Eduardo Fleury Mortimer http://lattes.cnpq.br/3488369448766844

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 1A

Última atualização do Lattes: 22.04.2025

Nomes de citação: MORTIMER, E. F. / Mortimer, Eduardo Fleury / MORTIMER, EDUARDO F. / Eduardo F. Mortimer / Eduardo Mortimer / MORTIMER, EDUARDO / FLEURY MORTIMER, EDUARDO
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      1998
      Título
      Foco - Kit Para O Ensino de Química
  • Trabalho Técnico (38)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer a artigo submetido a Cultural Studies of Science Education
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer a projeto submetido ao CNPq para concorrer a bolsa de produtividade em pesquisa
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer a artigo submetido a International Journal of Science Education
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer a artigo submetido a 'Física na Escola'
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer a artigo submetido a 'Ciência & Educação'
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer a artigo para 'Science Education'
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer a artigo para o "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer a artigo para o periódico "Science Education"
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer para "Química Nova na Escola"
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer a artigo para o periódico "Ciência & Educação"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer a artigo do "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer ao artigo de "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer a artigo de "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer a artigo de "Science Education"
    • Ano
      2010
      Título
      Pareceres a 3 projetos submetidos ao CNPq
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer a artigo de "Science Education"
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer a artigo de "Journal of Research in Science Teaching"
    • Ano
      2008
      Título
      Dialogia, interatividade e aprendizagem: correlacionando diferentes estilos de ensinar com a aprendizagem dos alunos
    • Ano
      2008
      Título
      Recursos Multimídia para o Ensino de Química e Ciências: Ampliação e Consolidação de um Programa Nacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer a artigo submetido a Science Education
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer a conjunto de 6 artigos submetidos como número especial do International Journal of Educational Research
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer a projeto científico submetido à Fapesp
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer a artigo submetido a Science Education
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer a artigo submetido a Science Education
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer a artigo submetido para publicacao ao periodico Science Education
    • Ano
      2004
      Título
      Membro do Comitê Assessor da área de Educação no CNPq
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer a artigo submetido ao International Journal of Research in Education
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer a artigo submetido a publicação em Science Education
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer a solicitação de auxilio para participação em evento (Capes)
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer a solicitação de auxílio para organização de evento (Fapesp)
    • Ano
      2003
      Título
      Dimensões Discursivas e Conceituais do Processo de Ensino e Aprendizagem de Química e Ciências
    • Ano
      2003
      Título
      Dialogia, interatividade e aprendizagem: correlacionando diferentes estilos de ensinar com a aprendizagem dos alunos
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer a artigo submetido ao períodico "Science Education"
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico "Mind, Culture and Activity"
    • Ano
      2002
      Título
      Construindo significados em salas de aula de ciências
    • Ano
      2001
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico "Science Education"
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer a artigo submetido ao periódico "Science Education"
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Ana Luiza de Quadros Luciana Moro Charbel Niño El-Hani Penha Souza Silva Philip H. Scott Edenia Maria Ribeiro do Amaral Andréa Horta Machado Andréa Horta Machado Eliane Ferreira de Sá renata reis pereira Marcos Pimenta F. M. T. Santos Francisco Ângelo Coutinho Wildson Pereira dos Santos Santer Alvares de Matos Marcelo Giordan Luiz Gustavo Franco Silveira Danusa Munford Esdras Garcia Arjuna Panzera Alfredo Luiz Mateus Adjane da C. Tourinho e Silva SILVA, ARIANE SUELEN FREITAS Andrée Tiberghien Maria do Socorro de Alencar Nunes Macedo Scott, Phil Reane Fonseca Martins Aline Andréia Nicolli Orlando Aguiar Junior Fábio Augusto Rodrigues e Silva Claudia Sepúlveda Angélica Oliveira de Araújo Isabel Martins Ana Carolina Araújo da SIlva Christian Buty V. T. ALVARENGA A. M. P. CARVALHO PEREIRA, RENATA REIS OLIVEIRA, LEANDRO ANTONIO Marina de Lima Tavares Tânia Afonso Chaves L. O. F. AMARAL Heslley Machado Silva Murilo Cruz Leal A. L. Smolka Lilavate I Romanelli Willian H Scanferla Rita de Cássia Reis Maria Pilar Jiménez-Aleixandre Débora Alois de Abreu Martins Andrew Shtulman Tomas Massicame Patrice Potvin Michel Bélanger H. L. C. BARROS El-Hani, Charbel N. Luciana Lemos de Azevedo Gregory Kelly Luiz Roberto Liza Curi R. S. CASTRO A. N. CHAGAS C. E. LABURU Bruno Ferreira dos Santos Sheylla C.M. Oliveira FREITAS, JÚLIA CAMPOS Kristina Danielsson J. LEACH H. ASOKO Jaume Ametller Kok-Sing Tang R. DRIVER Waldomiro José da Siva-Filho Selma Ambrozina de Moura Braga QUADROS, ANA LUIZA Vanessa Chierici dos Santos SEVIAN, HANNAH ORDUÑA PICÓN, RAÚL I. J. L. PEREIRA Eneida P. Santos Steven Horst Katia Pedroso Silveira Judith L Green SEPULVEDA, CLAUDIA SILVA, HESLLEY MACHADO Maria do Pilar Jimenez Aleixandre Ana Luiza Bustamante Smolka Ana Clara F. R. Vieira H. Machado Ad Rosária Justi Antônio César Russi Callegari Maria de Fátima Cardoso Gomes R. R. ITACARAMBI O. P. B. TEIXERA F. Mortimer Eduardo D. SILVA L. A. K. Gomes Ademir de Jesus Silva Júnior Maria Tereza Mendes de Castro Renato Janine Ribeiro Júlio Emílio Diniz-Pereira Ricardo Falzetta Clas Olander Class Olander M. V. HERMETO Sara Wilmes Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães Magdalena Kersting Leone Almedia Ricardo Luiz Adriano Andreia Guerra de Moraes Agustina Rosa Echeverria Frederico Gadelha Guimarães PASSOS BARRETO, LUCAS A. M. MACHADO Maria José Batista Pinto Flores Nyuara Araújo da Silva Mesquita BIÉ, GIORDANNA J. Bernardino Lopes M. E. R. GONCALVES MACEDO, ANDREA MARA Maria Eunica Ribeiro Marcondes Alexandre Leal Suzani Cassiani TALIM, SÉRGIO LUIZ Luciana M. S. Lopes Patrícia Barragán Maria Clara Pinto Cruz João Alegria Valéria VIeira Moura Paixão GOMES, ANA MARIA RABELO IAMNI TORRES JAGER TAN, AIK-LING Clarisse Alvarenga IIldeu Moreira Adriana Soares TANG, KOK-SING Norma Nudelman Kristianne Lina Figueiredo TIBERGHIEN, ANDRÉE Maria Rita Otero SILVA, PENHA DE SOUZA Silvia Goyanes FELIX, MATHEUS AUGUSTO CAMPELO Giselle Tamayo-Castillo Dário Moura J. D. SOUZA FILHO DE ALMEIDA, LAILA THAYANNE GOMES Fabrício Neves Ricardo C. Takahashi REIS, RITA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA, GIORDANNA CAMILLA BIÉ Nelson Pretto Jaime Arturo Ramírez DE SÁ, ELIANE FERREIRA RODRIGUES, ADRIANA ARAÚJO DUTRA Jaqueline Ritter CARVALHO, GRAÇA S. BARRETO, LUCAS PASSOS Leornardo Fábio Martinez Pérez GIBRAM, DAIANA EVILIN Idália Sá-Chaves TOMASCO, IVANNA H. OLIVEIRA, LEANDRO Michael Byram DIAZ, MARTIN ANDRES Antonio R. Bartolomé Monique Aline Ribeiro dos Santos Line Ingulfsen DOS SANTOS, BRUNO FERREIRA Débora Godinho Sami Lehesvuori MARTINS, REANE FONSECA do Amaral, Edenia Maria Ribeiro Anne Solli Graça S. Carvalho Cavalcanti Neto, Ana Lucia Gomes Miranda Rocksén Gabriela Varela Belloso Stephen Horst Amaury Gomes da Silva Martín Andrés Diaz Ivan Cláudio Pereira Siqueira Juliana Maria Sampaio Furlani SILVA, ARIANE Carlos Alexandre Netto SILVEIRA, KATIA PEDROSO Luiz Otávio F. Amaral Marcelo Marcos Morales SILVA, PENHA SOUZA Anderson Stevens Leonidas Gomes SÁ, ELIANE FERREIRA DE Claudia von Aufschnaiter José Francisco Soares Aline A. Mendes Itamar Miranda da Silva Patrice Venturini Rosanne Evangelista Dias Luciene A. Silva Ana Carolina Lopes Souza Paloma Rodrigues da Silva Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Araújo Jonathan Emberton L. A. C. Gomas AMARAL, EDÊNIA MARIA RIBEIRO DO Paul Webb Jailson Bittencourt de Andrade Priscila Campos Martins David F. Treagust César Zucco Kim Chwee Daniel Tan Paulo Figueiredo Lima I. Karine A. E. Resende Justin Dillon José Fernandes de Lima N. S. Silva Ametller, Jaume Wen-Hua Chang Nelson de Luca Pretto K. P. Silveira Jiménez-Aleixandre, María-Pilar Richard K. Coll Marie Jane Soares Carvalho Nada Souassy Roseli de Deus Lopes D. L. Castilho Layal Malkoun Jonanthan Osborne C. L. F. Martins Eliane Alves Lacerda Neves Damien Givry A. D. A. Ornelas Elione Soraia Cavalcanti C. Tsatsarelis Russel Tytler R. M. Mingote Naymme Barbosa Jonathan Osborne Silvia Trivelato P. S. Alen Leal, Murilo Cruz Cristiano Rodrigues de Mattos Buty, Christian Linda Keen-Rocha H. Machado Andréa Richard Durán Simasiku Siseho John Reveles M. E. R. GONCALVEZ Audrey Msimanga Yew-Jin Lee Marissa Rollnick Ritva Engeström Mariana G. Hewson James V. Wertsch Julie A. Luft Pedro Licínio Nuba Rodrigues Princigalli Peter Hewson Otávio Aloísio Maldaner Maria Inês F P Rosa Genin Guerra Joaquin Diaz Maurício Pietrocola Sérgio Luiz Talim Nilma Soares Rogério Parentoni Martins Ana Lúcia de Faria Azevedo Aik Lin Tan Fernanda Santos Simone Grace de Paula Ana Maria Rabelo Gomes Ronaldo Gonçalves Pires Lucienir Pains Duarte Sara Mourão Fernanda Costa dos Santos Maria José P. M. de Almeida Gerson Mol Oriane M. Neto Helena Singer Silvania S. Nascimento
ENSINO DE QUÍMICA sala de aula Perfil Conceitual Ensino Superior Discurso Em Sala de Aula Ensino de Ciências Classroom Discourse Dinamica Discursiva Formação de Professores Conceptual Profile Educação em Ciências Dialogia Ensino Médio Multimodalidade Análise de discurso Science Education Ensino de Biologia Interações Discursivas Gestos science classroom professores Linguagem Cientifica Livro Didatico de Quimica Química discursive dynamic Linguagem Ensino Fundamental Interatividade meaning making estratégias enunciativas Livros didáticos Metodos de Investigacao Letramento interações professor-aluno morte modos semióticos chemistry education Ação Mediada Ensino de Física Vygotsky Construtivismo comunicação não-verbal química do ensino médio aprendizagem cientifica expressividade Formação Continuada de Professores dialogism Práticas epistêmicas análise microgenética relações pedagógicas Vestibular Qualidade da água evolution Elaboração Conceitual Curriculo de Química mudança conceitual Linguagem Comum Termoquimica Linguagem Cotidiana perfil conceptual tradição Maxakali Escrita gêneros de discurso discoursive dynamics multimodality Vida Ciclo de vida Concepcoes dos Estudantes interaction Ciência, Tecnologia e Sociedade estratégias de ensino CONHECIMENTO CIENTÍFICO projetos temáticos professional development of teachers gestos recorrentes Letramento científico Representational Pluralism formação continuada entropia aspectos expressivos da fala ensino de evolução Argumentação espontaneidade de processo químicos licenciatura ondas semânticas Science and Religion Piaget aspectos sócio-científicos Sociocultural Analysis inovação adaptação evolutiva molecule teoria sociocultural microgenetic analysis Teoria da evolução Meio Ambiente conceitos científicos prática de ensino pratica pedagogica Química Orgânica Abordagem CTS adaptation Apropriação science teaching pesquisa Cognição livro didático Interação primeiro ciclo optics cidadania Teoria thermochemistry resistência Perturbacoes e Compensacoes tipos de texto communicative approach comunicação verbal Molecular Structure Teoria dos códigos de legitimação referential perspective aula Learning conflito link-making students questions spontaneity Heterogeneity Atividade investigativa Ensino por Investigação Turning point internalização Radiação Higher education Semantic density ideias informais atividade discursiva classroom KIT catchments axiological commitments Ensino Experimental ontological commitments Latin America esteriótipos águas urbanas Teoria da Equilibracao TRANSFORMACOES QUIMICAS aulas de graduação science, technology and society significados exclusão Modelling socio-scientific issues discurso en el aula theory CIÊNCIAS methodological base life Semiótica Social Ciencia Em Sala de Aula construção de conhecimento escolarização thinking conceptual knowledge epistemological commitments Brazil concepções biology teaching high school laicism Transformação meios mediacionais tensões ensino de patologia scientific literacy perfis conceituais Teoria da Atividade Recursos educacionais harmonia language of science and classrooms eye-tracker Conflict Atomismo speech genres Interdisiciplinaridade inclusao research program Speaking Anomalias tomada de decisão Brasil Entropy substance Formação Inicial de Professores perfil sociocultural productive disciplinary engagement Sequências didáticas Chemistry teaching Escola Media tomada de consciência Educação Superior molécula Ensino de Engenharia Legitimation code theory mediação semiótica Heterogeneidade Anomalies Ensino Secundario de Quimica concepções alternativas Ligacao Quimica Atividade linguagem musical Calor e Temperatura Bakhtin temas sociais Ensino de música heterogeneidade do pensamento e da linguagem embodied modes Human Origin Human Evolution sustentabilidade dimensão epistêmica agroecologia Religion Introducao A Quimica material didático inovador visualização molecular CAPES dialogue óleo de cozinha professores experientes Microanálise questionnaire biological concept Physics Education modes of thinking James Wertsch Perfil Epistemologico Matéria Maxakali Planejamento de ensino percepção pública heterogeneity of verbal thinking Engajamento disciplinar produtivo high school chemistry Metafísica INCLUSION Pluralism publicações Agenda internet História Position paper Knowledge-Building complexity llivro didático Formação de cientístas secondary science Área de Educação sequências Metafunctions environmental education chemistry classroom biology classroom biological students rememoração coletiva teaching sequence Formação de engenheiros sócio-interacionismo Sistemas de notação Ciências Biológicas Clube de Ciências Universidade goals Leitura espontaneidade organic chemistry pharmacy students uso laicismo caminhos de leitura heterogeneidad time scale Reverse Anthropology Aprendizagem teacher's dilemma Alunos Oralidade questões sócio-científicas educação da atenção Embodiment água em foco referencial teórico methodological issues redundância nazismo Engenharia de Sistemas aprendizagem situada modelos tridimensionais EDUCAÇÃO INDÍGENA justificativas aulas práticas artefato mediador Argentina domínio sociocultural perspectivismo amerindio terra jovem high school teachers Área de Ensino habla y pensamiento Network science teacher's performance State desenvolvimento profissional de professores Cosmopolitics Química Nova na Escola Docentes Darwinismo PIBID exclusion Pragmatism musicalização infantil Estrutura Conceitual biografia modos incorporados modelos moleculares aula de química sistemas tecnológicos complexos bases epistemológicas Vigotski research quality Decision Making representation Epistemologia Atividades Investigativas review unit of analysis relaciones pedagógicas espécie teaching and learning practices teaching strategies Ensino de 1? Grau échelles de temps Cinema ação conjunta questionário Darwinism death Statistical tools sociocultural domain epistemological grounds rhetoric modes of speaking valor pragmático infinite international perspective História da Ciência enseignement de physique metodologia gestos dêiticos teorias ácido-base divulgação científica perguntas dos estudantes atividades experimentais Language and literacy sustancia Dimensão Especialização Biology Teachers Emotion Ressignificações Biological Evolution Voz Categorização multiculturalism teoria cinético-molecular fracasso escolar Educação Ambiental prosódia Interacoes Afetivas Educação matemática Reciclagem AVALIAÇÃO Argumentation ciência e religião Memória transposição didática Abordagem Comunicativa representação molecular uso do tempo Atomos Higiene Pessoal aspectos sociocientíficos Monitoring Uruguai Contexto Social percepções Manipulação de alimentos Qualidade de Vida Estrutura Atomica Energia comunidades situadas evolução conceitual entropia e espontaneidade recurrent gestures polisemia Valores Discourse Analysis livro inovador Tutoria Fisica Moderna neutralidade Teoria da Materia laboratório de projetos Objetos university engajamento teoria sintética da evolução Rastreamento Ocular Professores Indígenas Silêncio Regras Paulo Freire tecnologia da informação conhecimento escolar joint action Ciências da Natureza Historia do Ensino de Quimica Papel do Professor ação comunicativa Human cognition research inquiry based teaching Ensino Secundario Otavio Aloisio Maldaner conceptual Profiles Programa de pós-graduação teaching perceptions diálogo gestures ESTUDANTES Estrutura Molecular Reacoes Quimicas cultura escolar curriculum Indigenous Knowledge Estratégias Pedagógicas Criacionismo Acústica da Fala estilo de ensinar epistemic practices modelos recursos não verbais operações epistêmicas mediated activity intersubjectivity Calor Currículo Contextual problemas abertos
CTIT UFMG