Henrique Rodrigues Leroy http://lattes.cnpq.br/3180371724022378

Última atualização do Lattes: 14.04.2025

Nomes de citação: LEROY, Henrique Rodrigues / LEROY, HENRIQUE RODRIGUES / RODRIGUES LEROY, HENRIQUE
  • Trabalho Técnico (125)+
    • Ano
      2025
      Título
      Artigo Revista RBLA
    • Ano
      2024
      Título
      Montagem e Elaboração do Exame Celpe-bras - edições 2024-2 e 2025-1
    • Ano
      2024
      Título
      Elaboração de prova de proficiência em língua portuguesa adicional para candidatos à pós-graduação
    • Ano
      2024
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2024
      Título
      Avaliação-Correção dos textos escritos - Tarefa 04 - Exame Celpe-bras 2024/01
    • Ano
      2024
      Título
      'Nas trilhas da reivindicação: a carta aberta e o desenvolvimento da argumentação no ensino de língua portuguesa',
    • Ano
      2024
      Título
      INVESTIGAÇÃO DAS ATITUDES DO PÚBLICO PROFISSIONAL COM A ACADEMIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFMG A CERCA DA PRESENÇA DO INGLÊS EM ÁREAS DE ESTUDO
    • Ano
      2024
      Título
      Artigo Revista RBLA
    • Ano
      2024
      Título
      Artigo Revista Caligrama
    • Ano
      2024
      Título
      Diagramação e revisão dos cadernos de provas do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2024
      Título
      Livro Editora UFMG - A Raça que os olhos veem: Sim, é possível saber quem é negro no Brasil
    • Ano
      2024
      Título
      Artigo Revista 'Trabalhos em Linguística Aplicada' (TLA)
    • Ano
      2023
      Título
      Montagem e Elaboração do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião da Comissão Técnico-científica do Exame Celpe-bras com servidores do Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE)
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-bras com o INEP-MEC e o MRE para montagem de GTs específicos sobre o Exame.
    • Ano
      2023
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2023
      Título
      Artigo Revista 'Trabalhos em Linguística Aplicada' (TLA)
    • Ano
      2023
      Título
      Avaliação-Correção dos textos escritos - Tarefa 03 - Exame Celpe-bras 2023/1
    • Ano
      2023
      Título
      Credenciamento da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para Posto Aplicador do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2023
      Título
      Atividade de montagem de prova CELPE-BRAS - do Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP, sob a coordenação e supervisão da Coordenação Geral de Exames e Instrumentos da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (CGEI/DAEB)
    • Ano
      2023
      Título
      Artigo para livro sobre Decolonialidade e Educação
    • Ano
      2023
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-bras 2023/2
    • Ano
      2023
      Título
      Aplicação Partes Escrita e Oral do Exame Celpe-bras 2023/2
    • Ano
      2023
      Título
      Projeto de Doutorado Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras da UFMG
    • Ano
      2023
      Título
      Projeto de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras da UFMG
    • Ano
      2023
      Título
      Avaliação-Correção dos textos escritos - Tarefa 04 - Exame Celpe-bras 2023/2
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-bras com o INEP-MEC sobre os trabalhos dos GTs - Celpe-bras
    • Ano
      2023
      Título
      Reunião do GT Acessibilidade Celpe-bras com a Comissão de Acessibilidade do INEP/MEC
    • Ano
      2023
      Título
      Elaboração de prova de língua portuguesa para concurso da Prefeitura Municipal de Viçosa- MG
    • Ano
      2023
      Título
      Elaboração de prova de proficiência em língua portuguesa adicional para candidatos à pós-graduação
    • Ano
      2022
      Título
      Avaliação-correção dos textos da tarefa escrita 02 do Exame Celpe-bras 2021
    • Ano
      2022
      Título
      O desenvolvimento das habilidades orais e escritas: um estudo de caso no curso online preparatório Celpe-bras
    • Ano
      2022
      Título
      Comissão Científica do livro: ?Letramentos Acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad?
    • Ano
      2022
      Título
      Revista Brasileira de Linguística Aplicada
    • Ano
      2022
      Título
      LIVRO: Não confunda prosódia com pronúncia: fundamentos de prosódia para PLE
    • Ano
      2022
      Título
      Revista de Estudos da Linguagem
    • Ano
      2022
      Título
      Revista Linguagem e Ensino
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa UNILA
    • Ano
      2022
      Título
      Artigo REVISTA CALIDOSCÓPIO
    • Ano
      2022
      Título
      1 Seminário de Teses do 13 CBLA
    • Ano
      2022
      Título
      Comissão Científica do livro 'Percursos acadêmicos e debates interinstitucionais: pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG'
    • Ano
      2022
      Título
      ARTIGO REVISTA RBLA
    • Ano
      2022
      Título
      Projeto de Doutorado POSLIN - UFMG
    • Ano
      2021
      Título
      Correção da Parte Escrita - Tarefa 02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliação-correção dos textos da tarefa escrita 02 do Exame Celpe-bras
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão de Heteroidentificação para seleção de cotistas raciais
    • Ano
      2021
      Título
      A professora de inglês trans: um estudo de caso à luz da psicanálise e da teoria queer
    • Ano
      2021
      Título
      Membro da Comissão Científica do III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional (III SINEPLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Conecta Leitores: diversidade e cooperação no ensino de língua e literatura do Brasil no exterior
    • Ano
      2021
      Título
      Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC), volume 'Linguagem e Tecnologia'
    • Ano
      2021
      Título
      Artigo sobre translinguagens e tecnologias digitais para a Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para capítulo de e-book submetido ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    • Ano
      2021
      Título
      Revisão de relatórios de cursos da pós-graduação da UFMG
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão Científica da IV Jornada Mundial sobre o Ensino e Aprendizado do Português
    • Ano
      2021
      Título
      Comissão Acadêmica do I Conecta Leitores: Diversidade e Cooperação no Ensino de Língua e Literatura do Brasil no Exterior
    • Ano
      2021
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras 2021)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer de texto para a Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer de texto para a Revista Calidoscópio
    • Ano
      2020
      Título
      CURADORIA DE TEXTOS PARA O GRUPO DE PESQUISA 'DECOLONIZAR A AMÉRICA LATINA' (DALE)
    • Ano
      2020
      Título
      A translinguagem pelas brechas: uma proposta de ensino crítico e decolonial de inglês
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Artigo: Práticas de Ensino, mediadas por tecnologias digitais, e Formação de Professores de Línguas
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Avaliação do ensino de L2/Ln a surdos utilizando a Libras ma interação
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: As atividades sociais como possibilidade para construção do currículo de português para imigrantes
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo: Contando histórias: Categorização de Pertencimento e Instruções-em-ação em um ambiente de ensino e aprendizagem de PLA
    • Ano
      2019
      Título
      Português do Brasil e Celpe-Bras: Língua, Aprendizagem, Exame e Preparação nas Representações de Hispanofalantes Latino-Americanos
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 - Parte Escrita da edição 2019/01 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras))
    • Ano
      2019
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras) 2019-2
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/02)
    • Ano
      2019
      Título
      Capacitação presencial para avaliador da Parte Escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras), edição 2019/01)
    • Ano
      2019
      Título
      Avaliador Tarefa 03 (Parte Escrita) da edição 2019/02 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de Projeto de Pesquisa: Ensino de língua portuguesa em escolas regulares e em ambientes de privação de liberdade
    • Ano
      2018
      Título
      Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2018
      Título
      Coordenação da Aplicação das Partes Escrita e Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Examinador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2017
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador da Parte Escrita da Primeira Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Escrita e da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2017
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita da Segunda Edição do Exame para Obtenção da Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS)
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação da Aplicação do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-1
    • Ano
      2016
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2016-2
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Avaliador de Tarefa da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-MEC)
    • Ano
      2016
      Título
      Capacitação para Aplicadores-Examinadores da Parte Oral e da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras
    • Ano
      2015
      Título
      Comissão Assessora para o Processo de Nivelamento para o Primeiro Semestre Letivo de 2015-UNILA
    • Ano
      2015
      Título
      Evento de Correção das Provas da Parte Oral da Segunda Edição do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras))
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador e Observador 2015/2
    • Ano
      2015
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2015/1
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2015
      Título
      Parceria entre Grupos de Pesquisa da UNILA e do CEFET-MG
    • Ano
      2014
      Título
      Evento de Credenciamento e Curso de Formação de Avaliadores para o Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS 2014/01 Partes Escrita e Oral - Coordenador e Entrevistador
    • Ano
      2014
      Título
      Capacitação e Elaboração de Itens para o Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras)
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Aplicação Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras Parte Escrita e Parte Oral Entrevistador 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/2
    • Ano
      2014
      Título
      Avaliador da Parte Oral do Exame Celpe-Bras 2014/1
    • Ano
      2014
      Título
      Coordenação Geral do Programa Inglês sem Fronteiras - Inglês (IsF)
    • Ano
      2013
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame Celpe-Bras - Entrevistador
    • Ano
      2013
      Título
      Correção presencial do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2013/1
    • Ano
      2013
      Título
      Oficina de Elboração de Itens do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras
    • Ano
      2013
      Título
      Evento para o Recredenciamento de Postos Aplicadores do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), no Brasil.
    • Ano
      2013
      Título
      Avaliação CELPE-BRAS - Parte Oral
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação Exame Celpe-Bras 1/2012
    • Ano
      2012
      Título
      Evento de Correção do Celpe-Bras 2012\1
    • Ano
      2012
      Título
      Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros-Celpe Bras\14 a 17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Capacitação para Elaboração de Itens para o Exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros\Celpe-Bras\17 de agosto de 2012
    • Ano
      2012
      Título
      Aplicação da Parte Oral do Exame CELPE-BRAS - Entrevistador
    • Ano
      2012
      Título
      Correção Presencial do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros - Celpe-Bras 2012/2
    • Ano
      2011
      Título
      Correção Presencial do Exame Celpe-Bras (1/2011)
    • Ano
      2011
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (1/2010)
    • Ano
      2010
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2010
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2010)
    • Ano
      2009
      Título
      Correção on line das tarefas do Exame CELPE-BRAS
    • Ano
      2009
      Título
      Correção Presencial do Exame CELPE-BRAS (2/2009)
    • Ano
      2008
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2007
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros)
    • Ano
      2006
      Título
      Aplicação CELPE-BRAS
Jerônimo Coura Sobrinho Leonardo Name Alexandre Cadilhe Camila Ortíz Mariana Malheiros Isaac Palma Patrícia Lânes Oswaldo Freitez Carrillo Marcela Lindarte Teresa Maria Spyer Dulci Natália Moreira Tosatti INEP-MEC Lucía Castillo Mayara Nicolau Rodrigo Nogueira Ariane Braga Érika Amâncio Caetano Maria Elena Pires Santos Regina Lúcia Péret Dell´Isola Maria Auxiliadora Fonseca Leal João Soares Pena Tereza Maria Spyer Dulci MEC (Ministério da Educação) Liliane Oliveira Neves Mônica Oliveira Pereira André de Souza Figueiredo Freitas Leandro Rodrigues Alves Diniz Andréa Machado de Almeida Mattos Gabriel Cunha Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome Carlos Henrique Silva de Castro Edleise Mendes Adriana Silvina Pagano Leina Cláudia Viana Jucá Santiago Mendez Anna Karolina de Sousa Bernardes Milena Maria Ferreira de Paula Camila de Sousa Santos Letícia Grubert dos Santos Centro Cebraspe Augusto da Silva Costa Alexandre Ribeiro Carla Viana Coscarelli Maria Eta Vieira Juliana Roquele Schoffen Matilde Scaramucci Idalena Chaves de Oliveira Murad Vaz Priscila Dorella Silvana Maria Mamani Luísa de Castro Fajardo Laura Fortes Gasperim Ramalho de Souza Rafael Gonçalves Silva Tatiana Pereira Carvalhal Andrea Belfort Guilherme Lentz Patrícia Maria Campos de Almeida Bárbara Mano de Faria Rafaela Pascoal Coelho Hércules Tolêdo Corrêa Fidel Cañas Maria Cristina Moura Viviane Aparecida Baggio Furtoso Adriane Teresinha Sartori Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Silvane Gomes Anelise Scotti Scherer Nelson Cruz José Wellisten Mônica Baêta Neves Pereira Diniz Laura Janaína Dias Amato Luisa Andrade Gomes Godoy Rubens Lacerda de Sá Mariana de Camargo Bessa Gracieli Silva Pedro Paulo Gomes Pereira Zulma Palermo Ana Faria Marcelo Freitas Celso Adolfo Luiz Carlos de Assis Rocha Waldenor Moraes Danillo Silva Márcia Niederauer Mônica da Silva Francisco Graziela Hoerbe Andriguetti Simone Carvalho Ivanete Sampaio Juan Camilo Rocancio Escobar Federico Hernán Garrido de León Ana Cecília Cossi Bizon Ibi Monte Tania Marín Perez Cirlene Samson MEC (Ministério da Educação) Rejane Escoto Bueno Ronaldo Amorim Francisca Paula Maia Laura Márcia Luíza Ferreira Maricélia Nunes dos Santos TV UFMG Lígia Karina Martins de Andrade Repórter Narriman Sible Graziela Naclério Forte Adriana Nascimento Bodolay Vanderlice Sól Rede Globo Minas Magnun Rochel Madruga Aziz Tuffi Saliba Rede Globo de Televisão Maralice de Sousa Neves Eduardo Amaral Rafael de Sousa Lopes Nascimento Elidéa Lúcia Almeida Bernardino Solange Campos Elias Ribeiro da Silva Phelippe Nathaniel Ribeiro Oliveira Junot de Oliveira Maia Christian Jean-Marie Régis Degache SOUZA, Patrícia Martins de Jairo Venício Carvalhais Oliveira Marina de Paulo Nascimento Jorgelina Ivana Tallei Fernanda Farencena Kraemer CESPE-UnB (Universidade de Brasília) Everton Vargas da Costa Bruna Morelo Bel Barreto Lacerda Evelyne Dogliani Sheila Mejlachowicz GOMES JUNIOR, RONALDO CORRÊA Flávia Rodrigues FRAZATTO, BRUNA GABAS, TATIANA MARTINS Marcos de Jesus Oliveira DOS SANTOS, DANIEL Ana Elisa Ribeiro CHAVES, IDALENA OLIVEIRA CARVALHO, Heitor Garcia PEREIRA, Mayla Santos Osmara de Oliveira Portilho JORGE, Míriam Lúcia dos Santos GALLEGOS, Fabian Elisa Soares Almada Daniela Sofia Fernandes de Assis Maria Ceres Pereira Bárbara Menezes Amorim Marcus Vinícius da Silva Bárbara Durães Batista Leida Reis Frank Davies Ana Luisa de Moura Silva Lêda Lopes de Oliveira e Souza DE ABREU GOMES, MILENY Grassinete C. de Albuquerque Oliveira CARLA RIBEIRO, CASSIA Branca Falabella Fabrício Bruna Frazatto CAROLINA ALBERGARIA DE SOUZA, ANA Tatiana Martins Gabas Mileny de Abreu Gomes Daniel dos Santos Marcos Paulo Araújo Ruberval Maciel BERNARDES, ANNA KAROLINA SOUSA Eduardo Figueiredo João Pena PAULA, MILENA MARIA FERREIRA DE PAULA Alan Carneiro MARIA MAMANI, SILVANA Georg Otte Oscar Melendez SANTOS, CAMILA DE SOUZA Sueli Maria Coelho Ana Lage Ânia Karina Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Leila Maria Passos de S. Bezerra Altaci Rubim Kokama Diomira Maria Faria Mariana F. Valentin da Silva Claudia Campos Soares Andreza Carvalho Daniel Alves Vilela Alfredo Levi José Guerra Daniel Alves de Oliveira Maria Amorim Ana Paula Andrade Duarte David de Lima Simões Gabriel Carlos de Mello Oliveira Ana Clara Teixeira Ferreira
Língua Portuguesa Adicional Exame CELPE-BRAS Formação Ampliada de professores Estudos Decoloniais decolonialidade ensino, português, estrangeiros AVALIAÇÃO translinguagens Letramento Racial Crítico transculturalidades práticas translíngues cultura Internacionalização ensino-aprendizagem de línguas Português Língua Adicional Ensino de Português como Língua Adicional; Pedagogias Decoloniais Giro Decolonial Ensino-aprendizagem de língua portuguesa aspectos interculturais Intercâmbio de estudantes Formação de Professores pré-PEC-G ensino, língua inglesa material didático Políticas Linguisticas Língua Portuguesa Aplicação CELPE-BRAS Formação de Avaliadores Celpe-Bras Letramento Crítico Ensino-Aprendizagem de Português Língua Adicional Avaliação da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras PEC-G UNILA Avaliação do Exame Celpe-Bras (Parte Oral) colonialidades das linguagens Interculturalidade política de cotas raciais contexto transfronteiriço Programa de Estudantes Convênio de Graduação PEC-G identidades performativas Educação Linguística Ampliada lutas anticoloniais Fronteiras Epistemologias do Sul Internacionalização das IES Formação de prof de português para estrangeiros extensão universitária abordagens de ensino de cultura em PLE Translinguagem livro didático linguagens e educação Curso preparatório Celpe-Bras correção linguagem "neutra"/inclusiva Elaboração de materiais didáticos em PLE Ensino de língua portuguesa Linguística Aplicada Crítica Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex) corazonar seleção cotistas raciais Cursinho Pré-Vestibular pretuguês Summer School Course ensino de inglês contextos de imersão e de não-imersão percepções interculturais Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) PLA João Guimarães Rosa Sertões Aplicação Parte Oral Curso popular preparatório ENEM português como língua de acolhimento colonialidades português como língua adicional Ações Afirmativas Pós-memória PIBID - Língua Inglesa linguagem inclusiva heteroidentificação cotistas raciais ensino-aprendizagem de língua portuguesa materna Elaboração de Itens Celpe-Bras Gênero Discursivo Portfólio Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Unila) Proficiência letramento literário competência intercultural verbos de elocução, corpora português como língua estrangeira DRI/UFMG Língua Portuguesa - Ensino contexto de imersão história do português brasileiro Estudantes Internacionais contexto pandêmico Antropologia Linguística Habilidades Orais educação básica Língua Portuguesa Materna Prática Docente seleção de bolsistas Tecnologias Digitais Literatura Brasileira análise do discurso línguas indígenas Racismo Linguístico pós-graduação UFMG PPPLE Psicanálise Língua Portuguesa - Estudo Coordenação Aplicação Celpe-Bras identidade Língua Brasileira seleçaõ de professores estudantes sulear Concurso Público contracolonização abordagem intercultural sentipensar Lingüística Aplicada Formação docente língua-cultura aperfeiçoamento, certificado de proficiência disciplinas regulares de PLA Português Brasilleiro linguagem inclusiva de gênero não-binário Linguística Aplicada Indisciplinar práticas de letramentos decoloniais ensino remoto reportagem, matéria jornalística, mídia televisiva Programa de Iniciação à Formação Docente (PIFD) Fronteira Fronteira - Brasil - Paraguai - Argentina cotas raciais Projetos de Lei avaliação de proficiência letramentos decoloniais ensino e aprendizagem de L2 Multiletramentos língua inglesa Ensino-aprendizagem de língua inglesa avaliação humanizadora Línguas Indígenas e Línguas Africanas preconceito linguístico Português para Hispano-falantes Experiências Tarefas Argumentação sexualidades gênero do discurso imigração plurilinguismo português brasileiro como língua estrangeira Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Literatura negra/afro-brasileira Travessias colonialidades linguísticas associações de professores de português LE leitura como prática social linguística de corpus Amefricanidades esperançar decolonizar o "decolonial" exame de proficiência Línguas Africanas Línguas Brasileiras Diversidade Linguística e Cultural Crenças ensino de leitura Pós-graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) sala de aula ensino remoto emergencial Educação Antirracista Narrativas de Vida Ensino de Português como Segunda Língua paraSurdos Aplicação Parte Escrita políticas educacionais Competência Comunicativa Multimodalidade compreensão textual prosódia aprendizagem informal de PLE projeto de educação linguística Ensino de Português como Língua de Acolhimento (PL Formação Continuada de Professores letramentos de reexistência Letramento Acadêmico Leitura crítica Núcleo de Idiomas (Nucli-UNILA) trabalhos de extensão Faculdade de Letras Oralidade Língua Inglesa. Abordagem Comunicativa territorialidades estereótipos discurso heteroidentificação racial memórias unidades didáticas Educação Linguística Ensino de Língua Portuguesa a imigrantes ambientes de aprendizagem PLAc podcast Língua Aranã texto, revisão, edição racismo Currículo Programa de Leitorado Raça contracolonial gêneros discursivos transsexualidades PLE variedade linguística criticidade Lei 10.639/2003 mulher preta processo ensino e aprendizagem descolonialidades América Latina Elaboração Parte Oral Celpe-bras letramento racial baianidade CEFET-MG galecidade povos indigenas masculinidades Decolonial narrativa Antropologia das Linguagens identidades interlíngua Corpo de Baile propaganda Programa Mais Médicos para o Brasil Direitos Humanos Estudos Queer estudos linguísticos e socioculturais ambiente leitor Grupos de Trabalho - Celpe-bras Globalização Mestrado PROFLETRAS Elaboração Parte Escrita Celpe-bras estratégias de leitura mídias digitais Trabalho Docente artigo acadêmico Leitura Tríplice Fronteira Racismo estrutural contexto digital sujeito gay Libras atos diretivos de pedido sequência didática Lutas Sociais travessias sexuais direito linguístico cosmologias outras brecha Pedagogia das Encruzilhadas Gênero Oral 300 anos Minas Gerais novo ensino médio literatura brasileira (homo)erótica e afetiva Materiais Didáticos. práticas de multiletramentos Semana do conhecimento mineiridade linguagem "neutra" Letramentos Descoloniais Interação produção de texto Análise discursiva Ensino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) material autêntico atos diretivos de ordem pandemia Ensino Crítico de Línguas Módulo de Acolhimento e Avaliação Redação Escrita competência argumentativa didática integrada das línguas Hipermídia, Gêneros Textuais Digitais ações de acolhimento negritudes Letramento parecer ensino, lingua espanhola Opção Decolonial Teoria Queer línguas crioulas escola pública regular consciência linguística identidades de gênero territórios surdos reportagem jornalística Metodologías Ativas PIBID Affordances ancestralidades ontológica e epistemológica Mitos acessibilidade Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG) Interdisciplinaridade ensino fundamental língua portuguesa Montagem de cadernos de provas Exame Celpe-bras Língua de Sinais teleaulas Língua Galega linguagem inclusiva de gênero "neutro" homenagem à Raquel Fiad Esmeraldas - MG Torto Arado Formação de professores de língua inglesa colação de grau Acessibilidade Exame Celpe-bras Grande Sertão: veredas portfólios educacionais jornalismo crítico, crítica de mídia representação Tradução Gay apresentação oral Cursinho pré-vestibular Dom Quixote - Fale-UFMG hispanofalantes conceitos e temas identidades culturais 2021 Regionalismos corpos decoloniais gêneros textuais participação Saberes locais Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOEST) Heteronormatividade Orlando Fals Borda tarefa labirinto Universidade Popular Branquitude Português Língua Não-Materna cenas de enunciação peruanidades literatura inglesa Soft Power cholificação sociolinguística curso de férias de PLA textos expositivos Portal do Professor de Português LínguaEstrangeira COGAM esperanças Multiculturalismo TOEFL-iBT Confiabilidade Sotaques grupos minoritarizados AMPPLIE Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afroperuanidades Literatura História CEFET_MG línguas quilombolas habilidades escritas linguagem não-binária multiterritorialidade Polêmica Discursiva chicheficação produções escritas variação ensino de português na interface línguas indígenas discursos Caribe comunidade LGBTTQUIAPN+ Ciência Política UFMG surdos e deficientes auditivos Feminismos negros Espacialidades Decoloniais Africanidades Letras-Libras Lalangue contato linguístico gênero textual Jornalismo - Comunicação Social lusofonias colonialidade do saber Práticas de Letramento representações Ensino de Línguas Colonialidade saberes docentes Legislação chicha Estigma Comunidades de línguas de sinais construto validade Falantes estrangeiros LGBTTQIA+ formação inicial de professoras Aprendizagem de PLA Ser Tão Timor Leste competência cultural sala de aula de língua estrangeira Língua Adicional Plano de Estudos Tutorado cultura e ensino de línguas memórias negras Capacitação para Elaboração de Itens ambiente de privação de liberdade racializações cegos e deficientes visuais Ensino Superior Feminismos decoloniais Queer Decolonial linguagens fronteiriças Contos psicolinguística LGBTQIA+ representações sociais políticas do cuidado estratégias de escrita Tecnologias Grindr Instituto Federal do Paraná (IFPR) instagram cultura afro-brasileira Professora Trans generalização cultural Educação Superior Debate regrado. facebook mulheres migrantes Pedagogia das diferenças Chicanas Português para Estrangeiros interacionismo sociodiscursivo ensino de léxico proposta didática imagem cristalizada Teoria da Metáfora Conceptual UDs aplicabilidade dos construtos avaliativos CELU Pedagogia das diferenças; CAPLE testes de proficiência Exposição Oral gêneros musicais artigo de opinião Expressão Oral peça de teatro-fórum debate Pedagogia da Translinguagem Argumentação oral. Pedagogia da Translinguagem; Geografia Feminização das Migrações agonismo cidades Perspectiva Ecológica motivação construção de acervo Escola língua de herança infográfico digital superdiversidade Fenomenologia Era digital educação tecnológica, pesquisa, mestrado Maria Elena Pires Santos iniciação científica voluntária Dissertações Mestrado Profissional em Letras hip hop estágio probatório poemas colonialidade de gênero Portunhol Selvagem seleção projetos mestrado ethos democrático Hipermídia, Hipertexto, Gêneros Textuais Escritorxs Mineirxs Programa Escolas Interculturais de Fronteira imaginários nacionais Seminário de Tese Formatura 2020 atividades sociais Nivelamento Lígua Portuguesa Adicional-UNILA bilbioteca imaginários sócio-discursivos biografia Democracia Racial Teatro do Oprimido Narrativas mulheres trans identidades sexuais conceito de proficiência vocabulário Transletramento Letramento em avaliação (de línguas); Brasil glotofobia Literatura Infantil LGBTQIAPN+ elu Etnolinguística Linguagem letramento em gêneros Educação de Jovens e Adultos (EJA) Habilidades de escrita PLE/PL2 cidadania língua franca feijoada Estudo e ensino Diferentes Diferenças Perspectiva Crítica lugar outro de pensamento critérios de avaliação de proficiência oral Competências Veredas diálogo com a autora Adler Ferreira de Souza Ensino Médio - Educação Básica empresas homenagem Programa PEC-G autoavaliação visibilidade Trans formatura 2022 perguntas relação entre nota e certificação Desempenho IELTS autenticidade léxico Instituto Federal autoetnografia variação linguística huayno Ideologias Linguísticas Espanhol como língua de herança na Zona da Mata Mi ethos discursivo UFT língua tétum percepções ensino-aprendizagem em L2 educação a distância estudantes africanos francófonos refugiados capacitação de professores Tecnologia Mulheres Descolonização Educação Popular Aprendizagem Móvel surdez pesquisadores seleção projetos doutorado interseccionalidades UEMG culturas peruanas Especialização em Ensino de Línguas Adicionais tradução teatro-fórum Espanhol como Língua Adicional Preparatório Celpe-Bras sujeitos plurilíngues ethos pronome neutro Tradução Comentada Amorologia indígena Argentina Língua Espanhola performances narrativas performances identitárias geopolítica do conhecimento escrita acadêmica gêneros acadêmicos AMMPLIE Cultura brasileira analise linguística formação de professores de línguas Pedagogias Criativas Insurgentes Paulo Freire Seleção Leitorado em PLA pronúncia paisagem linguística Credenciamento Posto Aplicador efeito retroativo bilinguismo educação linguística intercultural língua estrangeira
CTIT UFMG