Climene Fernandes Brito Arruda http://lattes.cnpq.br/6957238823021150

Última atualização do Lattes: 19.02.2025

Nomes de citação: ARRUDA, C. F. B. / ARRUDA, CLIMENE FERNANDES BRITO / ARRUDA, Climene
Mestrado: 0
Doutorado: 0
Pos-Doutorado: 0
Outras: 15
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2021
      Título
      Roadmap for English Learning (Roteiro de Aprendizagem de Inglês)
  • Trabalho Técnico (11)+
    • Ano
      2025
      Título
      Parecerista Resumos Acadêmicos na International Conference of Undergraduate Research (ICUR)
    • Ano
      2024
      Título
      Escrita, tradução automática e autopós-edição de resumos acadêmicos: uma análise textual com base em taxonomia de erros
    • Ano
      2024
      Título
      Elaboração de Questões em Inglês para o Certame PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU para o cargo/área: PROFESSOR II - INGLÊS
    • Ano
      2024
      Título
      Processos Identificatórios e de (In)Definição do Sujeito-Professor em Contexto de Privação de Liberdade
    • Ano
      2023
      Título
      A dimensão inconsciente da motivação em uma trajetória de aprendizagem de inglês como língua estrangeira
    • Ano
      2013
      Título
      Elaboração de Questões de Língua Inglesa para Prova Certame da Prefeitura de Belo Horizonte - Edital 01/2013
    • Ano
      2012
      Título
      Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação para Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais. 2012
    • Ano
      2011
      Título
      Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação para Ensino Médio da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais. 2011.
    • Ano
      2010
      Título
      Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação para Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais. 2009.
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais
    • Ano
      2007
      Título
      Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Formação de Professores inglês para fins acadêmicos Ensino de Língua Inglesa Língua Inglesa Experiências de Aprendizagem motivação, aprendizagem de Inglês Aprender a aprender Ensino da língua inglesa material development Avaliação de Alunos Formação docente Narrativas Avaliação do aluno inglês English teaching Integrated Skills Motivação e Visão Visão Experiências Ensino e Aprendizagem de Inglês como L2 Experiências bem-sucedidas de aprendizagem EaD Línguas Estrangeiras Modernas auto-instrução escrita acadêmica Pedagogia dos Multiletramentos Concurso Público Language learning Produção de material didático livro didático Estratégias de Aprendizagem Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Aprendizagem Mudança na prática pedagógica engajamento Internacionalização Formação inicial de professores identidade autonomia do aprendiz Experiências de professores Progresso da Ciência agência Comprovação de Conhecimentos, Reflexão Iniciação científica tradução automática Experiências de Ensino Strategy development academic writing Professores de inglês em pré-serviço monitoria graduação formação continuada Resumo acadêmico Avaliação de Professor aprendizagem móvel Disciplinas Virtuais agency Internationalization Área de Língua Inglesa Ensino Experiências Positivas de Aprendizagem Estágio Supervisionado língua estrangeira Ressignificação de Crenças Motivação inconsciente Ensino Fundamental 1 Estratégias automotivacionais aprendizagem de inglês como língua estrangeira motivation Multiletramentos ensino de inglês pesquisa-ação produção de textos Study routines Experiência afiliação à comunidades imaginadas educação a distância Metacognição inclusão social Experiências Motivacionais Student engagement Experiências de sucesso social responsibility propiciamentos Tradução (Português-Inglês tradução audiovisual Solução de Problemas Avaliação Brasil- América do Norte Programa de Monitoria de Graduação aquisição de segunda língua graduação Letras Prática do Professor "Eu-futuro" Ensino Inspirador análise de material didático Globalização Autopós-edição Contexto de privação de liberdade Building community EFL Classroom Habilidades integradas Contexto Escolar Brasileiro Academic Literacies Técnica Pomodoro para foco nos estudos Learning how to learn language learning plateau Decolonial language education Conceito de Ensino/Aprendizagem Ações promotoras de Aprendizagem Pesquisa de Iniciação Científica Material Didático - Análise Subjetividade Padrões de uso facebook relação professor aluno histórias de vida e aprendizagem aprendizagem de L2 Pibid comunicação oral Conhecimento Explícito/Implícito Inglês para fins específicos Linguística do Texto ferramentas digitais Inglês Global Processos de Conhecimento; Velhos e Novos Básicos tecnologia digital Estudo Narrativo expressões idiomáticas taxonomia de erros Tecnologias Digitais whatsapp E-pals escola regular Indisciplina Learners experiences Análise textual Teoria Crítica; Teoria Sociocultural. Disseminação científica Relação professor-aluno Written genres digital times Dado/Novo editing tools biografia Lingüística Sistêmico-Funcional produção oral educação de jovens e adultos Atitudes Implícitas Inglês como Meio de Instrução (EMI) Aktionzart planner motivacional Expressão Oral em Inglês Emocoes Crenças localização de sites acadêmico Linguagem e línguas - ensino e aprendizagem Contexto escolar English teachers engagement English for academic purposes Successful learning experiences overcoming learning challenges Análise de Atividades Didáticas Novas tecnologias; Gêneros textuais; Unidades terminológicas Legendagem Internacionalização da Educação Básica Crenças de professores experiências pedagógicas práticas inspiradoras Diversidade cultural Idosos PRÁTICAS DISCURSIVAS MULTIMODAIS Efeitos de sentido CALL interlíngua online corpora Sala de Aula Invertida gerenciamento da automotivação processo tradutório Concurso Público Professor Adjunto Abordagem Comunicativa Banca Estágio Probatório Línguas para Fins Acadêmicos Pesquisas Iniciação Científica português como língua adicional Programa de Monitória Corpus-based study modalidades de tradução GILT Progressão temática Agência discente Práticas de Ensino e Aprendizagem mindset Pesquisas de Base Experiencial Pesquisa em sala de aula Educação Continuada gêneros textuais Narrative Experiências bem-sucedidas Experiências positivas projeto social Lingüística Cognitiva Pesquisa Experiencial Internationalisation phrasal verbs gerenciamento da própria motivação As sete affordances do digital corpus de aprendizes complexidade do sintagma nominal Afro-Brazilian culture multimodality Unidade didática Práticas de Sucesso EAP atos de fala; cognição do professor Conceito de Linguagem experiências de aprendizagem bem-sucedidas letramento digital ChatClass Motivos Implícitos Ensino Superior a corpus-based investigation Aspecto verbal experiências de aprendizagem bem sucedidas Metodologías Ativas ecologias do e-learning Aprendizagem baseada em projetos resumo de artigo científico gênero textual Dimensão Inconsciente da Motivação complexidade aprendizagem autônoma Esperança pedagogia Prática Docente professores de inglês vídeo-pitch Tema/Rema lexical-grammatical patterns práticas verbos do inglês acadêmico escrito corpus de aprendiz ensino a distância ensino de leitura em inglês Análise de narrativas; Formação de Professores. Professores de Ingês em Formação Continuada pesquisa narrativa Self-directed learning English as a Medium of Instruction (EMI) course Aprendizagem Inglês Camareiras, Garçons, Taxistas Ensino de Leitura em Inglês a Distância English as a Medium of Instruction (EMI) ensino, pesquisa e extensão Língua Inglesa -abordagens de ensino Ambiente Virtual de Aprendizagem representação ; Cultural heritage Compreensão Escrita Experiências de alunos speaking Brazilian higher education context metacognition Instituições de Ensino Superior Sala de Aula LE Inglês Hotelaria
CTIT UFMG