Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 07.03.2024

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
  • Trabalho Técnico (44)+
    • Ano
      2021
      Título
      DECORATIVE AND REPRESENTATIONAL PICTURES IN MODELLING PROBLEMS
    • Ano
      2021
      Título
      REASONING ACROSS THE CURRICULUM WITH A MEASUREMENT UNIT THAT VARIES IN SIZE
    • Ano
      2021
      Título
      STUDENTS SQUARE-ROOT FROM SQUARED THINGS: COMMOGNITIVE ACCOUNT FOR SEEMING CONFLICTS WITHIN STUDENTS? DISCOURSES
    • Ano
      2021
      Título
      Delineamento das Etapas e dos Procedimentos da Teoria Fundamentada em Pesquisas e Investigações em Educação Matemática
    • Ano
      2021
      Título
      Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      SUBALTERNAÇÃO COMERCIAL EM CENÁRIOS INDÍGENAS: A BIOPIRATARIA E EXPLORAÇÕES OCORRIDAS NA AMAZÔNIA
    • Ano
      2021
      Título
      Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang paranaense
    • Ano
      2021
      Título
      Projeto Piloto de Conectividade Internet para Áreas Indígenas e Quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      GLOBAL REVIEW OF ARTICLES
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2020
      Título
      The Mathematisation Process as Object-oriented Actions of a Modelling Activity System
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Paula Cristina Pereira Silva Lucio F. C. Maxakali Luciana Pereira de Sousa Rosângela Pereira Tugny Josiley Francisco de Souza Maria Gorete Neto Airton Carrão Machado Roberto Romero Ilaine da Silva Campos Maria da Penha Lopes Paula Cristina Pereira Silva Jussara de Loiola Araújo André Augusto Deodato Paulo Henrique Nogueira Lucio Flávio Maxakali Eduardo Sarquis Soares Marcelo Zelic Maria Cristina Costa Ferreira Valdemar Ferreira dos Santos Badé Maxakali Joviel Maxakali Josiley Francisco de Souza Damião Maxakali FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA Antônio Maxakali Alenildo Maxakali Adolfo Maxakali Manoel Kelé Maxakali Glorinha Maxakali Diolina Maxakali Dina Maxakali Carlos Alexandre Maxakali Basilio Maxakali Fabinho Maxakali Major Maxakali DAVID, MARIA MANUELA Ozirlei Teresa Marcilino Rafael Andrés Urrego Posada Louis Botha Diva Silva Terezinha Kawasaki Carolina Tamayo-Osorio Maria Inês Goulart Mariza Góes Isabela Silva Costa Diego dos Santos Pinheiro Paulo Roberto Figueiredo Maia Mara Vanessa F. Dutra Marquinhos Maxakali Carlos Sandro Campos Lucio Maxakali Clarisse Alvarenga Lucia Pereira de Souza Danielle Alves Martins Mara Vanessa Fonseca Dutra Maria Elasir Seabra Gomes Mariane Dias Araújo Márcia Maria Fusaro Pinto Gelsa Knijinik Frankneile de Melo Silva Plinio Cavalcanti Moreira Renato Gavassi Nilton Francisco Cardoso Júlio Emílio Diniz-Pereira Júnia Maísa Oliveira Pereira Juarez Melgaço Valadares José Marcos Silva Nogueira Paula Resende Adelino Maria das Graças Gomes Barbosa Reginaldo Maxakali Samira Zaidan Nobinho Maxakali Airton Carrrão Machado Pollayne L. da Mota Neuza R. S. Oliveira Manoel Antônio de O. Silva Maiane G. de Oliveira Edilene dos S. Araújo Dario Lopo de Oliveira Alípio F. da Cruz Abedias P. de Sousa Leandro K. M. M. Chamorro Amagilda P. de Souza Leidiane da Silva Souza Jessia Braz de Jesus Everton Braz dos Santos Gersem dos Santos Luciano Erilsa Braz dos Santos Suyhê Pataxó Alex Pinheiro Diana Pereira de Araújo Rocha Adriele Braz Poncada Rodrigo Ednilson de Jesus Werly P. de Abreu Margarida Maxakali Maria Manuela David João Bidé Maxakali Ana Rafaela Correia Ferreira Jami Maxakali Shirley Aparecida Miranda Paulo Vinícius Baptista da Silva Augusta Aparecida Neves de Mendonça Renata Cristina Soares Silva Yrjö Engeström Eni de Faria Analisa Sannino Iracema Campos Cusati Giovanna Cotta Carvalho Anna Boross Victor Miranda Ilaine Campos Celio Silveira Junior Cassio Goncalves do Rego Cristina Frade Pedro Rocha Geraldo Magela Magmani
Educação matemática aprendizagem matemática Educação escolar indígena aprendizagem situada Educação indígena Práticas Escolares Interdisciplinaridade Currículo Teoria da Atividade transferência de aprendizagem sala de aula Atividade Interculturalidade educação de jovens e adultos modelagem Activity Theory Pesquisa de autoria indigena Professor sistematização Etnomatemática Geometria Formação intercultural de professores indígenas Multimodalidade perspectiva histórico-cultural da atividade Educação Matemática Crítica contextualização Projeto educação básica Práticas culturais indígenas Língua Maxakali práticas de numeramento pesquisa Educação Infantil Expansive learning significados Educação Intercultural Indígena matemática do cotidiano Teoria Histórico-cultural da Atividade Licenciatura Números Racionais expansive cycles terceiro ciclo do ensino fundamental Indigenas Maxakali Processo Seletivo Indígena Interação Ensino de Física formação de professores indígenas Formação de Professores historicity Escola Integrada da RME-BH Proporcionalidade Formação Intercultural Indígena reformulação curricular Aprendizagem Etnografia Aprendizagem Expansiva Professores indígenas Indigenous education ensino de Matemática saberes tradicionais Povo Indígena Xakriabá Notório Saber Oficinas Resolução de Problemas Escola Maxakali Aritmética: operações com números naturais concepções ensino de geometria comunidades de prática Educação do Campo Atividade de trabalho AVALIAÇÃO Formação de Educadores Indígenas Povo Pataxó Bahia Egressos matemática maxakali concurso professor formação de engenheiros comunicação metodologias de pesquisa Pessoas surdas Apropriação Licenciatura em Educação do Campo Divisão do Trabalho números reais simetria Historicidade Tecnociência Licenciatura Intercultural Indigena Metodologias de pesquisa indigenas Matemática Financeira Indigenous Mathematics Education linguagem matemática Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM avaliação em matematica Geometry Estágio Supervisionado Arquitetura vernacular africana maxakali Agrofloresta Professores Maxakali NEPSO Indígena Pataxó Tensions and contradictions estatistica Epistemologias indigenas drawings Práticas matemáticas escolares práticas educativas modelagem matemática Maxakali People Educação financeira Memorial PIBID Formação Profissional à Distância coteaching escola indigena maxakali Atividade Matemática Escolar Apropriação de práticas de numeramento história de vida curriculo intercultural indígena Formação Continuada de Professores Tikmu'un - Maxakali Experiências praticas culturais Maxakali Matemática escolar cultural-historical activity Educação para relações etnico-raciais Escola Indígena licenciatura em Matemática Educação Matemática Escolar Terras Indígenas pesquisa acadêmica Demografia resistência Educação de surdos medicina tradicional Pataxó Construção de casas ciclo da lua Projeto político pedagógico práticas matemáticas indígenas Estratégias de cálculo performance Movimento Financeiro Educação Estatística Contabilidade percentage deslocamento Problemas narrativas Experience Literacia Estatística escolas do campo Imaginação pedagógica Saberes Tradicionais Pataxó matemática Povo Xakriabá Saberes indigenas xakriabá praticas educativas maxakali Interdisciplinary mídias digitais relação professor,aluno rebelde e matemática frações conteúdos de matemática Trabalho em grupo Magnitudes and Measurement Políticas educacionais neoliberais Ritual da Lua Cheia Aprendizagem em grupo pertencimento Educação Integral em tempo integral Gestos Professores dos anos iniciais Jogos de Linguagem slave work probabilidades decolonialismo práticas sociais Indigenas Xakriabá Avalia BH Mãe-Terra Territorios de formação docente Economy Patrimônio Regulação do trabalho docente Atuação do Professor Alunos Surdos Water consumption Ambiente de modelagem Calendário Sociocultural Linguagem Trabalho escravo infantil Mathematics Education Saberes Matemáticos Discurso sobre curriculo probability Plano de Gestão Territorial numbers Mathematics knowlegde Educação Bilíngue para Surdos xakriabá Fazer juntos sistemas numéricos formação para cidadania perfil de alunos iniciantes e concluintes Pensamento Narrativo Cultura escrita agência Práticas socioculturais políticas educacionais Licenciatura Intercultural Jogos de Linguagem matemáticos Algorithm Bolsa Permanência Proportional reasoning mobilidade e mudanças de regras Visualizaton in mathematics education Afetividade análise da prática pedagógica Pibid Diversidade Metodologia para intervenção em sala de aula Escolas de Tempo Integral Educação Ambiental UNIFEI Armazém Memória Diretrizes curriculares para escola indígena Proposta Metodológica affective transdisciplinary Instituto Nacional de Educação de Surdos Floresta Maxakali Violação de Direitos covid-19 Artesanato de Madeira Material didático Saberes profissionais Resolução de problemas conceituais Dispositivo de governamentalidade Assédio Moral Modelagem Matemática na Educação Matemática teachers Práticas de escrita Educação cultura africana; aprendizagem; geometria ENEM; Contextualização; Numeramento Interações em sala de aula gestão escolar representações sociais Meio Ambiente Contradições Conhecimento matemático para o ensino Prática como componente curricular jovens sala de aula de matemática Zero Projetos Sociais Xakriabá Trigonometria educação matemática; espiritualidade Professor Adjunto Roça Maxakali Tikmu'un-Maxakali Educação Maxakali praticas escolares Maxakali Infecções por Coronavírus Zabumba Xariabá Educação Inclusiva Povo Indigena Akwê Xerente indigenas pataxó Tikmũ?ũn educação integral Educação etnico-racial educação quilombola aprendizagem docente Escola Tikmũ?ũn Atividade de trabalho de professoras Radio Xakriabá Brincadeiras Medida de comprimento Conceito de numero jogos Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triângulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas Caça Maxakali Artesanato território School Mathematical Activity Everyday situations Educação matemática. Formação de professores. Mate visual representation Transfer Processos Cognitivos ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Ethnomatematics indigenous knowlegde Atividade Docente Ensino Superior Plantas Medicinais História da Matemática perspectiva desenvolvimental Enfermagem Economia Tikmũ?ũn Tensionamentos Indígena Maxakali Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas boundary crossing ZDP LASEB - Formação Continuada Laseb reflexão sobre a prática CURRICULUM Indigenização dos projetos Metáforas Conceituais Festas Tradicionais Docência Língua de Sinais Programa Ciência Sem Fronteiras escrevivência Pataxó - Bahia Trajetoria formativa Intervenção Docente Ensino Fundamental pós-modernidade Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo Ensino Médio Técnico Análise Microgenética Elementary School Modos Comunicacionais Etnodesign Pesquisas indigenas Etnomatematiica Multilinguismo Matrizes curriculares Lançamento de livro Pandemia de COVID-19 Paulo Freire Artes indigena Iniciação científica ditadura militar conectividade Relações interdisciplinares TouchCounts macro-scaffolding Números inteiros potenciação Tecnologia Pajés formação continuada Ciclagem MILHO primeiro ciclo do ensino fundamental leitura e escrita orientação sistema de numeração decimal Pensamento algébrico Medidas de comprimento Tratamento da informação censo populacional indígena números escolas maxakali
CTIT UFMG