Carla Viana Coscarelli http://lattes.cnpq.br/8886697697917438

Última atualização do Lattes: 07.04.2025

Nomes de citação: COSCARELLI, Carla Viana / Coscarelli, Carla Viana / COSCARELLI, CARLA
  • Trabalho Técnico (77)+
    • Ano
      2022
      Título
      ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE: uma proposta didática para o letramento científico e o letramento digital de crianças em transição da Educação Infantil para os anos Iniciais
    • Ano
      2017
      Título
      A inferência, os conhecimentos socioculturais e a exploração do letramento crítico nas coleções de espanhol (PNLD 2017)
    • Ano
      2017
      Título
      Práticas de utilização do WhatsApp: condições de apropriação da cultura escrita digital por crianças em período de aquisição da leitura e escrita
    • Ano
      2015
      Título
      O trabalho com o gênero crônica nas aulas de língua portuguesa e literatura sugeridas pelo Portal do Professor do MEC
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer do projeto de doutorado: Condições de Emergência do Digital no Impresso
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para a Revisa Calidoscópio
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para a Revista Calidoscópio
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer: Game PAC- English: aprendizagem implícita da pronuncia de palavras em inglês.
    • Ano
      2014
      Título
      Measuring technology acceptance level of turkish pre-service english teachers by using technology acceptance model
    • Ano
      2014
      Título
      Congresso Internacional Linguagem e Interação 3
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer para a Revista Portuguesa de Educação
    • Ano
      2013
      Título
      A formação de leitores de telas e textos de literatura na contemporaneidade
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer - Multimodalidade em Livros Didáticos de Língua Portuguesa
    • Ano
      2013
      Título
      Avaliação dos resumos submetidos na modalidade comunicação individual na área de Gêneros textuais e ensino-aprendizagem para o VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET),
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer de artigos enviados para a Revista Educação e Tecnologia (CEFET MG)
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer de artigo enviado para a Revista Língua Escrita
    • Ano
      2011
      Título
      Acentuação gráficas e acordo ortográfico: impactos para o Português
    • Ano
      2011
      Título
      IX Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada
    • Ano
      2011
      Título
      Revista de Estudos da Linguagem
    • Ano
      2011
      Título
      Revista Texto Digital
    • Ano
      2011
      Título
      Hipertextus Revista Digital
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer de avaliação docente anual
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer de avaliação de estágio probatório docente
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer de avaliação docente
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer do projeto definitivo de tese de doutorado
    • Ano
      2011
      Título
      Avaliadora de livros Ensino Médio inscritos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de artigo enviado para a Revista Língua Escrita
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de artigo enviado para a Revista Educação e Tecnologia (CEFET MG)
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de artigo enviado para publicação na Revista Educação e Tecnologia (CEFET MG)
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de artigo enviado para publicação na Revista Expressão
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de artigos para a Educação em Revista
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de relatório de pesquisa
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de projeto de pesquisa
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer do artigo para Revista Educação &Tecnologia CEFET
    • Ano
      2009
      Título
      Guia de Livro Didáticos - PNLD 2010
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer projeto de Mestrado Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn intitulado O uso das ferramentas sociais da Web 2.0 na formação de professores de língua estrangeiras: colaboração e construção de comunidades virtuais de aprendizagem.
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer consubstanciado
    • Ano
      2009
      Título
      Reconhecimento de diploma
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer para a Revista Eletrônica ? Hipertextus ? Volume 2
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer de Estágio Probatório
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer para a Revista Linguagem em Discurso
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer dos artigos submetidos ao SBGames
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens
    • Ano
      2008
      Título
      Parecerista do PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      A produção do resumo escolar como atividade de retextualização
    • Ano
      2007
      Título
      parecer do Relatório Anual de Atividades Docentes da Professora Márcia Maria Valle Arbex
    • Ano
      2007
      Título
      parecer do Relatório final do projeto de pesquisa da Prof. Dra. Regina Lúcia Péret Dell?Isola
    • Ano
      2007
      Título
      parecer do Relatório Anual de Atividades Docentes do Professor Rogério Silveira Muoio
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer para a Revista da ABRALIN
    • Ano
      2007
      Título
      Avaliação de resumos de trabalhos inscritos no II Encontro Nacional sobre Hipertexto
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer sobre o projeto de mestrado em educação de Marília Rocha Furtado, intitulado Como se constroem as 'dificuldades'de compreensão em leitura em sala de aula
    • Ano
      2006
      Título
      Como se constroem as 'dificuldades'de compreensão em leitura em sala de aula
    • Ano
      2006
      Título
      A prosódia na fala de indivíduos com gagueira e apraxia: análise, avaliação e intervenção
    • Ano
      2006
      Título
      Programa Nacional do Livro Didático - 2008
    • Ano
      2006
      Título
      O texto passado a limpo: análise das propostas de revisão de textos em livros didáticos de língua portuguesa
    • Ano
      2006
      Título
      Organização informacional e produção de inferências um estudo modular da seção Brasil, da revista Veja
    • Ano
      2005
      Título
      Parecerista do PNLD 2007 junto ao CEALE
    • Ano
      2005
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação Local da XIV Semana de Iniciação Científica da FALE/UFMG
    • Ano
      2004
      Título
      Levantamento da Legislação sobre Ensino a Distância
    • Ano
      2004
      Título
      Membro da Comissão de Legislação em EAD, Pró-Reitoria de Graduação - UFMG
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer sobre a monografia de bacharelado: Língua Portuguesa no Ensino Médio: análise das abordagens em livros didáticos de Raquel Satler Mól Marino
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer de monografia de bacharelado: A contribuição da reescrita de redações escolares no desenvolvimento do desempenho lingüístico dos alunos, especiamente em relação ao melhor uso dos mecanismos coesivos nas segundas versões dos textos. Cristiane Guimarães Grandi. Orientadora: Janice Marinho. FALE/UFMG, 11/03/2003.
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer do Relatório Anual de Atividades Docentes e do Plano de Trabalho para 2003 dos professores:, José Olímpio de Magalhães, Luiz Francisco Dias, Maria Auxiliadora da Fonseca Leal, Maria do Carmo Viegas e Maria Sueli de Oliveira Pires.
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer inicial de potencial acadêmico de candidatos a Bolsa do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, para os dossiês nº 02/0463 (mestrado) e nº 02/0603 (mestrado) encomendados pela Comissão de Seleção do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford / Fundação Carlos Chagas
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer de mérito acadêmico para os dossiês n. 01/0231 (Mestrado) e n. 01/1483 (Doutorado) encomendados pela Comissão de Seleção do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford - Seleção 2002
    • Ano
      2002
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação Final do Estágio Probatório da Profa. Júnia Diniz Focas
    • Ano
      2001
      Título
      PISA 2000 - Relatório Nacional
    • Ano
      2001
      Título
      Programa Marista de Capacitação Docente (CAP)
    • Ano
      2001
      Título
      Avaliação do livro de alfabetização Sabores e saberes, de Edina R. B. Lara para a Editora Dimensão
    • Ano
      2000
      Título
      Avaliação do livro didático: De A a Z tudo pode acontecer
    • Ano
      2000
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da professora Júnia Diniz Focas
    • Ano
      2000
      Título
      Membro de avaliação das provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Vestibular 2001 da UFMG
    • Ano
      1999
      Título
      Redigir- Curso de Redação e Gramática em Língua Portuguesa
    • Ano
      1999
      Título
      Membro da comissão de elaboração do Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras
    • Ano
      1999
      Título
      Avaliação do livro didático: Janelas e surpresas
    • Ano
      1997
      Título
      Avaliação de livros didáticos de 5a. a 8a. séries
    • Ano
      1996
      Título
      A competência lexical de alunos universitários aprendendo a ler em inglês como língua estrangeira
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Ana Elisa Ferreira Ribeiro Delaine Cafiero Ana Elisa Novais Ana Elisa Ferreira Ribeiro Andréa Ribeiro Maikel Fontes Else Martins dos Santos Lucas Marquesini Fernanda Costa Jônio Machado Bethônico Luana Lopes Amaral Carlos Alexandre Oliveira Isabel Frade Regina Lúcia Péret Dell'Isola CORREA, HERCULES TOLEDO Daniela Mitre Hércules Toledo Júlio César Rosa Araújo Dorotea Frank Kersch Daiane Evelyn Ponciano Marques Pedro Rodrigues Barbosa Paulo Ricardo Sousa Ferreira Luiz Chaimowicz Denise Nogueira Rosilane Mota Egon Rangel Lucas Gonçalves Valeria Ruiz de Souza Valério Dallapicula Filho Sylvia Garcia Rodrigues Viviane Martins Ângelo Moura Guimarães Marcelo Cafiero Francisco Marinho Rafael Silva Pereira Luiz Fernando Gomes Luana Lopes Maria da Graça Costa Val Grácia Divina de Fátima Silva Julie Coiro Messias Dieb Cláudia Jussan Graça Paulino Julianna da Silva Glória Ghisene Alecrim Josiane Brunetti Cani Alícia Bonamino Marcos Cerílio dos Santos Luciana Masur Francisco Carlos Marinho Sandra Areias Kevin Keys Raquel Oliveira Prates Ana Cristina Fricke Matte Ilana Snyder Jônio Machado Bethônico Anilce Simões Maria Inês Fini Francisco Creso Karine Votikoske Roncete Ivani Cardoso Renato Rocha Souza Lorenzo Teixeira Vitral Leando Sangy Juliana A. Gonçalves Jacyntho José Lins Brandão Mayra Oliveira CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO Elisângela Colodeti Francis Arthuso Paiva Christian Plantin Múcio Teixeira Jônio Machado Bethônico Marina Vieira Antônio Augusto Gomes Batista Anderson Pimentel Paloma Eveir Núbio Delanne Ferraz Mafra Isa Locatelli FORZANI, ELENA MAYKEL, CHERYL Mateus Esteves Vicente Parreiras Jorge Rocha Fernanda Campos Juliana Angelo Gonçalves Leonardo Zenha Creso Franco Monica Daisy Vieira Araujo Jéssica Antunes Adriana Cavalcanti Eliara Santana Obdália Santana Ferraz Silva Renata Amaral Mônica Fantin Débora Reis Filomena Moita Juliana Assis Carolina Alberto Lopes de Carvalho Ângela Souto Márcio O Santos Daniervelin Pereira Rosiane dos S Ferreira Denise D de Caux Ana Clara Rocha Juliana Scaramelo Roberto González-Ibáñez Sabrina Andrade Lorraine Magalhães Rodrigues Vitor Batista Rodrigues Tamiris Lalesca da Rocha Luiz Antônio dos Prazeres Lauren Nogueira Barbosa Isadora Linke Gazzinelli Priscila Resende José Francisco Soares Valéria Ribeiro de Castro Zacharias Álvaro Luiz de Melo Guimarães S M Silva Mike Dillinger Raissa Souki
Leitura produção de textos Ensino letramento digital Letramento Acadêmico Língua Portuguesa hipertexto Educação Informática Letramento alfabetizaçao Aprendizagem Escrita AVALIAÇÃO jogos escrita acadêmica Multiletramentos EaD psicolinguística educação a distância Projeto Redigir ambientes digitais material didático Espaços mentais língua estrangeira Multimodalidade internet multimídia Compreensão livro didático Compreensão de textos capacitação de professores navegação Texto Novas Tecnologias produção de material didático gêneros textuais Linguagem Formação de Professores Redação lingua materna Cognição Linguística Ensino Fundamental Produção de Inferências PORTUGUÊS Vestibular infográfico Inferências ensino a distância Tecnologias Digitais educação básica realidade aumentada Gramática Literacy Leitura online pesquisa Lingüística Aplicada BNCC gênero textual edição Literatura ATUALIZAÇÃO Letramento midático Transmídia podcast Ensino de língua portuguesa Leitura aumentada PNLD Inovação Curricular Tecnologias Texto acadêmico Wikipedia Letramento Crítico análise do discurso Leitor Proposta curricular Elementos Coesivos Nominais complexidade Textualidade Redigir Interatividade Charge Leitura Aplicada Computador Habilidades de leitura Método Cultura brasileira Education Teoria da mesclagem Ensino Superior Educação para as mídias aula Escola jornal Ensino-aprendizagem Portal do Professor Propostas Pedagógicas escrita colaborativa QR code Alfabetização digital Gráficos Ética estratégias Hipertexto digital interfaces Língua Português para Estrangeiros variação texto jornalístico memes multimodality sala de aula EJA twitter pandemia Língua e Literatura texto publicitário Letramento em Marketing Oralidade MPB Informatização Pac- English Crônicas Software Livre Novas técnicas de ensino Produção Recepcao de Textos Aprendizagem de Inglês Tecnologia Educacional Fonologia Memória projeto gráfico Primeira Série comunicação fonética Resenha ENEM Fake Espanhol multiliteracies whatsapp Booktuber Educação Hospitalar Processos editoriais objetivo de leitura Formação de leitores-consumidores críticos Complexidade de textos Diário Trabalho Docente literature Elipse Letramento Visual Construção de significados Mesa da Positivo Era dos Dígitos metodologia textos multimodais Educação para o consumo Pisa empoderamento matriz de referência Agência de letramento Reading cidadania divulgação científica Investigação Habilidades pronome Teoria e Prática mudança Online reading Mitos Paulo Freire Prática social engajamento vídeo Argumentação mundo digital Círculo de Leitura Guimarães Rosa Letramentos Acadêmicos jogos digitais Linguagem de blogs Livro-didático LDB 9.394/96 ensino remoto emergencial Semântica da Enunciação surdos UCA Informação eletrônica Shallows conexionismo Projeto Pedagógico Ambientes Virtuais narrativa Processos fóricos Coerência Textual Sentido Teoria Dialógica da Linguagem Mecanismos de busca comunidades de prática laptop UCA Semiótica Social redes sociais léxico Memorial Relato pessoal ensino de inglês Intertextualidade Coesão verbal e-reader Narrativas digitais hashtag leitura em voz alta Microcontos Marcador de página SAEB oficina de língua portuguesa ciências cognitivas Portal da Transparência Youtube paródia Sonho Estudo professores explicitação Gênero Fanfic Evaluation Confiabilidade preconceito linguístico Problemas de Leitura Psicologia Física Iniciação científica Sistemas complexos webrádio Implicitação dicionário Análise do Discurso Crítica Leitura crítica INAF Crenças aprender enunciação Conectivismo mediação de leitura CD-room Teoria da Semiolingüística Rede de referentes Construção da narrativa Narrativas escolares Escola fundamental Arquitetônica do Ser Plataormização multiliteracy ESTUDANTES plataformização Hypertext retórica Cinema Prática da Leitura Aspectos gramaticais Gramática Gerativa Música inglês instrumental Teorias da Compreensão educação em marketing cultura universidade das crianças Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Comentários Poesia urbana QRcode inclusao Sociedade Informatizada Pac-Man
CTIT UFMG