Eduardo Fleury Mortimer http://lattes.cnpq.br/3488369448766844

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 1A

Última atualização do Lattes: 13.12.2023

Nomes de citação: MORTIMER, E. F. / Mortimer, Eduardo Fleury / MORTIMER, EDUARDO F. / Eduardo F. Mortimer / Eduardo Mortimer / MORTIMER, EDUARDO / FLEURY MORTIMER, EDUARDO
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      1998
      Título
      Foco - Kit Para O Ensino de Química
  • Trabalho Técnico (38)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer a artigo submetido a Cultural Studies of Science Education
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer a projeto submetido ao CNPq para concorrer a bolsa de produtividade em pesquisa
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer a artigo submetido a International Journal of Science Education
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer a artigo submetido a 'Física na Escola'
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer a artigo submetido a 'Ciência & Educação'
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer a artigo para 'Science Education'
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer a artigo para o "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer a artigo para o periódico "Science Education"
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer para "Química Nova na Escola"
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer a artigo para o periódico "Ciência & Educação"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer a artigo do "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer ao artigo de "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer a artigo de "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer a artigo de "Science Education"
    • Ano
      2010
      Título
      Pareceres a 3 projetos submetidos ao CNPq
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer a artigo de "Science Education"
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer a artigo de "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2008
      Título
      Dialogia, interatividade e aprendizagem: correlacionando diferentes estilos de ensinar com a aprendizagem dos alunos
    • Ano
      2008
      Título
      Recursos Multimídia para o Ensino de Química e Ciências: Ampliação e Consolidação de um Programa Nacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer a artigo submetido a Science Education
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer a conjunto de 6 artigos submetidos como número especial do International Journal of Educational Research
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer a projeto científico submetido à Fapesp
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer a artigo submetido a Science Education
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer a artigo submetido a Science Education
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer a artigo submetido para publicacao ao periodico Science Education
    • Ano
      2004
      Título
      Membro do Comitê Assessor da área de Educação no CNPq
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer a artigo submetido ao International Journal of Research in Education
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer a artigo submetido a publicação em Science Education
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer a solicitação de auxilio para participação em evento (Capes)
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer a solicitação de auxílio para organização de evento (Fapesp)
    • Ano
      2003
      Título
      Dimensões Discursivas e Conceituais do Processo de Ensino e Aprendizagem de Química e Ciências
    • Ano
      2003
      Título
      Dialogia, interatividade e aprendizagem: correlacionando diferentes estilos de ensinar com a aprendizagem dos alunos
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer a artigo submetido ao períodico "Science Education"
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico "Mind, Culture and Activity"
    • Ano
      2002
      Título
      Construindo significados em salas de aula de ciências
    • Ano
      2001
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico "Science Education"
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico "Science Education"
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Ana Luiza de Quadros luciana moro Charbel Niño El-Hani Penha Souza Silva Philip H. Scott Andréa Horta Machado Edenia Maria Ribeiro do Amaral Andréa Horta Machado Eliane Ferreira de Sá renata reis pereira F. M. T. Santos Wildson Pereira dos Santos Marcos Pimenta Francisco Ângelo Coutinho Santer Alvares de Matos Marcelo Giordan Luiz Gustavo Franco Silveira Danusa Munford Esdras Garcia Arjuna Panzera Alfredo Luiz Mateus Adjane da C. Tourinho e Silva Maria do Socorro de Alencar Nunes Macedo SILVA, ARIANE SUELEN FREITAS Scott, Phil Andrée Tiberghien Reane Fonseca Martins Aline Andréia Nicolli Orlando Aguiar Junior Fábio Augusto Rodrigues e Silva Claudia Sepúlveda Angélica Oliveira de Araújo A. M. P. CARVALHO OLIVEIRA, LEANDRO ANTONIO V. T. ALVARENGA Ana Carolina Araújo da SIlva Isabel Martins Christian Buty Marina de Lima Tavares L. O. F. AMARAL Murilo Cruz Leal A. L. Smolka Lilavate I Romanelli Tânia Afonso Chaves Heslley Machado Silva H. L. C. BARROS R. S. CASTRO C. E. LABURU Bruno Ferreira dos Santos Sheylla C.M. Oliveira PEREIRA, RENATA REIS FREITAS, JÚLIA CAMPOS Willian H Scanferla Luiz Roberto Liza Curi A. N. CHAGAS Rita de Cássia Reis Débora Alois de Abreu Martins Andrew Shtulman Patrice Potvin Michel Bélanger El-Hani, Charbel N. Luciana Lemos de Azevedo Maria Pilar Jiménez-Aleixandre Gregory Kelly Tomas Massicame Maria do Pilar Jimenez Aleixandre R. R. ITACARAMBI SILVA, HESLLEY MACHADO O. P. B. TEIXERA D. SILVA Ademir de Jesus Silva Júnior H. Machado Ad J. LEACH H. ASOKO R. DRIVER Waldomiro José da Siva-Filho Antônio César Russi Callegari F. Mortimer Eduardo L. A. K. Gomes Vanessa Chierici dos Santos Maria de Fátima Cardoso Gomes I. J. L. PEREIRA Steven Horst Eneida P. Santos SEPULVEDA, CLAUDIA Jaume Ametller Selma Ambrozina de Moura Braga QUADROS, ANA LUIZA Ana Luiza Bustamante Smolka Ana Clara F. R. Vieira Katia Pedroso Silveira Rosária Justi Judith L Green SEVIAN, HANNAH ORDUÑA PICÓN, RAÚL REIS, RITA DE CÁSSIA Layal Malkoun Giselle Tamayo-Castillo DE SÁ, ELIANE FERREIRA Fabrício Neves CARVALHO, GRAÇA S. C. Tsatsarelis Nelson Pretto GIBRAM, DAIANA EVILIN Jonathan Osborne Jaqueline Ritter TOMASCO, IVANNA H. Leornardo Fábio Martinez Pérez Juliana Maria Sampaio Furlani DIAZ, MARTIN ANDRES Idália Sá-Chaves Michael Byram DOS SANTOS, BRUNO FERREIRA M. E. R. GONCALVEZ Antonio R. Bartolomé MARTINS, REANE FONSECA Line Ingulfsen Aline A. Mendes Graça S. Carvalho Sami Lehesvuori Luciene A. Silva Gabriela Varela Belloso Anne Solli Martín Andrés Diaz Miranda Rocksén SILVA, ARIANE Stephen Horst L. A. C. Gomas SILVEIRA, KATIA PEDROSO Amaury Gomes da Silva SILVA, PENHA SOUZA Ivan Cláudio Pereira Siqueira Carlos Alexandre Netto I. Karine SÁ, ELIANE FERREIRA DE Sérgio Luiz Talim A. E. Resende James V. Wertsch Itamar Miranda da Silva N. S. Silva Nuba Rodrigues Princigalli Ana Carolina Lopes Souza Marcelo Marcos Morales K. P. Silveira Ronaldo Gonçalves Pires Paloma Rodrigues da Silva Fernanda Costa dos Santos Anderson Stevens Leonidas Gomes Gerson Mol Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Araújo Andreia Guerra de Moraes D. L. Castilho Maria Tereza Mendes de Castro AMARAL, EDÊNIA MARIA RIBEIRO DO José Francisco Soares C. L. F. Martins Júlio Emílio Diniz-Pereira Priscila Campos Martins Rosanne Evangelista Dias A. D. A. Ornelas Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães R. M. Mingote Ricardo Luiz Adriano Jailson Bittencourt de Andrade P. S. Alen Frederico Gadelha Guimarães César Zucco A. M. MACHADO Ametller, Jaume Paulo Figueiredo Lima M. E. R. GONCALVES H. Machado Andréa José Fernandes de Lima Eliane Alves Lacerda Neves Nelson de Luca Pretto Elione Soraia Cavalcanti Marie Jane Soares Carvalho Naymme Barbosa Roseli de Deus Lopes Leal, Murilo Cruz Jonanthan Osborne Maria Rita Otero Buty, Christian Damien Givry Russel Tytler Genin Guerra J. D. SOUZA FILHO Richard Durán Dário Moura Silvia Trivelato Maurício Pietrocola John Reveles Cristiano Rodrigues de Mattos OLIVEIRA, LEANDRO Yew-Jin Lee Linda Keen-Rocha M. V. HERMETO Ritva Engeström Ricardo C. Takahashi Simasiku Siseho Fernanda Santos Jaime Arturo Ramírez Audrey Msimanga Lucienir Pains Duarte Marissa Rollnick MACEDO, ANDREA MARA Mariana G. Hewson Oriane M. Neto Monique Aline Ribeiro dos Santos Julie A. Luft Ricardo Falzetta Débora Godinho Peter Hewson Jiménez-Aleixandre, María-Pilar do Amaral, Edenia Maria Ribeiro Otávio Aloísio Maldaner Maria José Batista Pinto Flores Cavalcanti Neto, Ana Lucia Gomes Maria Inês F P Rosa Rogério Parentoni Martins Joaquin Diaz Alexandre Leal Nilma Soares TALIM, SÉRGIO LUIZ Patrícia Barragán Aik Lin Tan Luiz Otávio F. Amaral Kok-Sing Tang GOMES, ANA MARIA RABELO Clas Olander Ana Maria Rabelo Gomes Claudia von Aufschnaiter Sara Wilmes Maria José P. M. de Almeida SILVA, PENHA DE SOUZA Patrice Venturini Kristina Danielsson Adriana Soares Silvania S. Nascimento FELIX, MATHEUS AUGUSTO CAMPELO Leone Almedia Kristianne Lina Figueiredo PASSOS BARRETO, LUCAS DE ALMEIDA, LAILA THAYANNE GOMES Agustina Rosa Echeverria BIÉ, GIORDANNA DE OLIVEIRA, GIORDANNA CAMILLA BIÉ Nyuara Araújo da Silva Mesquita J. Bernardino Lopes RODRIGUES, ADRIANA ARAÚJO DUTRA Jonathan Emberton Paul Webb Maria Eunica Ribeiro Marcondes Suzani Cassiani BARRETO, LUCAS PASSOS David F. Treagust Luciana M. S. Lopes Maria Clara Pinto Cruz Kim Chwee Daniel Tan João Alegria Valéria VIeira Moura Paixão IAMNI TORRES JAGER TAN, AIK-LING TANG, KOK-SING Justin Dillon IIldeu Moreira TIBERGHIEN, ANDRÉE Wen-Hua Chang Clarisse Alvarenga Richard K. Coll Norma Nudelman Nada Souassy Silvia Goyanes
Ensino de química sala de aula Perfil Conceitual Ensino Superior Discurso Em Sala de Aula Ensino de Ciências Classroom Discourse Dinamica Discursiva Formação de Professores Conceptual Profile Educação em Ciências Dialogia Ensino Médio Ensino de Biologia Multimodalidade Análise de discurso Science Education Linguagem Cientifica Interações Discursivas Gestos professores science classroom Química Livro Didatico de Quimica discursive dynamic Linguagem Interatividade Ensino Fundamental meaning making Letramento interações professor-aluno estratégias enunciativas livros didáticos Metodos de Investigacao morte modos semióticos comunicação não-verbal chemistry education Ação Mediada Ensino de Física Vygotsky Construtivismo expressividade química do ensino médio aprendizagem cientifica Formação Continuada de Professores evolution dialogism Termoquimica práticas epistêmicas Linguagem Comum relações pedagógicas Qualidade da água Linguagem Cotidiana vestibular Elaboração Conceitual Curriculo de Química perfil conceptual MUDANÇA CONCEITUAL Análise Microgenética gêneros de discurso Concepcoes dos Estudantes tradição Maxakali Ciclo de vida discoursive dynamics CONHECIMENTO CIENTÍFICO Escrita Vida gestos recorrentes interaction Ciência, Tecnologia e Sociedade multimodality estratégias de ensino projetos temáticos professional development of teachers espontaneidade de processo químicos aspectos expressivos da fala Teoria da evolução Science and Religion Licenciatura formação continuada adaptação evolutiva teoria sociocultural ensino de evolução Argumentação Piaget Inovação aspectos sócio-científicos microgenetic analysis entropia Letramento científico Meio Ambiente ondas semânticas Sociocultural Analysis Abordagem CTS link-making Química Orgânica conceitos científicos comunicação verbal livro didático pesquisa pratica pedagogica learning Cognição Apropriação prática de ensino optics aula Perturbacoes e Compensacoes Radiação molecule tipos de texto cidadania Adaptation referential perspective Teoria dos códigos de legitimação thermochemistry science teaching Conflito primeiro ciclo Molecular Structure Teoria Interação resistência communicative approach Atividade investigativa turning point Representational Pluralism Ensino por Investigação internalização Heterogeneity students questions spontaneity Escola Media Atividade tomada de consciência linguagem musical productive disciplinary engagement speech genres Brasil Conflict Semantic density concepções significados axiological commitments Brazil biology teaching high school thinking discurso en el aula theory methodological base life Ciencia Em Sala de Aula Semiótica Social tensões meios mediacionais tomada de decisão Ligação Química Latin America educação superior KIT Anomalies Ensino de música temas sociais scientific literacy Sequências didáticas perfil sociocultural language of science and classrooms Teoria da Atividade Entropy speaking heterogeneidade ontological commitments Escolarizacao exclusão Modelling epistemological commitments Transformação construção de conhecimento laicism conceptual knowledge socio-scientific issues atividade discursiva ideias informais transformações químicas Teoria da Equilibracao research program classroom Atomismo águas urbanas Ensino Secundario de Quimica ensino de patologia harmonia science, technology and society Recursos educacionais substance Anomalias Interdisiciplinaridade concepções alternativas esteriótipos Legitimation code theory Ensino Experimental catchments molécula Formação inicial de professores Calor e Temperatura mediação semiótica Bakhtin aulas de graduação eye-tracker inclusao Ensino de Engenharia Reverse Anthropology time scale referencial teórico pluralism INCLUSION Metafísica Alunos Human Origin Human Evolution dimensão epistêmica religion maxakali high school chemistry Planejamento de ensino história percepção pública heterogeneity of verbal thinking Engajamento disciplinar produtivo Aprendizagem oralidade publicacões organic chemistry óleo de cozinha espontaneidade professores experientes Leitura visualização molecular goals questionnaire biological concept Physics Education modes of thinking Knowledge-Building complexity dialogue ação comunicativa CAPES Agenda internet heterogeneidad Matéria Perfil Epistemologico Higher education James Wertsch caminhos de leitura laicismo Chemistry teaching uso pharmacy students Introducao A Quimica embodied modes Sistemas de notação formação de engenheiros pragmatism musicalização infantil Estrutura Conceitual biografia teaching sequence rememoração coletiva CIÊNCIAS modos incorporados biological students Área de Ensino high school teachers água em foco exclusion PIBID Ciências Biológicas educação da atenção Embodiment habla y pensamiento Network science teacher's performance State desenvolvimento profissional de professores Cosmopolitics Química Nova na Escola sócio-interacionismo Docentes Darwinismo biology classroom chemistry classroom artefato mediador Argentina terra jovem Formação de cientístas domínio sociocultural domínios genéticos llivro didático perspectivismo amerindio Clube de Ciencias Modelos moleculares agroecologia sustentabilidade Universidade secondary science Área de Educação methodological issues redundância teacher's dilemma nazismo environmental education Engenharia de Sistemas aprendizagem situada modelos tridimensionais Educação indígena justificativas Metafunctions aulas práticas sequências questões sócio-científicas aula de química Ensino de 1? Grau sistemas tecnológicos complexos bases epistemológicas Vigotski research quality Decision Making representation Epistemologia Atividades Investigativas review unit of analysis relaciones pedagógicas teaching and learning practices espécie échelles de temps Cinema ação conjunta questionário Darwinism death Statistical tools sociocultural domain epistemological grounds Rhetoric modes of speaking valor pragmático infinite international perspective História da Ciência enseignement de physique teaching strategies Metodologia gestos dêiticos teorias ácido-base divulgação científica Linguística Sistêmico Funcional perguntas dos estudantes Emotion atividades experimentais sustancia Dimensão Especialização Biology Teachers multiculturalism Ressignificações Biological Evolution Voz Categorização teoria cinético-molecular fracasso escolar prosódia Reciclagem Interacoes Afetivas Educação matemática AVALIAÇÃO argumentation ciência e religião Abordagem Comunicativa Transposição didática representação molecular Atomos uso do tempo Higiene Pessoal Educação Ambiental aspectos sociocientíficos Monitoring livro inovador Uruguai Contexto Social percepções Manipulação de alimentos Qualidade de Vida Estrutura Atomica energia relatórios de alunos comunidades situadas evolução conceitual recurrent gestures polisemia valores Tutoria Fisica Moderna neutralidade Teoria da Materia laboratório de projetos Objetos university engajamento teoria sintética da evolução Rastreamento Ocular Professores indígenas silêncio Regras Paulo Freire tecnologia da informação conhecimento escolar Discourse Analysis joint action Ciências da Natureza Reações químicas Estrutura Molecular Historia do Ensino de Quimica Papel do Professor Human cognition inquiry based teaching Research Ensino Secundario conceptual Profiles Programa de pós-graduação teaching perceptions diálogo gestures ESTUDANTES cultura escolar Currículo Contextual CURRICULUM Indigenous Knowledge estratégias pedagógicas Criacionismo Acústica da Fala estilo de ensinar epistemic practices modelos recursos não verbais operações epistêmicas mediated activity Microanálise intersubjectivity Calor problemas abertos
CTIT UFMG