Vanessa Sena Tomaz http://lattes.cnpq.br/6635454822711491

Última atualização do Lattes: 04.03.2025

Nomes de citação: TOMAZ, V. S. / TOMAZ, VANESSA SENA
  • Trabalho Técnico (44)+
    • Ano
      2021
      Título
      DECORATIVE AND REPRESENTATIONAL PICTURES IN MODELLING PROBLEMS
    • Ano
      2021
      Título
      REASONING ACROSS THE CURRICULUM WITH A MEASUREMENT UNIT THAT VARIES IN SIZE
    • Ano
      2021
      Título
      STUDENTS SQUARE-ROOT FROM SQUARED THINGS: COMMOGNITIVE ACCOUNT FOR SEEMING CONFLICTS WITHIN STUDENTS? DISCOURSES
    • Ano
      2021
      Título
      Delineamento das Etapas e dos Procedimentos da Teoria Fundamentada em Pesquisas e Investigações em Educação Matemática
    • Ano
      2021
      Título
      Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      SUBALTERNAÇÃO COMERCIAL EM CENÁRIOS INDÍGENAS: A BIOPIRATARIA E EXPLORAÇÕES OCORRIDAS NA AMAZÔNIA
    • Ano
      2021
      Título
      Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang paranaense
    • Ano
      2021
      Título
      Projeto Piloto de Conectividade Internet para Áreas Indígenas e Quilombolas
    • Ano
      2021
      Título
      GLOBAL REVIEW OF ARTICLES
    • Ano
      2020
      Título
      Experiencing number in a digital, multitouch environment
    • Ano
      2020
      Título
      Desenvolvimento de um exercício de imaginação pedagógica a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar
    • Ano
      2020
      Título
      CONTRADIÇÕES NA ATIVIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR DE FÍSICA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
    • Ano
      2020
      Título
      The Mathematisation Process as Object-oriented Actions of a Modelling Activity System
    • Ano
      2019
      Título
      A FRAMEWORK FOR DETERMINING THE EMBEDDED INSTRUCTIONAL APPROACH IN MATHEMATICS TEXTBOOKS
    • Ano
      2019
      Título
      MAKING SCHOOL MATHEMATICS REAL AND MEANINGFUL FOR DIVERSE LEARNERS
    • Ano
      2019
      Título
      ?A GENTE SENTA E VAI ESCREVER?: APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DA CULTURA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIAIS XAKRIABÁ
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer artigo CULTURAL HISTORICAL ACTIVITY THEORY RESEARCH IN KOREAN MATHEMATICS CLASSROOM
    • Ano
      2018
      Título
      PRODUCTIVE WAYS OF ORGANISING PRACTICUM ? WHAT DO WE KNOW? A SYSTEMATIC REVIEW
    • Ano
      2018
      Título
      EXAMINING TEACHERS' DISCOURSE ON STUDENTS' STRUGGLE THROUGH FIGURED WORLDS
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do projeto Bases teóricas interdisciplinares para a formação do Professor de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Processo seletivo multimodal para Maxakali 2017 - embasamento legal e teórico
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo CONTENT- AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING: A FIELD EXPERIMENT FOR PERCENTAGES
    • Ano
      2017
      Título
      parecer artigo COMPARING THE PROFESSIONAL LEXICONS OF CZECH AND FRENCH MATHEMATICS TEACHERS
    • Ano
      2017
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DE UNIVERSIDADES CEARENSES
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 40th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 40)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para trabalho no 13th International Congress on Mathematical Education ? ICME- Hamburg
    • Ano
      2016
      Título
      Formação para Requerer Certificação de Professores Indígenas Maxakali - Relatório Síntese do Processo Avaliativo
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para trabalho no 39th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 39)
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Bolema
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer de avaliação de artigo para o periódico da SBEM
    • Ano
      2015
      Título
      Educação Escolar Indígena Maxakali: Relatório de Visita realizada em Julho de 2015 ao Território Indígena Maxakali
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer para trabalho no 38 th 38th meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 38)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de avaliação de obras para PNBE Temático
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer de obras para o PNBE Professor
    • Ano
      2011
      Título
      Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de trabalhos submetidos ao X Encontro Nacional de Educação Matemática
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para avaliação de trabalhos do XV ENDIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de avaliação de trabalhos para o III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o artigo: Saberes matemáticos na ação cidadã: conhecimento de números decimais de Jovens e Adultos
    • Ano
      2009
      Título
      Material Didático do Sistema Pitágoras
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de Itens
    • Ano
      2008
      Título
      Elaboração de itens para avaliação
Maria Manuela David Paula Cristina Pereira Silva Rosângela Pereira Tugny Lucio F. C. Maxakali Luciana Pereira de Sousa Paula Cristina Pereira Silva Maria Gorete Neto Josiley Francisco de Souza Airton Carrão Machado Jussara de Loiola Araújo André Augusto Deodato Roberto Romero Maria da Penha Lopes Ilaine da Silva Campos Ozirlei Teresa Marcilino Lucio Flávio Maxakali Rafael Andrés Urrego Posada Maria Cristina Costa Ferreira Josiley Francisco de Souza Eduardo Sarquis Soares Diva Silva Terezinha Kawasaki Maria Inês Goulart Mariza Góes Carolina Tamayo-Osorio Isabela Silva Costa Valdemar Ferreira dos Santos Diego dos Santos Pinheiro Badé Maxakali Joviel Maxakali Damião Maxakali Antônio Maxakali et.al Alenildo Maxakali Adolfo Maxakali Manoel Kelé Maxakali Glorinha Maxakali Marcelo Zelic Diolina Maxakali Dina Maxakali Carlos Alexandre Maxakali Basilio Maxakali Fabinho Maxakali Major Maxakali FERREIRA, MARIA CRISTINA COSTA DAVID, MARIA MANUELA Paulo Henrique Nogueira Louis Botha Shirley Aparecida Miranda Yrjö Engeström Carlos Sandro Campos Paulo Vinícius Baptista da Silva Analisa Sannino Maria das Graças Gomes Barbosa Giovanna Cotta Carvalho Augusta Aparecida Neves de Mendonça Lucia Pereira de Souza Renata Cristina Soares Silva Gabriela Camargos Ramos Eni de Faria Danielle Alves Martins Iracema Campos Cusati Mariane Dias Araújo Anna Boross Gelsa Knijinik Victor Miranda Plinio Cavalcanti Moreira Juarez Melgaço Valadares Ilaine Campos Júlio Emílio Diniz-Pereira Maria Elasir Seabra Gomes Celio Silveira Junior Clarisse Alvarenga Cristina Frade Reginaldo Maxakali Marcia Maria Fusaro Pinto Nobinho Maxakali Geraldo Magela Magmani Marquinhos Maxakali Mara Vanessa F. Dutra Lucio Maxakali Mara Vanessa Fonseca Dutra Frankneile de Melo Silva Renato Gavassi Nilton Francisco Cardoso Samira Zaidan Júnia Maísa Oliveira Pereira Airton Carrrão Machado Pollayne L. da Mota Neuza R. S. Oliveira Manoel Antônio de O. Silva Maiane G. de Oliveira Edilene dos S. Araújo Dario Lopo de Oliveira Alípio F. da Cruz Abedias P. de Sousa Leandro K. M. M. Chamorro Amagilda P. de Souza Leidiane da Silva Souza Jessia Braz de Jesus Everton Braz dos Santos Erilsa Braz dos Santos Alex Pinheiro Adriele Braz Poncada Werly P. de Abreu Paula Resende Adelino Maria Manuela David Ana Rafaela Correia Ferreira Gersem dos Santos Luciano Suyhê Pataxó Diana Pereira de Araújo Rocha Damião Maxakali Rodrigo Ednilson de Jesus José Marcos Silva Nogueira Margarida Maxakali Cassio Goncalves do Rego João Bidé Maxakali Pedro Rocha Jami Maxakali Paulo Roberto Figueiredo Maia
Educação matemática aprendizagem matematica Educação indígena Educação Escolar Indígena práticas escolares aprendizagem situada Interdisciplinaridade Currículo Teoria da Atividade transferência de aprendizagem sala de aula Atividade Interculturalidade Activity Theory educação de jovens e adultos modelagem Professor Pesquisa de autoria indigena Etnomatemática sistematização Geometria Formação Intercultural de professores indigenas Multimodalidade perspectiva histórico-cultural da atividade contextualização projeto Educação Matemática Crítica educação básica significados Expansive learning Educação Infantil Práticas de numeramento Língua Maxakali Educação intercultural indígena pesquisa Práticas culturais indígenas matemática do cotidiano expansive cycles Teoria Histórico-cultural da Atividade Indígena Pataxó Indigenas Maxakali Interação terceiro ciclo do ensino fundamental números racionais Ensino de Física Formação de Professores Indigenas Processo Seletivo Indígena licenciatura Formação de Professores concepções etnografia Atividade de trabalho Aritmética: operações com números naturais Avaliação Aprendizagem Expansiva Povo Indigena Xakriaba Ensino de matemática Indigenous education Professores Indígenas saberes tradicionais Epistemologias indigenas notorio Saber práticas educativas historicity Aprendizagem curriculo intercultural indígena Escola Integrada da RME-BH Formação Intercultural Indígena ensino de geometria Agrofloresta Escola Maxakali reformulação curricular Resolução de Problemas Proporcionalidade comunidades de prática Educação do Campo oficinas egressos Divisão do trabalho números reais Matemática Financeira Pibid Historicidade geometry Tecnociência Licenciatura em Educação do Campo drawings praticas culturais Maxakali Arquitetura vernacular africana Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Apropriação Licenciatura Intercultural Indigena avaliação em matematica Nepso Metodologias de pesquisa indigenas Metodologias de pesquisa concurso professor Professores Maxakali Tensions and contradictions comunicação Indigenous Mathematics Education matemática maxakali Maxakali Pessoas surdas Educação para relações etnico-raciais Matemática Escolar Povo Pataxó Bahia Atividade Matemática Escolar Formação de engenheiros cultural-historical activity Escola Indígena Maxakali Tikmu'un - Maxakali coteaching Formação Continuada de Professores Ethnomatematics história de vida Experiências Memorial Educação Financeira Maxakali People simetria Apropriação de práticas de numeramento Práticas matemáticas escolares modelagem matemática Estágio Supervisionado Estatística Linguagem matemática curriculum Formação Profissional à Distância Formação de Educadores Indígenas Terras Indígenas TÊHÊYS Educação de Surdos Educação Matemática Escolar experience Interdisciplinary Magnitudes and Measurement Povo Xakriabá performance Projeto Político Pedagógico percentage Imaginação pedagógica Escola Indígena resistência relação professor,aluno rebelde e matemática frações conteúdos de matemática Educação Estatística Movimento Financeiro Contabilidade Problemas narrativas Literacia Estatística Trabalho em grupo deslocamento Escolas do Campo decolonialidade Licenciatura em Matemática medicina tradicional Pataxó Saberes Tradicionais Pataxó matemática pesquisa acadêmica Demografia Saberes indigenas xakriabá praticas educativas maxakali mídias digitais práticas matemáticas indígenas Estratégias de cálculo teachers Políticas educacionais neoliberais Ritual da Lua Cheia Aprendizagem em grupo pertencimento Educação Integral em tempo integral Gestos Professores dos anos iniciais Jogos de linguagem Projeto Hãmhi:Terra Viva slave work Probabilidades Decolonialismo Práticas sociais Indigenas Xakriabá Avalia BH Afetividade Tikmu'un_Maxakali Mãe-Terra Regulação do trabalho docente Patrimônio Alunos Surdos Water consumption ambiente de modelagem Calendário Sociocultural Linguagem Trabalho escravo infantil Saberes matemáticos Mathematics Education Discurso sobre curriculo probability Plano de Gestão Territorial numbers Mathematics knowlegde Educação Bilingue para Surdos xakriabá Fazer juntos atuação do professor Territorios de formação docente economy sistemas numéricos UNIFEI Educação Ambiental Escolas de Tempo Integral Pensamento Narrativo Cultura escrita agência Práticas Socioculturais políticas educacionais Licenciatura Intercultural Jogos de Linguagem matemáticos algorithm Bolsa Permanência Proportional reasoning mobilidade e mudanças de regras Visualizaton in mathematics education analise da pratica pedagogica Pibid Diversidade modelagem matemática na educação matemática Assédio Moral formação para cidadania perfil de alunos iniciantes e concluintes Armazém Memória Diretrizes curriculares para escola indígena Proposta metodológica affective transdisciplinary Instituto Nacional de Educação de Surdos Aprendizagens Floresta Maxakali Violação de direitos covid-19 Artesanato de Madeira material didático Saberes Profissionais Resolução de problemas conceituais Dispositivo de governamentalidade Metodologia para intervenção em sala de aula Construção de casas perspectiva desenvolvimental cultura africana; aprendizagem; geometria ENEM; Contextualização; Numeramento Interações em sala de aula Gestão Escolar representações sociais Meio Ambiente Contradições Conhecimento matemático para o ensino Prática como Componente Curricular jovens Sala de aula de Matemática zero Projetos sociais Xakriabá Trigonometria educação matemática; Espiritualidade Educação Quilombola Educação Professor Adjunto Pesquisa de Opinião Tikmu'un-Maxakali Educação Maxakali praticas escolares Maxakali Infecções por Coronavírus Zabumba Xariabá Educação Inclusiva Povo Indigena Akwê Xerente Indigenas Pataxó Tikmũ?ũn Educação Integral Educação etnico-racial Aprendizagem Docente Escola Tikmũ?ũn Atividade de trabalho de professoras Roça Maxakali Brincadeiras Medida de comprimento Conceito de numero jogos Materiais concretos Sequencias e padrões Quadriláteros Razão e Proporção Calculadora Triangulos Economia Indígena população Novas Tecnologias na sala de aulas Radio Xakriabá Caça Maxakali Artesanato território School Mathematical Activity Everyday situations Educação matemática. Formação de professores. Mate visual representation Processos Cognitivos Transfer ACPP Análise Crítica da Prática Pedagógica Indígenas Tikmu'un indigenous knowlegde Atividade docente Ensino Superior Plantas medicinais História da Matemática praticas de escrita Economia Tikmũ?ũn Tensionamentos Indígena Maxakali Planejamento Financeiro Miniature Cycles Classroom mathematical activity algebraic Grandezas e Medidas Xakriaba indigenous ZDP boundary crossing LASEB - Formação Continuada Laseb reflexão sobre a prática Indigenização dos projetos Metáforas Conceituais análise microgenética Enfermagem Festas Tradicionais Docência Lingua de sinais Programa Ciência Sem Fronteiras escrevivência Pataxó - Bahia Trajetoria formativa intervenção docente Ensino Fundamental pós-modernidade Conhecimento Profissional Docente Atividade em Grupo Ensino Médio Técnico elementary school Modos Comunicacionais Etnodesign Pesquisas indigenas Etnomatematiica Multilinguismo Matrizes curriculares Lançamento de livro Pandemia de COVID-19 Paulo Freire Artes indigena Iniciação científica ditadura militar conectividade Relações interdisciplinares TouchCounts macro-scaffolding Números Inteiros potenciação numeros Tecnologia Pajés formação continuada ciclo da lua Ciclagem milho primeiro ciclo do ensino fundamental leitura e escrita Orientação sistema de numeração decimal pensamento algébrico medidas de comprimento Tratamento da Informação censo populacional indígena Escolas Maxakali
CTIT UFMG