UFMG
Somos UFMG
Última atualização do sistema: 07.10.2024
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Professor
Exibir Gráficos
Valeria Barbosa Machado
http://lattes.cnpq.br/2932287073361694
Última atualização do Lattes: 28.08.2024
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
Nomes de citação:
RESENDE, Valéria B. / BARBOSA, Valéria
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Publicados
(13, 15% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(10, 0% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(25, 0% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
2
Doutorado:
0
Pos-Doutorado:
0
Outras:
20
Propriedade Intelectual
Trabalho Técnico
(5)
+
Ano
2020
Título
Conhecimentos essenciais para o processo de letramento e alfabetização ? uma proposta para o recorte etário de 4 a 8 anoso
Ano
2014
Título
Avaliadora e parecerista do Programa Nacional do Livro Didático - Educação do Campo (PNLD Campo 2016)
Ano
2013
Título
Guia de Livros Didáticos: PNLD Campo 2013
Ano
2012
Título
Acervos Complementares : Alfabetização e Letramento nas diferentes áreas do conhecimento
Ano
2002
Título
Avaliação pedagógica dos livros e dicionários da Língua Portuguesa, de 1a a 4a séries - PNLD 2004
6 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Métodos e Técnicas de Ensino
(10)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Métodos e Técnicas de Ensino
(5)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Educação de Adultos
(3)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Educação Especial
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Educação Especial
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Filosofia da Educação
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 25
Professor da UFMG (3)
Externo Identificado no Lattes (0)
Não identificado (22)
Francisca Izabel Pereira Maciel
ISABEL CRISTINA ALVES DA SILVA FRADE
Daniela de Freitas Brito Montuani
Tarsis Matarelle
Carmen Schffer
Maria da Graça Costa Val
osiane de Assunção Marcelos
Jennifer Pereira da Rocha Almeida
Gilcinei Teodoro Carvalho
Daiane Marques
Maria Lúcia Castanheira
Gilcinei Teodoro Carvalho
Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Maria das Graças de Castro Bregunci
Tássia Teixeira
Ana Paula Zacarias Lima
Sara Monteiro Mourão
MONICA ARAÚJO
Marília Vilella de Oliveira
Daiane Marques
Mariana Eller
Camila Petrovitch
Isadora Ribeiro
Maíra Pilz Fidelis
Telma Ferraz Leal
57 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
Alfabetização
Alfabetização de crianças
Letramento
Produção escrita
Adolescência
Dificuldade de Aprendizagem
Educação Inclusiva
Leitura
letramento escolar
gêneros textuais
Formação de professores
Adolescentes
apropriação do sistema de escrita
mediação pedagógica
escrita inventada
fracasso escolar
Jovens e Adultos
pessoa com deficiência
Educação de Jovens e Adultos
Pessoa portadora de necessidades especiais
Programa de Escrita Inventada
Sequencia Didática
Relações étnico-raciais
Planejamento
identidade
Consciência Fonológica
Escrita
criança
Ensino Superior
acompanhamento escolar
Surdez
Epistemologia da Pedagogia
MAGDA SOARES
Prática pedagógica
atividade por rotação
Livro didático
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Legislação
Currículo
Ortografia
Base Nacional Comum Curricular
Tecnologias Digitais Inf. e Com.
Escrita colaborativa
Formação do leitor
Diversidade linguística
dislexia
Desenvolvimento profissional
Acessiblidade
estratégia para êxito escolar
criança com deficiência
Escolarização da classe socialmente favorecida
Professora alfabetizadora
alfabetização de jovens e adultos
FACETA LINGUÍSTICA
Construtivismo
materiais didáticos
Programa Mais Alfabetização
CTIT UFMG