Maria de Fátima Cardoso Gomes http://lattes.cnpq.br/5557506353125288

Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Última atualização do Lattes: 20.02.2025

Nomes de citação: GOMES, Maria de Fátima Cardoso / GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2015
      Título
      Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação do ISCED/UON/Cabinda/Angola
  • Trabalho Técnico (57)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Educação em Revista
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad-hoc de artigo para Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer Plano de Trabalho Pós-Doc
    • Ano
      2019
      Título
      Projeto de Pesquisa - Edital Renova - FAPEMIG
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer de manuscrito para The Open Psychology Journal
    • Ano
      2019
      Título
      I Seminário de Estudos Interações Discursivas em Sala de Aula: a produção do conheicmento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Findamental
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-Hoc GT 20 ANPEd
    • Ano
      2019
      Título
      Ad-hoc CNPq Produtividade em Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Interações discursivas em sala de aula: a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de Ensino Fundamental
    • Ano
      2018
      Título
      AVALIAÇÃO DE RESUMOS DO VI EMPEE
    • Ano
      2018
      Título
      parecerista Ad-hoc CNPq
    • Ano
      2017
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Journal Acta Paedagogica Vilnensia
    • Ano
      2017
      Título
      Relatório Final de pesquisa CULTURA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: QUEBRANDO O CIRCULO DA LÍNGUA
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista Ad-hoc GT Psicologia da Educação ANPED
    • Ano
      2015
      Título
      Relatório parcial de atividades - Projeto de Pró-mobilidade Internacional CAPES/AULP
    • Ano
      2014
      Título
      Reunião da Red Latinoamericana de Pós-grados en educación
    • Ano
      2014
      Título
      Consultoria ad-hoc CAPES
    • Ano
      2014
      Título
      Educação em Revista
    • Ano
      2014
      Título
      International Journal of English Literature and Culture
    • Ano
      2014
      Título
      Relatório Final de pesquisaABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer d eartigo para a revista Educação em Revista
    • Ano
      2013
      Título
      International Journal of English and Literature
    • Ano
      2013
      Título
      Journal of languages and Culture
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer sobre artigo da revista Estudos de Psicologia - UFRN
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER sobre Artigo para Educação em Revista FaE UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre situação de uma aluna no sistema acadêmico da FaE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      PARECER SOBRE REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer sobre o Plano de Trabalho de 2010 da professora Iza Rodrigues da Luz
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer de Relatórios Anuais de Atividades Docentes
    • Ano
      2010
      Título
      Parecer para artigo da Educação em Revista FaE-UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia na Formação de Professores
    • Ano
      2010
      Título
      Dificudades de aprendizagem: uma visão histórico-cultural
    • Ano
      2010
      Título
      Planejamento e organização da prática de alfabetização e letramentos
    • Ano
      2010
      Título
      Relatório Final de Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SUCESSO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer sobre Progressão Horizontal
    • Ano
      2008
      Título
      parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2008
      Título
      PALESTRA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
    • Ano
      2008
      Título
      PNLD 2010
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Coordenação de Publicações do CEALE
    • Ano
      2007
      Título
      Investigações e práticas inclusivas no ensino das ciências: um estudo com alunos em risco de abandono escolar
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto de ensino e extensão: Uma abordagem transdisciplinar para o ensino de Psicologia da Educação
    • Ano
      2007
      Título
      O fracasso escolar existe? Reflexões Preliminares
    • Ano
      2007
      Título
      Study about the relation with knowing and teaching knowledge, based on the book relation with knowing, formation of professors and globalization - Bernard Charlot
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre projeto de Mestrado
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo escrito para a Revista da FaE/UFMG
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer sobre artigo na Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2007
      Título
      ?Psicologia Filosófica e Discurso Educativo em Jornais Mineiros do Século XIX: Contribuições para a História da Psicologia da Educação em Minas Gerais?.
    • Ano
      2006
      Título
      Avaliação em larga escala do Ciclo Inicial: o que sabem as crianças mineiras
    • Ano
      2006
      Título
      Parecerista ad-hoc da FAPEMIG
    • Ano
      2004
      Título
      Ação de Formação para EJA: currículo e alfabetização na perspectiva do letramento
    • Ano
      2004
      Título
      Motivação: um desafio constante nas salas de aulas do Ensino Fundamental
    • Ano
      2003
      Título
      Local Stories/Global Connections Project and Institute
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de Formação em Alfabetização e Letramento
    • Ano
      1999
      Título
      Psicologia Genética - Abordagem Soviética
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Vanessa Ferraz Almeida Neves Maira Tomayno de Melo Dias Luciana Prazeres Silva Luciana da Silva de Oliveira Marcelo Ricardo Pereira Maria Ines Mafra Goulart Maria Lucia Castanheira Judith Lee Green Isael de Jesus Sena Isabela Costa Dominici Patricia Guimarães Vargas Sara Mourão Monteiro Danusa Munford Denise Alves de Araujo Angela Dalben Eduardo Fleury Mortimer Carol Dixon Maria Helena Canhici Chocolate Adão Brás Rita de Cássia Cândido Miriam Kelly de Souza Venâncio Gregório NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA Sebastião Guilherme Congo Kelly Jessie Queiroz Penafiel Nlandu Balenda Eustáquio José de Souza Junior Carmem Lúcia Eiterer Sergio Dias Cirino Cleuzilaine Vieira da Silva Isabela Dominici Costa Inês Assunção Teixeira Vanessa Luísa Ferreira Guilherme GOULART, MARIA INÊS MAFRA Francisco Chocolate RAMOS, JOAQUIM Aliene Araujo Villaça Samira Zaidan Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/PBH Maíra Tomayno de Melo Dias Almeida Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Holbrook Mahn Katia de Souza AMORIM Louise Jennings Kely Cristina Nogueira Souto GREGORY J. KELLY Maria Cristina de Soares Gouvea Debora Barbosa dos Reis Fernando Francisco Pereira Elayne Cristina Rocha Dias Alexander Ruiz Silva Alessandra Correa ALESSANDRA DOMINGOS CORREA GIDEONI Luciano Mendes de Faria Filho Isabela Costa Dominici Ângela Rabelo Barreto Zoia Ribeiro Prestes Isabel de Oliveira e Silva Priscila Augusta Lima Michele Lopes da Silva Gioconda Machado Campos Elizabeth Yeager Daiane Silva Elaine Soares França Jesus Alexandre Tavares Monteiro Francisco Coutinho Débora Barbosa Reis Maria Alice Nogueira Domingos Sebastião Congo Gabriel Meira Maria Elisa de Araújo Grossi Adriana Dickel Aracy Martins Ralph Cordova Mario Azevedo Heather Thomlinson Elizabeth Grace Marcos Evangelista Alves KATZ, LAURIE José Gondra PENAFIEL, KELLY JESSIE QUEIROZ RIBEIRO, FABÍOLA APARECIDA FARIA QUIÑONES, GLORIA Maria Clotilde ROSSETTI-FERREIRA NEVES, ANESSA FERRAZ ALMEIDA SILVA, ALEXANDER RUIZ Zilma Maria Ramos Oliveira Alice de Paiva Macário ARAÚJO, DENISE ALVES DOMINICI, ISABELA COSTA Elenice de Brito Teixeira Silva DOS REIS, DÉBORA BARBOSA CANHICI, MARIA HELENA Isabela Costa Dominici DIAS, ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS, MAÍRA TOMAYNO DE MELO TATYANE ANDRADE ALMEIDA Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES Mitsuko Aparecida Makino Antunes Raquel Martins de Assis Cecília Araújo dos Santos Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Sabrina Moreira PEREIRA, MARCELO RICARDO Maria Eliza Matosinho Bernardes Maria José Meireles Bernardo Jefferson Oliveira Maria das Graças Bregunci Lorena Gouveia Meireles Andréa Barbosa Gouveia Maria das Graças de Castro Sena Luciano Campos da Silva Thayrine Carla Fernandes Oliveira Eliza Bartolozzi Ferreira Tatyane Andrade José Simões de Almeida Júnior Marlene Maria Machado da Silva Joaquim Ramos Adail Sebastiaõ Rodrigues Junior Cláudia Starling Bosco Leandro de Lajonquière Miriam Lucia Jorge Vera Lúcia Nogueira Luís Simão Balo Luísa Teixeira Andrade Virgínia Ávila Katiane Santos Oliveira Clotilde Rossetti-Ferreira Leonor Bezerra Guerra Aline Karla do Carmo Almeida Silva João Batista Carvalho Nunes David Bloome Mara Regina Martins Jacomeli Brian Street Ana Maria de Castro Rocha Carlos Eduardo Ferraço Yolanda López Contrera José Alberto Peña Echezuria Luciana Moro Rosa Maria Torres Laurie Katz Kely Cristina Souto Nogueira Adriana Duarte Lana Mara Siman Castro Mônica Correia Baptista Mario Elkin Francisca maciel Inacio Mambona Giovanna carvalho Denise Araújo Tatiana Camargos Silvestre Gomes Paula Reis Miranda
Psicologia Histórico-cultural Etnografia em Educação Abordagem histórico-cultural Dificuldades sucesso e fracasso escolar Formação Superior de Professores Formação Continuada de Professores Educação Infantil Psicologia da educação HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA INTERACIONAL ISCED - UON - CABINDA - ANGOLA laboratório psicologia, psicanálise e educação alfabetização, inclusão, crianças e adultos processo de ensino e aprendizagem - inclusão Interações Discursivas Alfabetização e letramento Linguagem, cultura e Conhecimento Alfabetização, Letramento, Sala de Aula educação de jovens e adultos Perfil Egressos Pedagogia mediações semióticas Aprendizagem-Ensino ; Língua Escrita Psicologia Históricocultural Avaliação dificuldades de aprendizagem Teoria histórico-cultural COERÊNCIA; HISTÓRICO-CULTURAL;ETNOGRAFIA Linguagem, Cultura e Identidade cultura, linguagem, cognição social situada parecerista; artigo Formação Continuada - docentes - Educação Básica inclusão processos de ensino aprendizagem Educação matemática Ensino Fundamental linguagem em uso, sala de aula, leitura educação básica Educação Inclusiva sala de aula de química fracasso escolar EJA; leitura; identidades Ad-hoc alfabetizaçao avaliação e processos de inclusão vivências socioculturais Psicologia Históriuco-cultural Etnografia da sala de aula vivências e afecções práticas sociais de leitura CAPES; AULP Estágio Probatório Cabinda Angola jovens e adultos - EJA interação discursiva em sala de aula crianças de 5 anos cultura, linguagem e cognição indisciplina, violência, escolar Construção do Conhecimento Monografias Angola - Brasil subjetividade - surdos Avaliação Alfabetização Livrodidático Docência Básica - Lato Sensu Vigotski Etnografia Interacional práticas sociais de escrita cognição social situada debates; GEPSA; áreas do conhecimento Educação pratica pedagogica Planos de Ação, escolas toddlers perejivanie EJA, letramento, numeramento pratica de escrita da rotina Early Childhood Education anos iniciais do ensino fundamental Subjetividade bebês-crianças pequenas sentidos da escrita Robótica Educacional DOUTORADO LATINOAMERICANO UFMG constituição do humano coerência teórico-metodológica leitura como atividade humana psicologia, psicanálise e educação formação de professores; ISCED; UON; Cabinda; Ango cultura; linguagem Linguagem escrita MONOGRAFIAS;DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM AFETO-COGNIÇÃO SOCIAL SITUADA deficiência intelectual Leitura Concepcoes de ensino e aprendizagem EDUCAÇÃO EM ANGOLA aluno surdo bimodal cultural historical psychology interpretações de professores de moçambique APRENDIZAGEM; ENSINO; LINGUAGEM ESCRITA ISCED UOn Cabinda Angola Ciências Biológicas Psicologia Escolar e Educacional Professor Associado ensino psicologia SENTIDOS DA LEITURA; LETRAMENTO; INCLUSÃO quebrando círculo da língua sala de aula - culturas - Psicologia da Educação cultura, linguagem em uso APROPRIAÇÃO DA LEITURA; CRIANÇAS; JOVENS E ADULTOS Bebês; educação; cuidado Argumentação GEPSA avaliação estágio probatório Escrita Instrução/atividade criadora Cabinda, Angola indisciplina escolar psicologia da educação; formação de professores inclusão; exclusão; sala de química dificuldades aprendizagem alfabetização Dificuldades Escolares ACCL Memória aprendizagem língua escrita Pandemia COVID-19 Crianças INCLUSÃO E EXCLUSÃO MODERNIDADE ensino; música; educação básica sentidos e significados Literacy events bebês; educadoras, creche Psicologia Histórico-cultural; Etnografia em Educa FRACASSO ESCOLAR; PSICODRAMA visão dos professores; alunos Teoria Histórico-cultural - Etnografia em Educação teoria histórico-cultural; reflexologia soviética Brincar histórico-cultural; etnografia interacional Currículo expectativa; professora;escrita;vulnerabilidade so psicólogo escolar alfabetização fônica ESTUDANTES creche sentido-significado Instrução-atividade criadora INCLUSÃO -PROFESSOR pesquisa - educação unidade afeto-cognição Teoria da Atividade sentidos e significados -Educação infiantil cuidado bebês - subjetividades Bacia do Vale do Rio Doce socio crítico; subjetividad política bebês e educadoras Surakarta jovens - táticas retóricas América Latina e Caribe acesso, fundos de conhecimento EJA ; escolarização significação de mundo Social Licenciaturas religião católica tensões; contribuições Bebês Especializacao EJA - CONTRASTES cidadania responsável Cabinda, ISCED ACPP Análise da Prática Pedagógica psicanálise; Cabinda ; Angola Ethnography pereshivanie, infants ISCED - UON infants/toddlers school concepts appropration processes afeto-cognição - aulas de ciências educadores eventos de letramento inclusão e interações discursivas análise crítica do discurso ponto de vista do aluno Moçambique autonomia-proteção cultural Lei nº 13935/2019 ensino pesquisa extensão estudantes psicologia ISCED crianças seis anos;aprendizagem mudanças sociais e históricas Ethnography in Education SALA DE AULA DE MÚSICA universidade brasileira sujeitos contemporâneos pasicologia da educação RELAÇÕES MULTICULTURAIS contextos de sucesso escolar coordenadores Forpred regional Ensino de Português conceitos bakhtinianos professores, escolas Moçambique parquinho; Educação Infantil laboratório Brazilian Early Childhood Education Center aspectos psicológicos e socioculturais PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO Jornais Mineiros século XIX ethnogrphy in education políticas; resistências expansão, qualidade Letramentos logic-for-inquiry cultural-historical theory Infâncias escolar e não escolar HISTÓRIA; CRIAÇÃO; SISTEMA EDUCATIVO ANGOLA América Latina laboratório psicologia psicanálise e educação Didática Clínica UON/UFMG Brasil; Green - Mahn rede de docentes biológico Traduções; obra Letramento Literário, crianças pequenas Colômbia culturas educacionais criatividade subjetividade aluno surdo bimodal inclusao affect and situated social cognition Perspectiva Histórico-cultural formação Sociologia da Infância Angola Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte escrita; crianças; adultos apropriação; trajetórias Pós-Graduação atos ler escrever polêmica - Cabinda prática democrática crianças; eventos de letramento sucesso escolar roda de história pedagogia polêmicas plano trabalho pós doc vivência - Educação Infantil Trajetória escolar crianças rurais e urbanas contrastando praticas de escrita Produção de sentidos constituição histórico-cultural do ser humano Pedagogia da Alternância eventos de letramentos professores egressos licenciatura em Ciências Biológicas Educação em saúde; aprendizagem aprendizagem matematica práticas de leitura literária CIÊNCIAS representações sociais atividade criadora, instrução escolar licenciatura EMEI-Tupi Justiça Social violência escolar surdos ensino fundamental ARTIGO Pós-Graduação em Educação Angola Brasil Ciência e imaginação conhecimentos matemáticos Barragem Fundão aulas matemática Javanese - Chinese Abordagem transdisciplinar Educação de Jovens e Adultos - EJA egressos identidades Brasil-Colômbia Elaboração Conceitual Análise discursiva aluno Bi-Modal professor ouvinte - surdos Episódios Simpsons educação artigo - revistas significação do mundo PNA emoções-letramentos Desenvolvimento, linguagem e Educação da Criança emoção; interação; discurso; sala de aula educação, representações sociais Desenho infantil dissolução; modelos; TCC modos de pensamentos motivos envolvimento letramento, escrita, disponibilidade conhecimentos prévios Ortografia Educação de Surdos educação de bebês e crianças pequenas Professores Homens Vivências unidade de análise OFICINA - LIBRAS vivências-letramentos autonomy - young children Banco de dados vivências letramentos práticas discursivas adolescente; álcool; subjetividade desenvolvimento cognitivo; diferenças individuais História da Enfermagem; Ensino de Psicologia Deficiência visual; políticas de inclusão escolar Educação em saúde; desenvolvimento cognitivo autoridade; vínculo educativo música; escola diálogo;cultura interprete de Libras Trajetória; aluno; escrita processos de ensino/aprendizagem EJA-BH ; egressos ; alfabetização e letramento Alfabetização, discurso docente, polifonia Licenciado Psicologia campos de atuação educação em ciência Modelación matemática bebês - brincadeira letramentos - atividades humanas vínculos sociais e afetivos - Yara surdos inclusão brincadeira - imaginação - criação formação inicial professores de ciências representações sociais; educação; psicanálise sentidos; iniciação científica; química cooperação Brasil-Angola cultura paz currículo escolar BEBÊS; subjetividade Letramentos - Educação Infantil Método da Unidade de análise DCNEIs práticas de leitura; EJA perejivanie adults PEREZHIVANIE intersubjetividade entre docentes-discente processos de ensino e parendizagem Educação Infantil - Brasil; Colômbia mediação semiótica modos de pensamento Dislexia cognição escolar e não escolar cursos técnicos - licenciado - Psicologia linguagem, leitura, crianças e adultos EDUCAÇÃO INFANTIL; LETRAMENTOS trajetoria aluno Medicalização e patologização da Educação Música; escola; diálogos; cultura desenho infantl Gabinetes de Apoio Psico-Pedagógico percepção; professores;estudantes Carreira acadêmica memória aprendizagem Lev Vigotski - discussões históricas EJA; cultura, linguagem, cognição APRENDIZAGEM; DESENVOLVIMENTO crianças seis anos; desenvolvimento oportunidades de aprendizagem Práticas Culturais afeto - cognição Psicologia Cognitiva Psicologia educacional Educação Integral internacionalização, PPGE UFMG professores ISCED/UON Angola language, culture, situated social cognition escola pública; Angola; Brasil regulação-resistência Literacy; Infants sentidos; brincar oralidade - gestualidade aluno surdo Dialética Teoria e Método Colaboração doutorado latinoamericano childhood ; schooling educação pública, laica gratuita avaliação pós-graduação interactional ethnography escrita; discurso; EJA;EFNA etnografia, educação, Brasil gênero ciências sala de aula relações Pavlovianismo produção Vigotski teses PSICOLOGIA, ANGOLA, EDUCAÇÃO Educação Superior Educação Infantil - desenvolvimento - aprendizagem aprendizagem; desenvolvimento;sala de aula Pesquisa educacional educação infantil; fundamentos crianças, jovens, aprendizagem Interational Ethnography; Discourse of Inquiry interational ethnography; video analysis Seminário LAPED desenvolvimemto humano etnografia - metodologia - sala de aula práticas de leitura - EJA - identidade BRINCADEIRAS; ALUNAS proposta avaliação TEORIA; MÉTODO gabinetes psico-pedagógicos infância; escolarização fala - ser humano - historico-cultural Psicologia Bebês, educação; cuidado pesquisa; ambiente escolar contrastes formação continuada - LASEB diálogo culturas prática discursiva; EJA aproriação, escrita EJA aprendizagem, desenvolvimento, EJA inclusão; exclusão; modernidade linguagem; cultura; crianças; adultos ENSINO; APRENDIZGEM;DESENVOLVIMENTO programa de doutorado latinoamericano diagnóstico sala de leitura sala de aula pós-graduação; Brasil cooperação internacional sul-sul mediação apropriação cultura na educação infantil brincadeiraa; bebês anos finais do ensino fundamental imaginação criação Pedagogo perfil formação dificuldades, aprendizagem métodos alfabetização Progressão Vertical Educação Matemática - Alfabetização - Letramento Seleção Mestrado e Doutorado Formação de Professores ciência; imaginação Jovens; uso; conhecimento matemático Mediação, leitura, produlção de sentidos Formação Inicial Docente currículo; educação infantil autonimia, movimentos psicomotores inclusão; deficiência visual; diferença escolarização; EJA ; modos de pensamento Práticas pedagógicas diferenças cognitivas significados, crianças, desenho carreira magistério superior avaliação mestrado parecerista, artigo parecerista. artigo Pró mobilidade internacional parecerista ad-hoc CNPq Educação do Campo ethnocultural empathy, parecer ad-hoc Ad-hoc Estudo de bebês jogo; dialética consultoria ad-hoc rede latinoamericana CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ETNOGRAFIA recredenciamento; docentes; PPGEDU; UFRGS motivação em sala de aula avaliação ciclo inicial relation, knowing, formation sistema acadêmcio, situação de alunos especialização, ensino de ciências plano de trabalho avaliação relatórios INA inclusão; crianças deficientes Historia da Psicologia da Educacao
CTIT UFMG