UFMG
Somos UFMG
Última atualização do sistema: 13.03.2025
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Professor
Exibir Gráficos
Vanessa Sena Tomaz
http://lattes.cnpq.br/6635454822711491
Última atualização do Lattes: 04.03.2025
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
Nomes de citação:
TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Publicados
(19, 42% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(16, 6% com DOI)
+
Textos em Jornais ou Revistas
(1, 0% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(46, 0% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
7
Doutorado:
4
Pos-Doutorado:
1
Outras:
85
Propriedade Intelectual
Trabalho Técnico
(44)
+
Ano
2021
Título
DECORATIVE AND REPRESENTATIONAL PICTURES IN MODELLING PROBLEMS
Ano
2021
Título
REASONING ACROSS THE CURRICULUM WITH A MEASUREMENT UNIT THAT VARIES IN SIZE
Ano
2021
Título
STUDENTS SQUARE-ROOT FROM SQUARED THINGS: COMMOGNITIVE ACCOUNT FOR SEEMING CONFLICTS WITHIN STUDENTS? DISCOURSES
Ano
2021
Título
Delineamento das Etapas e dos Procedimentos da Teoria Fundamentada em Pesquisas e Investigações em Educação Matemática
Ano
2021
Título
Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas
Ano
2021
Título
SUBALTERNAÇÃO COMERCIAL EM CENÁRIOS INDÍGENAS: A BIOPIRATARIA E EXPLORAÇÕES OCORRIDAS NA AMAZÔNIA
Ano
2021
Título
Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang paranaense
Ano
2021
Título
Projeto Piloto de Conectividade Internet para Áreas Indígenas e Quilombolas
Ano
2021
Título
GLOBAL REVIEW OF ARTICLES
Ano
2020
Título
Experiencing number in a digital, multitouch environment
Ano
2020
Título
Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
Ano
2020
Título
CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Ano
2020
Título
The Mathematisation Process as Object-oriented Actions of a Modelling Activity System
Ano
2019
Título
A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
Ano
2019
Título
MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
Ano
2019
Título
?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
Ano
2018
Título
Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
Ano
2018
Título
PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
Ano
2018
Título
EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
Ano
2017
Título
Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
Ano
2017
Título
Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
Ano
2017
Título
Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
Ano
2017
Título
parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
Ano
2017
Título
parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
Ano
2017
Título
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
Ano
2016
Título
Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
Ano
2016
Título
Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
Ano
2016
Título
Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
Ano
2015
Título
Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
Ano
2015
Título
Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
Ano
2015
Título
Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
Ano
2015
Título
Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
Ano
2015
Título
Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
Ano
2014
Título
Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
Ano
2013
Título
Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
Ano
2013
Título
Parecer de obras para o PNBE Professor
Ano
2011
Título
Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
Ano
2010
Título
Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
Ano
2010
Título
Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
Ano
2010
Título
Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
Ano
2010
Título
Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
Ano
2009
Título
Material Didático do Sistema Pitágoras
Ano
2008
Título
Elaboração de Itens
Ano
2008
Título
Elaboração de itens para avaliação
5 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Práticas Escolares em Sala de Aulas
(5)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Práticas Escolares em Sala de Aulas
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Métodos e Técnicas de Ensino
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Teorias da Instrução
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 120
Professor da UFMG (10)
Externo Identificado no Lattes (3)
Não identificado (107)
Maria Manuela David
Paula Cristina Pereira Silva
Rosângela Pereira Tugny
Lucio F. C. Maxakali
Luciana Pereira de Sousa
Paula Cristina Pereira Silva
Maria Gorete Neto
Josiley Francisco de Souza
Airton Carrão Machado
Jussara de Loiola Araújo
André Augusto Deodato
Roberto Romero
Maria da Penha Lopes
Ilaine da Silva Campos
Ozirlei Teresa Marcilino
Lucio Flávio Maxakali
Rafael Andrés Urrego Posada
Maria Cristina Costa Ferreira
Josiley Francisco de Souza
Eduardo Sarquis Soares
Diva Silva
Terezinha Kawasaki
Maria Inês Goulart
Mariza Góes
Carolina Tamayo-Osorio
Isabela Silva Costa
Valdemar Ferreira dos Santos
Diego dos Santos Pinheiro
Badé Maxakali
Joviel Maxakali
Damião Maxakali
Antônio Maxakali
et.al
Alenildo Maxakali
Adolfo Maxakali
Manoel Kelé Maxakali
Glorinha Maxakali
Marcelo Zelic
Diolina Maxakali
Dina Maxakali
Carlos Alexandre Maxakali
Basilio Maxakali
Fabinho Maxakali
Major Maxakali
FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA
DAVID, MARIA MANUELA
Paulo Henrique Nogueira
Louis Botha
Shirley Aparecida Miranda
Yrjö Engeström
Carlos Sandro Campos
Paulo Vinícius Baptista da Silva
Analisa Sannino
Maria das Graças Gomes Barbosa
Giovanna Cotta Carvalho
Augusta Aparecida Neves de Mendonça
Lucia Pereira de Souza
Renata Cristina Soares Silva
Gabriela Camargos Ramos
Eni de Faria
Danielle Alves Martins
Iracema Campos Cusati
Mariane Dias Araújo
Anna Boross
Gelsa Knijinik
Victor Miranda
Plinio Cavalcanti Moreira
Juarez Melgaço Valadares
Ilaine Campos
Júlio Emílio Diniz-Pereira
Maria Elasir Seabra Gomes
Celio Silveira Junior
Clarisse Alvarenga
Cristina Frade
Reginaldo Maxakali
Marcia Maria Fusaro Pinto
Nobinho Maxakali
Geraldo Magela Magmani
Marquinhos Maxakali
Mara Vanessa F. Dutra
Lucio Maxakali
Mara Vanessa Fonseca Dutra
Frankneile de Melo Silva
Renato Gavassi
Nilton Francisco Cardoso
Samira Zaidan
Júnia Maísa Oliveira Pereira
Airton Carrrão Machado
Pollayne L. da Mota
Neuza R. S. Oliveira
Manoel Antônio de O. Silva
Maiane G. de Oliveira
Edilene dos S. Araújo
Dario Lopo de Oliveira
Alípio F. da Cruz
Abedias P. de Sousa
Leandro K. M. M. Chamorro
Amagilda P. de Souza
Leidiane da Silva Souza
Jessia Braz de Jesus
Everton Braz dos Santos
Erilsa Braz dos Santos
Alex Pinheiro
Adriele Braz Poncada
Werly P. de Abreu
Paula Resende Adelino
Maria Manuela David
Ana Rafaela Correia Ferreira
Gersem dos Santos Luciano
Suyhê Pataxó
Diana Pereira de Araújo Rocha
Damião Maxakali
Rodrigo Ednilson de Jesus
José Marcos Silva Nogueira
Margarida Maxakali
Cassio Goncalves do Rego
João Bidé Maxakali
Pedro Rocha
Jami Maxakali
Paulo Roberto Figueiredo Maia
380 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
Educação matemática
aprendizagem matematica
Educação indígena
Educação Escolar Indígena
práticas escolares
aprendizagem situada
Interdisciplinaridade
Currículo
Teoria da Atividade
transferência de aprendizagem
sala de aula
Atividade
Interculturalidade
Activity Theory
educação de jovens e adultos
modelagem
Professor
Pesquisa de autoria indigena
Etnomatemática
sistematização
Geometria
Formação Intercultural de professores indigenas
Multimodalidade
perspectiva histórico-cultural da atividade
contextualização
projeto
Educação Matemática Crítica
educação básica
significados
Expansive learning
Educação Infantil
Práticas de numeramento
Língua Maxakali
Educação intercultural indígena
pesquisa
Práticas culturais indígenas
matemática do cotidiano
expansive cycles
Teoria Histórico-cultural da Atividade
Indígena Pataxó
Indigenas Maxakali
Interação
terceiro ciclo do ensino fundamental
números racionais
Ensino de Física
Formação de Professores Indigenas
Processo Seletivo Indígena
licenciatura
Formação de Professores
concepções
etnografia
Atividade de trabalho
Aritmética: operações com números naturais
Avaliação
Aprendizagem Expansiva
Povo Indigena Xakriaba
Ensino de matemática
Indigenous education
Professores Indígenas
saberes tradicionais
Epistemologias indigenas
notorio Saber
práticas educativas
historicity
Aprendizagem
curriculo intercultural indígena
Escola Integrada da RME-BH
Formação Intercultural Indígena
ensino de geometria
Agrofloresta
Escola Maxakali
reformulação curricular
Resolução de Problemas
Proporcionalidade
comunidades de prática
Educação do Campo
oficinas
egressos
Divisão do trabalho
números reais
Matemática Financeira
Pibid
Historicidade
geometry
Tecnociência
Licenciatura em Educação do Campo
drawings
praticas culturais Maxakali
Arquitetura vernacular africana
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Apropriação
Licenciatura Intercultural Indigena
avaliação em matematica
Nepso
Metodologias de pesquisa indigenas
Metodologias de pesquisa
concurso professor
Professores Maxakali
Tensions and contradictions
comunicação
Indigenous Mathematics Education
matemática maxakali
Maxakali
Pessoas surdas
Educação para relações etnico-raciais
Matemática Escolar
Povo Pataxó Bahia
Atividade Matemática Escolar
Formação de engenheiros
cultural-historical activity
Escola Indígena Maxakali
Tikmu'un - Maxakali
coteaching
Formação Continuada de Professores
Ethnomatematics
história de vida
Experiências
Memorial
Educação Financeira
Maxakali People
simetria
Apropriação de práticas de numeramento
Práticas matemáticas escolares
modelagem matemática
Estágio Supervisionado
Estatística
Linguagem matemática
curriculum
Formação Profissional à Distância
Formação de Educadores Indígenas
Terras Indígenas
TÊHÊYS
Educação de Surdos
Educação Matemática Escolar
experience
Interdisciplinary
Magnitudes and Measurement
Povo Xakriabá
performance
Projeto Político Pedagógico
percentage
Imaginação pedagógica
Escola Indígena
resistência
relação professor,aluno rebelde e matemática
frações
conteúdos de matemática
Educação Estatística
Movimento Financeiro
Contabilidade
Problemas narrativas
Literacia Estatística
Trabalho em grupo
deslocamento
Escolas do Campo
decolonialidade
Licenciatura em Matemática
medicina tradicional Pataxó
Saberes Tradicionais Pataxó
matemática
pesquisa acadêmica
Demografia
Saberes indigenas xakriabá
praticas educativas maxakali
mídias digitais
práticas matemáticas indígenas
Estratégias de cálculo
teachers
Políticas educacionais neoliberais
Ritual da Lua Cheia
Aprendizagem em grupo
pertencimento
Educação Integral em tempo integral
Gestos
Professores dos anos iniciais
Jogos de linguagem
Projeto Hãmhi:Terra Viva
slave work
Probabilidades
Decolonialismo
Práticas sociais
Indigenas Xakriabá
Avalia BH
Afetividade
Tikmu'un_Maxakali
Mãe-Terra
Regulação do trabalho docente
Patrimônio
Alunos Surdos
Water consumption
ambiente de modelagem
Calendário Sociocultural
Linguagem
Trabalho escravo infantil
Saberes matemáticos
Mathematics Education
Discurso sobre curriculo
probability
Plano de Gestão Territorial
numbers
Mathematics knowlegde
Educação Bilingue para Surdos
xakriabá
Fazer juntos
atuação do professor
Territorios de formação docente
economy
sistemas numéricos
UNIFEI
Educação Ambiental
Escolas de Tempo Integral
Pensamento Narrativo
Cultura escrita
agência
Práticas Socioculturais
políticas educacionais
Licenciatura Intercultural
Jogos de Linguagem matemáticos
algorithm
Bolsa Permanência
Proportional reasoning
mobilidade e mudanças de regras
Visualizaton in mathematics education
analise da pratica pedagogica
Pibid Diversidade
modelagem matemática na educação matemática
Assédio Moral
formação para cidadania
perfil de alunos iniciantes e concluintes
Armazém Memória
Diretrizes curriculares para escola indígena
Proposta metodológica
affective
transdisciplinary
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Aprendizagens
Floresta Maxakali
Violação de direitos
covid-19
Artesanato de Madeira
material didático
Saberes Profissionais
Resolução de problemas conceituais
Dispositivo de governamentalidade
Metodologia para intervenção em sala de aula
Construção de casas
perspectiva desenvolvimental
cultura africana; aprendizagem; geometria
ENEM; Contextualização; Numeramento
Interações em sala de aula
Gestão Escolar
representações sociais
Meio Ambiente
Contradições
Conhecimento matemático para o ensino
Prática como Componente Curricular
jovens
Sala de aula de Matemática
zero
Projetos sociais Xakriabá
Trigonometria
educação matemática;
Espiritualidade
Educação Quilombola
Educação
Professor Adjunto
Pesquisa de Opinião
Tikmu'un-Maxakali
Educação Maxakali
praticas escolares Maxakali
Infecções por Coronavírus
Zabumba Xariabá
Educação Inclusiva
Povo Indigena Akwê Xerente
Indigenas Pataxó
Tikmũ?ũn
Educação Integral
Educação etnico-racial
Aprendizagem Docente
Escola Tikmũ?ũn
Atividade de trabalho de professoras
Roça Maxakali
Brincadeiras
Medida de comprimento
Conceito de numero
jogos
Materiais concretos
Sequencias e padrões
Quadriláteros
Razão e Proporção
Calculadora
Triangulos
Economia Indígena
população
Novas Tecnologias na sala de aulas
Radio Xakriabá
Caça Maxakali
Artesanato
território
School Mathematical Activity
Everyday situations
Educação matemática. Formação de professores. Mate
visual representation
Processos Cognitivos
Transfer
ACPP
Análise Crítica da Prática Pedagógica
Indígenas Tikmu'un
indigenous knowlegde
Atividade docente
Ensino Superior
Plantas medicinais
História da Matemática
praticas de escrita
Economia Tikmũ?ũn
Tensionamentos
Indígena Maxakali
Planejamento Financeiro
Miniature Cycles
Classroom mathematical activity
algebraic
Grandezas e Medidas
Xakriaba indigenous
ZDP
boundary crossing
LASEB - Formação Continuada
Laseb
reflexão sobre a prática
Indigenização dos projetos
Metáforas Conceituais
análise microgenética
Enfermagem
Festas Tradicionais
Docência
Lingua de sinais
Programa Ciência Sem Fronteiras
escrevivência
Pataxó - Bahia
Trajetoria formativa
intervenção docente
Ensino Fundamental
pós-modernidade
Conhecimento Profissional Docente
Atividade em Grupo
Ensino Médio Técnico
elementary school
Modos Comunicacionais
Etnodesign
Pesquisas indigenas
Etnomatematiica
Multilinguismo
Matrizes curriculares
Lançamento de livro
Pandemia de COVID-19
Paulo Freire
Artes indigena
Iniciação científica
ditadura militar
conectividade
Relações interdisciplinares
TouchCounts
macro-scaffolding
Números Inteiros
potenciação
numeros
Tecnologia
Pajés
formação continuada
ciclo da lua
Ciclagem
milho
primeiro ciclo do ensino fundamental
leitura e escrita
Orientação
sistema de numeração decimal
pensamento algébrico
medidas de comprimento
Tratamento da Informação
censo populacional indígena
Escolas Maxakali
CTIT UFMG