Shirley Aparecida de Miranda http://lattes.cnpq.br/3847776763284981

Última atualização do Lattes: 31.01.2024

Nomes de citação: MIRANDA, S. A. / MIRANDA, SHIRLEY APARECIDA DE / MIRANDA, SHIRLEY APARECIDA
  • Processos ou Técnicas (3)+
    • Ano
      2020
      Título
      Perspectivas Anticoloniais e Educação
    • Ano
      2016
      Título
      Formação Transversal em Relações Étnico-Raciais: história da África e cultura afro-brasileira
    • Ano
      2014
      Título
      História e Cultura Africana e Afro-brasileira - Livro do Professor
  • Trabalho Técnico (38)+
    • Ano
      2020
      Título
      Participação juvenil, ações coletivas e ocupações estudantis: processos de construção de identidades políticas de jovens mulheres negras militantes da RMBH
    • Ano
      2020
      Título
      Núcleos de Estudos de Relações Etnico-raciais: da formação de professores à construção de práticas educacionais antirracistas nas escolas da RMBH
    • Ano
      2020
      Título
      Os ?outros? na escola e a escola dos ?outros?: projetos (anti)coloniais de educação
    • Ano
      2018
      Título
      Representações sobre as religiões de matriz africana e a escola: narrativas dos mestres em saberes tradicionais, pertencentes ao Candomblé, Congado e Umbanda, sobre a educação
    • Ano
      2018
      Título
      Projeto de doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação
    • Ano
      2018
      Título
      Políticas de evaluación de aprendizaje en la Educación Intercultural Bilingüe (EIB) en la Amazonia central peruana.
    • Ano
      2018
      Título
      Intelectualidade Negra e os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros em Minas Gerais: perspectivas teóricas e políticas
    • Ano
      2018
      Título
      POR UMA PEDAGOGIA DA RESISTÊNCIA ? OS SABERES QUILOMBOLAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE IRARÁ ? BAHIA
    • Ano
      2018
      Título
      A AUTOAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA RACIAL DOCENTE A EVIDENCIAR A CORPOREIDADE AFRO-BRASILEIRA NEGRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: O SER E O SABER NA PRODUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO CONTEXTO ESCOLAR
    • Ano
      2017
      Título
      Educação e Relações Étnico-Raciais: o estado da arte
    • Ano
      2016
      Título
      Processos de Aprendizagem das Mulheres Pajé Yawanawá: uma exploração das especificidades da educação indígena no contexto ritual
    • Ano
      2016
      Título
      Relatório de atividades OEEI 2015
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório de atividades OEEI 2014
    • Ano
      2014
      Título
      REINSCRIÇÕES NOS ESTUDOS DAS RELAÇÕES RACIAIS: BRANQUITUDE, CONTRANARRATIVAS E OUTRAS EPISTEMOLOGIAS' a Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      Revista Teoria & Sociedade
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório de atividades OEEI 2013
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista de Projeto de Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista de Projeto de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG
    • Ano
      2013
      Título
      Revista Teoria E Sociedade (ISSN 1518-4471)
    • Ano
      2013
      Título
      Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
    • Ano
      2013
      Título
      'Processos de cura guarani: contribuições na educação e na psicologia' Psicologia & Sociedade
    • Ano
      2013
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      Educação & Sociedade
    • Ano
      2013
      Título
      GT 21 (Educação e relações étnico-raciais) da ANPED
    • Ano
      2012
      Título
      Educação & Sociedade
    • Ano
      2012
      Título
      Psicologia & Sociedade
    • Ano
      2012
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2012
      Título
      VIII Seminário Racismo e Educação & VII Seminário Gênero, Raça e Etnia
    • Ano
      2012
      Título
      GT 21 (Educação e relações étnico-raciais) da ANPED
    • Ano
      2012
      Título
      X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo (Parecerista ad hoc)
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista de Projeto de Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Comissão Científica do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista ad hoc de Educação em Revista
    • Ano
      2010
      Título
      Membro da Equipe de Elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Equipe Cultura, Educação, Segurança Alimentar e Trabalho. Coordenação da equipe de elaboração de Política Integrada de Educação e Cultura. Período: 11/2009 a 12/2010. Coordenação Geral: CEDEPLA/FACE
    • Ano
      2010
      Título
      Grupo de Trabalho Técnico Multidisciplinar da SECAD/MEC para elaboração das Diretrizes da Educação Escolar Indígena
    • Ano
      2009
      Título
      Os jovens de 15 a 17 anos: características e especificidades educativas
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão Organizadora da Semana Intercursos
    • Ano
      2006
      Título
      Elaboração de Provas em Concurso Público da FUNEC
Ana Maria Rabelo Gomes Paulo Henrique de Queiroz Nogueira Nilma Lino Gomes Gilmara Silva Souza Margareth Diniz Vanessa Sena Tomaz Kátia Evangelista Regis Paulo Vinícius B da Silva Eloisa Helena Santos paulo roberto maia de figueiredo VANDA LUCIA PRAXEDES Paula Cristina Silva de Oliveira JUAREZ MELGAÇO VALADARES José Eustáquio de Brito Karenina Vieira Andrade EITERER, CARMEM LÚCIA Débora Rodrigues Azevedo Franz Galvão Piragibe Sílvia Maria de Miranda Susy Rocio Contendo Carmem Regina Gonçalvez Jaqueline Cardoso Zeferino Tatiane Campos dos Santos Suelen Alves dos Santos Rodrigo Ednilson de Jesus Mônica Maria Farid Rahme Carmem Lúcia Eiterer Maria Raquel Dias Sales Ferreira Renata Nunes Vasconcelos Cristiane de Castro e Almeida Suzy Rocio Contendo Lozano LOZANO, SUSY ROCÍO CONTENDO REGIS, KÁTIA SILVA, PAULO VINICIUS BAPTISTA DA SILVA, Paulo Vinícius Baptista Soares, Edmara Gonçalves Maria Walburga dos Santos Maria Clareth Gonçalves Reis Romario Braz Santana PEIXOTO, Jaime Regina Lúcia Couto de Melo Andréia Martins da Cunha Fúlvia Rosemberg Cláudia lemos Vóvio Geovânia Lúcia dos Santos Célia Nunes Corrêa Rogério Cunha Campos FERREIRA, MARIA RAQUEL DIAS SALES Paulo Cesar de Oliveira Dayane Ketelen Silva Araújo Lúcia Helena Alvares Leite Karina Fonseca Soares Rezende Bárbara Bruna Moreira Ramalho Tiago Fávero de Oliveira Adriano José de Paula Marina de Lima Tavares Geniana Guimarães Faria Maria Paula Meneses Analise de Jesus da Silva Elane Alves de Souza Lúcia Helena Bernardes Lúcia Helena Alvarez Leite Junia Sales Joaze Bernardino Costa Bernardo Arantes N Teixeira Ione da Silva Jovino Daniely Roberta dos Reis Fleury Silvani Valentin Gil Amancio Thiago Tobias Márcia Maria Spyer Resende Claudia Andréa Mayorga Borges Adir Casaro Nascimento Antônia Vitória Soares Aranha Maurilane de Souza Bicas Natalino Neves da Silva Ana Carolina Machado Ferrari Maria Gorette Neto Antonio Anderson Ribeiro Maria Raquel Sales Ferreira Regina Couto de Melo Carmem Regina Teixeira Gonçalves Juarez Tarcísio Dayrell Ilza Gualberto
Gênero Formação Docente educação das relações raciais Raça Educação Indígena território comunidades quilombolas Ações Afirmativas Relação com o saber Educação Quilombola cultura juventude Política Educacional movimentos sociais Sexualidade Docência movimento sindical Relações étnico-raciais identidade EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE gênero, relação com o saber, trabalho docente conhecimentos educacionais Educação Escolar Quilombola Ensino Fundamental Ensino Superior Quilombo saber-poder identidade racial metodologia subjetivação Lei 10.639/04 educação e cultura Trabalho Políticas de diversidade Pós-Graduação Aprendizagem Diversidade Sexual Epistemologia Educação Infantil Interculturalidade gestão escolar Currículo Educação de Jovens e Adultos Educação Poder-Saber Adolescência modalidades de educação Ética Escola diferenciada mulheres quilombolas cultura afro-brasileira Gestão especificidades educativas Pataxó tradição desenvolvimento academico educação e inclusão Religiosidade Direito Mulheres indígenas África Quilombola Desigualdade social etnografia Quilombos afrodiáspora SABER-PODER; POLÍTICA DE GÊNERO; SUBJETIVIDADE política Culturas do Escrito cultura africana Educação intercultural saberes tradicionais prática de letramento xakriabá Educação do Campo Educação escolar tradução de saberes LGBTQIA+ Serviço Social Conselho top model Reconhecimento Memória politica de diversidade teorias anticoloniais Afirmação na Pós homosexualidade masculina racismo NEAB História Afro-brasielira Pataxó/Pataxoop agência Políticas Públicas Mídia resistência Descolonização Participação Social Educação Popular Teorias decoloniais saberes evento de letramento UPMS Práticas pedagógicas teorias pós-coloniais Organização escolar Educadores Indígenas Trabalho Docente brincadeiras de rua identidades conhecimentos gerais saber Ensino Lei 10.639/2003 AIDS liderança indígena Filosofia da diferença palenques Filosofia contemporânea Epistemologias do Sul função social da escola Neoconservadorismo Povo Xakriabá Laço Social interseccionalidade Natureza Trajetoria situação de pobreza Educação Escolar Indígena Oralidade Política de Identidade pobreza e escola FIEI universidades populares Concurso Público sujeitos coletivos História da África transformação social LEI 11.645/2008 Indígena Orientação sexual movimentos sociais negros Teoria do Discurso des-re-territorialização professoras indígenas Escola Educação Especial escrita indígena Subjetividade estilo de pensamento Matemática Transmissão vertical
CTIT UFMG