UFMG
Somos UFMG
Última atualização do sistema: 20.06.2025
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Professor
Exibir Gráficos
Fausto Borém
http://lattes.cnpq.br/5589268218426587
Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 1D
Última atualização do Lattes: 05.06.2025
Unidade:
Escola de Música
Departamento:
Departamento de instrumentos e canto
Nomes de citação:
BORÉM, Fausto / BORÉM, FAUSTO
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Aceitos para Publicação
(1, 0% com DOI)
+
Artigos Publicados
(64, 36% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(183, 0% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(106, 0% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
33
Doutorado:
16
Pos-Doutorado:
0
Outras:
38
Propriedade Intelectual
Processos ou Técnicas
(2)
+
Ano
2024
Título
mAVAm (Método de Análise de Vídeos e Áudios de Música)
Ano
2024
Título
Tipologia de Vibrato no Contrabaixo Acústico
Produto Tecnológico
(1)
+
Ano
2007
Título
Contrabaixo acústico 3/4
Trabalho Técnico
(48)
+
Ano
2024
Título
Parecer de artigfo científico para a revista Musimid - Revista Brasileira de Música e Mídia
Ano
2015
Título
Comitê Assessor dos Periódicos da UFMG
Ano
2011
Título
Elaboração de critério para a avaliação de Professor Associado da Escola de Música da UFMG
Ano
2007
Título
Avaliação do CDMC (Centro de Música Contemporânea) da UNICAMP
Ano
2007
Título
Avaliação do NIDIC da UNICAMP
Ano
2007
Título
Música Hodie, v.7, n.1
Ano
2006
Título
Avaliação dos projetos da área de música da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte
Ano
2006
Título
Consultoria ad hoc na avaliação de projetos de pesquisa do Centro de Artes da UDESC
Ano
2006
Título
Sveta (2006) de Marcílio Onofre (UFPB): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2006
Título
Suite para Contrabaixo e Piano (2006) de Rafael Nassif (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2006
Título
Avaliação de trabalhos do 16º Congresso da ANPPOM
Ano
2006
Título
Música Hodie, v.6, n.1
Ano
2006
Título
Música Hodie, v.6, n.2
Ano
2005
Título
Congresso da ANPPOM de 2005
Ano
2005
Título
Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos, Canto, Composição, Regência e Licenciatura) da Faculdade de Artes Alcântara Machado
Ano
2005
Título
Revista Opus, Ano 11, n.11, 2005
Ano
2005
Título
Música Hodie, v.5, n.1
Ano
2005
Título
Música Hodie, v.4, n.2
Ano
2005
Título
Peça para Contrabaixo e Piano (2005) de Luis Otávio Campos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2005
Título
Suite para Contrabaixo e Piano (2005) de Rafel Martini (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2004
Título
Música Hodie, v.2, n.2
Ano
2004
Título
Música Hodie, v.2 ,n.1
Ano
2004
Título
Música Hodie, v.4, n.1
Ano
2004
Título
Música Hodie, v.3, n.1/2
Ano
2004
Título
Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos e Canto) da Universidade Federal de Santa Maria
Ano
2004
Título
Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos, Canto e Licenciatura) da Escolade Música da Universidade Federal de Goiás
Ano
2004
Título
Avaliação de Curso de Música (Licenciatura) da Escola de Música Carlos Gomes
Ano
2003
Título
A Oficina de Luteria para Construção de Contrabaixos para Crianças
Ano
2003
Título
Música Hodie, v.1, n.2
Ano
2003
Título
Avaliação dos Cursos de Música (Flauta Transversal Flauta Doce e Percussão) da Escola de Música da Universidade Federal de Uberlândia
Ano
2002
Título
Avaliação do Curso de Educação Artística da Escola de Música da Universidade Federal do Mato Grosso
Ano
2002
Título
Avaliação do Curso de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás
Ano
2000
Título
Projeto de criação da Revista Per Musi
Ano
2000
Título
Danger Man (2000) de Lewis Nielson (Oberlin Conservatory): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2000
Título
Prelúdio para Contrabaixo Solo Op.14 N.4 (2000) de André Dolabella (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2000
Título
Conductus - Dramatis Personae (1994) de Antônio Celso Ribeiro: consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2000
Título
Quinteto de Cordas (2000) de Luiz Otávio Campos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1999
Título
Projeto de criação do Mestrado em Música na UFMG
Ano
1997
Título
Rota do Vento (1997) de Rogério Vasconcelos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1997
Título
Agradecendo (1997) de Pixinguinha /Arranjo de Hermínio de Almeida (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1996
Título
Catálogo de obras brasileiras eruditas para contrabaixo (RAY, Sônia. São Paulo: Annablume, 1996)
Ano
1996
Título
Sonata para Contrabaixo (1996) de Piano de Andesen Viana (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1996
Título
Dança e Contradições d´um Matuto Embriagado (1996) de Antônio Celso Ribeiro (UFU): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1995
Título
Grandes Trópicos (1995) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1995
Título
Tributo a Tom Jobim (1995) de Hermínio de Almeida (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1994
Título
Cantos a Ho (1994) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo na obra
Ano
1994
Título
Lucípherez (1994) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1993
Título
Harmonia et discordia (1993) de Antônio Celso Ribeiro (UFU): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
14 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Instrumentação Musical
(110)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Composição Musical
(102)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Performance musical
(19)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Canto
(13)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Composição Musical
(12)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Instrumentação Musical
(9)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Performance musical
(9)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Educação Musical
(4)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Análise Musical
(3)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Acústica
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Educação Musical
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Regência
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Análise Musical
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Feedback
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 29
Professor da UFMG (1)
Externo Identificado no Lattes (0)
Não identificado (28)
Fausto Borém
Antonio Carlos Guimarães
Marcelo M. Wanderley
Marcelo Luiz Barbosa
Rodrigo Sampaio
Gael Moriceau
Marco rapetti
Freddie Mercury
Elaine Guedes
Milton Castelli
Bárbara Bianca Carvalho Soares
Taís Gomes
Glaw Nader
Lia Tomás
Elise PITTENGER
Elder Thomaz da Silva
Gustavo W. Freccia
David Castelo
Kate Jones
Rodrigo Favaro
Voila Marques
Simone Santos
Carla Rincón
Peter Wienhardt
Jessé M. Pereira
Herneto Pascoal
André Januário
Leticia Grutzmann
Islei Hammer Correia
384 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
Contrabaixo
Musica Brasileira
performance musical
composição musical
Musica Popular Brasileira
análise musical
transcrição musical
práticas de performance
música de câmara
pesquisa em música
educação musical
Análise de música gravada
Piano
música instrumental brasileira
Lino José Nunes
arranjo musical
edição de performance
música brasileira imperial
Canto
música popular
Afinação não-temperada
Musica Contemporanea
periódicos de música
Ensino de música
Choro
Análise de Video
Pedagogia da Performance
Violoncelo
música colonial brasileira
Elis Regina
violino
Jazz
Musicologia brasileira
musicologia
Modinhas imperiais brasileiras
Fausto Borém
Música antiga
Eduardo Bértola
Radamés Gnattali
Escrita idiomática
interpretação musical
Vibrato
Leopoldo Miguez
J. S. Bach
Controle Motor
Hermeto Pascoal
técnicas estendidas
Música imperial brasileira
voz
música clássica
Portamento
Henrique Oswald
Pixinguinha
Aprendizagem Motora
Santino Parpinelli
análise espectrográfica
Luteria
Avaliação de cursos de música
Tom Jobim
Música colonial mineira
Acústica musical
música barroca
Uakti
Salvador Amato
voz e contrabaixo
Violone vienense
Instrumento de cordas
construção cênica da performance
Ernst Mahle
Canção brasileira
Arnold Schoenberg
contrabaixo brasileiro
saxofone
Wolfgang Amadeus Mozart
universidade brasileira
Bossa-nova
Ornamentação musical
História da Música
Improvisação
Revista Per Musi
Edição de partituras
Orquestra
Orquestração
flauta
Música sinfônica
Andersen Viana
Contrabaixo na Argentina
Sigismund Neukomm
Repertório musical
Helza Cameu
Música francesa
Milton Nascimento
Zé Bodega
Etnomusicologia
Música Mineira
J. Brahms
música latino-americana
Iniciação musical
Heitor Villa-Lobos
jazz e música erudita
Lorenzo Fernandez
musica portuguesa
K-Ximbinho
Serge Koussevitzky
Marcos Leite
Egberto Gismonti
Orquestra de Cordas
Pedro Lopes Nogueira
H Villa-Lobos
coloratura vocal
Francisco Mignone
Timing em música
João de Deus de Castro Lobo
trilha sonora
trinômio texto-som-imagem
Bill Evans
violão popular
Ragtime
Cecilia Bartoli
Giovani Bottesini
Victor Assis Brasil
Música nordestina
Gilberto Gil
Paul McIntyre
Lewis Nielson
Viola
harmonia
Brazílio Itiberê
Música erudita
Música vocal
tradução
Trinômio texto-som -imagem
Duke Ellington
Padre José Maria Xavier
improvisação no jazz
Nacionalismo Musical
Manoel de Barros
Violão
Trio Novarte
jazz e múisca erudita
International Society of Bassists
Análise Espectral
Claude Bolling
Rede Minas de Televisão
Tratamento da informação
Banda de retreta
Quando fui morto em Cuba
bateria
Suite N.1 para Violoncelo Solo
Esforço Cognitivo na Performance Musical
Romantismo
Jaques Morelenbaum
Educação
jazz modal
Corporalidade na Performance Musical
gesto musical
Martha Herr
música e pop arte
Raul Seixas e Paulo Coelho
pratica deliberada
Partitura
cromatismo na música brasileira
Toninho Horta
Danger Man
música e teatro
Música e Politica
Belini Andrade
Modinhas brasileiras
Hibridação musical
Octavio Maul
Alec Wilder
Astor Piazzolla
Afinação musical
Partitura áudiovisual
Edmundo Villani-Cortes
Carlos Gomes
Rufo Herrera
Raphael Rabello
Caetano Veloso
Billy Strayhorn
Beatles
L. van Beethoven
Relação texto-música
Grupo Garganta Profunda
João Cavalcante
Clarineta
Almeida Prado
trompete
Anton Webern
Psicologia da música
percussão
Música sinfônica brasileira
mAAVm (Método de Análise Áudios-Vídeos de Música)
Ernesto Nazareth
Comportamento Motor
samba
MPB
Roberto Drumond
Arte e Ciencia
violino no século XVIII
técnicas de performance no contrabaixo
Concerto de violino
Ópera
Guilherme A. C. Ferreira
Bibliografia musical
Murray Schafer
André Dolabella
Artista Visitante da UFMG
Repertório sacro para flauta
undershoot
composição e performance de T-Stick
João Pedro Oliveira
scatting brasileiro
Projeto Espiral-SINOS
Joaquim Pedro de Andrade
paródia musical
pedagogia da voz
W. A. Mozart
Radegundis Feitosa Nunes
música e comportamento motor
João Rodrigues Cordeiro
Alfred Schnittke
Neyde Thomaz
Canção e Dansa
Frederic Chopin
Trio Corrente
Captação sonora
Construção de instrumentos musicais
trombone no Brasil
representatividade em música
Alberto Nepomuceno
Fonoaudiologia
musicalização infantil
Emerico Lobo de Mesquita
viola caipira
Bachiana Brasileira N.9
Sofia Gubaidulina
Música inglesa
Stuart Sankey
Walter Smetak
Concurso
Scordatura
Rogério Vasconcelos
Dedilhado musical
emoções na música
música e literatura
Pizzicato
portamento clássico e romântico
arranjo de jazz
mAVAm (Mét. Análise de Vídeos e Áudios de Música)
Francisco Manuel da Silva
Serialismo
violão de sete cordas
cavaquinho
efeitos vocais
Organologia
Marcos dos Passos Pereira
Adolph Muller
Camargo Guarnieri
folclore brasileiro
Música na universidade
Expresso 222
piano a quatro mãos
voz, contrabaixo e piano
overshoot
J. M. Sperger
Guilherme Nascimento
Scott Joplin
Sonata Sabará
Abel Ferreira
trinômio texto-música-imagem
Chico Buarque, Francis Hime e Gilberto Gil
Tim Rescala
Sonata Op.21 para Violoncelo
comportamento motor em música
Belchior
Música canadense
ópera no Brasil
folclore
Hermínio de Almeida
Anônimo (1759)
canto de agilidade
baião
Franz Lizst
Soprano agudo
microfonagem
pandeiro
técnica vocal
Alceu Camargo
Cláudio Roditi
Dobrado
Clube da Esquina
música brega
Miles Davis
Broadway
A Sertaneja
Edgar Varèse
Igor Stravinsky
Quarteto de Cordas Op.10
idiomatic writing
Franz Schubert
duo
groove
Bossa nova
gravação em estúdio
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Música ecológica
Criatividade na universidade
CIVEBRA
Primitivismo
cravo
Lucípherez
Paulo Sérgio Santos
zibaldone
esforço cognitivo em música
Homepage
Wave
Scottish Bass Trust
Cláudio Santoro
Francisco Braga
Eduardo Escalante
Viol Will
Luiz Álvarez Pinto
Tuba
música polonesa
Relação música-texto-imagem
descrição cinesiológica na música
Concerto de Violoncelo de Haydn
Dave Holland
fagote
notação musical para DMIs
Marco Antônio Guimarães
José Ursicino da Silva (Maestro Duda)
musica argentina
método de violino
Francisca Aquino
ensino de canto
Flauta brasileira no século XIX
John Coltrane
prosódia no português cantado
Kimchilia Bartoli
Debussy
Musicais
choro em Minas Gerais
tango
Feedback
double bass
Concerto de Violoncelo de Lalo
Impressionismo
Daniel Guedes
contrabaixo popular
crossover arrangement
relação texto-som-imagem
dedilhado no violoncelo
Teatro e música
Habilidade Motora
A História do Soldado
Sandrino Santoro
Sinfonia Fantástica
Bibliografia alemã
música crossover
Osvaldo Lacerda
Franz Anton Hoffmeister
musicologia da voz
exercícios educativos de movimento
Chico Buarue de Hollanda
Vinícius Dorin
Stan Getz
Concertos
Teoria Musical
ISB - International Society of Bassists
Keith Swanwick
David Korenchendler
Fabiano Araújo
Música alemã
harmônicos naturais
música russa
música italiana
Música iuguslava
Teppo Hauta-Aho
H. J. Koellreutter
Manoel Dias de Oliveira
Soprano
Dizzy Gillespie
CTIT UFMG