Fausto Borém http://lattes.cnpq.br/5589268218426587

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 1D

Última atualização do Lattes: 23.01.2024

Nomes de citação: BORÉM, Fausto / BORÉM, FAUSTO
  • Processos ou Técnicas (1)+
    • Ano
      2023
      Título
      mAVVm (Método de Análise de Áudios e Vídeos de música)
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2007
      Título
      Contrabaixo acústico 3/4
  • Trabalho Técnico (47)+
    • Ano
      2015
      Título
      Comitê Assessor dos Periódicos da UFMG
    • Ano
      2011
      Título
      Elaboração de critério para a avaliação de Professor Associado da Escola de Música da UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Avaliação do CDMC (Centro de Música Contemporânea) da UNICAMP
    • Ano
      2007
      Título
      Avaliação do NIDIC da UNICAMP
    • Ano
      2007
      Título
      Música Hodie, v.7, n.1
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação dos projetos da área de música da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte
    • Ano
      2006
      Título
      Consultoria ad hoc na avaliação de projetos de pesquisa do Centro de Artes da UDESC
    • Ano
      2006
      Título
      Sveta (2006) de Marcílio Onofre (UFPB): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2006
      Título
      Suite para Contrabaixo e Piano (2006) de Rafael Nassif (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação de trabalhos do 16º Congresso da ANPPOM
    • Ano
      2006
      Título
      Música Hodie, v.6, n.1
    • Ano
      2006
      Título
      Música Hodie, v.6, n.2
    • Ano
      2005
      Título
      Congresso da ANPPOM de 2005
    • Ano
      2005
      Título
      Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos, Canto, Composição, Regência e Licenciatura) da Faculdade de Artes Alcântara Machado
    • Ano
      2005
      Título
      Revista Opus, Ano 11, n.11, 2005
    • Ano
      2005
      Título
      Música Hodie, v.5, n.1
    • Ano
      2005
      Título
      Música Hodie, v.4, n.2
    • Ano
      2005
      Título
      Peça para Contrabaixo e Piano (2005) de Luis Otávio Campos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2005
      Título
      Suite para Contrabaixo e Piano (2005) de Rafel Martini (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2004
      Título
      Música Hodie, v.2, n.2
    • Ano
      2004
      Título
      Música Hodie, v.2 ,n.1
    • Ano
      2004
      Título
      Música Hodie, v.4, n.1
    • Ano
      2004
      Título
      Música Hodie, v.3, n.1/2
    • Ano
      2004
      Título
      Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos e Canto) da Universidade Federal de Santa Maria
    • Ano
      2004
      Título
      Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos, Canto e Licenciatura) da Escolade Música da Universidade Federal de Goiás
    • Ano
      2004
      Título
      Avaliação de Curso de Música (Licenciatura) da Escola de Música Carlos Gomes
    • Ano
      2003
      Título
      A Oficina de Luteria para Construção de Contrabaixos para Crianças
    • Ano
      2003
      Título
      Música Hodie, v.1, n.2
    • Ano
      2003
      Título
      Avaliação dos Cursos de Música (Flauta Transversal Flauta Doce e Percussão) da Escola de Música da Universidade Federal de Uberlândia
    • Ano
      2002
      Título
      Avaliação do Curso de Educação Artística da Escola de Música da Universidade Federal do Mato Grosso
    • Ano
      2002
      Título
      Avaliação do Curso de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás
    • Ano
      2000
      Título
      Projeto de criação da Revista Per Musi
    • Ano
      2000
      Título
      Danger Man (2000) de Lewis Nielson (Oberlin Conservatory): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2000
      Título
      Prelúdio para Contrabaixo Solo Op.14 N.4 (2000) de André Dolabella (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2000
      Título
      Conductus - Dramatis Personae (1994) de Antônio Celso Ribeiro: consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2000
      Título
      Quinteto de Cordas (2000) de Luiz Otávio Campos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1999
      Título
      Projeto de criação do Mestrado em Música na UFMG
    • Ano
      1997
      Título
      Rota do Vento (1997) de Rogério Vasconcelos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1997
      Título
      Agradecendo (1997) de Pixinguinha /Arranjo de Hermínio de Almeida (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1996
      Título
      Catálogo de obras brasileiras eruditas para contrabaixo (RAY, Sônia. São Paulo: Annablume, 1996)
    • Ano
      1996
      Título
      Sonata para Contrabaixo (1996) de Piano de Andesen Viana (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1996
      Título
      Dança e Contradições d´um Matuto Embriagado (1996) de Antônio Celso Ribeiro (UFU): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1995
      Título
      Grandes Trópicos (1995) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1995
      Título
      Tributo a Tom Jobim (1995) de Hermínio de Almeida (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1994
      Título
      Cantos a Ho (1994) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo na obra
    • Ano
      1994
      Título
      Lucípherez (1994) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1993
      Título
      Harmonia et discordia (1993) de Antônio Celso Ribeiro (UFU): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Contrabaixo Musica Brasileira performance musical composição musical Musica Popular Brasileira análise musical transcrição musical Praticas de performance música de câmara pesquisa em música educação musical Piano Análise de música gravada música instrumental brasileira arranjo musical Lino José Nunes edição de performance música brasileira imperial Canto Afinação não-temperada música popular Musica Contemporanea periódicos de música Choro Ensino de música Análise de Video Violoncelo Pedagogia da Performance música colonial brasileira Elis Regina Musicologia brasileira jazz violino musicologia Modinhas imperiais brasileiras Fausto Borém Música antiga Radamés Gnattali Escrita idiomática Eduardo Bértola interpretação musical Hermeto Pascoal Controle Motor Vibrato J. S. Bach Leopoldo Miguez Henrique Oswald técnicas estendidas Portamento Voz música clássica análise espectrográfica Avaliação de cursos de música Luteria música barroca Pixinguinha Aprendizagem Motora Música imperial brasileira Música colonial mineira Acústica musical Santino Parpinelli Tom Jobim Salvador Amato Instrumento de cordas Ernst Mahle construção cênica da performance Arnold Schoenberg Canção brasileira voz e contrabaixo contrabaixo brasileiro Uakti Violone vienense saxofone Wolfgang Amadeus Mozart Revista Per Musi Orquestra História da Música universidade brasileira Bossa-nova Ornamentação musical Sigismund Neukomm Improvisação Orquestração Andersen Viana Contrabaixo na Argentina Edição de partituras Música sinfônica J. Brahms flauta Egberto Gismonti Etnomusicologia trilha sonora Francisco Mignone Serge Koussevitzky Orquestra de Cordas Repertório musical Helza Camêu Milton Nascimento Marcos Leite jazz e música erudita musica portuguesa João de Deus de Castro Lobo Música Mineira Timing em música Iniciação musical coloratura vocal música latino-americana Lorenzo Fernandez K-Ximbinho Bill Evans Pedro Lopes Nogueira Heitor Villa-Lobos H Villa-Lobos Música francesa Zé Bodega Música nordestina Giovani Bottesini tradução Brazílio Itiberê Cecilia Bartoli jazz e múisca erudita violão popular Música erudita Duke Ellington Análise Espectral Claude Bolling Ragtime Victor Assis Brasil Paul McIntyre Música vocal Violão Viola trinômio texto-som-imagem Gilberto Gil harmonia Trio Novarte Manoel de Barros Nacionalismo Musical Lewis Nielson International Society of Bassists improvisação no jazz Afinação musical Banda de retreta Partitura áudiovisual gesto musical Corporalidade na Performance Musical Danger Man Música e Politica Alec Wilder jazz modal Romantismo Suite N.1 para Violoncelo Solo bateria Belini Andrade Quando fui morto em Cuba Toninho Horta Prática deliberada Concerto de violino Hibridação musical Martha Herr música e pop arte Esforço Cognitivo na Performance Musical Jaques Morelenbaum Rede Minas de Televisão Partitura Raul Seixas e Paulo Coelho cromatismo na música brasileira Astor Piazzolla Modinhas brasileiras Educação Tratamento da informação música e teatro Octavio Maul Almeida Prado comportamento motor Raphael Rabello Ernesto Nazareth Billy Strayhorn L. van Beethoven Caetano Veloso relação texto-música Carlos Gomes Rufo Herrera Música sinfônica brasileira Padre José Maria Xavier mAAVm (Método de Análise Áudios-Vídeos de Música) samba Grupo Garganta Profunda João Cavalcante Beatles psicologia da música Edmundo Villani-Cortes técnicas de performance no contrabaixo percussão Clarineta violino no século XVIII Trinômio texto-som -imagem Ópera MPB Trompete Anton Webern Roberto Drumond Arte e Ciencia música e comportamento motor Sofia Gubaidulina Bachiana Brasileira N.9 João Pedro Oliveira João Rodrigues Cordeiro Música inglesa undershoot ópera no Brasil Bibliografia musical André Dolabella Artista Visitante da UFMG musicalização infantil Captação sonora Alberto Nepomuceno Fonoaudiologia Murray Schafer W. A. Mozart Guilherme A. C. Ferreira Joaquim Pedro de Andrade contrabaixo popular Trio Corrente Canção e Dansa Alfred Schnittke viola caipira Emerico Lobo de Mesquita pedagogia da voz trombone no Brasil Construção de instrumentos musicais Frederic Chopin Stuart Sankey representatividade em música dedilhado no violoncelo CONCURSO Rogério Vasconcelos Dedilhado musical emoções na música música e literatura Pizzicato portamento clássico e romântico arranjo de jazz voz, contrabaixo e piano overshoot Scordatura Serialismo violão de sete cordas cavaquinho efeitos vocais Organologia Adolph Muller Camargo Guarnieri Folclore brasileiro Música na universidade Expresso 222 piano a quatro mãos J. M. Sperger folclore Hermínio de Almeida Chico Buarque, Francis Hime e Gilberto Gil Abel Ferreira Sonata Op.21 para Violoncelo comportamento motor em música Belchior Alceu Camargo Walter Smetak Projeto Espiral-SINOS paródia musical trinômio texto-música-imagem Sonata Sabará Scott Joplin Anônimo (1759) canto de agilidade baião Franz Lizst microfonagem pandeiro técnica vocal Música canadense Guilherme Nascimento Radegundis Feitosa Nunes Tim Rescala Cláudio Roditi Dobrado idiomatic writing Paulo Sérgio Santos Clube da Esquina música brega Miles Davis Broadway A Sertaneja Edgar Varèse Franz Schubert duo groove Bossa nova gravação em estúdio Criatividade na universidade Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band Música ecológica CIVEBRA Primitivismo cravo Igor Stravinsky Quarteto de Cordas Op.10 Lucípherez Tuba Wave Scottish Bass Trust Homepage Cláudio Santoro Francisco Braga Eduardo Escalante Viol Will Luiz Álvarez Pinto música polonesa esforço cognitivo em música zibaldone descrição cinesiológica na música Concerto de Violoncelo de Haydn Dave Holland fagote Marco Antônio Guimarães José Ursicino da Silva (Maestro Duda) musica argentina método de violino Francisca Aquino crossover arrangement Kimchilia Bartoli Musicais choro em Minas Gerais double bass tango Feedback H. J. Koellreutter Bibliografia alemã música crossover John Coltrane Concerto de Violoncelo de Lalo relação texto-som-imagem Teatro e música Sandrino Santoro Habilidade Motora A História do Soldado Daniel Guedes Sinfonia Fantástica Debussy Impressionismo Osvaldo Lacerda Música alemã harmônicos naturais exercícios educativos de movimento Chico Buarue de Hollanda Vinícius Dorin Relação música-texto-imagem Stan Getz Dizzy Gillespie Concertos Teoria Musical ISB - International Society of Bassists musicologia da voz David Korenchendler música russa música italiana Música iuguslava Fabiano Araújo Teppo Hauta-Aho Keith Swanwick Manoel Dias de Oliveira Soprano Franz Anton Hoffmeister scatting brasileiro
CTIT UFMG