Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 13.03.2024

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (57)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Educação em Revista
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer Plano de Trabalho Pós-Doc
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2019
      Título
      I Seminário de Estudos Interações Discursivas em Sala de Aula: a produção do conheicmento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Findamental
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-Hoc GT 20 ANPEd
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-hoc CNPq Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana Prazeres Silva Luciana da Silva de Oliveira Marcelo Ricardo Pereira Maria Inês Mafra Goulart Maria Lucia Castanheira Isael de Jesus Sena Judith Lee Green Isabela Costa Dominici Patricia Guimarães Vargas Danusa Munford Sara Mourão Monteiro Angela Dalben Eduardo Fleury Mortimer Denise Alves de Araujo Chocolate Adão Brás Maria Helena Canhici Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório Carol Dixon NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA Inês Assunção Teixeira Kelly Jessie Queiroz Penafiel Nlandu Balenda Sebastião Guilherme Congo Sergio Dias Cirino Isabela Dominici Costa Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Vanessa Luísa Ferreira Guilherme ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI GOULART, MARIA INÊS MAFRA RAMOS, JOAQUIM Zoia Ribeiro Prestes Samira Zaidan Holbrook Mahn Katia de Souza AMORIM Louise Jennings Kely Cristina Nogueira Souto Francisco Chocolate Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Débora Barbosa dos Reis Cleuzilaine Vieira da Silva Fernando Francisco Pereira Alexander Ruiz Silva Luciano Mendes de Faria Filho GREGORY J. KELLY Ângela Rabelo Barreto Isabel de Oliveira e Silva Maria Cristina de Soares Gouvea Priscila Augusta Lima Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Elizabeth Yeager Alessandra Correa Marlene Maria Machado da Silva Luísa Teixeira Andrade Marcos Evangelista Alves Virgínia Ávila Francisco Coutinho Clotilde Rossetti-Ferreira Maria Alice Nogueira João Batista Carvalho Nunes Mara Regina Martins Jacomeli Carlos Eduardo Ferraço Yolanda López Contrera José Alberto Peña Echezuria Maria Elisa de Araújo Grossi Rosa Maria Torres Eliza Bartolozzi Ferreira Kely Cristina Souto Nogueira Mario Azevedo Lana Mara Siman Castro Bernardo Jefferson Oliveira Mario Elkin José Gondra Inacio Mambona Giovanna carvalho Denise Araújo Maria Clotilde ROSSETTI-FERREIRA Tatiana Camargos Silvestre Gomes Paula Reis Miranda Daiane Silva Isabela Costa Dominici Débora Barbosa Reis DIAS, ELAYNE CRISTINA ROCHA Domingos Sebastião Congo Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves Gabriel Meira Mitsuko Aparecida Makino Antunes Adriana Dickel Raquel Martins de Assis Aracy Martins Ralph Cordova Cecília Araújo dos Santos PEREIRA, MARCELO RICARDO Heather Thomlinson Elizabeth Grace Cláudia Starling Bosco Maíra Tomayno de Melo Dias Almeida Elayne Cristina Rocha Dias KATZ, LAURIE RIBEIRO, FABÍOLA APARECIDA FARIA José Simões de Almeida Júnior Luciano Campos da Silva QUIÑONES, GLORIA Vera Lúcia Nogueira NEVES, ANESSA FERRAZ ALMEIDA Andrea Barbosa Gouveia SILVA, ALEXANDER RUIZ Alice de Paiva Macário Joaquim Ramos Zilma Maria Ramos Oliveira Leandro de Lajonquière ARAÚJO, DENISE ALVES LEONOR BEZERRA GUERRA Luís Simão Balo DOMINICI, ISABELA COSTA DOS REIS, DÉBORA BARBOSA David Bloome Katiane Santos Oliveira CANHICI, MARIA HELENA Brian Street Aline Karla do Carmo Almeida Silva DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO Ana Maria de Castro Rocha TATYANE ANDRADE ALMEIDA Luciana Moro Isabela Costa Dominici VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Laurie Katz Adriana Duarte Mônica Correia Baptista Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Francisca maciel Maria Eliza Matosinho Bernardes Maria das Graças Bregunci Sabrina Moreira Maria das Graças de Castro Sena Maria José Meireles Lorena Gouveia Meireles Thayrine Carla Fernandes Oliveira Vanessa Ferreira de Faria Tatyane Andrade Adail Sebastiaõ Rodrigues Junior Miriam Lucia Jorge
Psicologia Histórico-cultural Etnografia em Educação Abordagem histórico-cultural Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Formação Continuada de Professores Educação Infantil Psicologia da Educação ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA laboratório psicologia, psicanálise e educação HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL processo de ensino e aprendizagem - inclusão Alfabetização e letramento Interações Discursivas alfabetização, inclusão, crianças e adultos Alfabetização, Letramento, Sala de Aula Linguagem, cultura e Conhecimento Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita Psicologia Históricocultural mediações semióticas educação de jovens e adultos Perfil Egressos Pedagogia AVALIAÇÃO cultura, linguagem, cognição social situada Educação Inclusiva Ensino Fundamental COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA Linguagem, Cultura e Identidade parecerista; artigo Formação Continuada - docentes - Educação Básica inclusão processos de ensino aprendizagem dificuldades de aprendizagem Educação matemática EJA; leitura; identidades linguagem em uso, sala de aula, leitura sala de aula de química fracasso escolar educação básica Estágio Probatório vivências socioculturais alfabetizaçao Ad-hoc Psicologia Históriuco-cultural Etnografia da sala de aula interação discursiva em sala de aula Teoria histórico-cultural vivências e afecções avaliação e processos de inclusão práticas sociais de leitura Cabinda Angola CAPES; AULP jovens e adultos - EJA Angola - Brasil cultura, linguagem e cognição Docência Básica - Lato Sensu indisciplina, violência, escolar Monografias Construção do Conhecimento subjetividade - surdos práticas sociais de escrita Avaliação Alfabetização Livrodidático Etnografia Interacional crianças de 5 anos Vigotski debates; GEPSA; áreas do conhecimento cognição social situada Robótica Educacional Linguagem escrita pratica pedagogica DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG Educação EJA, letramento, numeramento cultura; linguagem Planos de Ação, escolas quebrando círculo da língua anos iniciais do ensino fundamental constituição do humano leitura como atividade humana coerência teórico-metodológica formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango sentidos da escrita psicologia, psicanálise e educação bebês-crianças pequenas subjetividade pratica de escrita da rotina MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM toddlers perejivanie Ciências Biológicas Concepcoes de ensino e aprendizagem deficiencia intelectual GEPSA Leitura aluno surdo bimodal ISCED UOn Cabinda Angola cultural historical psychology APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA AFETO-COGNIÇÃO SOCIAL SITUADA Psicologia Escolar e Educacional Bebês; educação; cuidado ensino psicologia APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS cultura, linguagem em uso Argumentação SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO sala de aula - culturas - Psicologia da Educação Escrita avaliação estágio probatório Professor Associado interpretações de professores de moçambique Brincar Psicologia Histórico-cultural; Etnografia em Educa sentidos e significados Cabinda, Angola Literacy events psicologia da educação; formação de professores Memória histórico-cultural; etnografia interacional bebês; educadoras, creche Pandemia COVID-19 inclusão; exclusão; sala de química ensino; música; educação básica dificuldades aprendizagem alfabetização Instrução/atividade criadora expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so psicólogo escolar INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA early childhood education visão dos professores; alunos Dificuldades Escolares teoria histórico-cultural; reflexologia soviética Crianças Currículo aprendizagem língua escrita EDUCAÇÃO EM ANGOLA indisciplina escolar Especializacao unidade afeto-cognição INCLUSÃO -PROFESSOR EJA - CONTRASTES Bebês pesquisa - educação Creche pesquisa longitudinal e etnográfica cuidado bebês - subjetividades socio crítico; subjetividad política bebês e educadoras Surakarta jovens - táticas retóricas acesso, fundos de conhecimento América Latina e Caribe Teoria da Atividade EJA ; escolarização Educação em saúde; aprendizagem Social significação de mundo Licenciaturas tensões; contribuições religião católica psicanálise; Cabinda ; Angola sentidos e significados -Educação infiantil cidadania responsável Justiça Social ACPP Análise da Prática Pedagógica ESTUDANTES Ethnography pereshivanie, infants ISCED - UON infants/toddlers school concepts appropration processes afeto-cognição - aulas de ciências educadores eventos de letramento inclusão e interações discursivas análise crítica do discurso ponto de vista do aluno Moçambique autonomia-proteção CULTURAL PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO Cabinda, ISCED Lei nº 13935/2019 crianças seis anos;aprendizagem mudanças sociais e históricas universidade brasileira Ethnography in Education sujeitos contemporâneos pasicologia da educação SALA DE AULA DE MÚSICA coordenadores Forpred regional ensino de português conceitos bakhtinianos professores, escolas Moçambique parquinho; Educação Infantil Laboratório Brazilian Early Childhood Education Center aspectos psicológicos e socioculturais estudantes psicologia ISCED ensino pesquisa extensão contextos de sucesso escolar aprendizagem matemática UON/UFMG políticas; resistências expansão, qualidade logic-for-inquiry Infâncias cultural-historical theory ACCL escolar e não escolar culturas educacionais ethnogrphy in education RELAÇÕES MULTICULTURAIS Brasil; Green - Mahn rede de docentes Didática clínica biológico Traduções; obra Letramento Literário, crianças pequenas América Latina HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA Colômbia criatividade atos ler escrever subjetividade aluno surdo bimodal Perspectiva Histórico-cultural affect and situated social cognition formação Sociologia da Infância Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte polêmicas Angola inclusao escrita; crianças; adultos Pós-Graduação polêmica - Cabinda prática democrática crianças; eventos de letramento sucesso escolar roda de história pedagogia apropriação; trajetórias Brasil-Colômbia práticas de leitura literária professores egressos constituição histórico-cultural do ser humano violência escolar Trajetória escolar Produção de sentidos Egressos Pedagogia da Alternância eventos de letramentos Práticas de escrita contrastando representações sociais Bacia do Vale do Rio Doce CIÊNCIAS atividade criadora, instrução escolar licenciatura em Ciências Biológicas Licenciatura crianças rurais e urbanas EMEI-Tupi surdos ensino fundamental identidades Elaboração Conceitual Ciência e imaginação Barragem Fundão conhecimentos matemáticos Javanese - Chinese artigo - revistas plano trabalho pós doc aulas matemática Jornais Mineiros século XIX Angola Brasil Pós-Graduação em Educação Análise discursiva aluno Bi-Modal professor ouvinte - surdos Episódios Simpsons educação Educação de Jovens e Adultos - EJA Abordagem transdisciplinar Teoria Histórico-cultural - Etnografia em Educação ARTIGO laboratório psicologia psicanálise e educação significação do mundo PNA Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança emoção; interação; discurso; sala de aula educação, representações sociais Desenho infantil dissolução; modelos; TCC modos de pensamentos motivos envolvimento letramento, escrita, disponibilidade práticas discursivas Banco de dados emoções-letramentos educação de bebês e crianças pequenas Professores Homens Vivências unidade de análise OFICINA - LIBRAS vivências-letramentos autonomy - young children Ortografia conhecimentos prévios adolescente; álcool; subjetividade educação em ciência Modelación matemática Deficiência visual; políticas de inclusão escolar Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo autoridade; vínculo educativo música; escola diálogo;cultura interprete de Libras Trajetória; aluno; escrita processos de ensino/aprendizagem sentidos; iniciação científica; química mediação História da Enfermagem; Ensino de Psicologia desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais bebês - brincadeira letramentos - atividades humanas vínculos sociais e afetivos - Yara surdos inclusão formação inicial professores de ciências representações sociais; educação; psicanálise Licenciado Psicologia campos de atuação Alfabetização, discurso docente, polifonia EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento Mediação, leitura, produlção de sentidos cooperação Brasil-Angola cultura paz currículo escolar Educação Infantil - Brasil; Colômbia BEBÊS; subjetividade Letramentos - Educação Infantil Método da Unidade de análise DCNEIs práticas de leitura; EJA perejivanie adults PEREZHIVANIE processos de ensino e parendizagem mediação semiótica modos de pensamento Dislexia cognição escolar e não escolar cursos técnicos - licenciado - Psicologia linguagem, leitura, crianças e adultos EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS trajetoria aluno Medicalização e patologização da Educação Música; escola; diálogos; cultura desenho infantl Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico percepção; professores;estudantes internacionalização, PPGE UFMG Carreira acadêmica memória aprendizagem Lev Vigotski - discussões históricas EJA; cultura, linguagem, cognição APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO crianças seis anos; desenvolvimento oportunidades de aprendizagem Práticas culturais afeto - cognição Psicologia Cognitiva psicologia educacional professores ISCED/UON Angola language, culture, situated social cognition escola pública; Angola; Brasil regulação-resistência Literacy; Infants sentidos; brincar oralidade - gestualidade aluno surdo educação integral Dialética Teoria e Método Formação Inicial Docente aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula doutorado latinoamericano childhood ; schooling educação pública, laica gratuita avaliação pós-graduação interactional ethnography escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil gênero ciências sala de aula relações Pavlovianismo produção Vigotski Teses PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO Pesquisa educacional educação infantil; fundamentos crianças, jovens, aprendizagem Interational Ethnography; Discourse of Inquiry interational ethnography; video analysis Seminário LAPED desenvolvimemto humano educação superior intersubjetividade entre docentes-discente etnografia - metodologia - sala de aula práticas de leitura - EJA - identidade prática discursiva; EJA BRINCADEIRAS; ALUNAS proposta avaliação TEORIA; MÉTODO gabinetes psico-pedagógicos infância; escolarização fala - ser humano - historico-cultural Psicologia Bebês, educação; cuidado pesquisa; ambiente escolar contrastes formação continuada - LASEB aproriação, escrita EJA aprendizagem, desenvolvimento, EJA inclusão; exclusão; modernidade linguagem; cultura; crianças; adultos ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO programa de doutorado latinoamericano diagnóstico sala de leitura sala de aula diálogo culturas pós-graduação; Brasil Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem currículo; educação infantil anos finais do ensino fundamental imaginação criação Pedagogo perfil formação dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização Progressão Vertical Educação Matemática - Alfabetização - Letramento Seleção Mestrado e Doutorado carreira magistério superior avaliação mestrado brincadeiraa; bebês apropriação cultura na educação infantil autonimia, movimentos psicomotores inclusão; deficiência visual; diferença escolarização; EJA ; modos de pensamento Práticas pedagógicas diferenças cognitivas significados, crianças, desenho Jovens; uso; conhecimento matemático ciência; imaginação Formação de Professores recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS motivação em sala de aula avaliação ciclo inicial Pró mobilidade internacional parecerista ad-hoc CNPq Educação do Campo ethnocultural empathy, parecer ad-hoc Ad-hoc Estudo de bebês jogo; dialética Historia da Psicologia da Educacao cooperação internacional sul-sul parecerista. artigo parecerista, artigo relation, knowing, formation sistema acadêmcio, situação de alunos especialização, ensino de ciências plano de trabalho avaliação relatórios INA inclusão; crianças deficientes CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA rede latinoamericana consultoria ad-hoc Colaboração
CTIT UFMG