Jussara de Loiola Araújo http://lattes.cnpq.br/9368659361608437

Última atualização do Lattes: 07.12.2024

Nomes de citação: ARAÚJO, J. L. / ARAÚJO, Jussara L / ARAÚJO, J / JUSSARA, DE LOIOLA ARAÚJO / ARAÚJO, JUSSARA DE LOIOLA / DE LOIOLA-ARAÚJO, JUSSARA
  • Trabalho Técnico (11)+
    • Ano
      2023
      Título
      O que acontece com professores que realizam atividades de modelagem matemática: narrativas de experiências no Brasil e na Colômbia
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliadora externa do Grupo na 24ª Conferência Interna do GPIMEM
    • Ano
      2018
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos ao VII SIPEM
    • Ano
      2018
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos ao VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática (VIII EMEM)
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos à X CNMEM
    • Ano
      2015
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos à IX CNMEM
    • Ano
      2015
      Título
      Parecerista de trabalhos submetidos ao VI SIPEM
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista ad hoc de trabalhos da VIII Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática
    • Ano
      2013
      Título
      Estudio del papel de los escenarios y ambientes de aprendizaje de las matemáticas en los procesos de inclusión en las clases
    • Ano
      2007
      Título
      Parecerista ad hoc de trabalhos do V Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad hoc de trabalhos do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Márcia Maria Fusaro Pinto Fernando Henrique de Lima Teresinha Fumi Kawasaki Jonei Cerqueira Barbosa Ilaine da Silva Campos Thais Fernanda Pinto Lourdes Maria Werle de Almeida Gabriel Mancera Ilaine da Silva Campos Bárbara de Paula Motta Mirson Leandro de Oliveira Souza Diva Souza Silva Alessandra Cristina da Silva Adilson O. do Espírito Santo Ademir Donizeti Caldeira Francisco Camelo Marcelo de Carvalho Borba Vivian Gonçalves de Araújo Renata Rodrigues de Matos Oliveira Marcelo de Carvalho Borba Jéssica Rodrigues Ana Paula Francisca Pires da Rocha João Filipe Matos Cláudia Regina da Silva Lima Airton Carrião Machado Vanessa Sena Tomaz Dale Bean Eleni Bisognin Edna Paola Fresneda Patiño Tiago Emanuel Klüber Wallison Fernando Nonato da Cruz Danielle Alves Martins Edmilson Minoru Torisu Wanderley Sebastião de Freitas Fernanda Bittencourt Menezes Roseli de Alvarenga Corrêa Heloísa Borges Nascentes Coelho Tânia Margarida Lima Costa José Antonio Salvador Jonêi Cerqueira Barbosa Maria Manuela Soares David MIRSON, BÁRBARA DE PAULA MOTTA Toshikazu Ikeda Gabriel Mancera O. Andreia Maria Pereira de Oliveira Teresa Silva Madalena Santos Vanilde Bisognin Nilce Fátima Scheffer Helena Noronha Cury Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Regina H. de O. Lino Franchi João Felipe Gomes Falcão Alexandrina Monteiro Petrina Avelar Anne Reis Tameirão de Souza Quezia Rayssa Gonçalves Lima PINTO, THAIS FERNANDA Maria Cristina Costa Ferreira Danielle Martins Alex Jordane de Oliveira Celio Roberto Melillo Daise Lago Pereira Souto Paulo Henrique Santana Ribeiro Lorraine Silva Gonçalves João Vitor Pires Vieira Francisco Javier Camelo B. Ana Paula dos Santos Malheiros Nicole Cardoso Soares Dirlene de Fátima Rodrigues Gibram Eduardo Soares Maria Inês Goulart Mariza Góes Marger Ventura Viana Marger da Conceição Ventura Viana Luis Carlos Pais Geovane Maximo Lilian Nasser Ligia Arantes Sad Marcelo Câmara dos Santos Maria Queiroga Amoroso Anastácio João Frederico da Costa Azevedo Meyer Claudia Salazar Ricardo Scucuglia Gloria García Verônica Soares Gabriel Mancera-Ortiz Teresa Sanches Milton Rosa Edna Paola Fresneda-Patiño Maria Salett Biembengut SOUZA, LEANDRO DE OLIVEIRA Vera Regina Lima de Farias e Flores Maria Aparecida Viggiani Bicudo LIMA, PALOMA SILVA DE Ana Cristina Ferreira Cristina de Castro Frade SILVA, THAÍS RIBEIRO DA Thaís Ribeiro da Silva Samira Zaidan Frederico da Silva Reis LIMA, FERNANDO HENRIQUE DE Paloma Silva de Lima Karina Alessandra Pessoa Caroline Mendes dos Passos Arthur Powell Daniel Orey ILAINE, DA SILVA CAMPOS Otávio Jacobini Lorena Cappai Guimarães et.al Ana Regina Ribeiro Karina Conceição Batista Cristian Reis da Luz Luiz Ricardo Olímpio de Souza Luiz Carlos da Silva Luz Mónica Ester Villarreal Andreza Marinho Rezende Helen Kamei Rodrigues Jeane Andréa dos Santos Araújo Jonas Bergman Ärlebäck Eliziê Frans de Castro Monteiro Stanislaw Schukajlow Raquel Milani Sueli Costa Gloria Ann Stillman Nalvo Almeida Marcia Fampa Fernanda de Bastiani Elizabeth Karas Elaine Pimentel Carlos Hoppen Carlile Lavor Rodolfo Eduardo Vertuan Reginaldo Fernando Carneiro Elizabeth Gomes Souza Débora da Silva Soares Dominik Leiss Morten Blomhoj Gloria Stillman Lilian Akemi Kato Marilaine de Fraga Sant`Ana Nicholas Mousoulides Jill Brown Dionísio Burak Irene Cazorla Estela Kaufman Arlindo José de Souza Anna Regina Lanner de Moura Anna Paula de Avelar Brito Menezes Amarildo Silva Regina Maria Pavanello Adair Mendes Nacarato Regina Corio de Buriasco Pedro Franco de Sá Mônica Maria Lins Lessa Maria Clara Rezende Frota
Educação matemática modelagem matemática Educação Matemática Crítica Teoria da Atividade pesquisa Mathematical modelling Novas Tecnologias Mathematics Education tecnologias Modelagem na Educação Matemática Critical Mathematics Education Formação de Professores matemática Metodologia de Pesquisa modelagem matemática na educação matemática Aprendizagem Ambientes de aprendizagem pratica pedagogica Activity Theory formação de professores de Matemática modelagem computadores comunicação sala de aula funções Interdisciplinaridade Modelación matemática Cenários para Investigação Comissão Científica Aprendizagem Expansiva educação a distância Pesquisa qualitativa Conferência de Modelagem Seres-humanos-com-mídias Grupo de Pesquisa Ocupações FakeNews professores de matemática Cálculo I Dialética Pós-Graduação Socio crítico cálculo Informática Entrevistas narrativas Estado da Arte Motivos Ensino Fundamental Etnomatemática matematização Potencialidades Discursos matemáticos Educación Matemática Parecerista Educação Estatística dificuldades Matemacia Experiências Ideologia da Certeza Geometria Análise de Dados Investigación crítica Planejamento Dualidade mídias ambiente de modelagem Concurso Público cálculo diferencial e integral Ambientes Computacionais Concepções de aprendizagem Ensino e aprendizagem Ensino profissionalizante PERSPECTIVAS Vulnerabilidad social Contradictions Licenciatura em Matemática Quadro Teórico Conocer reflexivo Visualização Teoria e Prática Matemática em ação Experiência Research trabalho coletivo Saberes Docentes Mathematics Elaboração do planejamento HISTORICO Construção Coletiva Currículo Mundo Real Linguagem Evaluation Investigação matemática Utilização de Recursos Financeiros Sociedade Engenharia Ensino remoto concepções Pergunta Diretriz Metáforas Poder político da Matemática Pareceres Subjetividad política Alunos Teoria Histórico-cultural da Atividade Ensino de matemática Negotiation space Divisão do trabalho Exemplos Prática dos alunos GPIMEM Ensino Superior Perspectiva sócio-crítica teorias Formatting Power of Mathematics Geografia narrativa Filosofias da Matemática Formação de professores em serviço Motives Exemplarity arquitetura 8a série Calculus Avaliação X CNMEM revisão de literatura Perspectivas sociopolíticas interdisciplinarity Research Methodology Ensino Médio democracia educação de jovens e adultos Atividades Investigativas Desenvolvimento Profissional Diferenças PME Artefact Computers Qualidade Apropiación de numeramiento Semiótica Social Desenvolvimento coletivo Desafios do Professor Atividade docente Conhecimento político participação Teacher Education Distance Education Material curricular educativo Produção de significados práticas discursivas Encontro Mineiro Encontro professor titular Coordenação promoção Pensamentos Numérico, Geométrico e Algébrico Tendências empoderamento Brazil Ensino Insubordinação criativa XI CNMEM Multiplicidade de Procedimentos e de Foco Giro sociopolítico na educação matemática Software Educativo Atuação docente Projetos Use of financial resources Software-aplicativo Aproximação Fake News Formação geral atuação do professor Realidade Envolvimento Colégio Militar Construção de significado Escola Plural Docentes de primaria Física história da educação matemática Pesquisa sócio-política Aprendizagem significativa Constituição docente Prática Educacional Brasil Arguments Qualidades Primárias Educação CBL Socio-political Mathematics Education desinformação Exemplaridade Ações Qualidades Secundárias Trabalho colaborativo South America Imprevisibilidade Model construction ideology of certainty Representação triangular Trabajo colaborativo criticidade Objetivos Educación Económica y Financiera Grupo colaborativo Argumentação Negociação de significado Equações Diferenciais Construcionismo Science Education Teacher development Aprendizagem do professor Ambientes de modelación matemática Vídeos Digitais Background e forenground Critical Paradigm of Research semiótica planejamento participativo Tarefas investigativas IX CNMEM Pedagogical Practice Artefatos mediadores Tecnologias Digitais Calculadora Gráfica Formação técnica Wittgenstein Material Didático Eletrônico Comunidades Locais de Prática Giro social na educação matemática banca examinadora Software Cabri intervenção docente VII SIPEM Fundamentos teórico-filosóficos da Modelagem Matem Cenário Atual Sujetos políticos Condução da Proposta Interpretação da Proposta Análisis de los datos Pregunta de investigación Taxa de Variação diversidade extensão CIÊNCIAS Ejemplos Real world Pergunta de pesquisa Profesores-investigadores Matemática Computacional concepção de conhecimento Grupos de Discussões Socio-political nature Contradições Absolutismo State of the art Reflexões teóricas Planejamento coletivo Ressonância Natureza da Matemática Pesquisas Situações Imaginadas diversity Atividade prática Filosofia da Educação Matemática Fictional nature Framework Envolvimento dos Alunos emancipação vídeos sinergia Articulação Campo Semântico Socio-Critical perspective Tendências Investigativas Crítica à Matemática Dialectical relationship numeros Situação arranjada Orientaciones curriculares educação libertadora Etapas da Modelagem desinformation Situações Reais ICME Relations to the real world Grupo CHATER conexões Mônadas Multiplicidade de procedimento e de foco Terapia filosófica de Wittgenstein Familiarización gradual Narratives Mathematization Ensino de Funções Narrativas Paradigma crítico de pesquisa Modelo ontosemiótico Lacuna Ethics and Morals Didactic nature CNMEM Processo de Intervenção Descontinuidades Plano de aula hipertexto Modelling Project Objective Trigonometria Investigación biográfico-narrativa departamento de matemática Faculdade de Educação Matrizes Positivas Professor de Matemática Dialectics Filosofia pressupostos Presidente ICME-13 Inter American Committee of Mathematics Education STEM Investigación Narrativa Conceptos Freirianos Educação Matemática no Ensino Superior Transformações expansivas Geogebra Premissas Regularidades Várias Variáveis Praxis Aprendizagem na prática Abordagem qualitativa Gênero Funções da linguagem condição docente relatório Encontro Paranaense Expoentes de Lyapunov Cursos Noturnos Informática Educativa formação de educadores Mentes Reorganizção do Pensamento Perspectiva sociocrítica de modelagem matemática Practice Perspectiva sociopolítica Opinion Formation Intervenção do Professor Formación de Profesores Modelling literature CONSTRUÇÃO Socio-political research Educação em Ciências Calculadora Ambiente de Aprendizagem Informatizado Bancários História professor substituto Discussões na modelagem Ciência, Tecnologia e Sociedade Continuum formativo Semelhança de família Coeducação Perspectiva socio crítica Conhecimento algébrico Professor indígena Referência à realidade ambientes de aprendizaje Formação Crítica professores Relações com o saber representação Matemática Escolar Relações étnico-raciais Modelación en Educación Matemática Formação Continuada de Professores Saber matemáticos Conhecimento matemático para o ensino Matemática Financeira Demonstrações Sociologia da Matemática Calculadoras Gráficas Cultural-Historical Activity Theory pensamiento decolonial Perspectivas sociopolíticas de educação matemática Modelling in mathematics education False news Modelling projects Mathematics Teacher Education Interdisciplinary aspects Pedagogical practice of modelling Pesquisa em Educação Matemática Mídias e Matemática Práticas matemáticas Terapia wittgensteiniana Modelagem na escola brasileira Coletivo Pensante Ensino Tradicional Congresso Comunicações Científicas ICTMA-17 Álgebra Moderna Álgebra Linear Escenarios de aprendizaje VI SIPEM VIII CNMEM Bilhares Banca concurso Seleção Discussões políticas Perspectiva sociopolítica de educação matemática Professor supervisor Transdisciplinaridade Comité Interamericano de Educación Matemática cidadania Discussões Reflexivas comunidades de prática Prática pedagógica escolar ensino de geometria tensões Emergência EaD Livros didáticos Geometria analítica Aulas exploratório-investigativas Epistemologia Software Graphmatica moral Derivadas Examples Mathematical Education Sentido de crítica situación económica financiera XII ENEM posters SBEM Organização Encontro de Estudantes Campos de Cones Professor Adjunto A Docentes de Matemáticas identidade política Estágio Curricular Supervisionado Formação Inicial de Professores de Matemática Linguagem matemática Educação para a paz História e Cultura Africana Modelos socioeconômicos projeto Referência à matemática Teacher intervention Rotas de Modelagem Survey Team Investigación práticas educação básica problemas seminário Competencies Activities PGEM Laboratório de Ensino Proposta Inovadora Comunicações Orais matemática aplicada Session chair Comitê Interamericano de Educação Matemática Mathematical Applications Conferência Nacional Practicas Experiência Docente Plano de ensino Teachers knowings Tecnologia Ensino de Cálculo diálogo Química Raízes Teóricas Dialectic Technology interfaces resistência Ciclos de Formação Humana performance digital função rede pública Produções acadêmicas práticas coletivas INCLUSION
CTIT UFMG