UFMG
Somos UFMG
Última atualização do sistema: 07.10.2024
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Professor
Exibir Gráficos
Fausto Borém
http://lattes.cnpq.br/5589268218426587
Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 1D
Última atualização do Lattes: 13.09.2024
Unidade:
Escola de Música
Departamento:
Departamento de instrumentos e canto
Nomes de citação:
BORÉM, Fausto / BORÉM, FAUSTO
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Aceitos para Publicação
(1, 0% com DOI)
+
Artigos Publicados
(64, 36% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(180, 0% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(101, 0% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
33
Doutorado:
14
Pos-Doutorado:
0
Outras:
38
Propriedade Intelectual
Processos ou Técnicas
(1)
+
Ano
2023
Título
mAVVm (Método de Análise de Áudios e Vídeos de música)
Produto Tecnológico
(1)
+
Ano
2007
Título
Contrabaixo acústico 3/4
Trabalho Técnico
(47)
+
Ano
2015
Título
Comitê Assessor dos Periódicos da UFMG
Ano
2011
Título
Elaboração de critério para a avaliação de Professor Associado da Escola de Música da UFMG
Ano
2007
Título
Avaliação do CDMC (Centro de Música Contemporânea) da UNICAMP
Ano
2007
Título
Avaliação do NIDIC da UNICAMP
Ano
2007
Título
Música Hodie, v.7, n.1
Ano
2006
Título
Avaliação dos projetos da área de música da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte
Ano
2006
Título
Consultoria ad hoc na avaliação de projetos de pesquisa do Centro de Artes da UDESC
Ano
2006
Título
Sveta (2006) de Marcílio Onofre (UFPB): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2006
Título
Suite para Contrabaixo e Piano (2006) de Rafael Nassif (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2006
Título
Avaliação de trabalhos do 16º Congresso da ANPPOM
Ano
2006
Título
Música Hodie, v.6, n.1
Ano
2006
Título
Música Hodie, v.6, n.2
Ano
2005
Título
Congresso da ANPPOM de 2005
Ano
2005
Título
Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos, Canto, Composição, Regência e Licenciatura) da Faculdade de Artes Alcântara Machado
Ano
2005
Título
Revista Opus, Ano 11, n.11, 2005
Ano
2005
Título
Música Hodie, v.5, n.1
Ano
2005
Título
Música Hodie, v.4, n.2
Ano
2005
Título
Peça para Contrabaixo e Piano (2005) de Luis Otávio Campos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2005
Título
Suite para Contrabaixo e Piano (2005) de Rafel Martini (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2004
Título
Música Hodie, v.2, n.2
Ano
2004
Título
Música Hodie, v.2 ,n.1
Ano
2004
Título
Música Hodie, v.4, n.1
Ano
2004
Título
Música Hodie, v.3, n.1/2
Ano
2004
Título
Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos e Canto) da Universidade Federal de Santa Maria
Ano
2004
Título
Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos, Canto e Licenciatura) da Escolade Música da Universidade Federal de Goiás
Ano
2004
Título
Avaliação de Curso de Música (Licenciatura) da Escola de Música Carlos Gomes
Ano
2003
Título
A Oficina de Luteria para Construção de Contrabaixos para Crianças
Ano
2003
Título
Música Hodie, v.1, n.2
Ano
2003
Título
Avaliação dos Cursos de Música (Flauta Transversal Flauta Doce e Percussão) da Escola de Música da Universidade Federal de Uberlândia
Ano
2002
Título
Avaliação do Curso de Educação Artística da Escola de Música da Universidade Federal do Mato Grosso
Ano
2002
Título
Avaliação do Curso de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás
Ano
2000
Título
Projeto de criação da Revista Per Musi
Ano
2000
Título
Danger Man (2000) de Lewis Nielson (Oberlin Conservatory): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2000
Título
Prelúdio para Contrabaixo Solo Op.14 N.4 (2000) de André Dolabella (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2000
Título
Conductus - Dramatis Personae (1994) de Antônio Celso Ribeiro: consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
2000
Título
Quinteto de Cordas (2000) de Luiz Otávio Campos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1999
Título
Projeto de criação do Mestrado em Música na UFMG
Ano
1997
Título
Rota do Vento (1997) de Rogério Vasconcelos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1997
Título
Agradecendo (1997) de Pixinguinha /Arranjo de Hermínio de Almeida (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1996
Título
Catálogo de obras brasileiras eruditas para contrabaixo (RAY, Sônia. São Paulo: Annablume, 1996)
Ano
1996
Título
Sonata para Contrabaixo (1996) de Piano de Andesen Viana (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1996
Título
Dança e Contradições d´um Matuto Embriagado (1996) de Antônio Celso Ribeiro (UFU): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1995
Título
Grandes Trópicos (1995) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1995
Título
Tributo a Tom Jobim (1995) de Hermínio de Almeida (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1994
Título
Cantos a Ho (1994) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo na obra
Ano
1994
Título
Lucípherez (1994) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Ano
1993
Título
Harmonia et discordia (1993) de Antônio Celso Ribeiro (UFU): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
14 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Instrumentação Musical
(110)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Composição Musical
(102)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Performance musical
(19)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Canto
(13)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Composição Musical
(12)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Instrumentação Musical
(9)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Performance musical
(9)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Educação Musical
(4)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Análise Musical
(3)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Acústica
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Educação Musical
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Regência
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Análise Musical
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Feedback
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 23
Professor da UFMG (1)
Externo Identificado no Lattes (0)
Não identificado (22)
Fausto Borém
Marcelo Luiz Barbosa
Bárbara Bianca Carvalho Soares
Taís Gomes
Peter Wienhardt
Glaw Nader
Jessé M. Pereira
Marco rapetti
Lia Tomás
Kate Jones
Freddie Mercury
Rodrigo Favaro
Voila Marques
Elaine Guedes
Simone Santos
Milton Castelli
Carla Rincón
Antonio Carlos Guimarães
Elder Thomaz da Silva
Marcelo M. Wanderley
Gustavo W. Freccia
David Castelo
Elise PITTENGER
376 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
Contrabaixo
Musica Brasileira
performance musical
composição musical
Musica Popular Brasileira
análise musical
transcrição musical
práticas de performance
música de câmara
pesquisa em música
Educação Musical
Piano
Análise de música gravada
música instrumental brasileira
Lino José Nunes
arranjo musical
edição de performance
Canto
música brasileira imperial
música popular
Afinação não-temperada
Musica Contemporanea
periódicos de música
Choro
Ensino de música
Violoncelo
Análise de Video
Pedagogia da Performance
música colonial brasileira
Jazz
violino
Musicologia brasileira
Elis Regina
musicologia
Modinhas imperiais brasileiras
Fausto Borém
Música antiga
Escrita idiomática
Radamés Gnattali
Eduardo Bértola
interpretação musical
J. S. Bach
Leopoldo Miguez
Controle Motor
Vibrato
Hermeto Pascoal
Portamento
Voz
música clássica
Henrique Oswald
técnicas estendidas
música barroca
Acústica musical
Música imperial brasileira
Aprendizagem Motora
Luteria
Santino Parpinelli
Tom Jobim
Música colonial mineira
Pixinguinha
Avaliação de cursos de música
análise espectrográfica
voz e contrabaixo
Canção brasileira
Uakti
Ernst Mahle
saxofone
Salvador Amato
Instrumento de cordas
contrabaixo brasileiro
construção cênica da performance
Arnold Schoenberg
Wolfgang Amadeus Mozart
Violone vienense
Revista Per Musi
Bossa-nova
Orquestração
universidade brasileira
Improvisação
Orquestra
História da Música
Edição de partituras
Ornamentação musical
Sigismund Neukomm
Andersen Viana
Contrabaixo na Argentina
Música sinfônica
Zé Bodega
Heitor Villa-Lobos
musica portuguesa
coloratura vocal
jazz e música erudita
Timing em música
Helza Cameu
Marcos Leite
Serge Koussevitzky
Orquestra de Cordas
Egberto Gismonti
flauta
Pedro Lopes Nogueira
Milton Nascimento
Repertório musical
trilha sonora
Francisco Mignone
música latino-americana
Música Mineira
J. Brahms
Música francesa
Etnomusicologia
João de Deus de Castro Lobo
H Villa-Lobos
Lorenzo Fernandez
Iniciação musical
K-Ximbinho
Bill Evans
Cecilia Bartoli
tradução
Música nordestina
Giovani Bottesini
Manoel de Barros
Música erudita
violão popular
Análise Espectral
Paul McIntyre
Viola
International Society of Bassists
Brazílio Itiberê
jazz e múisca erudita
harmonia
Duke Ellington
Violão
Ragtime
Trio Novarte
Nacionalismo Musical
Claude Bolling
improvisação no jazz
Lewis Nielson
trinômio texto-som-imagem
Victor Assis Brasil
Música vocal
Gilberto Gil
Octavio Maul
Romantismo
Raul Seixas e Paulo Coelho
Martha Herr
Concerto de violino
comportamento motor
Ernesto Nazareth
Quando fui morto em Cuba
Raphael Rabello
Trompete
Afinação musical
Belini Andrade
música e teatro
Jaques Morelenbaum
Modinhas brasileiras
Rede Minas de Televisão
Partitura
Hibridação musical
pratica deliberada
Esforço Cognitivo na Performance Musical
João Cavalcante
gesto musical
Banda de retreta
Rufo Herrera
Tratamento da Informação
Astor Piazzolla
música e pop arte
Padre José Maria Xavier
Ópera
MPB
Arte e Ciencia
mAAVm (Método de Análise Áudios-Vídeos de Música)
psicologia da música
técnicas de performance no contrabaixo
cromatismo na música brasileira
Suite N.1 para Violoncelo Solo
Música sinfônica brasileira
Edmundo Villani-Cortes
percussão
Clarineta
Almeida Prado
L. van Beethoven
Caetano Veloso
Anton Webern
Partitura áudiovisual
violino no século XVIII
samba
Toninho Horta
Grupo Garganta Profunda
Música e Politica
Corporalidade na Performance Musical
Beatles
bateria
Trinômio texto-som -imagem
Billy Strayhorn
Alec Wilder
Educação
Roberto Drumond
Carlos Gomes
Relação texto-música
Danger Man
jazz modal
crossover arrangement
trombone no Brasil
pedagogia da voz
Teatro e música
undershoot
relação texto-som-imagem
Tim Rescala
Frederic Chopin
Canção e Dansa
Trio Corrente
Captação sonora
Fonoaudiologia
Construção de instrumentos musicais
Alfred Schnittke
Murray Schafer
W. A. Mozart
Guilherme A. C. Ferreira
Joaquim Pedro de Andrade
Alberto Nepomuceno
representatividade em música
Stuart Sankey
Neyde Thomaz
violão de sete cordas
Serialismo
folclore
folclore brasileiro
Hermínio de Almeida
Camargo Guarnieri
Anônimo (1759)
canto de agilidade
baião
Adolph Muller
Franz Lizst
Soprano agudo
J. M. Sperger
overshoot
voz, contrabaixo e piano
Scordatura
piano a quatro mãos
Rogério Vasconcelos
Dedilhado musical
emoções na música
Expresso 222
música e literatura
Pizzicato
Música na universidade
portamento clássico e romântico
arranjo de jazz
Organologia
microfonagem
Projeto Espiral-SINOS
paródia musical
técnica vocal
João Pedro Oliveira
Artista Visitante da UFMG
André Dolabella
Bibliografia musical
João Rodrigues Cordeiro
Sofia Gubaidulina
Bachiana Brasileira N.9
viola caipira
Belchior
comportamento motor em música
Sonata Op.21 para Violoncelo
pandeiro
efeitos vocais
ópera no Brasil
Música canadense
Guilherme Nascimento
cavaquinho
Scott Joplin
Concurso
Sonata Sabará
trinômio texto-música-imagem
Chico Buarque, Francis Hime e Gilberto Gil
Emerico Lobo de Mesquita
zibaldone
Francisco Braga
Cláudio Santoro
Scottish Bass Trust
Wave
esforço cognitivo em música
método de violino
José Ursicino da Silva (Maestro Duda)
Marco Antônio Guimarães
fagote
Paulo Sérgio Santos
Eduardo Escalante
Viol Will
descrição cinesiológica na música
Concerto de Violoncelo de Haydn
Dave Holland
musica argentina
Relação música-texto-imagem
música polonesa
Tuba
Homepage
Francisca Aquino
Luiz Álvarez Pinto
Dobrado
Franz Schubert
Daniel Guedes
Sandrino Santoro
dedilhado no violoncelo
contrabaixo popular
Musicalização Infantil
Música inglesa
música e comportamento motor
Radegundis Feitosa Nunes
Walter Smetak
Alceu Camargo
Debussy
musicais
Criatividade na universidade
scatting brasileiro
Dizzy Gillespie
Stan Getz
Vinícius Dorin
Franz Anton Hoffmeister
Keith Swanwick
Fabiano Araújo
H. J. Koellreutter
double bass
Abel Ferreira
Lucípherez
Habilidade Motora
Música alemã
harmônicos naturais
música russa
música italiana
Música iuguslava
Teppo Hauta-Aho
Manoel Dias de Oliveira
Soprano
David Korenchendler
musicologia da voz
Osvaldo Lacerda
música crossover
A História do Soldado
Sinfonia Fantástica
Impressionismo
Concerto de Violoncelo de Lalo
John Coltrane
Kimchilia Bartoli
choro em Minas Gerais
tango
Feedback
Bibliografia alemã
exercícios educativos de movimento
Chico Buarue de Hollanda
cravo
duo
idiomatic writing
Clube da Esquina
música brega
Miles Davis
Broadway
A Sertaneja
Edgar Varèse
Igor Stravinsky
Primitivismo
CIVEBRA
Concertos
Teoria Musical
ISB - International Society of Bassists
ensino de canto
Cláudio Roditi
groove
Bossa nova
gravação em estúdio
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Música ecológica
Quarteto de Cordas Op.10
CTIT UFMG