Fausto Borém http://lattes.cnpq.br/5589268218426587

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 1D

Última atualização do Lattes: 05.06.2025

Nomes de citação: BORÉM, Fausto / BORÉM, FAUSTO
  • Processos ou Técnicas (2)+
    • Ano
      2024
      Título
      mAVAm (Método de Análise de Vídeos e Áudios de Música)
    • Ano
      2024
      Título
      Tipologia de Vibrato no Contrabaixo Acústico
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2007
      Título
      Contrabaixo acústico 3/4
  • Trabalho Técnico (48)+
    • Ano
      2024
      Título
      Parecer de artigfo científico para a revista Musimid - Revista Brasileira de Música e Mídia
    • Ano
      2015
      Título
      Comitê Assessor dos Periódicos da UFMG
    • Ano
      2011
      Título
      Elaboração de critério para a avaliação de Professor Associado da Escola de Música da UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Avaliação do CDMC (Centro de Música Contemporânea) da UNICAMP
    • Ano
      2007
      Título
      Avaliação do NIDIC da UNICAMP
    • Ano
      2007
      Título
      Música Hodie, v.7, n.1
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação dos projetos da área de música da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte
    • Ano
      2006
      Título
      Consultoria ad hoc na avaliação de projetos de pesquisa do Centro de Artes da UDESC
    • Ano
      2006
      Título
      Sveta (2006) de Marcílio Onofre (UFPB): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2006
      Título
      Suite para Contrabaixo e Piano (2006) de Rafael Nassif (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação de trabalhos do 16º Congresso da ANPPOM
    • Ano
      2006
      Título
      Música Hodie, v.6, n.1
    • Ano
      2006
      Título
      Música Hodie, v.6, n.2
    • Ano
      2005
      Título
      Congresso da ANPPOM de 2005
    • Ano
      2005
      Título
      Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos, Canto, Composição, Regência e Licenciatura) da Faculdade de Artes Alcântara Machado
    • Ano
      2005
      Título
      Revista Opus, Ano 11, n.11, 2005
    • Ano
      2005
      Título
      Música Hodie, v.5, n.1
    • Ano
      2005
      Título
      Música Hodie, v.4, n.2
    • Ano
      2005
      Título
      Peça para Contrabaixo e Piano (2005) de Luis Otávio Campos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2005
      Título
      Suite para Contrabaixo e Piano (2005) de Rafel Martini (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2004
      Título
      Música Hodie, v.2, n.2
    • Ano
      2004
      Título
      Música Hodie, v.2 ,n.1
    • Ano
      2004
      Título
      Música Hodie, v.4, n.1
    • Ano
      2004
      Título
      Música Hodie, v.3, n.1/2
    • Ano
      2004
      Título
      Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos e Canto) da Universidade Federal de Santa Maria
    • Ano
      2004
      Título
      Avaliação dos Cursos de Música (Instrumentos, Canto e Licenciatura) da Escolade Música da Universidade Federal de Goiás
    • Ano
      2004
      Título
      Avaliação de Curso de Música (Licenciatura) da Escola de Música Carlos Gomes
    • Ano
      2003
      Título
      A Oficina de Luteria para Construção de Contrabaixos para Crianças
    • Ano
      2003
      Título
      Música Hodie, v.1, n.2
    • Ano
      2003
      Título
      Avaliação dos Cursos de Música (Flauta Transversal Flauta Doce e Percussão) da Escola de Música da Universidade Federal de Uberlândia
    • Ano
      2002
      Título
      Avaliação do Curso de Educação Artística da Escola de Música da Universidade Federal do Mato Grosso
    • Ano
      2002
      Título
      Avaliação do Curso de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás
    • Ano
      2000
      Título
      Projeto de criação da Revista Per Musi
    • Ano
      2000
      Título
      Danger Man (2000) de Lewis Nielson (Oberlin Conservatory): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2000
      Título
      Prelúdio para Contrabaixo Solo Op.14 N.4 (2000) de André Dolabella (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2000
      Título
      Conductus - Dramatis Personae (1994) de Antônio Celso Ribeiro: consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      2000
      Título
      Quinteto de Cordas (2000) de Luiz Otávio Campos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1999
      Título
      Projeto de criação do Mestrado em Música na UFMG
    • Ano
      1997
      Título
      Rota do Vento (1997) de Rogério Vasconcelos (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1997
      Título
      Agradecendo (1997) de Pixinguinha /Arranjo de Hermínio de Almeida (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1996
      Título
      Catálogo de obras brasileiras eruditas para contrabaixo (RAY, Sônia. São Paulo: Annablume, 1996)
    • Ano
      1996
      Título
      Sonata para Contrabaixo (1996) de Piano de Andesen Viana (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1996
      Título
      Dança e Contradições d´um Matuto Embriagado (1996) de Antônio Celso Ribeiro (UFU): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1995
      Título
      Grandes Trópicos (1995) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1995
      Título
      Tributo a Tom Jobim (1995) de Hermínio de Almeida (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1994
      Título
      Cantos a Ho (1994) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo na obra
    • Ano
      1994
      Título
      Lucípherez (1994) de Eduardo Bértola (UFMG): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
    • Ano
      1993
      Título
      Harmonia et discordia (1993) de Antônio Celso Ribeiro (UFU): consultoria sobre a escrita idiomática do contrabaixo
Contrabaixo Musica Brasileira performance musical composição musical Musica Popular Brasileira análise musical transcrição musical práticas de performance música de câmara pesquisa em música educação musical Análise de música gravada Piano música instrumental brasileira Lino José Nunes arranjo musical edição de performance música brasileira imperial Canto música popular Afinação não-temperada Musica Contemporanea periódicos de música Ensino de música Choro Análise de Video Pedagogia da Performance Violoncelo música colonial brasileira Elis Regina violino Jazz Musicologia brasileira musicologia Modinhas imperiais brasileiras Fausto Borém Música antiga Eduardo Bértola Radamés Gnattali Escrita idiomática interpretação musical Vibrato Leopoldo Miguez J. S. Bach Controle Motor Hermeto Pascoal técnicas estendidas Música imperial brasileira voz música clássica Portamento Henrique Oswald Pixinguinha Aprendizagem Motora Santino Parpinelli análise espectrográfica Luteria Avaliação de cursos de música Tom Jobim Música colonial mineira Acústica musical música barroca Uakti Salvador Amato voz e contrabaixo Violone vienense Instrumento de cordas construção cênica da performance Ernst Mahle Canção brasileira Arnold Schoenberg contrabaixo brasileiro saxofone Wolfgang Amadeus Mozart universidade brasileira Bossa-nova Ornamentação musical História da Música Improvisação Revista Per Musi Edição de partituras Orquestra Orquestração flauta Música sinfônica Andersen Viana Contrabaixo na Argentina Sigismund Neukomm Repertório musical Helza Cameu Música francesa Milton Nascimento Zé Bodega Etnomusicologia Música Mineira J. Brahms música latino-americana Iniciação musical Heitor Villa-Lobos jazz e música erudita Lorenzo Fernandez musica portuguesa K-Ximbinho Serge Koussevitzky Marcos Leite Egberto Gismonti Orquestra de Cordas Pedro Lopes Nogueira H Villa-Lobos coloratura vocal Francisco Mignone Timing em música João de Deus de Castro Lobo trilha sonora trinômio texto-som-imagem Bill Evans violão popular Ragtime Cecilia Bartoli Giovani Bottesini Victor Assis Brasil Música nordestina Gilberto Gil Paul McIntyre Lewis Nielson Viola harmonia Brazílio Itiberê Música erudita Música vocal tradução Trinômio texto-som -imagem Duke Ellington Padre José Maria Xavier improvisação no jazz Nacionalismo Musical Manoel de Barros Violão Trio Novarte jazz e múisca erudita International Society of Bassists Análise Espectral Claude Bolling Rede Minas de Televisão Tratamento da informação Banda de retreta Quando fui morto em Cuba bateria Suite N.1 para Violoncelo Solo Esforço Cognitivo na Performance Musical Romantismo Jaques Morelenbaum Educação jazz modal Corporalidade na Performance Musical gesto musical Martha Herr música e pop arte Raul Seixas e Paulo Coelho pratica deliberada Partitura cromatismo na música brasileira Toninho Horta Danger Man música e teatro Música e Politica Belini Andrade Modinhas brasileiras Hibridação musical Octavio Maul Alec Wilder Astor Piazzolla Afinação musical Partitura áudiovisual Edmundo Villani-Cortes Carlos Gomes Rufo Herrera Raphael Rabello Caetano Veloso Billy Strayhorn Beatles L. van Beethoven Relação texto-música Grupo Garganta Profunda João Cavalcante Clarineta Almeida Prado trompete Anton Webern Psicologia da música percussão Música sinfônica brasileira mAAVm (Método de Análise Áudios-Vídeos de Música) Ernesto Nazareth Comportamento Motor samba MPB Roberto Drumond Arte e Ciencia violino no século XVIII técnicas de performance no contrabaixo Concerto de violino Ópera Guilherme A. C. Ferreira Bibliografia musical Murray Schafer André Dolabella Artista Visitante da UFMG Repertório sacro para flauta undershoot composição e performance de T-Stick João Pedro Oliveira scatting brasileiro Projeto Espiral-SINOS Joaquim Pedro de Andrade paródia musical pedagogia da voz W. A. Mozart Radegundis Feitosa Nunes música e comportamento motor João Rodrigues Cordeiro Alfred Schnittke Neyde Thomaz Canção e Dansa Frederic Chopin Trio Corrente Captação sonora Construção de instrumentos musicais trombone no Brasil representatividade em música Alberto Nepomuceno Fonoaudiologia musicalização infantil Emerico Lobo de Mesquita viola caipira Bachiana Brasileira N.9 Sofia Gubaidulina Música inglesa Stuart Sankey Walter Smetak Concurso Scordatura Rogério Vasconcelos Dedilhado musical emoções na música música e literatura Pizzicato portamento clássico e romântico arranjo de jazz mAVAm (Mét. Análise de Vídeos e Áudios de Música) Francisco Manuel da Silva Serialismo violão de sete cordas cavaquinho efeitos vocais Organologia Marcos dos Passos Pereira Adolph Muller Camargo Guarnieri folclore brasileiro Música na universidade Expresso 222 piano a quatro mãos voz, contrabaixo e piano overshoot J. M. Sperger Guilherme Nascimento Scott Joplin Sonata Sabará Abel Ferreira trinômio texto-música-imagem Chico Buarque, Francis Hime e Gilberto Gil Tim Rescala Sonata Op.21 para Violoncelo comportamento motor em música Belchior Música canadense ópera no Brasil folclore Hermínio de Almeida Anônimo (1759) canto de agilidade baião Franz Lizst Soprano agudo microfonagem pandeiro técnica vocal Alceu Camargo Cláudio Roditi Dobrado Clube da Esquina música brega Miles Davis Broadway A Sertaneja Edgar Varèse Igor Stravinsky Quarteto de Cordas Op.10 idiomatic writing Franz Schubert duo groove Bossa nova gravação em estúdio Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band Música ecológica Criatividade na universidade CIVEBRA Primitivismo cravo Lucípherez Paulo Sérgio Santos zibaldone esforço cognitivo em música Homepage Wave Scottish Bass Trust Cláudio Santoro Francisco Braga Eduardo Escalante Viol Will Luiz Álvarez Pinto Tuba música polonesa Relação música-texto-imagem descrição cinesiológica na música Concerto de Violoncelo de Haydn Dave Holland fagote notação musical para DMIs Marco Antônio Guimarães José Ursicino da Silva (Maestro Duda) musica argentina método de violino Francisca Aquino ensino de canto Flauta brasileira no século XIX John Coltrane prosódia no português cantado Kimchilia Bartoli Debussy Musicais choro em Minas Gerais tango Feedback double bass Concerto de Violoncelo de Lalo Impressionismo Daniel Guedes contrabaixo popular crossover arrangement relação texto-som-imagem dedilhado no violoncelo Teatro e música Habilidade Motora A História do Soldado Sandrino Santoro Sinfonia Fantástica Bibliografia alemã música crossover Osvaldo Lacerda Franz Anton Hoffmeister musicologia da voz exercícios educativos de movimento Chico Buarue de Hollanda Vinícius Dorin Stan Getz Concertos Teoria Musical ISB - International Society of Bassists Keith Swanwick David Korenchendler Fabiano Araújo Música alemã harmônicos naturais música russa música italiana Música iuguslava Teppo Hauta-Aho H. J. Koellreutter Manoel Dias de Oliveira Soprano Dizzy Gillespie
CTIT UFMG