Maria Beatriz Braga Mendonça http://lattes.cnpq.br/9423809653679928

Última atualização do Lattes: 20.02.2024

Nomes de citação: MENDONÇA, M. Beatriz / BRAGA, Bya / MENDONÇA, M. B. Braga / BRAGA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, BYA / MENDONÇA, MARIA BEATRIZ BRAGA / Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça) / BRAGA (MARIA BEATRIZ BRAGA MENDONÇA), BYA
  • Processos ou Técnicas (5)+
    • Ano
      2022
      Título
      Ateliê artesania de atuação: laboratório, figuração e mascaramento expandido
    • Ano
      2012
      Título
      Laboratório de atuação: modos de existência
    • Ano
      2011
      Título
      Improvisação e movimento
    • Ano
      2007
      Título
      Experimentações de Mímica corporal dramática em grupo
    • Ano
      2004
      Título
      Grupo de Pesquisa-Prática em Atuação/GRUPA
  • Produto Tecnológico (4)+
    • Ano
      2007
      Título
      As sombras de Lear
    • Ano
      2006
      Título
      Besouro Cordão de Ouro
    • Ano
      2005
      Título
      Hoje tem baile!
    • Ano
      2003
      Título
      Nossa pequena Mahagonny
  • Trabalho Técnico (7)+
    • Ano
      2021
      Título
      LAPA lab: cena física e mascaramento
    • Ano
      2021
      Título
      Cena e Bem-Estar: mapeamento e processo criativo a partir da atuação mascarada no Estado de Minas Gerais
    • Ano
      2020
      Título
      Interpretação teatral performativa entre a cena física e o mascaramento
    • Ano
      2020
      Título
      Ô bença no Microteatro La Movida Edital Por elas
    • Ano
      2015
      Título
      Primeira pessoa do plural
    • Ano
      2012
      Título
      Grupo Teatral Ilustríssimos Senhores
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de artes cênicas da Fundação Biblioteca Nacional
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Alexandre Brum Correa Melissa dos Santos Lopes Gusmão, Rita HILDEBRANDO, Antônio João das Neves Eugenio Tadeu Alex Beigui Cristiano Souza Reis Paulo César Pinheiro Goreth Albuquerque Dane de Jade Gabriel Couto Pereira Jaciara Arguello Marschner Ana Terra Lenine Martins Rita de Cássia Pinho Maia Akner Gustavson Ana Paula Bezerra Narciso Telles ARNALDO ALVARENGA Luis Louis Eduardo Tessari Coutinho Raissa Guimarães Marcelo Bones Alexandre Correa Nailanita Prette GABRIELA SERPA CHIARI PINHEIRO, PATRÍCIA MIRANDA Glaucio Machado Santos Raphaela da Silva Ramos Fernandes Mayara Folco Maria Luiza Mattar Fabiana Loyola Diogo Horta Lélia Rolim Rosyane Trotta Renato Ferracini Ines Link Jaciara A. Marschner Raphaela S. R. Fernandes Kelly Souza Cristiani Fonseca Bruno Pimenta Alex Zanonn Olivier Decriaud Sthefane Levy Grupo Galpão Andrea Meneses Juliana Coelho Yanet Gomes Alma Rosa Rogério Araújo Florencia Avila Georgina Martignoni Suzi Frankl Sperber Denise Namura Ana Carolina Monteiro Costa Cibele Sastre Lucas Fabrício Silva Araújo Carolina Bonfim Leonardo Lessa Juliana Kersting Patrícia Fagundes José Tonezzi Victor Seixas Claudia R Vieira Deborah Moreira Gilson Cesar Stephan Baumgärtel Graça Veloso Arnaldo Leite de Alvarenga Laís Salgueiro Beatriz Cerbino Gabriela Santana Zeca Ligiéro João Valadares Rubens Xavier Michelle Sabrina da Silva Luiz Humberto Arantes Breno Primo de Melo Ludmila Wischansky Nivea Magno Mercé Saumell
Atuação performativa Arte de ator Pesquisa-prática em atuação Mímica Corporal Dramática Improvisação performativa Étienne Decroux Improvisação e movimento Atuação com máscara Teatro físico teatro Interpretação teatral performativa Teatro performativo máscaras Teatro de máscaras Pesquisa-criação Interpretação cênica Mascaramento Treinamento do ator Artesania de ator Interpretação Teatral performatividade Processo de criação participativa direção teatral teatro de grupo performance Pedagogía teatral Ensino de teatro ação física Dramaturgização Bufões Dramaturgia de ator artes cênicas Espetáculo teatral de rua Máscaras brasileiras Inovação performativa Corporeidade e arte da cena Fronteiras cênicas bufão Laboratório Teatral Direção Cênica Mascaramento expandido Composição cênica improvisação teatral Antonin Artaud processo criativo Grupa Interculturalidade Mímica Corporal Dança-teatro Jogos Teatrais Mulher e teatro Preparação técnica de atuação teatro negro Cena física Georges Bataille Técnica teatral Máscaras da Commedia dell'Arte Teatro Contemporâneo Teatro e movimento Teatro de tradição brasileira Mascaramento corporal Artesania de atriz Pesquisa performativa Jacques Lecoq Mímesis Corpórea Pedagogia da máscara Atuação contemporânea Reconhecimento Laboratório cênico Cultura popular performativa Máscaras teatrais Improvisação cênica Improvisação não verbal Teorias teatrais de produção Teorias de produção Arte do Palhaço Cultura popular brasileira Ritual e artes da cena Teatro e tradições populares brasileiras Michel Melamed Dramaturgia do espaço Análise de espetáculo Atuação e canto Des-ato Atuação grotesca Interatividade FESTAS POPULARES ciborgue Teatro comunitário Alter ego Processos criativos Entrelugar Corpo Batuque Semiologia teatral Circo teatro Política Cultural Teatro e A. Artaud Performances Negras Femininas Teatro e surdez Teatro e feminismo Teatro e MST autobiografia Discos de vinil Jogo de máscaras site especific Ensino de atuação cultura material dança Texto teatral Atuação gestual Híbrido performativo Cena russa contemporânea Teoria teatral Mimesis jogo Sete níveis Arte e tecnologia Treinamento pré-expressivo de ator Bertolt Brecht nudez Mascaramento cultural Reperformance Open Space Prática como pesquisa Estudos Culturais e Teatro Manifestação espetacular brasileira Cena gestual Dança de Salão Teatro político Performance urbana arte Rimini Protokoll Universidade Culturas Afro- brasileiras Arte e cura Teoria e crítica teatral escuta Jan Fabre Cia. de Dança Palácio das Artes dispositivo soberania Teatro e Cinema Estado intimidade Teoria bixa Mapa Teatro Teatro expandido Bem-estar Declan Donnellan Konstantin Stanislávski Metodologia de ator Aimé Césaire Câmera Eugênio Ionesco Artivismo Nise da Silveira Poesia e cena movimento expressivo inconsciente Palestra performativa Mulher e cultura Desembestado Incompletude Variações rítmicas vivas Ensino básico projeto social Mapeamento Criativo Risibilidade figurino Teatro de rua Charles Chaplin Memória e transcriação Jerzy Grotowski Interpretação Mística MST Jogos com bastões Escrita cênica Aqui agora Mímica Corpórea Microficção Objeto cênico Practice as research Mulher e mimo Humberto Maturana Feminino-território V. Meyerhold Roger Bernat Teatro de Martins Pena Performativo arte e saúde Corpo grotesco Coletivo Artístico Des-artista artes visuais Carnaval Tadeusz Kantor Teatro do real Indígena artista Festival de Inverno UFMG Pantomima Paisagem sonora MST Arte e diferença Expressividade plástica do ator técnica vocal Oswald de Andrade Acervo bibliográfico Interpretação teatral performativa, Arte e Ciencia dança contemporânea Atuação Cênica comicidade Corpo-substância Treinamento psicofísico Espetáculo teatral em espaço alternativo Dramaturgia corporal Teatro e E. Decroux Máscaras de Minas Gerais Exílio Curso de Teatro da UFMG Sujeito lírico Teatro do Oprimido Ciência do teatro Espetáculo teatral em teatro de arena tradição oral Emoção máscara produção teatral Tadashi Suzuki Escola de Samba Instauração produção cultural Linguagem não verbal Cartografia caracterização Infância Cabaré da Rrrrraça Materiais A morta Peça Radiofônica Teatro-dança Glossário de teatro físico Máscaras da Commedia d´ell arte Maurício Tizumba feminismo Hibridismo artístico Clonagem Mise en scène Teatro instrumental Teatro com bonecos Atuação psicofísica Educação Micropeça Teatro e Site especific gestão universitária Cena performativa Teatro de Tradição Popular coletivo Poesia Mulher e mímica Laboratório Dmitry Krymov Ópera Ritmo Coro intervenção urbana Teatro íntimo
CTIT UFMG