Henrique Rodrigues Leroy http://lattes.cnpq.br/3180371724022378

Última atualização do Lattes: 06.03.2024

Nomes de citação: LEROY, Henrique Rodrigues / LEROY, HENRIQUE RODRIGUES / RODRIGUES LEROY, HENRIQUE
  • Trabalho Técnico (111)+
    • Ano
      2023
      Título
      Montagem e Elaboração do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião da Comissão Técnico-científica do Exame Celpe-bras com servidores do Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE)
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-bras com o INEP-MEC e o MRE para montagem de GTs específicos sobre o Exame.
    • Ano
      2023
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2023
      Título
      Artigo Revista 'Trabalhos em Linguística Aplicada' (TLA)
    • Ano
      2023
      Título
      Avaliação-Correção dos textos escritos - Tarefa 03 - Exame Celpe-bras 2023/1
    • Ano
      2023
      Título
      Credenciamento da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para Posto Aplicador do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2023
      Título
      Atividade de montagem de prova CELPE-BRAS - do Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP, sob a coordenação e supervisão da Coordenação Geral de Exames e Instrumentos da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (CGEI/DAEB)
    • Ano
      2023
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-bras 2023/2
    • Ano
      2023
      Título
      Aplicação Partes Escrita e Oral do Exame Celpe-bras 2023/2
    • Ano
      2023
      Título
      Projeto de Doutorado Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras da UFMG
    • Ano
      2023
      Título
      Projeto de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras da UFMG
    • Ano
      2023
      Título
      Avaliação-Correção dos textos escritos - Tarefa 04 - Exame Celpe-bras 2023/2
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-bras com o INEP-MEC sobre os trabalhos dos GTs - Celpe-bras
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião do GT Acessibilidade Celpe-bras com a Comissão de Acessibilidade do INEP/MEC
    • Ano
      2023
      Título
      Artigo para livro sobre Decolonialidade e Educação
    • Ano
      2022
      Título
      Avaliação-correção dos textos da tarefa escrita 02 do Exame Celpe-bras 2021
    • Ano
      2022
      Título
      O desenvolvimento das habilidades orais e escritas: um estudo de caso no curso online preparatório Celpe-bras
    • Ano
      2022
      Título
      Comissão Científica do livro: ?Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad?
    • Ano
      2022
      Título
      Revista Brasileira de Linguística Aplicada
    • Ano
      2022
      Título
      LIVRO: Não confunda prosódia com pronúncia: fundamentos de prosódia para PLE
    • Ano
      2022
      Título
      Revista de Estudos da Linguagem
    • Ano
      2022
      Título
      Revista Linguagem e Ensino
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa UNILA
    • Ano
      2022
      Título
      Artigo REVISTA CALIDOSCÓPIO
    • Ano
      2022
      Título
      1 Seminário de Teses do 13 CBLA
    • Ano
      2022
      Título
      Comissão Científica do livro 'Percursos acadêmicos e debates interinstitucionais: pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG'
    • Ano
      2022
      Título
      ARTIGO REVISTA RBLA
    • Ano
      2022
      Título
      Projeto de Doutorado POSLIN - UFMG
    • Ano
      2021
      Título
      Correção da Parte Escrita - Tarefa 02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliação-correção dos textos da tarefa escrita 02 do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão de Heteroidentificação para seleção de cotistas raciais
    • Ano
      2021
      Título
      A professora de inglês trans: um estudo de caso à luz da psicanálise e da teoria queer
    • Ano
      2021
      Título
      Membro da Comissão Científica do III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional (III SINEPLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Conecta Leitores: diversidade e cooperação no ensino de língua e literatura do Brasil no exterior
    • Ano
      2021
      Título
      Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC), volume 'Linguagem e Tecnologia'
    • Ano
      2021
      Título
      Artigo sobre translinguagens e tecnologias digitais para a Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para capítulo de e-book submetido ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    • Ano
      2021
      Título
      Revisão de relatórios de cursos da pós-graduação da UFMG
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão Científica da IV Jornada Mundial sobre o Ensino e Aprendizado do Português
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão Acadêmica do I Conecta Leitores: Diversidade e Cooperação no Ensino de Língua e Literatura do Brasil no Exterior
    • Ano
      2021
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras 2021)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer de texto para a Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer de texto para a Revista Calidoscópio
    • Ano
      2020
      Título
      CURADORIA DE TEXTOS PARA O GRUPO DE PESQUISA 'DECOLONIZAR A AMÉRICA LATINA' (DALE)
    • Ano
      2020
      Título
      A translinguagem pelas brechas: uma proposta de ensino crítico e decolonial de inglês
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Artigo: Práticas de Ensino, mediadas por tecnologias digitais, e Formação de Professores de Línguas
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Avaliação do ensino de L2/Ln a surdos utilizando a Libras ma interação
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: As atividades sociais como possibilidade para construção do currículo de português para imigrantes
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: Contando histórias: Categorização de Pertencimento e Instruções-em-ação em um ambiente de ensino e aprendizagem de PLA
    • Ano
      2019
      Título
      Português do Brasil e Celpe-Bras: Língua, Aprendizagem, Exame e Preparação nas Representações de Hispanofalantes Latino-Americanos
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 - Parte Escrita da edição 2019/01 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras) 2019-2
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/02)
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/01)
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 (Parte Escrita) da edição 2019/02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Ensino de língua portuguesa em escolas regulares e em ambientes de privação de liberdade
    • Ano
      2018
      Título
      Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2018
      Título
      Coordenação da Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Examinador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2017
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador da Parte Escrita da Primeira Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Escrita e da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita da Segunda Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS)
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação da Aplicação do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-2
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-MEC)
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Oral e da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2015
      Título
      Comissão Assessora para o Processo de Nivelamento para o Primeiro Semestre Letivo de 2015-UNILA
    • Ano
      2015
      Título
      Evento de Correção das Provas da Parte Oral da Segunda Edição do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras))
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2015
      Título
      Parceria entre Grupos de Pesquisa da UNILA e do CEFET-MG
    • Ano
      2014
      Título
      Evento de Credenciamento e Curso de Formação de Avaliadores para o Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS 2014/01 Partes Escrita e Oral - Coordenador e Entrevistador
    • Ano
      2014
      Título
      Capacitação e Elaboração de Itens para o Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Geral do Programa Inglês sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2013
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras - Entrevistador
    • Ano
      2013
      Título
      Correção presencial do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2013/1
    • Ano
      2013
      Título
      Oficina de Elboração de Itens do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras
    • Ano
      2013
      Título
      Evento para o Recredenciamento de Postos Aplicadores do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), no Brasil.
    • Ano
      2013
      Título
      Avaliação CELPE-BRAS - Parte Oral
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras 1/2012
    • Ano
      2012
      Título
      Evento de Correção do Celpe-Bras 2012\1
    • Ano
      2012
      Título
      Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros-Celpe Bras\14 a 17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Capacitação para Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros\Celpe-Bras\17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame CELPE-BRAS - Entrevistador
    • Ano
      2012
      Título
      Correção Presencial do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros - Celpe-Bras 2012/2
    • Ano
      2011
      Título
      Correção Presencial do Exame Celpe-Bras (1/2011)
    • Ano
      2011
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (1/2010)
    • Ano
      2010
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2010)
    • Ano
      2009
      Título
      Correção on line das tarefas do Exame CELPE-BRAS
    • Ano
      2009
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2009)
    • Ano
      2008
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2007
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros)
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
Jerônimo Coura Sobrinho Leonardo Name Alexandre Cadilhe Camila Ortíz Mariana Malheiros Isaac Palma PATRÍCIA LÂNES Oswaldo Freitez Carrillo Marcela Lindarte Teresa Maria Spyer Dulci Natália Moreira Tosatti INEP-MEC Lucía Castillo Rodrigo Nogueira Ariane Braga Érika Amâncio Caetano Regina Lúcia Péret Dell´Isola João Soares Pena Tereza Maria Spyer Dulci Maria Auxiliadora Fonseca Leal Maria Elena Pires Santos Mayara Nicolau MEC (Ministério da Educação) Liliane Oliveira Neves Mônica Oliveira Pereira Gabriel Cunha Leandro Rodrigues Alves Diniz André de Souza Figueiredo Freitas Santiago Mendez Carlos Henrique Silva de Castro Edleise Mendes Andréa Machado de Almeida Mattos Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome Anna Karolina de Sousa Bernardes Milena Maria Ferreira de Paula Camila de Sousa Santos Adriana Silvina Pagano Augusto da Silva Costa Carla Viana Coscarelli Maria Eta Vieira Murad Vaz Priscila Dorella Juliana Roquele Schoffen Matilde Scaramucci Letícia Grubert dos Santos Alexandre Ribeiro Silvana Maria Mamani Luísa de Castro Fajardo Leina Cláudia Viana Jucá Idalena Chaves de Oliveira Centro Cebraspe Luisa Andrade Gomes Godoy Rubens Lacerda de Sá Maria Cristina Moura Viviane Aparecida Baggio Furtoso Mariana de Camargo Bessa Gracieli Silva Anelise Scotti Scherer Mônica Baêta Neves Pereira Diniz Laura Janaína Dias Amato Márcia Niederauer Andrea Belfort Waldenor Moraes Danillo Silva Patrícia Maria Campos de Almeida Pedro Paulo Gomes Pereira Gasperim Ramalho de Souza Fidel Cañas Rafael Gonçalves Silva Zulma Palermo Guilherme Lentz Bárbara Mano de Faria Adriane Teresinha Sartori Rafaela Pascoal Coelho Hércules Tolêdo Corrêa Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Laura Fortes Silvane Gomes Tatiana Pereira Carvalhal Rede Globo Minas PEREIRA, Mayla Santos Rede Globo de Televisão Francisca Paula Maia JORGE, Míriam Lúcia dos Santos GALLEGOS, Fabian Georg Otte Laura Márcia Luíza Ferreira Magnun Rochel Madruga Maricélia Nunes dos Santos Maria Ceres Pereira DOS SANTOS, DANIEL Lígia Karina Martins de Andrade Frank Davies Flávia Rodrigues Aziz Tuffi Saliba Claudia Campos Soares Ana Luisa de Moura Silva SOUZA, Patrícia Martins de Rafael de Sousa Lopes Nascimento João Pena Elias Ribeiro da Silva CESPE-UnB (Universidade de Brasília) Junot de Oliveira Maia Oscar Melendez Ana Lage Evelyne Dogliani FRAZATTO, BRUNA GABAS, TATIANA MARTINS CHAVES, IDALENA OLIVEIRA Osmara de Oliveira Portilho Elisa Soares Almada Lêda Lopes de Oliveira e Souza Daniela Sofia Fernandes de Assis Grassinete C. de Albuquerque Oliveira Bárbara Menezes Amorim Branca Falabella Fabrício Bárbara Durães Batista Ana Paula Andrade Duarte Bruna Frazatto Tatiana Martins Gabas DE ABREU GOMES, MILENY David de Lima Simões Daniel dos Santos CARLA RIBEIRO, CASSIA Gabriel Carlos de Mello Oliveira Ruberval Maciel CAROLINA ALBERGARIA DE SOUZA, ANA Ana Clara Teixeira Ferreira Eduardo Figueiredo Mileny de Abreu Gomes Alan Carneiro Leila Maria Passos de S. Bezerra Marcos Paulo Araújo Graziela Hoerbe Andriguetti Sueli Maria Coelho Altaci Rubim Kokama BERNARDES, ANNA KAROLINA SOUSA Ânia Karina Diomira Maria Faria PAULA, MILENA MARIA FERREIRA DE PAULA Ana Cecília Cossi Bizon Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Andreza Carvalho MARIA MAMANI, SILVANA SANTOS, CAMILA DE SOUZA Cirlene Samson Mônica da Silva Francisco Ronaldo Amorim Ivanete Sampaio Graziela Naclério Forte Ibi Monte Adriana Nascimento Bodolay Mariana F. Valentin da Silva Maralice de Sousa Neves Elidéa Lúcia Almeida Bernardino Daniel Alves Vilela Phelippe Nathaniel Ribeiro Oliveira Alfredo Levi José Guerra Christian Jean-Marie Régis Degache Vanderlice Sól Marina de Paulo Nascimento Eduardo Amaral Simone Carvalho Solange Campos Jairo Venício Carvalhais Oliveira Jorgelina Ivana Tallei Fernanda Farencena Kraemer Everton Vargas da Costa Juan Camilo Rocancio Escobar Bruna Morelo Federico Hernán Garrido de León Tania Marín Perez Rejane Escoto Bueno Sheila Mejlachowicz Marcos de Jesus Oliveira TV UFMG Ana Elisa Ribeiro Repórter Narriman Sible MEC (Ministério da Educação) CARVALHO, Heitor Garcia
Língua Portuguesa Adicional Exame CELPE-BRAS Formação Ampliada de professores ensino, português, estrangeiros decolonialidade AVALIAÇÃO Estudos decoloniais translinguagens transculturalidades cultura ensino-aprendizagem de línguas Internacionalização Português Língua Adicional Giro Decolonial Pedagogias Decoloniais práticas translíngues aspectos interculturais pré-PEC-G Ensino-aprendizagem de língua portuguesa Intercâmbio de estudantes Letramento Racial Crítico Material didático Formação de Professores ensino, língua inglesa Ensino de Português como Língua Adicional; Aplicação CELPE-BRAS Políticas Linguisticas Formação de Avaliadores Celpe-Bras Língua Portuguesa PEC-G Ensino-Aprendizagem de Português Língua Adicional UNILA Avaliação do Exame Celpe-Bras (Parte Oral) Letramento Crítico Avaliação da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras contexto transfronteiriço Educação Linguística Ampliada Programa de Estudantes Convênio de Graduação PEC-G política de cotas raciais Fronteiras Formação de prof de português para estrangeiros Interculturalidade Epistemologias do Sul Internacionalização das IES identidades performativas abordagens de ensino de cultura em PLE translinguagem linguagens e educação linguagem "neutra"/inclusiva Elaboração de materiais didáticos em PLE Curso preparatório Celpe-Bras livro didático extensão universitária correção Cursinho Pré-Vestibular corazonar seleção cotistas raciais Summer School Course contextos de imersão e de não-imersão colonialidades das linguagens percepções interculturais Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ensino de inglês PLA Sertões Curso popular preparatório ENEM português como língua de acolhimento Linguística Aplicada Crítica Pós-memória colonialidades DRI/UFMG cotistas raciais Proficiência Gênero Discursivo Portfólio competência intercultural português como língua adicional heteroidentificação PIBID - Língua Inglesa linguagem inclusiva ensino-aprendizagem de língua portuguesa materna Aplicação Parte Oral Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Unila) português como língua estrangeira verbos de elocução, corpora lutas anticoloniais Estudantes Internacionais análise do discurso contexto de imersão pretuguês Língua Portuguesa - Ensino contexto pandêmico Habilidades Orais João Guimarães Rosa Prática Docente Elaboração de Itens Celpe-Bras Literatura Brasileira disciplinas regulares de PLA seleção de bolsistas identidade aperfeiçoamento, certificado de proficiência sulear Coordenação Aplicação Celpe-Bras sentipensar pós-graduação UFMG Tecnologias Digitais seleçaõ de professores estudantes Ações Afirmativas Língua Portuguesa Materna Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex) PPPLE Experiências língua-cultura reportagem, matéria jornalística, mídia televisiva Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Projetos de Lei avaliação humanizadora Concurso Público Ensino-aprendizagem de língua inglesa Português para Hispano-falantes contracolonização português brasileiro como língua estrangeira práticas de letramentos decoloniais Programa de Iniciação à Formação Docente (PIFD) ensino e aprendizagem de L2 gênero do discurso Lingüística Aplicada abordagem intercultural Linguística Aplicada Indisciplinar ensino remoto Fronteira - Brasil - Paraguai - Argentina Língua Portuguesa - Estudo letramentos decoloniais Abordagem Comunicativa gêneros discursivos Ensino de Português como Segunda Língua paraSurdos unidades didáticas colonialidades linguísticas aprendizagem informal de PLE Programa de Leitorado PLE Psicanálise leitura como prática social educação básica Aplicação Parte Escrita prosódia compreensão textual Competência Comunicativa associações de professores de português LE Literatura negra/afro-brasileira Ensino de Português como Língua de Acolhimento (PL Ambientes de aprendizagem narrativas de vida Núcleo de Idiomas (Nucli-UNILA) trabalhos de extensão Faculdade de Letras Formação docente Travessias Tarefas transsexualidades Preconceito Linguistico cotas raciais Racismo Linguístico linguagem inclusiva de gênero não-binário imigração ensino de leitura plurilinguismo racismo exame de proficiência ensino remoto emergencial esperançar Crenças Pós-graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) Diversidade Linguística e Cultural Letramento racial PIBID Multiletramentos direito linguístico Língua Inglesa Letramentos Descoloniais surdos Formação Continuada de Professores sexualidades Fronteira sequência didática práticas de multiletramentos políticas educacionais Interação Ensino CEFET-MG identidades narrativa atos diretivos de ordem Teoria queer propaganda ações de acolhimento Redação ancestralidades ontológica e epistemológica Libras masculinidades sala de aula pandemia Trabalho Docente descolonialidades Estudos Queer texto, revisão, edição material autêntico artigo acadêmico Programa Mais Médicos para o Brasil mídias digitais Letramento Acadêmico letramentos de reexistência contexto digital Grupos de Trabalho - Celpe-bras Pedagogia das Encruzilhadas Lutas Sociais interlíngua Tríplice Fronteira Linguística de Corpus Leitura crítica Mestrado PROFLETRAS cosmologias outras 300 anos Minas Gerais América Latina Decolonial literatura brasileira (homo)erótica e afetiva Lei 10.639/2003 Materiais Didáticos. Línguas Indígenas mulher preta atos diretivos de pedido brecha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Direitos Humanos consciência linguística estereótipos ensino, lingua espanhola heteroidentificação racial Opção Decolonial letramento literário PLAc discurso Módulo de Acolhimento e Avaliação produção de texto Ensino de Língua Portuguesa a imigrantes Metodologías Ativas Antropologia Linguística Hipermídia, Gêneros Textuais Digitais Educação Linguística decolonizar o "decolonial" didática integrada das línguas linguagem "neutra" reportagem jornalística Semana do conhecimento sujeito gay Multimodalidade parecer Globalização ambiente leitor estratégias de leitura processo ensino e aprendizagem Gênero Oral Letramento Leitura Língua Aranã ensino de línguas Esmeraldas - MG Competências autenticidade LGBTTQIA+ representações travessias sexuais linguagem inclusiva de gênero "neutro" léxico perguntas Colonialidade do Saber construto validade sala de aula de língua estrangeira critérios de avaliação de proficiência oral Comunidades de línguas de sinais Timor Leste Ser Tão feijoada Práticas de Letramento competência cultural formação inicial de professoras Falantes estrangeiros autoavaliação colação de grau teleaulas homenagem à Raquel Fiad Formação de professores de língua inglesa escola pública regular efeito retroativo representação Raça performances narrativas 2021 Cursinho pré-vestibular Dom Quixote - Fale-UFMG apresentação oral histórias em quadrinho gêneros textuais Argentina Torto Arado Elaboração Parte Oral Celpe-bras Acessibilidade Exame Celpe-bras Grande Sertão: veredas Programa PEC-G Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOEST) Língua de Sinais língua franca língua estrangeira escrita acadêmica hispanofalantes identidades culturais Regionalismos performances identitárias conceitos e temas participação Orlando Fals Borda culturas peruanas Caribe Portal do Professor de Português LínguaEstrangeira oralidade textos expositivos gênero textual sociolinguística cholificação Soft Power Multiculturalismo TOEFL-iBT Confiabilidade CEFET_MG curso de férias de PLA história contracolonial Jornalismo - Comunicação Social esperanças línguas quilombolas habilidades escritas discursos variação produções escritas chicheficação Polêmica Discursiva multiterritorialidade comunidade LGBTTQUIAPN+ Ciência Política UFMG Letras-Libras peruanidades Espacialidades Decoloniais Feminismos negros linguagem não-binária surdos e deficientes auditivos Literatura jornalismo crítico, crítica de mídia afroperuanidades Escrita Grindr Tecnologias estratégias de escrita portfólios educacionais LGBTQIA+ Argumentação Mulheres cultura e ensino de línguas Plano de Estudos Tutorado Língua Adicional Estigma chicha Legislação variação linguística ensino de lingua portuguesa Instituto Federal do Paraná (IFPR) instagram Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Mitos AMPPLIE grupos minoritarizados Sotaques literatura inglesa Cultura afro-brasileira Queer Decolonial Feminismos decoloniais cegos e deficientes visuais racializações ambiente de privação de liberdade Capacitação para Elaboração de Itens memórias negras corpos decoloniais Saberes Docentes geopolítica do conhecimento novo ensino médio ethos democrático Maria Elena Pires Santos UEMG Interseccionalidades seleção projetos doutorado Pesquisadores Dissertações Mestrado Profissional em Letras hip hop Educação Popular Especialização em Ensino de Línguas Adicionais ethos Espanhol como Língua Adicional teatro-fórum Formatura 2020 Seleção imaginários nacionais Amefricanidades negritudes Pedagogias Criativas Insurgentes Seminário de Tese Programa Escolas Interculturais de Fronteira Paulo Freire educação tecnológica, pesquisa, mestrado Credenciamento Posto Aplicador Hipermídia, Hipertexto, Gêneros Textuais Elaboração Parte Escrita Celpe-bras paisagem linguística pronúncia Escritorxs Mineirxs Leitorado em PLA Brasil Era digital artigo de opinião gêneros musicais imagem cristalizada Exposição Oral UDs Português para Estrangeiros aplicabilidade dos construtos avaliativos CELU mulheres migrantes facebook educação superior ensino de léxico CAPLE proposta didática generalização cultural Perspectiva Ecológica motivação Democracia Racial Feminização das Migrações Mulheres Trans Geografia conceito de proficiência fenomenologia criticidade vocabulário PLE/PL2 superdiversidade infográfico digital língua de herança Escola construção de acervo testes de proficiência atividades sociais cenas de enunciação agonismo ethos discursivo UFT podcast Teoria da Metáfora Conceptual Tecnologia capacitação de professores refugiados estudantes africanos francófonos Educação a distância ensino-aprendizagem em L2 percepções língua tétum IELTS cidadania descolonização huayno Português Língua Não-Materna projeto de educação linguística Universidade Popular Heteronormatividade surdez Saberes locais aprendizagem móvel Interdisciplinaridade Currículo Professora Trans Espanhol como língua de herança na Zona da Mata Mi sujeitos plurilíngues Affordances Ideologias Linguísticas Desempenho Transletramento imaginários sócio-discursivos homenagem empresas biografia Ensino Médio - Educação Básica poemas Estágio Probatório iniciação científica voluntária Formação de professores de línguas seleção projetos mestrado Nivelamento Lígua Portuguesa Adicional-UNILA analise linguística Cultura brasileira AMMPLIE memórias Etnolinguística visibilidade Trans relação entre nota e certificação Veredas identidades sexuais identidades de gênero Teatro do Oprimido lugar outro de pensamento Perspectiva Crítica Diferentes Diferenças Estudo e ensino Letramento em avaliação (de línguas); Análise discursiva Adler Ferreira de Souza Linguagem formatura 2022 gêneros acadêmicos
CTIT UFMG