakali Adolfo Maxakali Tuilá Maxakali Tevassouro Maxakali Reginaldo Maxakali Nobinho Maxakali Marquinhos Maxakali Manoel Kelé Maxakali Glorinha Maxakali Diolina Maxakali Dina Maxakali Carlos Alexandre Maxakali Basilio Maxakali Fabinho Maxakali Major Maxakali DAVID, MARIA MANUELA Rafael Andrés Urrego Posada Paula Cristina Pereira Silva Paulo Henrique Nogueira Ozirlei Teresa Marcilino Júnia Maísa Oliveira Pereira Yrjö Engeström Jose Marcos Silva Nogueira Analisa Sannino Cassio Goncalves do Rego Pedro Rocha Giovanna Cotta Carvalho Paulo Roberto Figueiredo Maia Carlos Sandro Campos Lucia Pereira de Souza Mariane Dias Araújo Gelsa Knijinik FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA Plinio Cavalcanti Moreira Maria Elasir Seabra Gomes Zezinho Maxakali Rodrigo Ednilson de Jesus Samira Zaidan Margarida Maxakali João Bidé Maxakali Airton Carrrão Machado Jami Maxakali Pollayne L. da Mota Shirley Aparecida Miranda Neuza R. S. Oliveira Paulo Vinícius Baptista da Silva Manoel Antônio de O. Silva Maiane G. de Oliveira Maria das Graças Gomes Barbosa Edilene dos S. Araújo Augusta Aparecida Neves de Mendonça Dario Lopo de Oliveira Renata Cristina Soares Silva Alípio F. da Cruz Eni de Faria Abedias P. de Sousa Iracema Campos Cusati Leandro K. M. M. Chamorro Carolina Tamayo-Osorio Juarez Melgaço Valadares Amagilda P. de Souza Leidiane da Silva Souza Ilaine Campos Jessia Braz de Jesus Everton Braz dos Santos Erilsa Braz dos Santos Júlio Emílio Diniz-Pereira Alex Pinheiro Celio Silveira Junior Adriele Braz Poncada Clarisse Alvarenga Werly P. de Abreu Cristina Frade Paula Resende Adelino Maria Manuela David Ana Rafaela Correia Ferreira Marcia Maria Fusaro Pinto Geraldo Magela Magmani Nilton Francisco Cardoso
Educação matemática aprendizagem matematica práticas escolares Educação Escolar Indígena aprendizagem situada Interdisciplinaridade Educação indígena Currículo Teoria da Atividade transferência de aprendizagem sala de aula Atividade Interculturalidade Activity Theory educação de jovens e adultos modelagem Professor sistematização Geometria Pesquisa de autoria indigena Multimodalidade Etnomatemática Projeto educação básica perspectiva histórico-cultural da atividade contextualização Educação Matemática Crítica Expansive learning significados Práticas de numeramento Formação Intercultural de professores indigenas Práticas culturais indígenas Língua Maxakali Educação Infantil Pesquisa matemática do cotidiano Processo Seletivo Indígena números racionais Educação intercultural indígena Formação de Professores terceiro ciclo do ensino fundamental Teoria Histórico-cultural da Atividade Indigenas Maxakali licenciatura Ensino de Física Formação de Professores Indigenas expansive cycles Interação Aritmética: operações com números naturais Proporcionalidade reformulação curricular concepções comunidades de prática aprendizagem Resolução de Problemas Escola Integrada da RME-BH Indigenous education Aprendizagem Expansiva avaliação ensino de geometria historicity Escola Maxakali Povo Indigena Xakriaba etnografia oficinas Formação Intercultural Indígena Educação do Campo Professores Maxakali Metodologias de pesquisa Pibid comunicação Tecnociência Divisão do trabalho Memorial Maxakali People concurso professor Indígena Pataxó Egressos Metodologias de pesquisa indigenas Licenciatura em Educação do Campo Indigenous Mathematics Education Formação de engenheiros Atividade de trabalho Matemática Escolar matemática maxakali Formação Profissional à Distância Historicidade coteaching drawings Apropriação Arquitetura vernacular africana geometry Formação de Educadores Indígenas Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Matemática Financeira avaliação em matematica Tensions and contradictions Nepso números reais Práticas matemáticas escolares Estatística Professores Indígenas Educação para relações etnico-raciais cultural-historical activity história de vida Ensino de Matemática Atividade Matemática Escolar modelagem matemática Experiências Estágio Supervisionado praticas culturais Maxakali simetria Formação Continuada de Professores Linguagem matemática Problemas narrativas Literacia Estatística Trabalho escravo infantil Trabalho em grupo probability Discurso sobre curriculo Educação Estatística deslocamento Estratégias de cálculo numbers resistência Licenciatura em Matemática matemática Fazer juntos práticas educativas Xakriabá Escolas do Campo Indigenas Xakriabá Decolonialismo Mathematics knowlegde Saberes matemáticos Contabilidade Imaginação pedagógica experience Escola Indígena Maxakali Water consumption percentage performance Interdisciplinary Educação Matemática Escolar ciclo da lua saberes tradicionais Políticas educacionais neoliberais Projeto político pedagógico Escola Indigena ambiente de modelagem Movimento Financeiro conteúdos de matemática Alunos Surdos covid-19 relação professor,aluno rebelde e matemática práticas matemáticas indígenas pesquisa acadêmica Demografia Mathematics Education Linguagem Regulação do trabalho docente frações Violação de direitos UNIFEI Tikmu'un - Maxakali formação para cidadania Educação Ambiental sistemas numéricos economy Escolas de Tempo Integral Pensamento Narrativo Cultura escrita Territorios de formação docente agência perfil de alunos iniciantes e concluintes modelagem matemática na educação matemática Dispositivo de governamentalidade praticas educativas maxakali transdisciplinary affective Saberes Tradicionais Pataxó notorio Saber mídias digitais Proposta metodológica Artesanato de Madeira Educação financeira Saberes Profissionais Resolução de problemas conceituais Práticas Socioculturais políticas educacionais Licenciatura Intercultural analise da pratica pedagogica Professores dos anos iniciais Pibid Diversidade Gestos Educação Integral em tempo integral Pertencimento Metodologia para intervenção em sala de aula teachers Aprendizagem em grupo Patrimônio Magnitudes and Measurement Jogos de linguagem slave work Probabilidades Jogos de Linguagem matemáticos Epistemologias indigenas Afetividade algorithm Bolsa Permanência Proportional reasoning mobilidade e mudanças de regras Avalia BH Práticas sociais Visualizaton in mathematics education Apropriação de práticas de numeramento atuação do professor Educação ENEM; Contextualização; Numeramento Interações em sala de aula representações sociais Meio Ambiente Contradições Conhecimento matemático para o ensino Prática como Componente Curricular jovens Sala de aula de Matemática zero Projetos sociais Xakriabá Trigonometria Aprendizagem Docente cultura africana; aprendizagem; geometria educação matemática; Professor Adjunto Roça Maxakali Indígenas Javaé Educação Maxakali Radio Xakriabá praticas escolares Maxakali Infecções por Coronavírus Zabumba Xariabá Pessoas surdas Indigenas Pataxó Tikmũ?ũn Educação Integral gestão escolar Escola Tikmũ?ũn Atividade de trabalho de professoras Brincadeiras Medida de comprimento Conceito de numero jogos Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triangulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas Caça Maxakali Artesanato território School Mathematical Activity Everyday situations Educação matemática. Formação de professores. Mate visual representation Transfer Processos Cognitivos ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Ethnomatematics indigenous knowlegde Atividade docente Ensino Superior História da Matemática praticas de escrita Tensionamentos Indígena Maxakali Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas boundary crossing ZDP LASEB - Formação Continuada Laseb reflexão sobre a prática curriculum Licenciatura Intercultural Indigena Economia Tikmũ?ũn Enfermagem Festas Tradicionais Lingua de sinais Programa Ciência Sem Fronteiras intervenção docente Ensino Fundamental pós-modernidade Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo Ensino Médio Técnico análise microgenética Metáforas Conceituais Indigenização dos projetos elementary school Modos Comunicacionais Números Inteiros Etnomatematiica Multilinguismo Pandemia de Covid-19 Paulo Freire Artes indigena Iniciação científica Conectividade formação continuada Relações interdisciplinares TouchCounts macro-scaffolding Escolas Maxakali potenciação numeros Etnodesign Tecnologia Maxakali Ciclagem milho primeiro ciclo do ensino fundamental leitura e escrita orientação sistema de numeração decimal pensamento algébrico medidas de comprimento Tratamento da Informação censo populacional indígena perspectiva desenvolvimental
CTIT UFMG