Jussara de Loiola Araújo http://lattes.cnpq.br/9368659361608437

Última atualização do Lattes: 23.06.2024

Nomes de citação: ARAÚJO, J. L. / ARAÚJO, Jussara L / ARAÚJO, J / JUSSARA, DE LOIOLA ARAÚJO / ARAÚJO, JUSSARA DE LOIOLA / DE LOIOLA-ARAÚJO, JUSSARA
  • Trabalho Técnico (11)+
    • Ano
      2023
      Título
      O que acontece com professores que realizam atividades de modelagem matemática: narrativas de experiências no Brasil e na Colômbia
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliadora externa do Grupo na 24ª Conferência Interna do GPIMEM
    • Ano
      2018
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos ao VII SIPEM
    • Ano
      2018
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos ao VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática (VIII EMEM)
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos à X CNMEM
    • Ano
      2015
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos à IX CNMEM
    • Ano
      2015
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos ao VI SIPEM
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista ad hoc de trabalhos da VIII Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática
    • Ano
      2013
      Título
      Estudio del papel de los escenarios y ambientes de aprendizaje de las matemáticas en los procesos de inclusión en las clases
    • Ano
      2007
      Título
      Parecerista ad hoc de trabalhos do V Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad hoc de trabalhos do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Fernando Henrique de Lima Márcia Maria Fusaro Pinto Ilaine da Silva Campos Teresinha Fumi Kawasaki Jonei Cerqueira Barbosa Thais Fernanda Pinto Gabriel Mancera Lourdes Maria Werle de Almeida Bárbara de Paula Motta Mirson Leandro de Oliveira Souza Diva Souza Silva Alessandra Cristina da Silva Ilaine da Silva Campos Francisco Camelo Marcelo de Carvalho Borba Vivian Gonçalves de Araújo Renata Rodrigues de Matos Oliveira Adilson O. do Espírito Santo Ademir Donizeti Caldeira Marcelo de Carvalho Borba Jéssica Rodrigues Ana Paula Francisca Pires da Rocha Edna Paola Fresneda Patiño Wallison Fernando Nonato da Cruz Danielle Alves Martins Edmilson Minoru Torisu Wanderley Sebastião de Freitas João Filipe Matos Cláudia Regina da Silva Lima Airton Carrião Machado Vanessa Sena Tomaz Dale Bean Tiago Emanuel Klüber Eleni Bisognin MIRSON, BÁRBARA DE PAULA MOTTA Andreia Maria Pereira de Oliveira Toshikazu Ikeda Gabriel Mancera O. Teresa Silva Madalena Santos Fernanda Bittencourt Menezes Roseli de Alvarenga Corrêa Heloísa Borges Nascentes Coelho Tânia Margarida Lima Costa José Antonio Salvador Jonêi Cerqueira Barbosa Maria Manuela Soares David Daise Lago Pereira Souto Paulo Henrique Santana Ribeiro Lorraine Silva Gonçalves João Vitor Pires Vieira Francisco Javier Camelo B. Vanilde Bisognin Helena Noronha Cury Nicole Cardoso Soares Regina H. de O. Lino Franchi João Felipe Gomes Falcão Anne Reis Tameirão de Souza Quezia Rayssa Gonçalves Lima Dirlene de Fátima Rodrigues Gibram Eduardo Soares Maria Inês Goulart Mariza Góes Alex Jordane de Oliveira Nilce Fátima Scheffer Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Petrina Avelar Alexandrina Monteiro Maria Cristina Costa Ferreira PINTO, THAIS FERNANDA Célio Roberto Melillo Danielle Martins Ana Paula dos Santos Malheiros Jill Brown Dionísio Burak Jonas Bergman Ärlebäck Stanislaw Schukajlow Irene Cazorla Estela Kaufman Gloria Ann Stillman Arlindo José de Souza Anna Regina Lanner de Moura Anna Paula de Avelar Brito Menezes Amarildo Silva Regina Maria Pavanello Adair Mendes Nacarato Regina Corio de Buriasco Pedro Franco de Sá Mônica Maria Lins Lessa Maria Clara Rezende Frota Marger Ventura Viana Luis Carlos Pais Lilian Nasser Ligia Arantes Sad Marcelo Câmara dos Santos Maria Queiroga Amoroso Anastácio João Frederico da Costa Azevedo Meyer Ricardo Scucuglia Verônica Soares Teresa Sanches Maria Salett Biembengut Maria Aparecida Viggiani Bicudo Cristina de Castro Frade Frederico da Silva Reis Thaís Ribeiro da Silva Paloma Silva de Lima Karina Alessandra Pessoa Daniel Orey Otávio Jacobini Lorena Cappai Guimarães Karina Conceição Batista Luiz Ricardo Olímpio de Souza Luiz Carlos da Silva Luz Caroline Mendes dos Passos Mónica Ester Villarreal Andreza Marinho Rezende Marger da Conceição Ventura Viana Helen Kamei Rodrigues Geovane Maximo Jeane Andréa dos Santos Araújo Eliziê Frans de Castro Monteiro Raquel Milani Sueli Costa Nalvo Almeida Vera Regina Lima de Farias e Flores Marcia Fampa Fernanda de Bastiani Claudia Salazar Elizabeth Karas Gloria García Elaine Pimentel SOUZA, LEANDRO DE OLIVEIRA Milton Rosa Carlos Hoppen Carlile Lavor LIMA, PALOMA SILVA DE Rodolfo Eduardo Vertuan SILVA, THAÍS RIBEIRO DA Samira Zaidan Reginaldo Fernando Carneiro LIMA, FERNANDO HENRIQUE DE Elizabeth Gomes Souza Débora da Silva Soares Arthur Powell Ana Cristina Ferreira Dominik Leiss ILAINE, DA SILVA CAMPOS Morten Blomhoj Gloria Stillman Ana Regina Ribeiro Cristian Reis da Luz Lilian Akemi Kato Marilaine de Fraga Sant`Ana Nicholas Mousoulides
Educação Matemática modelagem matemática Educação Matemática Crítica Teoria da Atividade pesquisa Mathematical modelling Tecnologias Mathematics Education Novas Tecnologias Modelagem na Educação Matemática Critical Mathematics Education Formação de professores Matemática Metodologia de Pesquisa modelagem matemática na educação matemática Aprendizagem ambientes de aprendizagem Activity Theory Prática pedagógica modelagem Formação de professores de Matemática comunicação computadores Modelación matemática sala de aula Funções Interdisciplinaridade Comissão Científica Cenários para Investigação educação a distância Aprendizagem Expansiva Socio crítico Grupo de Pesquisa Ocupações cálculo FakeNews Cálculo I Dialética Pesquisa qualitativa Pós-Graduação Informática Conferência de Modelagem Professores de matemática Seres-Humanos-Com-Mídias Potencialidades Estado da Arte Motivos Entrevistas narrativas matematização Etnomatemática Ensino Fundamental Discursos matemáticos Matemacia Geometria Educação Estatística Educación matemática Investigación crítica Ideologia da Certeza Experiências Planejamento Mídias Dualidade dificuldades Parecerista Concurso Público trabalho coletivo Análise de Dados Conocer reflexivo Matemática em ação PERSPECTIVAS Concepções de aprendizagem Teoria e Prática cálculo diferencial e integral Research Experiência Ambientes Computacionais Ensino e aprendizagem Vulnerabilidad social Contradictions Visualização ensino profissionalizante ambiente de modelagem Licenciatura em Matemática arquitetura Motives narrativa Geografia Linguagem divisão do trabalho GPIMEM Perspectiva sócio-crítica Formatting Power of Mathematics Exemplarity Exemplos Atividades Investigativas Mathematics Prática dos alunos Pergunta Diretriz Construção Coletiva Ensino de Matemática Alunos Filosofias da Matemática Subjetividad política Formação de professores em serviço Elaboração do planejamento Teorias Quadro Teórico Educação de Jovens e Adultos HISTORICO Ensino Remoto Engenharia Pareceres Mundo Real X CNMEM democracia Currículo Investigação Matemática Teoria Histórico-cultural da Atividade revisão de literatura Saberes Docentes Ensino Superior interdisciplinarity Poder político da Matemática Research Methodology Desenvolvimento profissional Utilização de Recursos Financeiros Evaluation Negotiation space 8a série Calculus Sociedade Ensino Médio Avaliação Concepções Diferenças Background e forenground PME Desenvolvimento coletivo Computers Teacher Education Software Cabri Calculadora Gráfica Desafios do Professor Wittgenstein Pensamentos Numérico, Geométrico e Algébrico Brazil Docentes de primaria Formação técnica CBL VII SIPEM Projetos Encontro Mineiro encontro participação Coordenação Semiótica Social empoderamento Práticas discursivas XI CNMEM Giro sociopolítico na educação matemática Objetivos Software Educativo Tendências Qualidades Primárias Insubordinação criativa Software-aplicativo Exemplaridade trabalho colaborativo Formação geral South America Trabajo colaborativo Realidade Envolvimento Colégio Militar Escola Plural atuação do professor Pesquisa sócio-política Aproximação Construção de significado criticidade Ensino Prática Educacional Desinformação Brasil Multiplicidade de Procedimentos e de Foco Artefact Qualidade Distance education Atuação docente Conhecimento político Socio-political Mathematics Education Metáforas Use of financial resources Ações Arguments Qualidades Secundárias Imprevisibilidade Model construction ideology of certainty Representação triangular Física Material Didático Eletrônico Material curricular educativo Produção de significados Critical Paradigm of Research Aprendizagem significativa planejamento participativo Equações Diferenciais Construcionismo Perspectivas sociopolíticas Formação continuada de professores Apropiación de numeramiento Giro social na educação matemática Atividade Docente semiótica Tarefas investigativas professor titular Educação Vídeos Digitais Educación Económica y Financiera Artefatos mediadores Comunidades Locais de Prática Argumentação promoção intervenção docente Aprendizagem do professor Fake News Science Education IX CNMEM Tecnologias Digitais Pedagogical Practice História da Educação Matemática Teacher development Constituição docente Grupo colaborativo banca examinadora Ambientes de modelación matemática Negociação de significado Modelling in mathematics education Processo de Intervenção Cultural-Historical Activity Theory Descontinuidades Plano de aula Didactic nature Narratives Familiarización gradual Presidente CNMEM Mathematization vídeos Perspectivas sociopolíticas de educação matemática numeros Ethics and Morals Paradigma crítico de pesquisa Ensino de Funções Modelo ontosemiótico Lacuna Situação arranjada educação libertadora Calculadoras Gráficas Seleção Banca concurso Bilhares VIII CNMEM VI SIPEM Escenarios de aprendizaje Campo Semântico Envolvimento dos Alunos Tendências Investigativas Álgebra Linear Ejemplos State of the art Álgebra Moderna Grupo CHATER Discussões políticas Perspectiva sociopolítica de educação matemática Absolutismo Situações Reais ICME Sociologia da Matemática Relations to the real world Multiplicidade de procedimento e de foco Demonstrações Matemática Financeira Conhecimento matemático para o ensino Saber matemáticos práticas matemáticas Terapia wittgensteiniana Professor supervisor ICTMA-17 Terapia filosófica de Wittgenstein Sujetos políticos Geogebra Modelling Project Objective desinformation Socio-political nature Etapas da Modelagem Praxis Abordagem qualitativa STEM Dialectics Pesquisa em Educação Matemática Pedagogical practice of modelling Interdisciplinary aspects Mathematics Teacher Education Real world Mídias e Matemática Regularidades Conceptos Freirianos Filosofia da Educação Matemática Situações Imaginadas Fictional nature emancipação Análisis de los datos extensão Trigonometria Vídeos didáticos Profesores-investigadores Fundamentos teórico-filosóficos da Modelagem Matem diversidade pressupostos Filosofia Transdisciplinaridade Pergunta de pesquisa Pregunta de investigación Uso e produção de vídeos Investigación biográfico-narrativa Investigación Narrativa Condição Docente Funções da linguagem False news Gênero Aprendizagem na prática Várias Variáveis Premissas Transformações expansivas Educação Matemática no Ensino Superior hipertexto conexões departamento de matemática Faculdade de Educação Matrizes Positivas Framework Reflexões teóricas Natureza da Matemática diversity Ressonância CIÊNCIAS concepção de conhecimento Taxa de Variação Interpretação da Proposta relatório Inter American Committee of Mathematics Education ICME-13 Modelling projects Professor de Matemática Orientaciones curriculares diálogo Mentes Formação de educadores Informática Educativa Cursos Noturnos Bancários História Relações étnico-raciais Matemática Escolar representação Relações com o saber Ciclos de Formação Humana Formação Crítica performance digital função Reorganizção do Pensamento Perspectiva sociocrítica de modelagem matemática Practice Química Raízes Teóricas Dialectic professor substituto Technology interfaces Socio-political research CONSTRUÇÃO Modelling literature Formación de Profesores resistência Intervenção do Professor Opinion Formation Perspectiva sociopolítica rede pública Produções acadêmicas Proposta Inovadora Comunicações Orais matemática aplicada Session chair Comitê Interamericano de Educação Matemática Mathematical Applications Perspectiva socio crítica Coeducação Semelhança de família Conferência Nacional Continuum formativo INCLUSION Ciência, Tecnologia e Sociedade Discussões na modelagem Laboratório de Ensino PGEM Conhecimento algébrico práticas coletivas Experiência Docente Practicas Survey Team ambientes de aprendizaje Investigación práticas Educação Básica Referência à realidade problemas Professor indígena seminário Competencies Activities Expoentes de Lyapunov Ensino de Cálculo Planejamento coletivo Encontro Paranaense Comité Interamericano de Educación Matemática XII ENEM posters SBEM Organização Encontro de Estudantes Campos de Cones Professor Adjunto A Docentes de Matemáticas Identidade política Modelación en Educación Matemática Estágio Curricular Supervisionado Formação Inicial de Professores de Matemática Matemática Computacional Grupos de Discussões Cenário Atual Pesquisas Comunicações Científicas Congresso Dialectical relationship Atividade prática Crítica à Matemática Socio-Critical perspective Articulação sinergia Ensino Tradicional Coletivo Pensante Contradições Condução da Proposta Modelagem na escola brasileira Linguagem matemática Educação para a paz EaD Livros didáticos Geometria analítica Aulas exploratório-investigativas Epistemologia Software Graphmatica moral Derivadas Examples Mathematical Education Teacher intervention Rotas de Modelagem Plano de ensino Teachers knowings Emergência tensões Ensino de Geometria Ambiente de Aprendizagem Informatizado História e Cultura Africana Modelos socioeconômicos Projeto Referência à matemática situación económica financiera Calculadora Sentido de crítica cidadania Discussões Reflexivas comunidades de prática Educação em Ciências Prática pedagógica escolar professores Tecnologia
CTIT UFMG