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Clarisse Maria Castro de Alvarenga
http://lattes.cnpq.br/3413084947174681
Última atualização do Lattes: 30.12.2024
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
Nomes de citação:
ALVARENGA, Clarisse / ALVARENGA, Clarisse Maria Castro de / ALVARENGA, C. / ALVARENGA, C. M. C.
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Publicados
(9, 0% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(62, 0% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(5, 0% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
10
Doutorado:
0
Pos-Doutorado:
1
Outras:
51
Propriedade Intelectual
Processos ou Técnicas
(1)
+
Ano
2007
Título
Resultado de Oficinas de Audiovisual do Programa para Jovens
Trabalho Técnico
(39)
+
Ano
2024
Título
Curadoria da 19a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto - Temática Educação
Ano
2024
Título
Cocoordenação da elaboração da proposta de Plano Nacional de Cinema na Escola
Ano
2024
Título
Parecer ad hoc para Revista Rebeca
Ano
2024
Título
Parecer ad hoc para Educação em Revista
Ano
2024
Título
Parecer ad hoc para Revista Eco-Pós
Ano
2024
Título
Parecer ad hoc para 14ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Ano
2024
Título
Parecer ad hoc para Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social - Compós (GT Comunicação e Experiência Estética)
Ano
2024
Título
Implementação do Protocolo de Consulta Livre, Prévia e Informada - Povos Indígenas Yanomami e Ye'kwana
Ano
2023
Título
Curadoria da 18a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto - Temática Educação
Ano
2023
Título
Parecer ad hoc para 13ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Ano
2023
Título
Parecer ad hoc para Revista V!rus
Ano
2023
Título
Parecer ad hoc para Educação em Revista
Ano
2022
Título
Curadoria da 17a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto - Temática Educação
Ano
2022
Título
Parecer para Fundação Carlos Chagas
Ano
2022
Título
Parecer para E-book Assim nossos dias passaram: Decolonialidade, temporalidades e territorialidades (vol. 1)
Ano
2022
Título
Parecer para Mistral: Journal of Latin American Women?s Intellectual & Cultural History
Ano
2021
Título
Curadoria da 16a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto - Temática Educação
Ano
2021
Título
Parecer para Fundação Carlos Chagas
Ano
2021
Título
Parecer para Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Ano
2020
Título
Parecer para a Revista Pro-Posições
Ano
2020
Título
Parecer para a Revista Cadernos de Pesquisa
Ano
2020
Título
Parecer para a Revista Significação
Ano
2020
Título
Parecer para Fundação Carlos Chagas
Ano
2020
Título
Parecer para Revista Cadernos de Pesquisa
Ano
2020
Título
Parecer para Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Ano
2020
Título
Curadoria da 15a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto - Temática Educação
Ano
2019
Título
Parecer para a Revista Educação em Revista
Ano
2019
Título
Parecer para a Revista Significação
Ano
2019
Título
Parecer para a Contemporânea - Revista de Comunicação e Cultura
Ano
2019
Título
Parecer para Fundação Carlos Chagas
Ano
2019
Título
Parecer para Revista Pro-Posições
Ano
2019
Título
Parecer para Revista e-Curriculum
Ano
2019
Título
Curadoria da 14a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto - Temática Educação
Ano
2018
Título
Parecer para a Revista Educação em Revista
Ano
2018
Título
Parecer para a Significação - Revista de Cultura Audiovisual
Ano
2018
Título
Parecer para Contemporânea - Revista de Comunicação e Cultura
Ano
2017
Título
Parecer para a Revista Lumina
Ano
2017
Título
Parecer para a Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
Ano
2016
Título
Parecer para a Revista Educação em Revista
0 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Coautores
Total: 61
Professor da UFMG (17)
Externo Identificado no Lattes (1)
Não identificado (43)
Adriana Mabel Fresquet
Gustavo da Rocha Jardim
Fernanda Omelczuk Walter
Sílvia Amélia
César Donizetti Pereira Leite
Piero Bagnariol
Ana Tereza Brandão
Ana Maria Rabelo Gomes
Inês Assunção de Castro Teixeira
Débora Nakache
Wenceslao Machado de Oliveira Júnior
Ana Paula Nunes de Abreu
Adriana Barbosa
Daniela Papini
Marcos Malafaia
Patrícia Ferreira Pará Yxapy
Lelé Luiza
Ailton Krenak
Cléber Eduardo
Ilaine Campos
Maria Gorete Neto
Teresinha Fumi Kawasaki
Anna Paula Vencato
Maria Fernanda Derntl
Ana Paula Baltazar dos Santos
Érica Dumont Pena
Carmem Lúcia Eiterer
Thiago Rosado
Juliana Leonel
Silvia Amélia
Vinícius da Silva Lírio
Adriano Mattos Corrêa
Josiley Francisco de Souza
Marco Antonio Farias Scarassatti
Ana Paula Orlandi
Roberta Veiga
Shirley Aparecida de Miranda
Ana Paula Soares da Silva Gomes
Vanessa Sena Tomaz
Paulo Maia
Gabriel Martins
Libéria Rodrigues Neves
Isaac Pipano Alcantarilla
Takumã Kuikuro
Rodrigo Moura
Isaac Pipano
Cardes Monção Amâncio
Jardel Sanders da Silva
Célio Silveira Júnior
Tailze Melo Ferreira
Judith Barros
Eva Queiroz
Paula Guimaraes Simoes
Rose Satiko Gitirana Hikiji
Henrique A. Teixeira
Ana Lúcia de Faria e Azevedo
Bernard Belisário
Valéria de Paula
Marina Tavares
Renata Pereira Lima Aspis
Daniele de Sá Alves
558 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
Cinema e educação
cinema documentário
Cinema ameríndio
Cinema
cinema indígena
cinema brasileiro
EDUCAÇÃO INDÍGENA
Terra Indígena Xakriabá
Cinema indigenista
Oficinas de vídeo
Mulheres indígenas
audiovisual
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena
artes visuais
Cinema e infância
Homem-peixe
Arte e educação
Pedagogias do cinema
Anos Finais do Ensino Fundamental
audiovisual comunitário
Educação
Educação Pública
educação digital
cinema guarani
educação básica
Comunicação Social
Educação do Campo
Fotografia
cultura
conhecimento tradicional
Ô, de casa!
Educação intercultural
cinema latino-americano
Processos de criação
Educação Audiovisual
Formação de Professores
curadoria
América Latina
Andrea Tonacci
Cineclube
Acervos e curadorias
Ensino Fundamental
Formação audiovisual
História
arquivos
Vídeo popular
licenciatura
documentário
território
Cultura da Infância
Cinema Maxakali
Cinema Xakriabá
Juscelino Rocha de Alkmim
Laboratório de Práticas Audiovisuais
brincadeiras infantis
cinema contemporâneo
Literatura
Ensino Médio
Memória
Educação Infantil
Cinema Mbya Guarani
Criação audiovisual
Patrícia Ferreira Pará Yxapy
Juventudes
Mulheres
arte indígena
Projetos audiovisuais educativos
Aldeia Brejo Mata Fome
Licenciaturas
Alberto Álvares
Educação diferenciada
curta-metragem
decolonialidade
Célia Xakriabá
saberes tradicionais
Vídeo nas Aldeias
arte
Práticas pedagógicas
Pataxó
Processos de criação audiovisual
Ensino de cinema
Escola
perspectivismo amerindio
territórios
Vincent Carelli
Rede Kino
Sueli Maxakali
Interculturalidade
periferia
Infâncias
Ensino Superior
Processos criativos
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Escola Pública
Mbya Guarani
Política Nacional de Educação Digital
espaço
juventude
Laboratório de Práticas Audiovisuais (LAPA)
video institucional
Para Yxapy
Cinema Negro
Aldeia Prata
teatro
oficina de vídeo
artes gráficas
Formação docente
Cineastas Indígenas
experiência estética
Ensino de Filosofia
escola indígena
Corumbiara
Brinquedos e brincadeiras
Mostra de Cinema de Ouro Preto
Ensino de Arte
produção editorial
interseccionalidade
Políticas Públicas
Educação e cuidado
política
Narrativas de Si
Infância
autocuidado
Mostra de filmes
Teatro e Cinema
Aldeia Meio da Mata
Epistemologias dissidentes
Experiência
história oral
Projeto Zoom! Da Escola pro Cinema
política pública
Isael Maxakali
Rio Pardo de Minas (MG)
Pós-Graduação
movimentos sociais
Espectadores
Circuito Imagem e Movimento
Pesquisa-intervenção
Guarani
afetos
cidadania
feminismos
Narrativas sociais
Produção audiovisual
Som
Faculdade de Educação da UFMG
Formação universitária
Resguardo
Conteúdo Básico Comum
Narrativas (auto) biográficas
Pedagogias
Professor
Filosofias
performatividade
territorialidades
Povo Xakriabá
Educação patrimonial
Processos de aprendizagem
monumento
Adaptacao
Paulo Freire
montagem
identidade
Licenciatura indígena
Montagem cinematográfica
Festa de Bom Jesus
Roupas de palha
Graciela Guarani
Currículo
Festa de Nossa Senhora do Patrocínio
Isolados de Corumbiara
Filmes de contato
Práticas audiovisuais
Medicina tradicional
Aldeia Corumbauzinho
Cultura tradicional Xakriabá
Festa das águas
Formação de Professor
Cinema Mineiro
webserie
Lei 14.533
Gênero
Arquivos ameríndios
Cinema Yanomami
Aldeia Imbiruçu
Letramento
feminismo
Machados (MG)
Moradias estudantis
Língua Patxôhã
jornalismo
Matis
Congado
Antropologia
ensino de história
Educação Museal
Cinema Comunitário
povos indigenas
Nhemongueta Kunhã Mbaraete
Línguas, Artes e Literatura
corpo
Sal grão d'água
Ensino de Teatro
histórias em quadrinho
eduardo coutinho
literatura infantil
Cinema de periferia
Metodologias de ensino de cinema
video comunitário
mídias digitais
Livro Ilustrado
melodrama
Imagem e Cidade
dança
Sopro
pandemia
Ariel Ortega
Brincadeiras
Gênero e raça
Acervos Audiovisuais Educativos
Kanoê
Tecnologia
Teresa Castillo
Pedagogia do Oprimido
leitores
cartografia
escrevivência
Ensino-aprendizagem em arte
instalação
Aulas
Conhecimentos Tradicionais
Cinema e ritual
Movimento Ocupe Estelita
Pedagogía teatral
Realização cinematográfica
Cinema amazônico
Intervenção
Olhares
escritas de si
Singularidade
jogos de tabuleiro
Lei 13.006/2014
Roça
Narrativas
Tukano
Temática Educação
Memórias de velhas e velhos
Geografia
Território Xakriabá
Aprendizado do cinema
Comunidade de cinema
Antropoceno
Universidade
Apinajé
Jordânia (MG)
Isolamento
Acervos Audiovisuais
Condições de produção e de exibição
Projetos de intervenção
Educação Ye'kwana
Ecologia
Artes Cênicas Negras
Cinema do campo
Pinturas, desenhos e grafismos indígenas
resistências
Cinema quilombola
Plano Nacional de Cinema na Escola
Artesanato
Resguardo pós-morte
América Indígena
Cinema de animação
Morzaniel Iramari Yanomami
Brasília
Sebastian Wiedemann
Primeiros contatos
Arara
Alicia Vega
Videocartas
Formação de professores Indígenas
Imago
Aldeia Embaúba
Licenciatura em Teatro
Améfrica
grupo Kãmrãmkaõ Awrãwdê
Escola Rural
Documentário indígena
Quilombo Matição
Arlene Bowman
Meninos soprando cana fina
Os Arara
Cinema e Teatro
acontecimento
movimento indígena
Sabará
Festa de Nossa Senhora do Rosário
Sistema agrícola tradicional
Epistemologias negras
Espaços
Aula Histórica
Arte no ensino fundamental
Filme-ritual
Condições de produção e exibição
Aldana Loiseau
Percurso acadêmico
Escola Estadual Francisco Ferreira Maciel
Ayani Huni Kuin
Um desenho, várias emoções
Parto indígena
Índios Arara
Pirmeiro contato
Programação
TV de Rua
Leitores-espectadores
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
Baré
Cinema e Escola
Vídeo independente e TV
História do Cinema
Cantos indígenas
Edgar Kanaykõ
Políticas Culturais
Ambiente Virtual de Aprendizagem
comunidade interpretativa
Oficinas de audiovisual
tradução
mães
saúde da mulher
desenho animado
Vídeo-processo
Casa dos espíritos
Biblioteca Menino Maluquinho
Oralidade
cosmopolítica
Mise-en-scène
educação das sensibilidades
CineFanon
Movimento Passe Livre
Olimpíadas Rio 2016
Docência
material didático
contra-hegemonia
Rio das Velhas
luto
Esse é o meu caminho
E. E. Francisco Ferreira Maciel
Pajés
parteiras
Corpo-território
tempo
Tupinikim
lugar de fala
Curadores da terra floresta
Escola Municipal Rui da Costa Val
Cosmologia Guarani
Imagem e infância
Pandemia da covid-19
Processos de criação decoloniais
anos iniciais do ensino fundamental
Encenação sonora
Cultura alimentar
Mostra Ecofalante de Cinema
Cinema e audiovisual
Saúde da Mulher Indígena
isolamento social
Etnomídia
Cinema Kuikuro
Edgar Kanaikõ Nunes Correa
Edgar Kanaykõ Xakriabá
Reverberações freireanas
Cinema mateiro
Rede Latino-Americana de Cinema e Educação
Terra Indígena Yanomami
Processos pedagógicos
Protocolo de Consulta
Transversalidade
Orlando Senna
imaginários
Cidade
Terra indígena Xarkriabá
Mestres e mestras
Sociologia das imagens
Professores indígenas
Filosofia e Educação
Conhecimento tradicional Xakriabá
Juventude quilombola
Fordlândia
Saberes Indígenas na Escola
Faculdade de Educação
Formação de Educadores Indígenas
Diferenças
Antropologia e educação
Análise fílmica
Cinema moderno
Educação Tecnológica
Aldeia Kanãmihay
línguas indígenas
Artes
Processos de formação audiovisual
Mulheres Xakriabá
espiritualidade
histórias
comunicação comunitária
Culturas digitais
Capelinha
Arquivos Audiovisuais
comunicação e saúde
educação de jovens e adultos
Estudantes paraguaios
Grupo cultural Kãmrãmkaõ Aurãwdê
Cozinhado tradicional
Multimodalidade
Comunidades de cinema
Isolados do Igarapé Omerê
Arquivo-processo
Lei Federal 13.006/2014
Aguyjevete Avaxi'i
Para Reté
Mídias indígenas
Jogos audiovisuais
curtas-metragens
Educação Yanomami
Educação Ambiental
Cinema Maya Guarani
Alicia Viga
Arte e ritual
Semana de Extensão
Pandemia COVID-19
Restituição
Cinema Pataxó
Huni Kui
Pesquisa cinematográfica
divulgação científica
Sociologia
vídeo
mediação cultural
Conversa
Representatividade
análise de filmes
Processo de Criação
arquitetura e urbanismo
Inteligência Artificial
Cinema e Juventude
TV Viva
Brasil
diversidade
pedagogia
Fernando Birri
Xavante
Filme de arquivo
Processos de formação
mulheres artistas
Vídeoaula
capoeira
`Projetos de Formação
Aldeia Riacho do Brejo
Palmas barrocas
Diferenças geracionais
Karexu Martim
Cineclubismo
narrativas de professores
Reativação da memória
Xamanismo
Dispositivo audiovisual
TEMÁTICA INDIGENA
espaço urbano
Aldeia Pataxó Meio da Mata
Educação específica e diferenciada
Autorrepresentação
biblioteca escolar
Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro
Música
Aldeia Riachinho
Multiletramentos
Ensino e aprendizagem
Pedagogia dos dispositivos
sentipensar
Jaider Esbell
mobilização social
Narradores
Zabelê
Práticas pedagógica
Cinema Xavante
Linguagens
Luta urbana
Ensino de Sociologia
comunidade
Relações intersemióticas
Divino Tserewahú
Maniva
Quilombo Mato do Tição
Morzaniel Iramari
Representação Social
Dispositivos pedagógicos
poéticas
cultura digital
Jorge Bodanzky
Povos
Os verdadeiros líderes espirituais
Educação Não-formal
Patrimônio Cultural
Formação transversal
imagens de arquivo
Cinema e Periferia
publicidade
Artes do vídeo
Meio Ambiente
Processo de criação audiovisual
Partos
Cultura tradicional
Pajé Déda
Infância Xakriabá
Sistema carcerário
projetos de extensão
Cantos Maxakali
Mostra da Educação
Narrativas tradicionais
Restauração Torreão
Produção de Conhecimento
Filme-processo
Dia de caçada
Educação Escolar Indígena
Mitos
PARTO
Índios
TI Comexatibá
Cultura da criança
Topologia
Educação Xakriabá
Tecnologias da informação e comunicação (TIC's)
Percursos acadêmicos
Cantos Pataxó
ensino de geografia
Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
Mídias
Fundamentos
Cinema-processo
Teko Haxy - Ser Imperfeita
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Narrativas de jovens
Lutas estudantis
fabulação
Cultura periférica
Educação Antirracista
Lei no 11.645/2008
Imagens na escola
escuta
Rio Negro
Folia de Reis
Ideologia
Aldeia Mãe
Oficinas de cinema
Miguel Hilari
Artes indígenas contemporâneas
Kaxinawá
Ilustração
Direitos Humanos
mediação
escola favelada
CTIT UFMG