Rosária da Silva Justi http://lattes.cnpq.br/7288300876119109

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 1C

Última atualização do Lattes: 27.02.2025

Nomes de citação: JUSTI, R. / Justi, R. S. / Justi, Rosária / JUSTI, ROSÁRIA DA SILVA / Justi, R.
  • Software (6)+
    • Ano
      2002
      Título
      Reações Químicas e Estequiometria
    • Ano
      2002
      Título
      Termodinâmica dos Processos Químicos
    • Ano
      2002
      Título
      Equilíbrio Químico
    • Ano
      2002
      Título
      Cinética Química
    • Ano
      2002
      Título
      Modelo Atômico de Bohr
    • Ano
      2001
      Título
      Descontinuidade da Matéria e Modelos Atômicos
  • Trabalho Técnico (143)+
    • Ano
      2025
      Título
      Parecer ad-hoc em cinco propostas submetidas ao edital CNPq 18/2024 - Bolsa de Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2024
      Título
      Parecer ad hoc em dois projetos submetidos à chamada 32-2023 do CNPq
    • Ano
      2023
      Título
      Parecer ad hoc em três projetos submetidos à chamada 10-2023 do CNPq
    • Ano
      2023
      Título
      Parecer ad hoc em três projetos submetidos à chamada 09-2023 do CNPq
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer ad hoc em projeto submetido à Chamada 25/2021 do CNPq
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido para publicação na revista Educação e Pesquisa
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer ad hoc em relatório de estágio Pós-doutoral realizado na FE-USP
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido para publicação no periódico Investigações em Ensino de Ciências
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido para publicação no periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido para publicação no periódico Research in Science Education
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer ad hoc em projeto submetido à chamada 40-2022 do CNPq
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer ad hoc em projeto submetido à chamada 61-2022 do CNPq
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Science & Education
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer ad hoc em cinco trabalhos submetidos para apresentação na Conferência da European Science Education Research Association (ESERA)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer ad hoc em seis trabalhos submetidos à apresentação no 11 Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer ad hoc em projeto de Doutorado Sanduíche submetido ao CNPq
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer ad hoc em projeto de Pós-Doutorado no Exterior submetido ao CNPq
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer ad hoc em projeto de Pós-doutorado submetido ao CNPq
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Chemistry Education Research and Practice
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer ad hoc em 4 projetos submetios ao Edital 04-2021- PQ do CNPq
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer ad hoc em 3 projetos submetidos ao Edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - UNIVERSAL
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de bolsa no exterior submetida ao CNPq
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer em projeto de Pós-doutorado submetido à Comissão de Pesquisa da Faculdade de Educação da USP
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à publicação no periódico Studies in Science Education
    • Ano
      2020
      Título
      parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Science & Education
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Chemistry Education Research and Practice
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer adhoc em quatro propostas de bolsa PQ submetidas ao CNPq
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer ad hoc em dez trabalhos submetidos ao Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer ad hoc em projeto de pesquisa submetido ao CNPq
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Research in Science Education
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer ad hoc em dez trabalhos submetidos para apresentação na Conferência da European Science Education Research Association (ESERA)
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer ad hoc em duas propostas de auxílio para participação em eventos no exterior submetidas ao CNPq
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer ad hoc em sete propostas submetidas à CHAMADA MCTIC/CNPQ Nº 05/2019 ? PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer ad hoc em três pedidos de bolsa PQ submetidos ao CNPq
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de doutorado no exterior submetida à CAPES
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc em duas propostas de pós-doutorado no exterior submetidas a CNPq
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à publicação no periódico Science & Education
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à publicação no periódico Research in Science Education
    • Ano
      2018
      Título
      parecer ad hoc em proposta de pós-doutorado júnior submetida ao CNPq
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de auxílio para participação em evento no exterior
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de doutorado sanduiche no exterior submetida ao CNPq
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc em duas solicitações de pós-doutorado submetidas ao CNPq
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc em quatro pedidos de bolsa PQ submetidos ao CNPq
    • Ano
      2018
      Título
      parecer ad hoc em duas propostas submetidas à Chamada 28/2018 - Edital Universal do CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em três manuscritos submetidos ao periódico Science & Education
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em oito trabalhos submetidos ao Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em dez trabalhos submetidos ao X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciências
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em dez trabalhos submetidos à ESERA 2017 Conference
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em solicitação de auxílio individual feita ao CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em dois pedidos de bolsa PQ submetidos ao CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em um pedido de bolsa PDT submetido ao CNPq - Chamada 09-2017
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido a periódico Química Nova na Escola
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Research in Science Education
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de livro submetida à editora Taylor & Francis
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ah hoc em manuscrito submetido ao periódico Science & Education
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de doutorado no exterior submetida ao CNPq
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ah hoc em cinco projetos submetidos ao Edital Universal 2016
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido a periódico Educación Química
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior submetida ao CNPq
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc em relatório de projeto de pesquisa submetido à FAPESP
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em 11 trabalhos submetidos à International Conference of the European Science Education Research Association
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em 2 capítulos submetidos ao livro Science Education Research for Evidence-based Teaching and Coherence in Learning, a ser publicado pela Springer
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de doutorado no exterior submetida oa CNPq
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de Pós-doutorado submetida ao CNPq
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em relatório de projeto submetido à FAPESP
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em 8 trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em dois manuscritos submetidos ao periódico Chemistry Education Research and Practice, editado pela Royal Society of Chemistry
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Research in Science Education
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Journal of Research in Science Teaching
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior submetida ao CNPq
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Science Education
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer ad hoc em projeto de pos-doutorado no pais submetido ao CNPq.
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer ad hoc em proposta de pesquisador visitante submetida ao CNPq.
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer ad hoc em quatro projetos submetidos ao Edital Universal MCTI/CNPq 11-2014
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer ad hoc em dois projetos submetidos ao Edital PQ-CNPq
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer ad hoc em 3 trabalhos submetidos ao III International History, Philosophy and Science Teaching Group Latin American Conference
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer ad hoc em 9 trabalhos submetidos ao 9 Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer ad hoc em 12 trabalhos submetido à International Conference of the European Science Education Research Association
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer ad hoc em quatro projetos submetidos ao Edital Universal do CNPq
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer ad hoc em 8 trabalhos submetidos ao Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer ad hoc em seis propostas submetidas ao CNPq para participação de eventos no exterior
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer em projeto de pesquisa submetido ao National Institute of Education, de Cingapura
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer em artigo submetido ao periódico Ciência & Educação
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer em três propostas submetidas ao Edital de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Journal of Science Education and Technology
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer em proposta de renovação de contrato de professor para o National Institute of Education (NIE), Cingapura
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer ad hoc em projeto de pesquisa submetido à FAPESP
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Educação em Revista
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Chemistry Education: Research and Practice
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer em duas propostas submetidas ao Edital Universal do CNPq
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer em proposta submetida ao edital de Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT2012
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer em capítulo de livro a ser publicado pela Springer.
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer ad hoc no processo de seleção e avaliação de periódicos da coleção SciELO Brasil
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre livro submetido para publicação na Springer
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer em proposta de pós-doutorado enviada ao CNPq
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer em cinco propostas submetidas ao Edital Universal do CNPq
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer em duas propostas de bolsa de Produtividade em Pesquisa submetidas ao CNPq
    • Ano
      2011
      Título
      Membro da comissão científica (coordenador de avaliação de trabalhos) do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Chemistry Education: Research and Practice
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer em 12 trabalhos submetidos à 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer em 22 trabalhos submetidos ao Encontro Nacional de Ensino de Química
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer em proposta submetida ao Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES no. 2/2010 Ciências Humanas Sociais e Sociais Aplicadas
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer em proposta de Bolsa de PDJ submetida ao CNPq
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à revista Ensaio
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer em proposta submetida ao Edital 035/2010/CAPES, Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/UC
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer em proposta de Bolsa de Produtividade em Pesquisa submetida ao CNPq
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer ad hoc em dois manuscritos submetidos à revista Química Nova na Escola
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre proposta de livro submetida à Ed. Springer
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à revista Química Nova na Escola
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer em oito trabalhos submetidos à Conferência da European Science Education Research Association
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer em dez trabalhos submetidos ao VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer ad hoc em dois manuscritos submetidos ao periódico Science Education
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Science & Education
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à revista Investigações em Ensino de Ciências
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer em quinze trabalhos submetidos ao Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer em proposta submetida ao Edital MCT/CNPq 03/2009 Consolidação de Novos Campi e Novas Universidades
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer em duas propostas submetidas ao Edital MCT/CNPq 14/2009 Universal
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer ad hoc em três solicitações de bolsa de produtividade de pesquisa submetida ao CNPq.
    • Ano
      2008
      Título
      Análise de três propostas de projeto de pesquisa submetidos ao Edital MCT/CNPq 14/2008 - Universal
    • Ano
      2008
      Título
      Emissão de parecer ad hoc em três solicitações de bolsa de produtividade de pesquisa submetida ao CNPq.
    • Ano
      2007
      Título
      Emissão de parecer ad hoc a projeto de doutorado sanduiche submetido ao CNPq.
    • Ano
      2007
      Título
      Análise de proposta de apoio a projeto de pesquisa submetida ao Edital MCT/CNPq 50/2006 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas
    • Ano
      2007
      Título
      Emissão de parecer ad hoc em solicitação de bolsa de produtividade de pesquisa submetida ao CNPq.
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos à 29a. Reunião da Sociedade Brasileira de Química
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido ao periódico Investigações em Ensino de Ciências
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos a International Conference on Institutional Evaluation Techniques in Education
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer em propostas submetidas ao Edital MCT/CNPq 61/2005 - Ciências Humanas do CNPq
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos ao V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos à V Conference of the European Science Education Research Association
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos ao VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos a International Conference on Institutional Evaluation Techniques in Education
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos à 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer em pedido de auxílio para participação em evento no exterior submetido 'a FAPESP
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos ao XII Encontro Nacional de Ensino de Química
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer em projeto de pós-doutoramento submetido à CAPES
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos à IV Conference of the European Science Education Research Association
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à revista Ensaio
    • Ano
      2001
      Título
      Parecer em trabalhos submetidos ao XV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à revista Química Nova na Escola
    • Ano
      1999
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à revista Ensaio
    • Ano
      1996
      Título
      Parecer ad hoc em manuscrito submetido à revista Química Nova na Escola
Paula Cristina Cardoso Mendonça Nilmara Braga Mozzer John K. Gilbert Vinicius Catão de Assis Souza Stefannie de Sá Ibraim Monique Santos Poliana Flávia Maia Ferreira Poliana Flávia Maia Paula Paganini Costa Kristianne Lina Figueirêdo Jan van Driel Leandro Antonio de Oliveira Marina Rodrigues Martins David F. Treagust Beatriz Carvalho Almeida Ariadne dos Santos Queiroz Vinicius Caliman Monique Aline Ribeiro dos Santos Heberton Luis da Silva Correa Antônio Tarciso Borges Alessandro Damásio Trani Gomes Onno de Jong Gilbert, John K. Helen Bicalho Laura Silva Pimenta Mariana de Carvalho Capistrano Cunha Izaura Mendes de Sá Ferreira Gilbert, John Maria José S F da Silva Maria Helena Araujo Patrícia Luísa de Souza Bergo Marina Martins Mendonça, Paula Cristina Cardoso Cristiane Martins da Silva SANTOS, MONIQUE IBRAIM, STEFANNIE DE SÁ MENDONÇA, PAULA CRISTINA CARDOSO Maija Aksela Poliana Maia Vânia Silva de Oliveira Milagres Ivone Garcia Monteiro OLIVEIRA, LEANDRO Rachel Rodrigues Lima Lúcia Helena Sasseron Sibel Erduran Mary Mendes Oliveira dos Anjos MARTINS, MARINA José Antonio Chamizo Augusto Faria Oliveira Ilona Hangyi Roberta Pereira Dias Rutger Fieseler Martijn van Aken Rejane Mitraud Ruas Ronaldo Gonçalves Pires Lilavate Izapovitz Romanelli Júlio César de Moura Thaís Mara Anastácio Oliveira Paul Webb Kim Chwee Daniel Tan Eduardo Fleury Mortimer Justin Dillon Andréa Aparecida Batista Wen-Hua Chang Leila de Lima Ramos Richard K. Coll Estefânia Santos Cordeiro Gustavo Elyseu Rubens Carlos da Silva Pereira José D Fabris Rodrigo Ângelo Figueiredo Luiz Otávio Fagundes Amaral Bev France Maurice Cheng Janice Gobert Marcus Vinícius Duarte Silva Sandra Lúcia Escovedo Selles ALMEIDA, BEATRIZ Sandra Selles Ariane Suelen Freitas Silva Isabel Martins Thais Mara Anastácio Oliveira Cristiano Mattos Daniela Kênia Batista da Silva Alberto Villani BICALHO, HELEN Talita Barbosa da Costa Luiz Gustavo Franco Victor Augusto Bianchetti Rodrigues DÍAZ DE BUSTAMANTE, JOAQUÍN BLANCO-ANAYA, PALOMA MAIA, POLIANA Daniela Kênia Batista da Silva Oliveira MAIA, POLIANA FLÁVIA Otávia M. S. Rodrigues SANTOS, MONIQUE ALINE RIBEIRO DOS Patrícia E. Freitas Oliveira SILVA, CRISTIANE MARTINS DA Dayse Carvalho da Silva OLIVEIRA, DANIELA KÊNIA B.S. Andoni Garritz Gilson de Freitas Silva Alejandra García Franco Juliana Cristina Tristão Mary Mendes de Oliveira Denis Rodrigues Bastos Driel, Jan van Driel, Jan Otávia Martins Silva Rodrigues Joke van TuijlFerwerda Marcos Vinícius Ribeiro Naira de Oliveira Tôrres Tonko Romijn Sirlaine Diniz Ferreira Brandão Diana Quintão Lima
ENSINO DE QUÍMICA Ensino fundamentado em modelagem Natureza da ciência Ensino de Ciências Argumentação Formação de Professores analogias Aprendizagem de Química modelos conhecimentos de professores História da ciência no ensino modelagem Cinética química Educação em Ciências Desenvolvimento de habilidades Modelos e modelagem Equilíbrio Químico Pesquisa em ensino de química modelos atômicos Raciocínio analógico Livros didáticos Modelos de ensino Atividades Investigativas Avaliação de habilidades Visualização Ligação iônica Metodologia de Pesquisa Ensino de Física PCK Habilidades argumentativas Estequiometria Co-construção de conhecimento concepções de professores Temas sociocientíficos História e filosofia da ciência no ensino Ensino Fundamental Reações químicas Ensino contextualizado Science Education Ensino sobre Ciências Raciocínio argumentativo Concepções de alunos ligações químicas Ensino de Biologia Práticas científicas Modelos históricos Professores de química experimentação professores PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA Grupo colaborativo Ensino investigativo Energia Representações visuais Ações docentes História da química Ensino Médio Teoria de Campos Conceituais Ensino Superior representações revisão de literatura Informática no ensino de química deficientes visuais Professores de Ciências Casos históricos Múltiplas representações Perspectiva CTS laboratório Análise de livros didáticos estudo de caso Mulheres na ciência Modelos híbridos pesquisa-ação Explicação covid-19 Termodinâmica química Feira de ciências Metacognição interações intermoleculares Ligação metálica Revisão de livro Educação Científica Fundamentada em Modelagem Linguagem Descontinuidade da matéria Informática no ensino Construção de modelos Aprendizagem de Ciências Ensino profissionalizante Modelo atômico de Bohr Neurociência e Educação Material instrucional Ferramenta metodológica Análise semiótica Possibilidades de aprendizagem Filosofia da Ciência mudança conceitual divulgação científica Conhecimentos profissionais docentes Interações Discursivas Ciência e gênero racismo habilidades de visualização DNA Práticas epistêmicas Informática Educação para cidadania Esquemas argumentativos de Walton scientific literacy Mar de elétrons DROGAS modelo teórico Ensino inclusivo termodinamica Iniciação científica Modelling-based teaching construção de conhecimento Etnografia na Educação Ensino de Engenharia socio-historical perspective ENEM Tecnologias de informação Contextos Modelo Consensual Refinado Plágio filmes Decision Making Modelagem analógica motivação students abilities Scientific practice longitudinal study teachers education Interdisciplinaridade Pós-verdades Educação Inclusiva Trabalho experimental Cotidiano no ensino Competências de modelagem Mapas conceituais Entendimento conceitual Teachers' development Formação de pesquisadores TIC Aprendizagem baseada em problemas Modelos concretos educadores de professores de ciências teachers' professional knowledge RBPEC Ensino funcional comunicação na ciência comunidades de prática jogos educativos relações de gênero Currículo Nature of Science professional development teachers' knowledge Intercontextualidade Objetos de aprendizagem teoria do diálogo de Walton Lakatos Metavisualização caso contemporâneo Resenha
CTIT UFMG