UFMG
Somos UFMG
Última atualização do sistema: 13.03.2025
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Professor
Exibir Gráficos
Climene Fernandes Brito Arruda
http://lattes.cnpq.br/6957238823021150
Última atualização do Lattes: 19.02.2025
Unidade:
Faculdade de Letras
Departamento:
FAL-FACULDADE DE LETRAS
Nomes de citação:
ARRUDA, C. F. B. / ARRUDA, CLIMENE FERNANDES BRITO / ARRUDA, Climene
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Publicados
(2, 50% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(13, 8% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(12, 0% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
0
Doutorado:
0
Pos-Doutorado:
0
Outras:
15
Propriedade Intelectual
Produto Tecnológico
(1)
+
Ano
2021
Título
Roadmap for English Learning (Roteiro de Aprendizagem de Inglês)
Trabalho Técnico
(11)
+
Ano
2025
Título
Parecerista Resumos Acadêmicos na International Conference of Undergraduate Research (ICUR)
Ano
2024
Título
Escrita, tradução automática e autopós-edição de resumos acadêmicos: uma análise textual com base em taxonomia de erros
Ano
2024
Título
Elaboração de Questões em Inglês para o Certame PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU para o cargo/área: PROFESSOR II - INGLÊS
Ano
2024
Título
Processos Identificatórios e de (In)Definição do Sujeito-Professor em Contexto de Privação de Liberdade
Ano
2023
Título
A dimensão inconsciente da motivação em uma trajetória de aprendizagem de inglês como língua estrangeira
Ano
2013
Título
Elaboração de Questões de Língua Inglesa para Prova Certame da Prefeitura de Belo Horizonte - Edital 01/2013
Ano
2012
Título
Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação para Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais. 2012
Ano
2011
Título
Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação para Ensino Médio da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais. 2011.
Ano
2010
Título
Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação para Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais. 2009.
Ano
2008
Título
Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais
Ano
2007
Título
Elaboração de Itens de Avaliação para o Banco de Itens de Avaliação da Secretaria Estadual de Ensino de MInas Gerais
2 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
(19)
+
maiores informações sobre esta especialidade
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
(7)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 45
Professor da UFMG (6)
Externo Identificado no Lattes (1)
Não identificado (38)
Reinildes Dias
FARIA, R. C. S.
Valdeni da Silva Reis
Maralice de Souza Neves
BAMBIRRA, M.R.A
Michelle Santos Gontijo
ORFANÒ, BÁRBARA MALVEIRA
Deise Prina Dutra
Gabriela da Cunha Barbosa Saldanha
Andréa Santana Silva e Souza
Lorraine Clemente de Freitas
Elisa Mattos de Sá
Carolina Vianini
Leonardo Pereira Nunes
Lílian Maria dos Santos Carneiro Cavalcanti
Lukas John Murphy
NUNES, LEONARDO PEREIRA
Vianini, Carolina
Joelma Andréa de Oliveira
Isabel Cristina de Camargos dos Santos
Stella Maria Dias Nassif Costa Pinto
Rubens Rodrigues Viegas Júnior
Mylena Weber Gravina
Lucas de Almeida Cruz
Fernanda Roque Amendoeira
Marina Morena Dos Santos e Silva
Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
DUTRA, DEISE PRINA
Gustavo Leal Teixeira
Míriam Rabelo Gontijo
Anelise Scotti Scherer
Maria Augusta de Matos Cruz
Laura Stella Miccoli
Willian Charles de Lima
Maria Elizabete Villela Santiago
MARIA VICTÓRIA E SILVA DIAS
CAROLINA BARBOSA PASSIG MARTINS
Mara Passos Guimarães
OLIVEIRA, A.L.A.M.
Raquel Rossini
Fabrício de Sousa
João Gabriel Azevedo Pereira
Jéssica Ingrid Nunes de Souza
Annalena de Souza Guedes
Maria Raquel de Andrade Bambirra
269 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
Formação de Professores
inglês para fins acadêmicos
Ensino de Língua Inglesa
Língua Inglesa
Experiências de Aprendizagem
motivação,
aprendizagem de Inglês
Aprender a aprender
Ensino da língua inglesa
material development
Avaliação de Alunos
Formação docente
Narrativas
Avaliação do aluno
inglês
English teaching
Integrated Skills
Motivação e Visão
Visão
Experiências
Ensino e Aprendizagem de Inglês como L2
Experiências bem-sucedidas de aprendizagem
EaD
Línguas Estrangeiras Modernas
auto-instrução
escrita acadêmica
Pedagogia dos Multiletramentos
Concurso Público
Language learning
Produção de material didático
livro didático
Estratégias de Aprendizagem
Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Aprendizagem
Mudança na prática pedagógica
engajamento
Internacionalização
Formação inicial de professores
identidade
autonomia do aprendiz
Experiências de professores
Progresso da Ciência
agência
Comprovação de Conhecimentos,
Reflexão
Iniciação científica
tradução automática
Experiências de Ensino
Strategy development
academic writing
Professores de inglês em pré-serviço
monitoria graduação
formação continuada
Resumo acadêmico
Avaliação de Professor
aprendizagem móvel
Disciplinas Virtuais
agency
Internationalization
Área de Língua Inglesa
Ensino
Experiências Positivas de Aprendizagem
Estágio Supervisionado
língua estrangeira
Ressignificação de Crenças
Motivação inconsciente
Ensino Fundamental 1
Estratégias automotivacionais
aprendizagem de inglês como língua estrangeira
motivation
Multiletramentos
ensino de inglês
pesquisa-ação
produção de textos
Study routines
Experiência
afiliação à comunidades imaginadas
educação a distância
Metacognição
inclusão social
Experiências Motivacionais
Student engagement
Experiências de sucesso
social responsibility
propiciamentos
Tradução (Português-Inglês
tradução audiovisual
Solução de Problemas
Avaliação
Brasil- América do Norte
Programa de Monitoria de Graduação
aquisição de segunda língua
graduação Letras
Prática do Professor
"Eu-futuro"
Ensino Inspirador
análise de material didático
Globalização
Autopós-edição
Contexto de privação de liberdade
Building community
EFL Classroom
Habilidades integradas
Contexto Escolar Brasileiro
Academic Literacies
Técnica Pomodoro para foco nos estudos
Learning how to learn
language learning plateau
Decolonial language education
Conceito de Ensino/Aprendizagem
Ações promotoras de Aprendizagem
Pesquisa de Iniciação Científica
Material Didático - Análise
Subjetividade
Padrões de uso
facebook
relação professor aluno
histórias de vida e aprendizagem
aprendizagem de L2
Pibid
comunicação oral
Conhecimento Explícito/Implícito
Inglês para fins específicos
Linguística do Texto
ferramentas digitais
Inglês Global
Processos de Conhecimento; Velhos e Novos Básicos
tecnologia digital
Estudo Narrativo
expressões idiomáticas
taxonomia de erros
Tecnologias Digitais
whatsapp
E-pals
escola regular
Indisciplina
Learners
experiences
Análise textual
Teoria Crítica; Teoria Sociocultural.
Disseminação científica
Relação professor-aluno
Written genres
digital times
Dado/Novo
editing tools
biografia
Lingüística Sistêmico-Funcional
produção oral
educação de jovens e adultos
Atitudes Implícitas
Inglês como Meio de Instrução (EMI)
Aktionzart
planner motivacional
Expressão Oral em Inglês
Emocoes
Crenças
localização de sites acadêmico
Linguagem e línguas - ensino e aprendizagem
Contexto escolar
English teachers
engagement
English for academic purposes
Successful learning experiences
overcoming learning challenges
Análise de Atividades Didáticas
Novas tecnologias; Gêneros textuais;
Unidades terminológicas
Legendagem
Internacionalização da Educação Básica
Crenças de professores
experiências pedagógicas
práticas inspiradoras
Diversidade cultural
Idosos
PRÁTICAS DISCURSIVAS MULTIMODAIS
Efeitos de sentido
CALL
interlíngua
online corpora
Sala de Aula Invertida
gerenciamento da automotivação
processo tradutório
Concurso Público Professor Adjunto
Abordagem Comunicativa
Banca Estágio Probatório
Línguas para Fins Acadêmicos
Pesquisas Iniciação Científica
português como língua adicional
Programa de Monitória
Corpus-based study
modalidades de tradução
GILT
Progressão temática
Agência discente
Práticas de Ensino e Aprendizagem
mindset
Pesquisas de Base Experiencial
Pesquisa em sala de aula
Educação Continuada
gêneros textuais
Narrative
Experiências bem-sucedidas
Experiências positivas
projeto social
Lingüística Cognitiva
Pesquisa Experiencial
Internationalisation
phrasal verbs
gerenciamento da própria motivação
As sete affordances do digital
corpus de aprendizes
complexidade do sintagma nominal
Afro-Brazilian culture
multimodality
Unidade didática
Práticas de Sucesso
EAP
atos de fala; cognição do professor
Conceito de Linguagem
experiências de aprendizagem bem-sucedidas
letramento digital
ChatClass
Motivos Implícitos
Ensino Superior
a corpus-based investigation
Aspecto verbal
experiências de aprendizagem bem sucedidas
Metodologías Ativas
ecologias do e-learning
Aprendizagem baseada em projetos
resumo de artigo científico
gênero textual
Dimensão Inconsciente da Motivação
complexidade
aprendizagem autônoma
Esperança
pedagogia
Prática Docente
professores de inglês
vídeo-pitch
Tema/Rema
lexical-grammatical patterns
práticas
verbos do inglês acadêmico escrito
corpus de aprendiz
ensino a distância
ensino de leitura em inglês
Análise de narrativas; Formação de Professores.
Professores de Ingês em Formação Continuada
pesquisa narrativa
Self-directed learning
English as a Medium of Instruction (EMI) course
Aprendizagem Inglês Camareiras, Garçons, Taxistas
Ensino de Leitura em Inglês a Distância
English as a Medium of Instruction (EMI)
ensino, pesquisa e extensão
Língua Inglesa -abordagens de ensino
Ambiente Virtual de Aprendizagem
representação
; Cultural heritage
Compreensão Escrita
Experiências de alunos
speaking
Brazilian higher education context
metacognition
Instituições de Ensino Superior
Sala de Aula LE
Inglês Hotelaria
CTIT UFMG